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Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento

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Apresentação em tema: "Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
janeiro de 2007

2 Indicadores Mensais 2007 2007 2006 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set
Out Nov Dez TOTAL Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 13,9 16,6 141 91 77,0 13,9 16,6 141 91 77,0 2006 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez TOTAL Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 12,0 27,7 136 88 65,7 10,9 26,8 124 88 67,1 12,4 24,5 141 88 68,7 11,7 26,2 133 88 67,8 13,0 24,5 147 88 69,1 12,3 22,9 139 89 69,8 13,0 21,9 145 90 71,5 13,3 20,1 148 90 73,3 12,7 18,9 142 90 74,6 13,5 18,7 150 90 76,0 14,1 23,1 157 90 77,1 17,9 23,3 172 104 78,0 156,9 23,0 1.733 91 78,0

3 Indicadores Mensais 2007 î î î î 2006 Revisado Anterior
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez TOTAL Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 12,0 27,7 136 88 65,7 10,9 26,8 124 88 67,1 12,4 24,5 141 88 68,7 11,7 26,2 133 88 67,8 13,0 24,5 147 88 69,1 12,3 22,9 139 89 69,8 13,0 21,9 145 90 71,5 13,3 20,1 148 90 73,3 12,7 18,9 142 90 74,6 13,5 18,7 150 90 76,0 14,1 23,1 157 90 77,1 17,9 23,3 172 104 78,0 156,9 23,0 1.733 91 78,0 Revisado Faturamento R$ Bi Variação x ano anterior (%) Nº Transações (MM) Compra Média (R$) Nº Cartões emitidos (MM) 12,0 27,7 136 88 65,7 10,9 26,8 124 88 67,1 12,4 24,5 141 88 68,7 11,7 26,2 133 88 67,8 13,0 24,5 147 88 69,1 12,7 26,3 143 89 69,8 13,4 25,2 149 90 70,6 13,7 23,2 152 90 71,3 13,0 21,9 144 90 72,5 14,0 23,4 156 90 73,7 14,5 26,2 161 90 75,1 18,1 25,3 174 104 76,6 159,4 24,9 1.780 91 76,6 Anterior Revisão da previsão do crescimento do PIB 2006: 3,2% Previsão do crescimento do PIB 2006: 3,5% Revisões da previsão do crescimento do PIB 2006: 2,86% 2,76% 2,74% î î î î

4 Turismo, Entretenimento
e o Cartão de crédito

5 O ramo de T&E em 2006 Ticket médio (R$) 141 125 124 124 131 124 121 123 126 123 122 147 Volume (R$ bi) 1,4 1,1 1,3 1,2 1,4 1,2 1,3 1,2 1,2 1,3 1,3 1,4 O mês de janeiro apresenta maior participação de compras com T&E; Apenas com cartão de crédito, T&E movimentou R$ 15,3 bilhões em 2006 (crescimento de 25% em comparação ao ano anterior) com ticket médio de R$ 128 (em comparação com os R$ 91 do total do mercado); Fonte: Pesquisas Itaú 2006

6 Compras T&E com cartão de crédito em cada região
Norte Consumo: R$ 0,3 bi Ticket Médio: R$ 109 Nordeste Consumo: R$ 1,8 bi Ticket Médio: R$ 76 Centro-Oeste Consumo: R$ 0,7 bi Ticket Médio: R$ 90 Sudeste Consumo: R$ 11,4 bi Ticket Médio: R$ 150 Sul Consumo: R$ 1,1 bi Ticket Médio: R$ 114 Sudeste e Sul apresentam maiores tickets médios em T&E Quase 3/4 de todo o volume de compras T&E com cartão de crédito é feito na região Sudeste Fonte: Pesquisas Itaú 2006

7 Restaurante / Bar / Lanchonete
Meios de Pagamento em T&E Meios de pagamento utilizados pelos portadores de cartões de crédito, para os principais sub-ramos de T&E: Dinheiro Cartão de crédito Cheque Cartão de débito Cartão múltiplo ä Restaurante / Bar / Lanchonete 75% 33% 3% 13% 10% Cinema / Teatro / Show 82% 22% 2% 11% 7% Q Hotel / Hospedagem 45% 50% 5% 9% 19% ñ Passagens aéreas 27% 59% 4% 7% 22% O cartão de crédito é o segundo meio de pagamento mais utilizado nas compras de T&E, atrás apenas do dinheiro; Compras com Hotel / Hospedagem e Passagens aéreas são pagas prioritariamente com o cartão de crédito. Fonte: Pesquisas Itaú 2006

8 Quem consome T&E – sexo e estado civil
Distribuição entre todos os possuidores que consumiram T&E ao menos uma vez no ano Sexo Estado civil Solteiros possuem maior incidência de gastos com T&E Proporcionalmente, mulheres consomem mais T&E que homens. Fonte: Pesquisas Itaú 2006

9 Quem consome T&E – idade e renda
Distribuição entre todos os possuidores que consumiram T&E ao menos uma vez no ano Idade Variante Possuidores com idades entre 18 e 34 anos fazem compras de T&E com maior incidência Quanto maior a variante, maior a incidência de consumo: 9 em cada 10 possuidores de Platinum consumiram T&E Fonte: Pesquisas Itaú 2006

10 $$ Previsão para T&E em 2007 Crescimento de 19,7% com relação a 2006
Volume de Compras Crescimento de 19,7% com relação a 2006 R$ 18,3 bilhões Cresc. Mercado: 20,0% Cresc. T&E: 19,7% Cresc. Mercado: 23,0% Cresc. T&E: 25,0% Cresc. Mercado: 27,1% Cresc. T&E: 23,9% Participação T&E no volume total 9,9% 9,6% 9,8% 9,7% Fonte: Pesquisas Itaú

11 Em resumo Em 2006, o mercado de Turismo e Entretenimento movimentou 9,8% de todo o volume de pagamentos com cartão de crédito, atingindo R$ 15,3 bilhões e ticket médio de R$ 128; A região Sudeste concentra 74% de todo o volume de T&E e apresenta também o maior ticket médio: R$ 150. Em comparação, o segundo maior mercado em termos de volume com cartão de crédito, o Nordeste, apresenta valor médio de compras de R$ 76; Nos mercados de hospedagem/hotelaria e passagens aéreas, o cartão é o principal instrumento de compra: 50% e 59% respectivamente; 45% de quem consumiu T&E em 2006 tinha até 34 anos e mais da metade (56%) eram solteiros; Para 2007, estima-se que o ramo de Turismo e Entretenimento movimente R$ 18,3 bilhões, representando 9,7% de todo o volume de transações.

12 Descrições dos ramos Alimentação - Supermercados, Padarias, Hipermercados, Doceira e confeitaria, Comestíveis finos, Casa de Carne e Peixarias, Rotisserie, etc. Vestuário - Roupas, Calçados, Magazines, Joalheria, Bijouterias, Uniformes, etc. Turismo Entretenimento - Restaurantes, Hotéis, Locadoras de Autos, Agências e Cias de Turismo, Serviço de Buffet, Tabacarias, Duty Free, Companhias de Táxi, Bingo, Clube, Carnaval/Bloco, etc. Diversos - Relojoarias, Lavanderia, Floriculturas, Pagamento de Contas, Consórcios, Funerária, Pedágio, Casa Lotérica, Despachante, Artesanato, Aluguel, etc. Moradia - Eletrodomésticos, Utensílios Domésticos, Materiais de Construção, Som e Aparelhos Eletrônicos, Móveis e Revestimentos, Ferramentas e Materiais de Construção, Assistência Técnica, Chaveiros, etc. Veículos - Concessionarias, Revendas de carros usados, Peças e Acessórios, Oficinas não autorizadas, Pneus, Postos e Serviços, Auto-escola, Lava rápido, Estacionamentos, etc. Saúde - Farmácias e Drogarias, Médicos, Laboratórios, Ópticas, Hospitais, Pronto Socorros, Clínicas, Dentistas, Veterinário, etc. Hobby - Locadoras de Vídeo, Academias, Artigos Esportivos, Cinefoto, Discos, Espetáculos (Cinema/Teatro/Show/Jogos), Livrarias, Galerias de Arte, Antiquários, Artigos para Animais e Jardinagem, Banca de Jornais, etc. Educação – Cursos, Escolas, Faculdades e Universidades, Material Escolar, Papelaria, etc.

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