A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A E.B.1 Miosótis APRESENTA: OS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM A PENÍNSULA IBÉRICA 2009/2010 Profª Gabriela Campos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A E.B.1 Miosótis APRESENTA: OS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM A PENÍNSULA IBÉRICA 2009/2010 Profª Gabriela Campos."— Transcrição da apresentação:

1 A E.B.1 Miosótis APRESENTA: OS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM A PENÍNSULA IBÉRICA 2009/2010 Profª Gabriela Campos

2 Portugal,  o  país  onde  tu   vives,  nem sempre foi como hoje o conheces.
Situa-se numa península,  conjuntamente com Espanha, de nome Península Ibérica.

3

4 A Península Ibérica foi sempre muito procurada pelas seguintes razões :
boa situação geográfica; era banhada por numerosos rios e o solo era muito produtivo; tinha um clima ameno e o subsolo era rico em ouro, prata, estanho, chumbo e cobre.

5

6 AS PRIMEIRAS COMUNIDADES RECOLECTORAS

7

8 O Homem... ... protegia-se do frio... construindo refúgios e vivendo em cavernas; vestindo-se de peles dos animais que caçava;

9 ... fabricava instrumentos... de madeira, pedra, osso;
... dominava o fogo... para se aquecer, cozinhar os alimentos, iluminar as cavernas, afugentar os animais ferozes;

10 ... era artista e mágico... fazendo pinturas e gravuras nas paredes das cavernas ou nas rochas arte rupestre ... era nómada..., isto é, deslocava-se permanentemente em grupo, procurando os locais onde viviam os animais que caçavam;

11 Estes homens fabricavam instrumentos de pedra: raspadores, setas, agulhas e lanças.

12 Comunidades agro-pastoris

13 O Homem... ... dedicou-se à pastorícia: começou a domesticar animais como o porco, a cabra, a vaca, a ovelha, o cão e o cavalo; ... e à agricultura: iniciou o cultivo de trigo, cevada, centeio, favas, linho; ... tornou-se, por isso, sedentário: vivia em aldeias e produzia os seus próprios alimentos, já não precisando de se deslocar permanentemente para recolher alimentos; ... utilizou novas técnicas como a cestaria, a olaria e a tecelagem: para guardar os produto das colheitas fabricou cestos e vasos de barro; com as fibras vegetais e animais (o linho e a lã) fabricou tecidos; ... usou novos utensílios: apesar de continuar a usar a pedra, a madeira e o osso, fabricou novos utensílios como a foice, a enxada, a mó, o arado, a roda; ... mais tarde, descobriu os metais e praticou a metalurgia: primeiro, o cobre e o bronze; com a chegada dos Celtas, o ferro e o ouro; tanto eram usados em utensílios como em armas ou adornos.

14

15 A Península Ibérica foi sendo povoada ao longo de muitos séculos.
Povos de  outras regiões começaram a chegar à Península Ibérica e aqui se instalaram, entre eles os Iberos e os Celtas.

16 OS IBEROS Os Iberos vieram dar origem ao nome da Península Ibérica.
Os Iberos estavam divididos em várias tribos, que se dedicavam ao cultivo da terra e à criação de animais. Era um povo moreno de estrutura média, originários provavelmente, do Norte de África Usavam o bronze para fabricar armas e escudos de defesa .

17 OS IBEROS JÁ CONHECIAM A ESCRITA

18 OS CELTAS Os Celtas, que vieram depois, no século VI a.C., procuraram terras férteis no norte do actual Portugal

19 OS CELTAS Os Celtas construíram povoados fortificados no cimo dos montes: os castros. As casas eram redondas, com telhados feitos de colmo. Ficaram também conhecidos no domínio da ourivesaria, pelo fabrico de jóias.                               

20 JÓIAS CÉLTICAS                        Astrologia

21 MOEDAS CELTAS

22 ARMAS CELTAS

23 CASTRO CELTA

24 Reconstituição de um castro

25 OS CELTIBEROS Os povos Celtas e Iberos juntaram-se formando o povo Celtibero. Estes estavam divididos em várias tribos, entre elas os Lusitanos, que viviam num território situado entre os rios Douro e Tejo (a Lusitânia).

26

27 Povos do Mediterrâneo Povos do Mediterrâneo visitaram a Península Ibérica, atraídos pelas suas riquezas naturais. Primeiro, os Fenícios, depois os Gregos e mais tarde os  Cartagineses. Dedicavam-se ao comércio e vieram por mar. Da Península, levavam metais como cobre, estanho, ouro e prata. Trocavam-nos por armas, tecidos, estatuetas e peças em vidro e cerâmica. Eram povos mais evoluídos o que permitiu aos povos da Península (Celtas, Iberos e Celtiberos) aprenderem novas técnicas artesanais (cerâmica e vidro), a conservação dos alimentos pelo sal com os Cartagineses, o uso da moeda e a escrita fenícia.

28

29 Os fenícios introduziram na Península Ibérica a metalurgia do ferro, a roda de oleiro, o melhoramento da exploração dos recursos marinhos (incluindo a utilização do murex na tinturaria, e a preparação de peixe salgado e condimentos para exportação), o vinho e o azeite.

30 OS CARTAGINESES Tal como os Fenícios também eram um povo que se dedicava ao comércio.

31 GREGOS

32 O contacto com estes povos foi benéfico :
os Fenícios trouxeram o alfabeto, os Gregos o uso da moeda os Cartagineses a conservação dos alimentos através do sal.

33 Os Romanos na Península Ibérica
Há cerca de 2200 anos a Península Ibérica foi conquistada por um povo muito poderoso: os Romanos. Este povo era originário de Roma, na Península Itálica, mas cedo alargaram o seu território conquistando territórios em torno do Mar Mediterrâneo a que passaram a chamar "mare nostrum" - o nosso mar.

34 Com estas conquistas, os Romanos pretendiam aumentar os seus territórios, apoderar-se das riquezas naturais dessas zonas e dominar o comércio do Mediterrâneo. Os Romanos tinham um forte exército, muito organizado e bem armado o que lhes permitiu conquistar este vasto império, isto é, um conjunto de territórios habitado por vários povos mas sujeitos ao poder de um mesmo chefe - o imperador.

35                                                                                                                                  Império Romano na sua máxima extensão e rotas comerciais

36 OS LUSITANOS

37 OS LUSITANOS Uma das tribos mais famosas era a dos Lusitanos que viviam entre o rio Douro e rio Tejo na Lusitânia. Os Lusitanos viviam no cimo das montanhas para melhor se defenderam dos inimigos. O seu mais famoso chefe era Viriato, um pastor da serra da Estrela que derrotou inúmeras vezes os Romanos. As casas onde viviam eram de pedra e coberta de palha ou colmo. À volta das aldeias havia umas grandes muralhas para protegerem as suas casas. Eles alimentavam-se de carne de cabra .O pão era feito de bolotas e castanhas e bebiam água (havia pouco vinho). Vestiam-se com peles de animais para se aquecerem. Para se defenderem usavam o escudo de ferro com uma espada e faziam muitas armadilhas. Os Romanos não conseguiam vencê-los e por isso deram, dois sacos com dinheiro a dois homens de Viriato, para o matarem à traição e foi assim que venceram aos Lusitanos.

38 Monumento a Viriato em Viseu

39 HERÓIS LUSITANOS

40 PINTURA – A MORTE DE VIRIATO

41 Os Romanos trouxeram muitas inovações que foram alterando o modo de vida dos povos peninsulares:
 novas culturas como a vinha e a oliveira; exploração de minas; a salga de peixe, olaria e tecelagem; as telhas, os tijolos e os mosaicos; ânforas, talhas, candeias, jóias; o uso da moeda para o comércio; uma rede de estradas e pontes novas cidades com teatros, templos, balneários públicos com água quente aquedutos, monumentos; um novo tipo de casa, coberta com telha, jardins interiores, repuxos de água, mosaico a cobrir o chão; uso do latim como língua uso da numeração romana; a partir do século IV, o Cristianismo passou a ser a religião oficial de todo o Império Romano. A estas transformações da paisagem e modo de vida dos povos peninsulares por influência dos Romanos chamamos Romanização.

42 CASA ROMANA RICA

43 Ponte romana em Chaves Ponte romana em Chaves Aqueduto de Segóvia
                           Ponte romana em Chaves                            Ponte romana em Chaves                           Aqueduto de Segóvia                           Ruínas em Conímbriga                             Mosaico de casa em Conímbriga

44

45

46 PONTE ROMANA EM ALMODÔVAR

47 LUCERNAS Cerca de 2500 lucernas foram encontradas em Santa Bárbara

48 ESTRADAS ROMANAS

49 Conímbriga localiza-se no distrito de Coimbra, em Portugal.
É a estação arqueológica romana melhor estudada no país.

50 Termas Termas era o nome usado pelos romanos para designar os locais destinados aos banhos públicos Esses banhos públicos podiam ter diversas finalidades, entre as quais a higiene corporal e a terapia pela água com propriedades medicinais; em geral as manhãs eram reservadas às mulheres e as tardes aos homens.

51 Povos Bárbaros Em volta do Império Romano viviam povos a quem os Romanos chamavam "Bárbaros" por não falarem latim nem terem os mesmos hábitos. A partir do século III começaram a deslocar-se para Oeste, invadindo o Império e derrotando as legiões romanas. Assim se deu a queda do Império Romano. .

52 No século V (ano de 409) passaram pela Península Ibérica  Alanos e Vândalos, a caminho do Norte de África, e Suevos e Visigodos que aqui se estabeleceram. No entanto, após anos de guerra, os Visigodos venceram os Suevos, passando a dominar toda a Península. A capital do reino dos Visigodos era Toledo.

53 Os Muçulmanos na Península Ibérica
No século VIII (711) a Península Ibérica foi de novo invadida, desta vez pelos Muçulmanos vindos do Norte de África.                                                                                                                mercadores árabes guerreiros árabes

54 A religião dos Árabes é o Islamismo
A religião dos Árabes é o Islamismo.Esta religião foi fundada pelo profeta Maomet. O PROFETA Nome: Maomet (Mohammad) Apelido: al-Amin (o leal) Data de nascimento: ano de 570 Filiação: Abd Allah e Aminah Estado civil: casado Esposas: Kadidja, Aisha, Sauda, Hafsa e dez outras mulheres. Descendentes: vários, sendo a mais famosa Fátima, filha de Kadidja. Data da morte: 8 de Junho de 632.

55 Diferenças entre o Cristianismo e o Islamismo
Religião Cristã Religião Islâmica Deus Alá Profeta Jesus Cristo Maomet Templo Igreja Mesquita Livro sagrado Bíblia Corão

56 Laranjeira amendoeira nora e picota
Os Muçulmanos tinham uma civilização muito desenvolvida. Por isso, trouxeram muitos conhecimentos para os povos peninsulares, sobretudo, na agricultura, ciências, técnicas, arte, música, literatura... Agricultura Novas culturas: cana-de-açúcar, algodão, arroz, citrinos, tâmaras, amendoeiras, figueiras, produtos hortícolas como a alface, a abóbora e o pepino... Laranjeira amendoeira nora e picota

57 Técnicas Preparação de cabedais, tecelagem de sedas, ... Ciências Química, Astronomia, Medicina, Matemática, Geografia.. Arte Construção de mesquitas, fabrico e decoração de azulejos, tapeçaria, vasos de cerâmica... Música Introduziram instrumentos de corda como o alaúde. Literatura Criaram e divulgaram histórias e contos ainda hoje muito conhecidos como as Mil e Uma Noites

58 OBJECTOS ÁRABES

59 Palavras de origem árabe Há na Língua Portuguesa cerca de 600 palavras de origem árabe. Algumas são fáceis de identificar porque começam por al- (artigo definido árabe). Eis algumas: Alcácer (o castelo) Alcântara (a ponte) abóbora açafrão alcachofra alecrim alface alfarroba azeite azeitona damasco Alfama (a fonte) Algarve (o ocidente) Almada (a mina) Alvalade (a planície) Alverca (o lago) Albufeira (a lagoa) açorda aletria Gaspacho cachucho cherne Chicharro aduana albarda alfândega almocreve armazém azêmola bazar

60                                                     

61 OS ALGARISMOS QUE USAMOS SÃO ÁRABES

62


Carregar ppt "A E.B.1 Miosótis APRESENTA: OS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM A PENÍNSULA IBÉRICA 2009/2010 Profª Gabriela Campos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google