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1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento janeiro de 2007.

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1 1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento janeiro de 2007

2 2 Indicadores Mensais 2007 Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 2007 JanFev Mar Abr Mai JulJun Ago Set OutDezNov TOTAL 13,9 16,6 141 91 77,0 13,9 16,6 141 91 77,0 Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 2006 JanFev Mar Abr Mai JulJun Ago Set OutDezNov TOTAL 156,9 23,0 1.733 91 78,0 12,0 27,7 136 88 65,7 10,9 26,8 124 88 67,1 12,4 24,5 141 88 68,7 11,7 26,2 133 88 67,8 13,0 24,5 147 88 69,1 12,3 22,9 139 89 69,8 13,3 20,1 148 90 73,3 12,7 18,9 142 90 74,6 13,5 18,7 150 90 76,0 14,1 23,1 157 90 77,1 17,9 23,3 172 104 78,0 13,0 21,9 145 90 71,5

3 3 Indicadores Mensais 2007 Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 2006 JanFev Mar Abr Mai JulJun Ago Set OutDezNov TOTAL 156,9 23,0 1.733 91 78,0 Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 159,4 24,9 1.780 91 76,6 12,0 27,7 136 88 65,7 10,9 26,8 124 88 67,1 12,4 24,5 141 88 68,7 11,7 26,2 133 88 67,8 13,0 24,5 147 88 69,1 12,7 26,3 143 89 69,8 13,4 25,2 149 90 70,6 13,7 23,2 152 90 71,3 13,0 21,9 144 90 72,5 14,0 23,4 156 90 73,7 14,5 26,2 161 90 75,1 18,1 25,3 174 104 76,6 Revisado Anterior Revisão da previsão do crescimento do PIB 2006: 3,2% Revisões da previsão do crescimento do PIB 2006: 2,86% 2,76% 2,74% Previsão do crescimento do PIB 2006: 3,5% 12,0 27,7 136 88 65,7 10,9 26,8 124 88 67,1 12,4 24,5 141 88 68,7 11,7 26,2 133 88 67,8 13,0 24,5 147 88 69,1 12,3 22,9 139 89 69,8 13,3 20,1 148 90 73,3 12,7 18,9 142 90 74,6 13,5 18,7 150 90 76,0 14,1 23,1 157 90 77,1 17,9 23,3 172 104 78,0 13,0 21,9 145 90 71,5

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5 5 O ramo de T&E em 2006 Ticket médio (R$) 141125124 131124121123126123122147 O mês de janeiro apresenta maior participação de compras com T&E; Apenas com cartão de crédito, T&E movimentou R$ 15,3 bilhões em 2006 (crescimento de 25% em comparação ao ano anterior) com ticket médio de R$ 128 (em comparação com os R$ 91 do total do mercado); Volume (R$ bi) 1,41,11,31,21,41,21,31,2 1,3 1,4 Fonte: Pesquisas Itaú 2006

6 6 Compras T&E com cartão de crédito em cada região Norte Consumo: R$ 0,3 bi Ticket Médio: R$ 109 Norte Consumo: R$ 0,3 bi Ticket Médio: R$ 109 Nordeste Consumo: R$ 1,8 bi Ticket Médio: R$ 76 Nordeste Consumo: R$ 1,8 bi Ticket Médio: R$ 76 Centro-Oeste Consumo: R$ 0,7 bi Ticket Médio: R$ 90 Centro-Oeste Consumo: R$ 0,7 bi Ticket Médio: R$ 90 Sudeste Consumo: R$ 11,4 bi Ticket Médio: R$ 150 Sudeste Consumo: R$ 11,4 bi Ticket Médio: R$ 150 Sul Consumo: R$ 1,1 bi Ticket Médio: R$ 114 Sul Consumo: R$ 1,1 bi Ticket Médio: R$ 114 Sudeste e Sul apresentam maiores tickets médios em T&E Quase 3/4 de todo o volume de compras T&E com cartão de crédito é feito na região Sudeste Fonte: Pesquisas Itaú 2006

7 7 Meios de Pagamento em T&E Restaurante / Bar / Lanchonete Fonte: Pesquisas Itaú 2006 Cinema / Teatro / Show Hotel / Hospedagem Passagens aéreas Dinheiro Cartão de crédito Cheque Cartão de débito 75%33%3%13% 82%22%2%11% 45%50%5%9% 27%59%4%7% Cartão múltiplo 10% 7% 19% 22% Meios de pagamento utilizados pelos portadores de cartões de crédito, para os principais sub-ramos de T&E: O cartão de crédito é o segundo meio de pagamento mais utilizado nas compras de T&E, atrás apenas do dinheiro; Compras com Hotel / Hospedagem e Passagens aéreas são pagas prioritariamente com o cartão de crédito.

8 8 Quem consome T&E – sexo e estado civil Estado civilSexo Proporcionalmente, mulheres consomem mais T&E que homens. Solteiros possuem maior incidência de gastos com T&E Fonte: Pesquisas Itaú 2006 Distribuição entre todos os possuidores que consumiram T&E ao menos uma vez no ano

9 9 Quem consome T&E – idade e renda Fonte: Pesquisas Itaú 2006 VarianteIdade Quanto maior a variante, maior a incidência de consumo: 9 em cada 10 possuidores de Platinum consumiram T&E Possuidores com idades entre 18 e 34 anos fazem compras de T&E com maior incidência Distribuição entre todos os possuidores que consumiram T&E ao menos uma vez no ano

10 10 Previsão para T&E em 2007 Volume de Compras $$ R$ 18,3 bilhões Crescimento de 19,7% com relação a 2006 Participação T&E no volume total 9,9%9,6%9,8%9,7% Cresc. Mercado: 27,1% Cresc. T&E: 23,9% Cresc. Mercado: 23,0% Cresc. T&E: 25,0% Cresc. Mercado: 20,0% Cresc. T&E: 19,7% Fonte: Pesquisas Itaú 2004-2006

11 11 Em resumo Em 2006, o mercado de Turismo e Entretenimento movimentou 9,8% de todo o volume de pagamentos com cartão de crédito, atingindo R$ 15,3 bilhões e ticket médio de R$ 128; A região Sudeste concentra 74% de todo o volume de T&E e apresenta também o maior ticket médio: R$ 150. Em comparação, o segundo maior mercado em termos de volume com cartão de crédito, o Nordeste, apresenta valor médio de compras de R$ 76; Nos mercados de hospedagem/hotelaria e passagens aéreas, o cartão é o principal instrumento de compra: 50% e 59% respectivamente; 45% de quem consumiu T&E em 2006 tinha até 34 anos e mais da metade (56%) eram solteiros; Para 2007, estima-se que o ramo de Turismo e Entretenimento movimente R$ 18,3 bilhões, representando 9,7% de todo o volume de transações.

12 12 Descrições dos ramos Alimentação - Supermercados, Padarias, Hipermercados, Doceira e confeitaria, Comestíveis finos, Casa de Carne e Peixarias, Rotisserie, etc. Vestuário - Roupas, Calçados, Magazines, Joalheria, Bijouterias, Uniformes, etc. Turismo Entretenimento - Restaurantes, Hotéis, Locadoras de Autos, Agências e Cias de Turismo, Serviço de Buffet, Tabacarias, Duty Free, Companhias de Táxi, Bingo, Clube, Carnaval/Bloco, etc. Diversos - Relojoarias, Lavanderia, Floriculturas, Pagamento de Contas, Consórcios, Funerária, Pedágio, Casa Lotérica, Despachante, Artesanato, Aluguel, etc. Moradia - Eletrodomésticos, Utensílios Domésticos, Materiais de Construção, Som e Aparelhos Eletrônicos, Móveis e Revestimentos, Ferramentas e Materiais de Construção, Assistência Técnica, Chaveiros, etc. Veículos - Concessionarias, Revendas de carros usados, Peças e Acessórios, Oficinas não autorizadas, Pneus, Postos e Serviços, Auto-escola, Lava rápido, Estacionamentos, etc. Saúde - Farmácias e Drogarias, Médicos, Laboratórios, Ópticas, Hospitais, Pronto Socorros, Clínicas, Dentistas, Veterinário, etc. Hobby - Locadoras de Vídeo, Academias, Artigos Esportivos, Cinefoto, Discos, Espetáculos (Cinema/Teatro/Show/Jogos), Livrarias, Galerias de Arte, Antiquários, Artigos para Animais e Jardinagem, Banca de Jornais, etc. Educação – Cursos, Escolas, Faculdades e Universidades, Material Escolar, Papelaria, etc.

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