A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O corpo em movimento. Composição do corpo humano O corpo humano é um sistema composto por substâncias orgânicas (exclusivamente presentes nos seres vivos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O corpo em movimento. Composição do corpo humano O corpo humano é um sistema composto por substâncias orgânicas (exclusivamente presentes nos seres vivos)"— Transcrição da apresentação:

1 O corpo em movimento

2 Composição do corpo humano O corpo humano é um sistema composto por substâncias orgânicas (exclusivamente presentes nos seres vivos) e substâncias inorgânicas.

3 As substâncias orgânicas são sintetizadas apenas pelos seres vivos e, normalmente, são mais complexas. A vida consiste em um fluxo de matéria em uma estrutura organizada e sistêmica. A matéria flui pela estrutura organizada dos nossos corpos.

4 Organização complexa do corpo humano A biologia apresenta diversos conceitos que podem favorecer a compreensão sobre o funcionamento do corpo humano. A unidade básica do corpo humano (e de todos os outros seres vivos, exceto os vírus) são as células.

5 Análise do Corpo Humano Sistemas – conjunto de estruturas funcionais Órgãos – unidades funcionais Tecidos – células + material intertiscial Células – unidades básicas.

6 Uma visão sistêmica do corpo A biologia organiza o corpo, que é uma estrutura única e complexa, em sistemas funcionais, de modo a favorecer a compreensão de seu funcionamento. Todos os sistemas estão interconectados. Faz-se uma análise do sistema (estudo das partes) para compreender o funcionamento global. Através da divisão apresentada na biologia faz-se uma associação entre forma (morfologia) e função (fisiologia).

7 Em um corpo humano em movimento podemos observar claramente alguns aspectos: O corpo se mantém aquecido e a temperatura tende aumentar à medida que o corpo se movimenta. Para manter a temperatura constante o corpo transpira, ou seja, perde água através da pele. A freqüência dos batimentos cardíacos e respiratórios aumenta a medida que se intensifica o movimento.

8 Outros aspectos do corpo que também se relacionam aos movimentos são: O corpo apresenta limites de exaustão. O sistema pode pifar se estes limites não forem respeitados; O corpo apresenta mecanismos de defesa para manter a vida e evitar que se leve o corpo à exaustão. Exercemos controle voluntário sobre alguns mecanismos do corpo. Sobre outros não temos nenhum controle, ou seja, eles funcionam de forma autônoma.

9 Sistemas do corpo humano

10 Como todos os sistemas estão interligados, todos estão relacionados ao movimento. Entretanto, podemos identificar aqueles sistemas, ou seus aspectos principais, que estão mais diretamente relacionados ao movimento do corpo.

11 Sistemas relacionados ao movimento: Sistemas esquelético e articular Sistema muscular Sistema nervoso Sistema circulatório Sistema respiratório Sistema sensorial Sistema endócrino (alguns de seus aspectos) Sistema digestório (aporte de energia para o corpo)

12 Esqueleto Axial (crânio, tórax, medula) Apendicular (membros e cintura)

13 Funções do Esqueleto Proteção (de determinados órgãos). Sustentação Movimentos Produção de células sangüíneas (medula sanguínea) Reserva de Cálcio

14 Estrutura dos Ossos O osso possui: – uma matriz protéica (colágeno) - 70% do volume e 30% do peso) – uma matriz inorgânica (fosfato de cálcio) - 35% do volume e 60% do peso) do osso. Tecido conjuntivo, rígido, e altamente vascularizado. Por serem uma estrutura inervada e irrigada, os ossos têm sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração.

15 Tipos e Estrutura dos Ossos Temos ossos: longos, curtos, planos e irregulares. Ao todo são 206 ossos. Tecido ósseo esponjoso - Apresenta espaços medulares mais amplos, sendo formado por várias trabéculas, que dão um aspecto poroso ao tecido. Tecido ósseo compacto - Não apresenta quase nenhum espaço medular, possuindo, no entanto, um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sangüíneos: – canais de Volkmann (perpendicular ao eixo maior) – canais de Havers (concêntricos)

16

17

18 Osso compacto

19 Sistema Articular As articulações são conexões entre dois ou mais ossos. Podem ser fibrosas, cartilaginosas ou sinoviais (líquido) Articulações móveis estão revestidas de cartilagem e incluem bolsas de fluido lubrificante.

20 Sistema Articular Articulações móveis: Uniaxial (1 eixo, 2 movimentos): – Permite extensão e flexão: ex. falanges, cotovelo. – Tipo dobradiça atípica: ex. joelho (pequena rotação) – Permite movimento de rotação, onde um osso desliza sobre outro fixo: ex. articulações rádio- ulnar – Deslizamento para frente e para trás: ex. articulação da mandíbula.

21 Sistema Articular Biaxial (2 eixos, 4 movimentos): – Extremidade côncava em contato com outra convexa, limitando o movimento: ex. entre o punho e o carpo. – Selar (relacionamento de extremidades de igual curvatura, permitindo a circundação): ex.polegar. Triaxial, esferóide ou enartrose (3 eixos, 6 movimentos): articulação do quadril. Poliaxial (triaxial com maior mobilidade): articulação do ombro.

22 Joelho

23

24 Os ossos se movimentam pela ação dos músculos sobre eles porque estão ligados pela articulações. Os movimentos ocorrem devido à contração e relaxamento dos músculos.

25 Sistema Muscular Tipos de músculos: Liso (involuntários) Exemplo: Estômago

26 Sistema Muscular Tipos de músculos: Cardíaco Coração

27 Sistema Muscular Tipos de músculos: Esquelético

28 Tecidos do Sistema Esquelético-Muscular O sistema esquelético-muscular inclui, além de tecido ósseo e tecido muscular, partes formadas por tecido conjuntivo (que formam as conexões entre as estruturas) e tecido cartilaginoso (que é semelhante ao ósseo, porém menos rígido).

29 Ligamento Um ligamento é um feixe de tecido fibrosos, formado por tecido conjuntivo, que une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação ou mantém no seu local fisiológico habitual um órgão interno (ligamento suspensor).

30 Tendão e Aponeurose Um tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou noutros órgãos. As aponeuroses são terminações ou origem musculares, em forma de leque, esbranquiçadas, finas mas muito resistentes que prendem os músculos em suas inserções ou origens.

31 Tecido conjuntivo forma tendões, aponeuroses e a fáscia.

32 Tecido Conjuntivo Tem como função principal ligar-se em outros tecidos dando sustentação ao corpo. Suas células são bem separadas e com abundante substância intercelular produzida por elas mesmas. Preenche espaços, dá sustentação mecânica, transporta substância, acumula reservas, protege contra agentes infecciosos, garante processo de regeneração ou cicatrização. É constituído por abundante substância intercelular, composto por água, sais minerais e glicoproteínas.

33 Sistema Músculo-Esquelético Propriedades dos músculos: Elasticidade – permite distensão Contratilidade - permite contração (Isotônica, Isométrica e Isocinética) Tonicidade – apresenta um tônus

34 Funções do sistema músculo esqueléticos: Movimento e a manutenção da postura; Produção de calor; Proteção e a alteração da pressão para auxiliar a circulação; Absorção de choques para proteger o corpo.

35

36 O SARCÔMERO É A UNIDADE CONTRÁTIL BÁSICA DO MÚSCULO.

37 VI – MECÂNICA DE CONTRAÇÃO A ação responsável pela contração do músculo ocorre dentro do sarcômero, com as pontes cruzadas dos filamentos de miosina, puxam, soltam e reconectam-se aos locais específicos no filamento de actina.

38 SISTEMA NERVOSO E CONTROLE DA ATIVIDADE MUSCULAR UNIDADE MOTORA = UNIDADE BÁSICA NEUROMUSCULAR 250 milhões de fibras musculares para 420 mil nervos motores. OLHO = 1 motoneurônio enerva 10 fibras musculares QUADRÍCEPS = 1 motoneurônio enerva 150 fibras musculares


Carregar ppt "O corpo em movimento. Composição do corpo humano O corpo humano é um sistema composto por substâncias orgânicas (exclusivamente presentes nos seres vivos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google