A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MV Matemática para a Vida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MV Matemática para a Vida."— Transcrição da apresentação:

1 MV Matemática para a Vida

2 equivalente ao 3º Ciclo do Ensino Básico
MV Matemática para a Vida NÍVEL B3 equivalente ao 3º Ciclo do Ensino Básico

3 A B C D Unidades de competências
Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. B Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. C Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. D Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva.

4 A Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação
utilizando processos e procedimentos matemáticos. A Unidade de competência

5 Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação
utilizando processos e procedimentos matemáticos. A  Conversão cambial Conversor…

6 Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação
utilizando processos e procedimentos matemáticos. A  Estatística 1. Qual a média de mulheres desempregadas? E de homens? 2. Qual a moda de mulheres no desemprego? E de homens? 3. Qual a mediana de mulheres desempregadas? E de homens?

7 Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação
utilizando processos e procedimentos matemáticos. A  Percentagens Wii unidades. Playstation unidades. Xbox unidades. GameCube unidades. Xbox unidades. Playstation unidades. Tendo em conta o total de vendas, qual a percentagem de Xbox vendidas?

8 B Usar a matemática para analisar e resolver problemas
e situações problemáticas. Unidade de competência

9 B  Resolução de problemas
Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B  Resolução de problemas 1. Lê e interpreta bem o problema 2. Experimenta 3. Faz um gráfico, uma tabela, um desenho,…, em que possas organizar as tuas ideias 4. Especula, conjectura e comprova

10 B  Equações e Sistema de equações
Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B  Equações e Sistema de equações A balança está equilibrada. No prato da esquerda há um peso de 2 kg e duas melancias com pesos iguais. No prato da direita está um peso de 14 kg. Quanto pesa cada melancia? A tia Jacinta tinha uma quinta. Fazia criação de vacas e galinhas. Um dia, quando estava a alimentá-las, fez um cálculo e descobriu que os seus animais tinham um total de 12 cabeças e 34 pernas. Quantas galinhas tinha ela?

11 B  Teorema de Pitágoras
Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B  Teorema de Pitágoras O mapa indica o percurso que realizei numa viagem de negócios. Que distância percorri de avião?

12 B  Perímetros, áreas e volumes
Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. B  Perímetros, áreas e volumes Se correr à volta de casa que distância faço? Quanto gasto se quiser colocar tijoleira no chão da cozinha? Qual a capacidade do hall?

13 B  Juros Usar a matemática para analisar e resolver problemas
e situações problemáticas. B  Juros 1º mês: 4% (TANB); Restantes meses: 2,85% (TANB) Taxa garantida de 3,00% (TANB)

14 C Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida.
Unidade de competência

15 C  Notação cientifica 7,4×1024 kg 4,5×103 = 4500 kg
Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. C  Notação cientifica Quanto pesas? Quanto pesa um elefante? Quanto pesa a Lua? 7,4×1024 kg 4,5×103 = 4500 kg

16 C  Figuras geométricas e sólidos geométricos
Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. C  Figuras geométricas e sólidos geométricos Paralelepípedo Hexágono Cilindro Círculo Esfera Pirâmide

17 C  Proporcionalidades directa e inversa
Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. C  Proporcionalidades directa e inversa O negativo de uma fotografia mede 25mm de comprimento e 37,5 de largura. Fiz com ele uma fotografia com 15 cm de largura. Qual o comprimento da fotografia? Trinta pedreiros gastaram 150 horas para fazer metade de um muro. Para completar o muro, quantas horas serão necessárias, se trabalharem 50 pedreiros, com o mesmo ritmo?

18 D Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva.
Unidade de competência

19 Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de
forma dedutiva. D  Sequências Quantos pares de coelhos serão produzidos num ano, começando com um só par, se em cada mês cada par gera um novo par que se torna produtivo a partir do segundo mês? 1, 1, 2, 3, 5,… 2, 4, 6, 8, 10, 12,... 1, 2, 6, 24, 120, 720,... U, D, T, Q, C, S,...

20 D  Raciocínio indutivo/dedutivo
Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. D  Raciocínio indutivo/dedutivo O ferro conduz electricidade. O ouro conduz electricidade. O cobre conduz electricidade. Logo, todos os metais conduzem electricidade. Todos os Homens são falíveis. Einstein é um Homem. Logo, Einstein é falível. Numa pequena vila, um barbeiro faz a barba de todos que não fazem a própria barba. Quem faz a barba do barbeiro?

21 D  Jogo do 24 Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de
forma dedutiva. D  Jogo do 24 Em cada um dos cartões tens de obter resultado 24, usando as operações!

22 D  Sudoku Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de
forma dedutiva. D  Sudoku Regras: Colocar um algarismo de 1 a 9 em cada espaço vazio; Cada linha, coluna e quadrado 3*3 deve conter os algarismos de 1 a 9.

23  Actividade de investigação  As 24 horas de um dia
Actividades a desenvolver para a área de MV  Actividade de investigação  As 24 horas de um dia  Estudo estatístico  Sugestões… Atenção: Todas as actividades devem estar relacionadas com a sua vida profissional, pessoal e social.

24 mvrvcc@gmail.com Endereço de email para contacto com o formador
Atenção: No texto da mensagem coloque o seu nome e o número do seu grupo.

25 Página de internet de apoio à área de Matemática


Carregar ppt "MV Matemática para a Vida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google