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Superintendência de Gestão Planejamento e Finanças Gerência de Planejamento Atribuições e Modelo de Planejamento de Compras Administrativas JUNHO/2011.

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1 Superintendência de Gestão Planejamento e Finanças Gerência de Planejamento Atribuições e Modelo de Planejamento de Compras Administrativas JUNHO/2011

2 PLANEJAMENTO JUNHO/2011 O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes Peter Drucker "É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las." Bernardinho "A maioria das pessoas não planeja a falha, e sim falha no planejamento." John L. Beckley

3 PLANEJAMENTO JUNHO/2011 O Planejamento é um instrumento de gestão que promove o desenvolvimento Institucional; Planejar é toda uma visão administrativa e deve procurar envolver um variado número de pessoas; Planejar não é fazer uma mera declaração de intenções;

4 PLANEJAMENTO JUNHO/2011 A melhor maneira de evoluir do Presente para o Futuro Onde estamos? Presente Trajetória Onde e quando pretendemos chegar ? Futuro

5 ATRIBUIÇÕES DA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO

6 GEPLAN – Gerência de Planejamento Coordenar a elaboração das atividades do sistema SIGEPLAN (validação, distribuição, realizações e relatórios) bem como informar e fornecer suporte técnico subsidiando a qualidade das informações relativas ao planejamento da SES; Criar e aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, eliminar atividades em duplicidade, padronizar, melhorar o controle e solucionar problemas organizacionais; Coordenar e orientar a elaboração e consolidar o Plano Plurianual – PPA da SES, em conformidade com o Plano Estadual de Saúde, através da integração entre técnicos responsáveis pelo planejamento das demais superintendências e unidades da SES;

7 GPLAN – Gerência de Planejamento Coordenar, orientar e consolidar a Proposta Orçamentária Anual da SES em consonância com PPA em vigência; Monitorar o orçamento, com o objetivo de fornecer subsídio para a abertura de créditos adicionais, quando necessário; Coordenar a elaboração e consolidação do Relatório de Gestão Governamental da SES/GO para ser encaminhado ao Controle Interno; Realizar o acompanhamento e Manutenção dos Indicadores do PPA cadastrados no SYSCORE;

8 GPLAN – Gerência de Planejamento Estabelecer os critérios de planejamento para aquisições necessárias à manutenção administrativa da Sede, Superintendências, 15 Regionais e dos 4 Núcleos de Apoio ao Controle de Endemias – NACEs e Unidades Hospitalares.

9 PLANEJAMENTO DE COMPRAS NAS REGIONAIS E NACEs

10 Planejamento de Compras O planejamento estratégico de compras foca sua atenção no desenvolvimento de estratégias que permitam melhorar a gestão da função de compras e das despesas da Instituição.

11 O Planejamento de Compras: Não deve ser elaborado individualmente; Não é inalterável (Podem ocorrer situações adversas às inicialmente planejadas);

12 Por que elaborar um Planejamento de Compras No setor saúde gerenciamos recursos escassos para necessidades ilimitadas; Atividades complexas que englobam diversas atividades e caracterizam processos produtivos distintos requerem atenção e controle especializados quanto a aquisição de materiais, bens e serviços; Produtividade máxima dos recursos aplicados para obtenção de menor custo unitário com maior benefício possível (otimização de recursos); Otimização do atendimento aos serviços, com os mínimos custos de aquisição, armazenamento e distribuição, com qualidade, conformidade e continuidade; Garantia da não interrupção do processo de trabalho.

13 Metodologia de Planejamento de Compras Divulgação e discussão com as Regionais e NACEs; Preenchimento de planilhas de apoio, contendo: Perfil das Unidades; Informações sobre a situação do imóvel e principais necessidades; Abrangência de atendimento das Unidades; Recursos Humanos envolvidos nos processos; Quantitativo de veículos e estado de conservação dos mesmos; Recursos computacionais existentes; Necessidades de contratação de serviços; Relação de materiais para preenchimento;

14 Metodologia de Planejamento de Compras Envio das informações para a Gerência das Regionais de Saúde e Núcleo de Apoio ao Controle de Endemias; Consolidação e análise dos dados pela Gerência de Planejamento; Elaboração do Planejamento de Compras.

15 Metodologia de Planejamento de Compras - Fluxo Apresentação da metodologia Discussão e sugestões Envio de planilhas Perfil das Unidades e relação de materiais Identificação de necessidades para o ano de 2012 pelas Regionais e NACEs Planejamento integrado com as Supervisões Recebimento das planilhas pela Ger. das Regionais e NACEs Ponto focal com as Unidades – Sugere melhorias no processo Ger. Planejamento recebe informações Analisa, elabora parâmetros, critica e faz adequações Elaboração do Planejamento de Compras para 2012

16 Sistemas de Controle e Acompanhamento SIGMATE: Revitalização e programação do SIGMATE para atender as necessidades de controle de estoque; Estágio atual: Parceria entre a SES e a SEGPLAN para atualização do sistema; Estudo de parceria junto ao Ministério da Saúde para utilização do banco de especificações do Governo Federal; Será a ferramenta obrigatória para dispensação e controle de materiais; Necessidade de capacitação dos servidores para utilizarem o SIGMATE;

17 Sistemas de Controle e Acompanhamento Consumo médio mensal ; Estoque mínimo ou de segurança; - dimensionado preferencialmente a partir do consumo médio por período; Estoque máximo e médio; Tempo de reposição e ponto de pedido.

18 MODELOS DE PLANILHAS

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26 OBRIGADO!!!! Gerência de Planejamento Edilberto Alexandre Silva Machado Maria Julieta Damasceno Márcio da Silva Cardoso Maria Angélica Ungarelli APOIO SGPF: Lucas P. Silva Maria de Fátima Arantes

27 OBRIGADO!!!! Contato: Fone:

28 PPA – BREVES CONSIDERAÇÕES Embasamento legal: Art. 165 – CF; Relação com outras Leis: Plano de Governo, PPA, LDO, LOA; Elaborado sob a forma de Programas, Ações, Metas Físicas e Financeiras, bem com da priorização de execução de ações; Conformidade com o Plano de Governo e Plano Estadual de Saúde; A SES deve mostrar os benefícios aos cidadãos; Ousadia Foco no cidadão Organização Produtos mensuráveis (Indicadores)


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