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Mestrado em Direção e Chefia dos Serviços de Enfermagem MDCSE

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Apresentação em tema: "Mestrado em Direção e Chefia dos Serviços de Enfermagem MDCSE"— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Direção e Chefia dos Serviços de Enfermagem MDCSE
Apresentação do Curso Diário da República, 2.a série — N.o 161 — 21 de agosto de 2012

2 A gestão é uma área de intervenção da enfermagem com grande importância estratégica e essencial para a garantia da qualidade dos serviços prestados à população. As mudanças na gestão em saúde e na carreira de enfermagem têm sido numerosas e rápidas, o que implica que os enfermeiros tomem consciência de que estão a operar numa área em que a escassez de recursos é um facto cada vez mais evidente. Esta realidade coloca novos desafios aos enfermeiros gestores, exigindo-lhes competências, enquanto profissionais habilitados técnica e cientificamente, para responderem com rigor, eficiência e eficácia aos desafios que lhes são colocados

3 Atualmente a gestão moderna ou gestão efetiva, para além das componentes administrativas – planeamento, organização, direção e controlo - exige uma combinação de competências, conhecimentos, aptidões, atitudes e comportamentos que são transversais a diferentes tipos de organizações, de entre os quais a liderança, a gestão do desempenho, o pensamento e planeamento estratégicos, a negociação, a comunicação, a gestão de recursos humanos e a melhoria da qualidade.

4 Neste cenário de constantes mudanças e, sobretudo, exigências, gerir os serviços de Enfermagem obriga a uma efetiva responsabilização, na concretização dos objectivos individuais e colectivos. A qualidade e segurança dos cuidados prestados aos cidadãos estão diretamente relacionados com a qualidade da prática dos Enfermeiros da área da Gestão, sendo assegurada através da valorização das competências dos enfermeiros gestores.

5 Objetivos Compreender a importância da gestão organizacional a nível macro e micro de unidades de saúde, públicas e privadas; Identificar estratégias de intervenção conducentes a serviços de sucesso e com resposta adequada ao cidadão em geral; Compreender a problemática do clima e da cultura organizacional dos serviços de saúde, numa sociedade de exigência; Relacionar os pontos fortes e fracos do ambiente interno dos serviços da saúde com as oportunidades e ameaças do ambiente externo; (cont….)

6 Objectivos Conhecer a importância do planeamento estratégico no desenvolvimento das organizações de saúde e as potencialidades acrescidas que podem emergir com a participação dos enfermeiros; Analisar as principais abordagens que têm vindo a ser estudadas e que permitem obter um conhecimento das formas de liderança adoptadas pelos gestores de enfermagem; Dominar algumas ferramentas baseadas em análises qualitativas e quantitativas para utilização no controlo nos processos de gestão.

7 Competências: Capacitar os estudantes para:
Implementar práticas de gestão adequadas à garantia do acesso do cidadão a cuidados de saúde de qualidade, num ambiente de segurança; Liderar serviços, equipas e projetos; Efetuar a análise estratégica e das tendências em saúde, gestão de recursos, gestão financeira e avaliação de investimentos em saúde; Intervir activamente nas politicas de saúde a diferentes níveis de decisão, públicas/privadas;

8 Objectivos de aprendizagem.
A formação profissional nesta área de especialidade deverá dotar o enfermeiro com competências que permitam: Desenvolver a autonomia profissional na gestão de serviços de saúde a nível micro e macro; Colaborar na gestão global e corrente dos serviços de saúde; Fomentar o papel de elemento dinamizador na garantia de qualidade na assistência nos serviços de saúde; Promover a inclusão do conhecimento produzido na prática especializada como base para a inovação e descoberta de novas formas de intervenção; Cont….

9 Objetivos de aprendizagem
Investigar e/ou colaborar em projectos de investigação que contribuam para o desenvolvimento da gestão e que se constituam como uma mais valia para suportar a prática e o desenvolvimento da própria disciplina; Coordenar equipas mono e multiprofissionais, orientadas para a investigação e desenvolvimento dos serviços de saúde, que se constituam como estratégia na promoção da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros e, por inerência, da qualidade dos cuidados

10 Tronco comum Específicas Opcionais Organização do curso
Unidades Curriculares Tronco comum Específicas Opcionais

11 Tronco comum Prática baseada na evidência
Introdução à supervisão clínica em enfermagem Investigação em enfermagem Metodologias de análise quantitativa de dados Resumo mínimo de dados de enfermagem

12 Específicas Economia e finanças em saúde
Qualidade em enfermagem e saúde Conceitos, métodos e gestão em enfermagem Gestão de recursos humanos em enfermagem e saúde Processos de trabalho em enfermagem e saúde

13 Opcionais Segurança e protecção de dados em saúde
Sistemas de apoio à tomada de decisão em enfermagem Introdução aos sistemas de informação em saúde Tecnologias da informação nos processos de trabalho na saúde e na enfermagem Avaliação de sistemas de informação Formação em contexto clínico Concepção de cuidados Informoterapia

14 Duração - 90 Ects 1º Semestre 2º Semestre 3º Semestre
28 Créditos Obrigatórios 2 Créditos Opcionais 2º Semestre 6 créditos Obrigatórios 24 créditos Opcionais 3º Semestre Dissertação ou Trabalho de projecto Estágio em gestão em enfermagem

15 Opção -2 Ects 1º Semestre Obrigatórias comuns – 17 Ects
Prática baseada na evidência 2 ECTS Introdução à supervisão clínica em enfermagem 2 ECTS Investigação em enfermagem 4 ECTS Metodologias de análise quantitativa de dados 3 ECTs Metodologias de análise qualitativa de dados 3 ECTs Resumo mínimo de dados de enfermagem 3 Ects Obrigatórias específicas – 9 Ects Conceitos, métodos e gestão em enfermagem 3 ECTS Qualidade em enfermagem e saúde 3 Ects Processos de trabalho em enfermagem e saúde 3 ECTs Opção -2 Ects Introdução aos sistemas de informação em saúde2 ECTS Tecnologias da Informação nos Processos de Trabalho na Saúde e na Enfermagem 2 ECTs Presenciais 1º Semestre E- Learning Presenciais E- Learning

16 2º Semestre Opcionais – 9 Ects Anual Obrigatórias específicas – 6 Ects
Economia e finanças em saúde 3 Ects Qualidade em enfermagem e saúde 3 Ects Opcionais – 9 Ects Segurança e protecção de dados em saúde 2 Ects Sistemas de apoio à tomada de decisão em enfermagem 2 Ects Avaliação de sistemas de informação 2 Ects Formação em contexto clínico 5 Ects Concepção de Cuidados 5 Ects Informoterapia 3 Ects Anual Dissertação Trabalho de projeto Estágio em gestão em enfermagem E- Learning Presenciais Ou Ou

17 Estágio em gestão em enfermagem
3º Semestre 45 ECTs - Anual Dissertação Trabalho de projecto Estágio em gestão em enfermagem

18 E-learning O estudante desenvolve a sua aprendizagem autonomamente com recurso a ferramentas preparadas pelos professores e disponíveis na plataforma moodle pelo que, globalmente, o ensino será à distância. Esta metodologia não invalida o contacto do estudante com o professor podendo este ser presencial ou à distância. Cada estudante terá um tutor em cada disciplina que acompanhará o percurso de aprendizagem. Cada lição terá uma exposição que fica acessível em qualquer momento, ou será apresentada em double connect – onde o estudante acompanha a exposição e pode usar um chat para questionar ou comentar. Em cada lição haverá documentos de estudo e um conjunto de atividades que o estudante terá que fazer ou participar. Os recursos mais utilizados serão foruns, wikies ou exercício.

19 Aulas Presenciais As aulas presenciais seguirão o modelo convencional de ensino aprendizagem. Estas aulas serão desenvolvidas na ESEP em horário publicado e terão também suportes de acompanhamento na plataforma moodle. O Regime de frequência é igual aos outros mestrados e de acordo com o regulamento publicitado no sítio eletrónico da ESEP.

20 Regime de frequência e avaliação
Por favor consulte: REGULAMENTO GERAL DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO de Julho 2012 ADENDA AO REGULAMENTO GERAL DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO – ENSINO À DISTÂNCIA

21 Artigo 7.o Regime de avaliação 1) As unidades curriculares de ensino à distância incluem, pelo menos, um momento de avaliação presencial; a)  A classificação final da unidade curricular resulta da avaliação presencial, podendo incorporar outros parâmetros de avaliação definidos no início do ano letivo; b)  A avaliação presencial não poderá ter, na classificação final da unidade curricular, ponderação inferior a 60%. 2)  A avaliação presencial pode revestir a forma de provas escritas, provas orais, provas práticas, trabalhos individuais ou trabalhos em grupo. 3)  Na realização das provas ou dos trabalhos de avaliação presencial poderão ser previstas: a)  Provas/trabalhos que avaliem em simultâneo mais do que uma UC; b)  Mais do que uma prova no mesmo dia; c)  Provas com duração inferior a 60 minutos ou superior a 2 horas; d)  A realização simultânea em diferentes locais (na ESEP e em instituições com quem tenha estabelecido protocolo de cooperação).

22 Disciplinas E-learning
Unidade Curricular Horas de contacto Ects Coordenador T TP OT S Economia e finanças em saúde 17 8 3 Prof. Doutora Margarida Reis Santos Qualidade em enfermagem e saúde 10 6 9 Prof. Doutora Maria Manuela Martins Conceitos, métodos e gestão em enfermagem 12 4 Professora Maria do Carmo Rocha Gestão de recursos humanos em enfermagem e saúde 25 15 5 Processos de trabalho em enfermagem e saúde Tecnologias da informação nos processos de trabalho na saúde e na enfermagem 2 Prof. Doutor Paulino Sousa

23 Disciplinas Presenciais
Unidade Curricular Horas de contacto Ects Coordenador T TP OT S Resumo mínimo de dados de enfermagem 10 5 3 Prof. Doutor Filipe Pereira Prática baseada na evidência 12 2 Prof. Doutora Maria do Céu Barbieri Introdução à supervisão clínica em enfermagem 14 6 Wilson Abreu Investigação em enfermagem 25 4 Célia Santos Metodologias de análise quantitativa de dados 20 Teresa Martins Metodologias de análise qualitativa de dados

24 Disciplinas Opção Unidade Curricular Horas de contacto Ects
Coordenador T TP OT S Segurança e protecção de dados em saúde 10 2 5 Professor Fernando Oliveira Sistemas de apoio à tomada de decisão em enfermagem Prof. Doutora Maria Antónia Paiva e Silva Introdução aos sistemas de informação em saúde 15 Prof. Doutor Paulino Sousa Avaliação de sistemas de informação Filipe Pereira Formação em contexto clínico 50 Luís Carvalho Concepção de Cuidados Manuela Josefa Teixeira Informoterapia 3 Abel Paiva e Silva

25 Professores Coordenadora do Curso Prof. Doutora Maria Manuela Martins
Professora Ana Isabel Vilar Professora Ana Paula Prata Professor Carlos Vilela Professora Elisabete Borges Professor Ernesto Jorge Morais Professora Fernanda Bastos Professora Márcia Cruz Professora Maria Emília Bulcão Professora Maria José Lumini Professora Maria Narcisa Gonçalves Professora Regina Maria Pires Professora Rosa Maria Freire Coordenadora do Curso Prof. Doutora Maria Manuela Martins


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