A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE SAÚDE DE IBIPORÃ – PR PREFEITO: JOSÉ MARIA FERREIRA SECRETÁRIA DE SAÚDE: LEILAINE F. RODRIGUES COORDENAÇÃO DE ODONTOLOGIA: SATILIO KASAI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE SAÚDE DE IBIPORÃ – PR PREFEITO: JOSÉ MARIA FERREIRA SECRETÁRIA DE SAÚDE: LEILAINE F. RODRIGUES COORDENAÇÃO DE ODONTOLOGIA: SATILIO KASAI."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE SAÚDE DE IBIPORÃ – PR PREFEITO: JOSÉ MARIA FERREIRA SECRETÁRIA DE SAÚDE: LEILAINE F. RODRIGUES COORDENAÇÃO DE ODONTOLOGIA: SATILIO KASAI

2 DESCRIÇÃO GEOGRÁFICA Ibiporã está situado no Terceiro Planalto Paranaense, dista 400 Km de Curitiba, 500 Km de São Paulo e 14 Km de Londrina; Faz divisa com Sertanópolis, Jataizinho, Londrina, Rancho Alegre e Assaí. População: habitantes

3 OBRAS EM CONSTRUÇÃO UPA - Unidade de Pronto-Atendimento UBS do John Kennedy UBS da Vila Esperança

4 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS SANITÁRIOS DO MUNICÍPIO 08 Unidades de Saúde da Família (06 na área urbana e 02 na rural); 03 Unidades de Saúde Volante (Três Figueiras, Engenho de Ferro e Barra do Jacutinga); 12 Equipes de Saúde da Família e 11 de Saúde Bucal; Atendimento de Urgência, Emergência e internação hospitalar de média complexidade: Hospital Cristo Rei;

5 OUTROS SERVIÇOS 1. LABORATÓRIO MUNICIPAL (coleta á vácuo em todas as UBSs e realização de diversos exames) e complementação de serviço por dois laboratórios privados através de credenciamento de serviços; 2. OUTROS SERVIÇOS CREDENCIADOS: ultrassonografia, mamografias, raios-X, teste de esteira, ecografia, ortopedia, etc.;

6 OUTROS SERVIÇOS 1. Serviços de referência: - CREMI Centro de Especialidades Médicas: cardio, oftalmo, dermato, ortopedista, acupuntura, gastro e otorrino. - CEO: prótese total ou parcial, endo, perio, ortodontia preventiva e ortopedia funcional dos maxilares, pistas diretas planas, cirurgia oral menor, biópsia e diagnóstico de lesões bucais, pacientes especiais, radiografias e ortodontia fixa.

7 Tratamento com Pistas diretas Planas

8 Ortopedia Funcional dos Maxilares

9 OUTROS SERVIÇOS - CAPSi (Centro de Atendimento Psicossocial Infantil): Psicólogo, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental, Terapeuta Ocupacional, Pediatra Especialista em Saúde Mental, Pedagogo e Orientador Educacional. - CAPS1 (adulto): Psiquiatras, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Orientador Educacional, Assistente Social, Enfermeiro. - NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família): fono, assistência social, fisioterapia, nutrição, educador físico, psicologia e farmácia.

10 OUTROS SERVIÇOS FARMÁCIA: 1. Medicamentos de uso contínuo (patologias cardiovasculares e metabólicas); 2. Medicamentos relacionados ao tratamento do aparelho respiratório, digestivo e genitourinário, doenças parasitárias e infecciosas; 3. Medicamentos fitoterápicos (guaco, isoflavona, etc.); 4. Consórcio Paraná Saúde: compra em conjunto com vários municípios, que possibilitou diminuição nos custos dos medicamentos.

11 ALGUNS PROGRAMAS DO MUNICÍPIO: SISPRENATAL, SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica); BOLSA FAMILIA (Acompanhamento da ESF aos inscritos no programa), SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), SISHIPERDIA (Sistema de Informação de Hipertensão e Diabetes),; TABAGISMO (Programa de Combate ao Tabagismo); DST/AIDS: (Programa de prevenção á doenças sexualmente transmissível); AMAMENTA BRASIL, OFICINA DA VIDA: por uma gestação mais saudável", PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE).

12 PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) AÇÕES DESENVOLVIDAS: Atividades educativas abordando alimentação saudável; Saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais no cotidiano da escola; Prevenção aos riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano da escola.

13 PARTICIPAÇÃO DA ODONTO PROGRAMAS - PSE Atenção à saúde bucal: avaliações clínicas, escovação supervisionada, bochechos com flúor, agendamento para tratamento clínico; Palestras: saúde bucal, prevenção ao câncer, alimentação saudável, prevenção ao álcool e drogas; Consultório no CAIC, Iglésias e Alice Roma.

14 PARTICIPAÇÃO DA ODONTO ESCOLAS 1. Palestras de promoção à saúde com teatros de fantoches, vídeos, data show, lousa digital para motivação à escovação e do hábito de higiene oral; 2. Escovação e bochecho com flúor com distribuição de kits de escovação; 3. Triagem de escolares – avaliação bucal em diversas escolas para atendimento odontológico; 4. Além das escolas, a escovação é realizado também nos CAPS e nos Centros de Educação Infantil.

15 PARTICIPAÇÃO DA ODONTO PROGRAMAS OFICINA DA VIDA (POR UMA GESTAÇÃO SAUDÁVEL): Grupo de gestantes que são orientadas por diversos profissionais: dentistas, enfermeiras, médicos, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista, etc. Orientações que possibilitam a prevenção de problemas bucais durante a gravidez e para o bebê, além de incentivar prática do aleitamento materno.

16

17 Exame clínico odontológico em gestantes com problemas periodontais X parto prematuro

18 PARTICIPAÇÃO DA ODONTO EVENTOS 12/03/2011: 2ª Caminhada pela saúde da mulher; 30/04/2011: Campanha de vacina; SAÚDE DO TRABALHADOR: Semana do dia 1º de maio – Palestras em empresas e na sede da Prefeitura sobre saúde bucal e outros temas.

19 PARTICIPAÇÃO DA ODONTO EVENTOS Projeto Dengue: Escola Rotary (concurso e passeata); Março a Novembro de 2011: palestras, escovação supervisionada e bochechos com flúor realizados durante o período letivo; 01/08 a 05/08/2011: Semana Mundial do aleitamento materno;

20 PALESTRA PARA GRUPOS DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS

21 PARTICIPAÇÃO DA ODONTO EVENTOS 29/08 a 02/09/2011: Campanha de combate ao tabagismo em todas as escolas estaduais; 01/10/11: servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã estiveram no Lar Padre Leone para transmitir alegria e proporcionar momentos de lazer e descontração para os idosos que vivem no asilo.

22 PARTICIPAÇÃO DA ODONTO EVENTOS 10/03/2012: Caminhada "Pelo Direito da Mulher que Trabalha; 23/03/2012: Sexualidade e Prevenção: capacitação para os profissionais do PSF e da Secretaria de Educação; 18/05/2012: dia de conscientização e prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.

23 PARTICIPAÇÃO DA ODONTO EVENTOS 21 a 25/05/ Festival Estudantil; 31/05/2012: programa de combate ao fumo e de conscientização quanto aos riscos do cigarro para a saúde, com a participação da Odontologia. Ex- fumantes tem acesso ao tratamento odontológico; 16/06/2012: Vacinação contra a Pólio (escovação supervisionada e distribuição de escovas).

24 AÇÃO DA ODONTO HOSPITAL Alta complexidade -procedimentos em nível hospitalar encaminhados para o Hospital Cristo Rei; Atendimento oncológico (Instituto de Câncer de Londrina) – agendamento pela Saúde Web; CD e TSB - orientação às mães quanto à importância de higiene bucal e cuidados com o bebê. Kits de escovação, folder e certificado para as mães.

25

26

27

28 CONFECÇÃO DE MATERIAL PRÓPRIO Escovódromo;

29 CONFECÇÃO DE MATERIAL PRÓPRIO Desenhos para colorir; Material educativo (autoexame de boca, cuidados com a prótese e cuidados com a saúde bucal do seu bebê, etc); Jogos.

30 LEVANTAMENTOS REALIZADOS COM A PARTICIPAÇÃO DA ODONTO 1. NBCAL - Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras; 2. CONTROLE DA OBESIDADE; 3. RASTREAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DO MUNICIPIO DE IBIPORÃ 4. LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO NAS CRIANÇAS DE 5, 12 ANOS, NA REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO, ZONA URBANA E RURAL EM IBIPORÃ-PR, 2012.

31 NBCAL IRREGULARIDADES ENCONTRADAS: 1. Panfletos de mercado e farmácia fazendo propaganda de leites fluidos, leite em pó sem advertência visual ou de maneira inadequada (O Ministério da Saúde adverte: O aleitamento materno evita infecções e alergias e é recomendo até os dois anos de idade ou mais); 2. Busdoor com propaganda de leite fluido sem advertência visual; 3. TV: promoções de leite e derivados durante propaganda comercial sem advertência visual; 4. Nos programas locais de rádio nenhuma irregularidade encontrada durante o monitoramento;

32 NBCAL RESULTADOS: 1. Integração entre os setores buscando o trabalho em rede, melhorando assim a resolutividade; 2. Qualificação em serviço dos profissionais da saúde; 3. Levantamento de dados referente ao aleitamento materno; 4. Capacitação em: aleitamento materno, NBCAL, rede cegonha, etc. 5. Profissionais de saúde com um olhar e maneira diferente de abordagem das mães em relação ao aleitamento materno, acolhimento, etc;

33 CONTROLE DA OBESIDADE Projeto desenvolvido no período de 13/02 a 06/03/12. METODOLOGIA: 1. Capacitações relacionadas à avaliação antropométrica para vários funcionários da saúde. Participação de 4 dentistas da rede, 2 TSB e 1 ASB; 2. Coleta de dados em 37 instituições (Escolas Municipais, Estaduais e Centros de Educação Infantil), em crianças de 3 meses a 17 anos.

34 RESULTADOS: A partir desse resultado foi elaborado um projeto nutricional pelas Nutricionistas da Saúde e da Educação de modo a reverter esse quadro. CONTROLE DA OBESIDADE Nº de crianças pesadas7595 Eutróficas5665 Desnutridas/Baixo Peso675 Sobrepeso786 Obeso419

35 RASTREAMENTO DA HA EM ESCOLARES DE IBIPORÃ METODOLOGIA: 1. Aferiu-se a Pressão arterial dos alunos, e foram coletados dados como: sexo, cor, antecedentes de doença da criança, antecedentes de doença da família (hipertensão arterial, doença renal, AVC), tabagismo, alcoolismo. 2. Os resultados da pesquisa foram avaliados por médicos da Equipe do Programa Saúde da Família para posterior tratamento e orientação da família.

36 RESULTADO OBTIDO EM PROJETO PILOTO O trabalho foi desenvolvido com 857 crianças/ pré- adolescentes da 5ª serie ao 2º grau, do Colégio Estadual Olavo Bilac, no período de 06 a 10 de agosto de Entrevista com um questionário contendo dados de identificação e fatores associados à hipertensão arterial; Aferição da pressão arterial e verificou-se o peso de cada participante. Os alunos que apresentaram alteração na pressão arterial, foram agendadas na UBS para acompanhamento pelo Programa Saúde da Família.

37 Sexo:%Cor/etnia:% Antecedentes /Criança: % Antecedente familiares %PESO% Masculino: 2449Parda: 1531Sem doença: 4388 Sem doença: Eutrofico: Feminino: 2551Branca: 3265Com doença: 612 Hipertensão/ outras: Desnutrido: 2 4 Negra: 12 Sobre peso 6 12 Total: 49 Asiático: 12 Obeso: 24 Características das Crianças e Adolescentes Com Pressão Arterial Alterada Total avaliado: 857 Total com PA alterado: 49 (5,72%)

38 LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO NAS CRIANÇAS DE 5, 12 ANOS EM IBIPORÃ- PR, METODOLOGIA: PROCEDIMENTOS ÉTICOS: Inscrição na Plataforma Brasil, Submissão do Projeto ao Comitê de Bioética e Ética em Pesquisa (BIOISCAL), Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos responsáveis, outras solicitações: Secretaria de Saúde, Escolas Estaduais, CMEIs. Oficinas de calibração

39 LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO NAS CRIANÇAS DE 5, 12 ANOS EM IBIPORÃ- PR, RESULTADOS IBIPORÃ: ceo-d: 1,42 – predominância do componente cariado; - BRASIL: 2,80 (2003) e 2,43 (2010); ceo=0 – 55,6%; BRASIL: 40,62% (2003) e 46,6% (2010); CPO-D: 1,8 - predominância do componente obturado; - BRASIL: 2,78 (2003) e 2,07 (2010); CPO-D=0–36,8%; BRASIL: 31,08% (2003) e 43,5% (2010).

40 CAPACITAÇÕES Atualização on-line: LESÕES POTENCIALMENTE MALIGNAS. Ministério da Saúde. 26/02/2011: Capacitação: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – QUEM AMA NÃO DEIXA ESSA MARCA. 1ª Capacitação Paranaense sobre o acolhimento da mulher que sofre qualquer tipo de violência. 25/03/11: ACOLHIMENTO EM ALEITAMENTO MATERNO. 13/04/11: ÉTICA E ALIMENTAÇÃO INFANTIL.

41 CAPACITAÇÕES 01/06/2011- APRESENTAÇÃO DA NBCAL. 06 e 07/10/2011: capacitação sobre cuidados com idosos com o tema "CUIDAR MELHOR E SEM VIOLÊNCIA". 27/10/2011- ESTRATÉGIA NACIONAL PARA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL – ENPACS CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL – CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CAETANO MUNHOZ DA ROCHA.

42 CAPACITAÇÕES 18/05/2012: PREVENÇÃO AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 27 e 28/06/12: TERAPIA COMUNITÁRIA E DE FITOTERAPIA. APSUS – Participação de uma dentista da rede como facilitadora e um dentista como tutor. Todos os funcionários participam das oficinas.

43 APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS NA MOSTRA CIENTÍFICA (24/11/2011) Analgésicos e a amamentação; Antibióticos e amamentação – atualização para a clínica; Interferências no uso de medicamentos durante a amamentação; Relação entre Aleitamento Materno e o uso de medicamentos durante a lactação; Vivencia Multiprofissional no Programa de Educação Pelo Trabalho em Saúde; Efeito da Drogadição no Aleitamento Materno - Drogas Ilícitas; Desmame Precoce X Hábitos Bucais Deletérios; A relevância da promoção e apoio ao aleitamento materno.

44 APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS TERRITORIALIZAÇÃO: 1. Territorialização da Unidade Básica Bom Pastor/Ibiporã; 2. Ánalise do perfil sócio-demográfico e epidemiológico da Unidade Básica de Saúde San Rafael, Ibiporã – Pr; 3. A territorialização como processo de aprendizagem da atenção básica no município de ibiporã; 4. Ánalise do perfil sócio-demográfico e epidemiológico da Unidade Básica de Saúde Pérola, Ibiporã – Pr; 5. Possibilidades do uso do sistema de informação em Atenção Básica (SIAB) para a Saúde da Família: contribuições do Pet-Saúde;

45

46 APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS DECLARAÇÃO DE NASCIDOS VIVOS – DNV: 1. Dados do levantamento dos nascidos vivos no período de 01/07/2009 a 30/06/210 na abrangência da UBS do jardim Bom Pastor de Ibiporã; 2. Levantamento de nascidos vivos de uma Unidade de Saúde da Família do município de Ibiporã, Paraná; 3. Caracterização dos nascidos vivos da área de abrangência da UBS Dr. Eugênio Dal Molin – Ibiporã-Pr; 4. A importância da declaração de nascidos vivos para análise Epidemiológica, estatística e demográfica; 5. Análise e comparação de dados sobre gestantes e lactentes pertencentes à área de abrangência da UBS do Taquara do Reino;

47

48 APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS ALEITAMENTO MATERNO: 1. Vantagens da amamentação exclusiva: um enfoque odontológico; 2. O aleitamento materno na promoção da saúde bucal; 3. O aleitamento materno sob uma perspectiva multiprofissional; 4. Problema periodontal e Parto Prematuro

49

50

51 Dentistas: 34 = 11 PSF (8 h), 11 (4 h), 12 (CEO); A cobertura 78,74%. Esse cálculo leva em consideração apenas os dentistas da Estratégia Saúde da Família (8 horas). 02 dentistas cedidos para a 17ª Regional da Saúde e 01 dentista como Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã.

52 SERVIÇOS ASSISTENCIAIS DE SAÚDE BUCAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA Promoção de saúde aos escolares; Ações clínicas ambulatoriais programadas; Ações de pronto-atendimento (emergências); Ações no leito; Procedimentos coletivos; Participação em eventos; Atendimento a Instituições; Visitas domiciliares.

53 AGENDAMENTOS DOS SERVIÇOS ASSISTENCIAIS Atendimento programado (gestantes, idosos, escolares); Senhas (livre demanda) e Urgências.

54 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS - CEO CEO municipal tipo III; Prótese, cirurgia oral menor, diagnóstico de lesões bucais, periodontia, endodontia, pacientes especiais, ortopedia funcional dos maxilares, ortodontia fixa e radiologia; Atende a micro-região de Ibiporã: Alvorada do Sul, Jataizinho, Primeiro de Maio e Sertanópolis.

55 CRITÉRIOS PARA ENCAMINHAMENTO PARA AS ESPECIALIDADES Lesões bucais tem prioridade sobre as demais cirurgias; Escolares (até 12 anos) atendidos nas UBSs que necessitam de tratamento endodôntico, aumento de coroa clínica tem prioridade sobre os da lista de espera; Pacientes com necessidades endodônticas e que necessitem de aumento de coroa clínica são agendadas direto na especialidade de periodontia; Na maioria das vezes, a UBS segue o protocolo de encaminhamento, somente em algumas situações a Unidade Básica tem autonomia para encaminhar os pacientes para atendimento prioritário.

56 SUPORTE PARA O DESLOCAMENTO DE PACIENTES Dispõe de transporte para os usuários do SUS para tratamentos realizados dentro de Ibiporã (CAPS, APAE, CREMI, CEO, HCR, ORTOPEDIA, CS) e tratamentos externos agendados, além de fornecer por intermédio da assistente social da Secretaria de Saúde, auxílio a transporte fora de domicílio (passagens de ônibus) – TFD, auxílio transporte (passes de ônibus).

57 PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO E MONITORAMENTO DOS PACIENTES ENCAMINHADOS PARA ATENÇÃO ESPECIALIZADA Porta de entrada - Unidade Básica de Saúde; Paciente é avaliado pela Atenção Básica CEO com guia de referência e contra-referência, em 2 vias assinadas pelo profissional que avaliou o paciente, e depois do tratamento realizado, retorna para a UBS para dar continuidade em procedimentos básicos.

58 SERVIÇOS PACTUADOS PARA EXAMES COMPLEMENTARES Contrato de prestação de serviços - radiografias panorâmicas e documentação ortodôntica após licitação – (Londrina); Convênio com dois laboratórios - biópsias (Ibiporã);


Carregar ppt "SECRETARIA DE SAÚDE DE IBIPORÃ – PR PREFEITO: JOSÉ MARIA FERREIRA SECRETÁRIA DE SAÚDE: LEILAINE F. RODRIGUES COORDENAÇÃO DE ODONTOLOGIA: SATILIO KASAI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google