A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Escola Secundaria serafim Leite Ano Lectivo 2008-2009 Disciplina de Arquitectura de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Escola Secundaria serafim Leite Ano Lectivo 2008-2009 Disciplina de Arquitectura de."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Escola Secundaria serafim Leite Ano Lectivo Disciplina de Arquitectura de Computadores Processador Intel Pentium D Elaborado Por: Ricardo Ferreira e Pedro Soares

2 Índice IntroduçãoCaracterística GeralClock Interno e ExternoCache L1 e Cache L2 Conclusão Bibliografia Smithfield As principais características dos processadores Pentium D

3 Introdução No âmbito da disciplina de Arquitectura de Computador foi pedido pelo professor a elaboração de um trabalho com o tema principal: Os processadores. O meu grupo escolheu o processador Intel Pentium D sequência 900. Escolhemos este processador porque é um processador relativamente recente, começou a aparecer no mercador português por volta do ano 2005 e é um processador de um computador em geral para uso doméstico. Durante este trabalho o meu grupo irá falar sobre as principais características deste processador.

4 Característica Geral O Pentium D é um microprocessador desenvolvido pela Intel no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Israel, e foi apresentado ao público na primavera de 2005, no Fórum de desenvolvedores da Intel. O Pentium D consiste em dois Pentium 4 Prescott ou dois Pentium 4 Cedar Mill (quando o núcleo for Presler) em um único encapsulamento (ao contrário da convicção popular que eles são dois núcleos fundidos em um único núcleo). O Pentium D foi o primeiro processador a anunciar o CPU multicore,junto com seu irmão mais caro, o Pentium Extreme Edition para computadores desktop. Agora os fabricantes podem melhorar o desempenho dos processadores com o aumento do número de núcleos ao invés do aumento somente da frequência, como o Pentium D faz.

5 Característica Geral O nome de código da primeira geração de Pentium D foi Smithfield. Ele foi lançado em 26 de Maio de 2005, com frequências entre 2,8 e 3,2 GHz (modelos 820, 830 e 840), todos com barramento de 800 MHz. O Pentium D 805, com frequência de 2,66 GHz e barramento de 533 MHz apareceu no inicio de 2006.

6 Os processadores Pentium D e Pentium Extreme Edition da série 800 são baseados no núcleo Smithfield. O núcleo Smithfield consiste na verdade em duas pastilhas de silício do núcleo Prescott montadas em um único processador, como você pode ver na Figura 1. Ele possui 230 milhões de transístores ocupando uma área de 206 mm2 e tecnologia de construção de 90 nm. Smithfield

7 O Presler é feito usando: Processo de 65nm 2MB de cache de L2 por núcleo Barramento de 800 Mhz enquanto o Pentium Extreme Edition 955 usa um FSB de 1066Mhz) Os dois núcleos se comunicam usando o FSB, da mesma maneira que o Smithfield Socket LGA775 Smithfield

8 As principais características dos processadores Pentium D Tecnologia de núcleo duplo 16 KB de cache L1 de dados 2 MB de cache L2 (1 MB por núcleo) Barramento externo de 800 MHz Soquete 775 Processo de fabricação de 90 nm Tecnologia de Memória Estendida de 64 bits (EM64T) Tecnologia Execute Disable

9 Clock Interno O Clock é uma forma de indicar o número de instruções que podem ser executadas a cada segundo. Sua medição é feita em Hz Portanto, se ele trabalha a 800 MHz, sua capacidade é de 800 milhões de operações de ciclo por segundo. O clock interno geralmente é obtido através de um multiplicador do clock externo. Por exemplo, se o clock externo for de 66 MHz, o multiplicador terá de ser de 3x para fazer com o que processador funcione a 200 MHz.

10 Também conhecido como FSB (Front Side Bus), o clock externo, por sua vez, é o que indica a frequência de trabalho do barramento (conhecido como barramento externo) de comunicação com a placa-mãe (na verdade, chipset, memória, etc.). Por exemplo, o processador Pentium Extreme Edition 840 trabalha com clock externo de 800 MHz; Clock Externo

11 Cache L1 A memória cache consiste numa pequena quantidade de memória incluída no processador. Quando este precisa ler dados na memória RAM, um circuito especial, chamado Controlador de Cache, transfere os dados mais requisitados da RAM para a memória cache. Assim, no próximo acesso do processador, este consultará a memória cache, que é bem mais rápida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente. Quando se fala na "cache L1" referencia-se a memória cache que vem dentro do processador.

12 Cache L2 A cache L1 não se mostrava suficiente. Uma solução foi a implantação de uma memória cache fora do processador: A cache L2 que, para ser usado, necessita de um controlador, que geralmente é embutido no chipset da placa-mãe. Actualmente, os processadores trazem a cache L2 embutido dentro de si, fazendo com que as terminologias "interno" e "externo" percam o sentido.

13 Placa-mãe As placas-mãe que suportam o Pentium D são aqueles baseadas nos chipsets Intel 945, 955 e 975, além do nForce 4 para Intel, da Nvidia (neste caso, existe uma incompatibilidade específica com Pentium D 820). O Pentium D oferece melhoria significativa só com aplicativos que foram escritos especificamente para múltiplos threads, como a maioria de programas de renderização 3D e codificadores de vídeo, e em situações de multitarefa, onde o utilizador está executando vários aplicativos intensivos em uso do processador, e cada núcleo pode executar um aplicativo diferente.

14 Conclusão Durante a elaboração deste trabalho o meu grupo abordou o tema processadores, o processador Intel Pentium D. Penso que este grupo trabalhou bem como já é hábito. A dificuldade que nós sentimos foi a falta de informação e o pouco tempo disponível para a elaboração deste trabalho. No geral o meu grupo gostou de trabalhar com este tema.

15 Bibliografia Durante este trabalho o meu grupo utilizou este site:


Carregar ppt "Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Escola Secundaria serafim Leite Ano Lectivo 2008-2009 Disciplina de Arquitectura de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google