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O PSICÓLOGO SABE GERIR PESSOAS SILVIO CUSTÓDIO O PSICÓLOGO SABE GERIR PESSOAS?

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Apresentação em tema: "O PSICÓLOGO SABE GERIR PESSOAS SILVIO CUSTÓDIO O PSICÓLOGO SABE GERIR PESSOAS?"— Transcrição da apresentação:

1 O PSICÓLOGO SABE GERIR PESSOAS SILVIO CUSTÓDIO O PSICÓLOGO SABE GERIR PESSOAS?

2 É uma área sensível à mentalidade que predomina nas organizações. É uma área contingencial e situacional pois depende: –Cultura –Estrutura organizacional –Características do contexto ambiental; –Negócio da organização –Tecnologia –Processos internos –e outras variáveis importantes. O QUE É GESTÃO DE PESSOAS?

3 Principais Processos de Gestão de Pessoas

4 Administração de Pessoas Administração de Recursos Humanos (ARH) Envolve conceitos de várias áreas: direito: ex: direitos trabalhistas medicina: ex: doenças do trabalho psicologia: ex: estresse, motivação, liderança sociologia: ex: relacionamento em grupo educação: ex: aprendizagem, ensino, etc...

5 PESQUISA 2010 USP/FIA TENDÊNCIAS NA GESTÃO 103 EMPRESAS DE UMA AMOSTRA INCLUINDO 500 MELHORES / EXAME; 150 MELHORES PARA SE TRABALHAR/ VOCÊ S/A, UNIVERSIDADES, CONSULTORIAS. DA AMOSTRA DE 1050 RESPONDERAM 189 FORMADORES DE OPINIÃO. QUESTÃO DA PESQUISA: PARA ONDE VAI A FUNÇÃO RH?

6 PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS CRÍTICAS COMPETÊNCIAS NA GESTÃO PESSOAS - 73,4% COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DO NEGÓCIO – (razão de ser) 59,9% COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO / NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – 40,8%

7 PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS ALINHAR PESSOAS /COMPETÊNCIAS HUMANAS À ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO – 82,3 % DESENVOLVER E CAPACITAR GESTORES – 69,4% ALINHAR POLÍTICAS E PROCESSOS DE GESTÃO À ESTRATÉGIA ATUAÇÃO – 33,3% APOIAR E PROMOVER MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS – 25%

8 PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DE PESSOAS MAIOR INVESTIMENTO EM CAPACITAR E DESENVOLVER GESTORES / LIDERANÇAS – 26,9 % REDEFINIR/ APRIMORAR/ REESTRUTURAR POLÍTICAS DE GESTÃO PESSOAS– 25,8% INVESTIR MAIS EM EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – 25,3%

9 O QUE DIZEM ESTUDOS S/ ARH (Fischer, 1998; Lacombe e Tonelli, 2000; Fischer e Albuquerque, 2001) PESQUISAS INDICAM QUE A ÁREA DE RH PASSA POR UMA FASE DE TRANSIÇÃO. ESTÁ MIGRANDO DE UMA ATUAÇÃO MAIS OPERACIONAL PARA MODELOS ORGÂNICOS DE GESTÃO PESSOAS. A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL É UMA VARIÁVEL CADA VEZ MAIS VALORIZADA, E A ÁREA DE RH É VISTA COMO SUPORTE PARA ESSE PROCESSO. NÃO BASTA MUDAR/ É PRECISO APRENDER

10 PERFIL DA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL LACOMBE E TONELLI (2000) MOSTRAM QUE: 28% EMPRESAS TÊM AS ÁREAS DE RH VOLTADAS PARA QUESTÕES OPERACIONAIS; 19% ESTRUTURADAS EM TORNO DE QUESTÕES ESTRATÉGICAS; 53% EM FASE DE TRANSIÇÃO ENTRE OS DOIS ESTÁGIOS – ESTÃO A CAMINHO

11 TENDÊNCIAS RELACIONADAS A ESTRUTURA DE RH FORMAÇÕES DIVERSAS – PREDOMÎNIO ADMINISTRAÇÃO E PSICOLOGIA – TAMBÉM PEDAGOGIA E ENGENHARIAS CONSOANTES COM O NEGÓCIO ÊNFASE NO PAPEL CONSULTIVO / PARCERIA COM AS ÁREAS DA EMPRESA – MAIOR EXIGÊNCIA DE COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS E INTERPESSOAIS POR PROJETOS – REDUÇÃO DE FUNÇÕES COM POUCAS PESSOAS ATUAÇÃO EM COMISSÕES INTERNAS

12 SÍNTESE DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NAS AÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS FOCO NAS LIDERANÇAS ÊNFASE NO TRABALHO EM EQUIPE EXIGÊNCIA DE MULTIQUALIFICAÇÃO RODÍZIO NA EXECUÇÃO DE TAREFAS INTERESSE RELAÇÃO PESSOAL / PROFISSIONAL ÊNFASE EM PESQUISA APRENDIZAGEM DE FERRAMENTAS TREINAMENTO À DISTÂNCIA FORMAÇÃO IN COMPANY GESTÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO

13 TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS SABERES MAIS DEMANDADOS TÉCNICO - SABER FAZER – DOMÍNIO PROCESSOS DE TRABALHO, NORMAS, TECNOLOGIA, KNOW HOW CONCEITUAL - SABER O PORQUÊ – ENTENDER AS RAZÕES, ESTABELECER RELAÇÕES, KNOW WHY. INTERPESSOAL - SABER SER – ENTENDER AS PESSOAS, ESTABELECER RELACIONAMENTOS CONVERGENTES, ESTIMULAR MOTIVAÇÕES, DECODIFICAR EMOÇÕES, PERCEBER PERFIS SOBRE O NEGÓCIO - SABER REALIZAR – AGIR CONSOANTE DEMANDAS ORGANIZACIONAIS – COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS, ESSENCIAIS, BÁSICAS.

14 TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS DE FORMA GENERALIZADA ARGUMENTAR NEGOCIAR TRABALHAR EM EQUIPE ESTABELECER RELAÇÕES – AÇÃO EM REDE PERCEBER O TODO E AS PARTES – VISÃO DE CONJUNTO REFLETIR QUESTIONAR PRATICAR O OLHAR RENOVADO

15 O Perfil do Gestor de Pessoas...

16 acredita na sua própria capacidade

17 TEM AUTO-CONFIANÇA

18 prepara-se

19 é persistente

20 calcula os riscos

21 NÃO TEM MEDO DE ERRAR Será que faltou alguma coisa?

22 TEM COMPROMETIMENTO e TRABALHA EM EQUIPE

23 Sabe lidar com a pressão...

24 COMO LIDAR COM A MUDANÇA? O GESTOR DEVE SER CAPAZ DE: Analisar e Planejar a mudanças – preparar respostas e soluções para os efeitos e problemas – desenvolver um plano de ação Conquistar a aceitação da mudança – escolher o melhor método a ser utilizado Implantar a mudança – passagem da situação existente para a nova situação – saber decifrar o acontecer grupal Acompanhar e consolidar mudanças – identificar e corrigir os problemas não previstos – avaliar resistências – buscar comprometimento

25 Percepção (e a formação) e o Gerir Pessoas

26 Cada pessoa percebe o mundo de forma diferente.

27 Diferentes interpretações da realidade Diferentes percepções Diferentes comportamentos Diferenças Individuais

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31 Pessoas não são administráveis Pessoas não são recursos Pessoas são relações (gerenciáveis)

32 - Projetos - Valores - Estratégias - Tempo - Dinheiro - Programas - Bens: móveis ou imóveis - Negócios - Justiça - Riquezas (excesso ou escassez) - Tecnologias... - Pessoas: seres humanos em relação Administrar, por si só, é uma tarefa complexa e difícil Relações HumanasÉticas Isso pressupõe Relações Humanas e Éticas inseridas na noção moderna de trabalho.

33 Por quê? Porque envolve aspectos emocionais + sociais + idéias + pensamentos + valores + tristezas + alegrias + ambições + desejos + medos + competências + conhecimentos+ angústias + necessidades + sonhos + expectativas + sentimentos (raiva, inveja, ódio, amor), etc Administrar pessoas é sempre uma tarefa de mão dupla: Ação Ação Reação Ação É um processo dialético: Os homens agem; os animais reagem.

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35 A psicologia contribui na compreensão das pessoas, a integração entre as pessoas e as circunstâncias, a interação entre o cliente e o fornecedor, a interação entre um gerente e seus funcionários em qualquer sistema de gerenciamento. PSICOLOGIA E GESTÃO

36 A necessidade de romper muralhas, navegar outros mares e explorar as possibilidades da psicologia.

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38 Sílvio Custódio (31) CONTATO: Meus agradecimentos: Helena Tonet Irene Reis Jorge Trindade


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