A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Referencial de competências de MV Matemática para a Vida MV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Referencial de competências de MV Matemática para a Vida MV."— Transcrição da apresentação:

1 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida MV

2 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida MV NÍVEL B3 equivalente ao 3º Ciclo do Ensino Básico

3 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida A Unidades de competências B C D Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva.

4 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. Unidade de competência A

5 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Conversão cambial Conversão cambial Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. Conversor…

6 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Estatística Estatística Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. 1. Qual a média de mulheres desempregadas? E de homens? 2. Qual a moda de mulheres no desemprego? E de homens? 3. Qual a mediana de mulheres desempregadas? E de homens?

7 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Percentagens Percentagens Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos. Wii unidades. Playstation unidades. Xbox unidades. GameCube unidades. Xbox unidades. Playstation unidades. Tendo em conta o total de vendas, qual a percentagem de Xbox vendidas?

8 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. Unidade de competência B

9 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Resolução de problemas Resolução de problemas Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. 1. Lê e interpreta bem o problema 2. Experimenta 3. Faz um gráfico, uma tabela, um desenho,…, em que possas organizar as tuas ideias 4. Especula, conjectura e comprova

10 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Equações e Sistema de equações Equações e Sistema de equações Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. A balança está equilibrada. No prato da esquerda há um peso de 2 kg e duas melancias com pesos iguais. No prato da direita está um peso de 14 kg. Quanto pesa cada melancia? A tia Jacinta tinha uma quinta. Fazia criação de vacas e galinhas. Um dia, quando estava a alimentá-las, fez um cálculo e descobriu que os seus animais tinham um total de 12 cabeças e 34 pernas. Quantas galinhas tinha ela?

11 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Teorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. O mapa indica o percurso que realizei numa viagem de negócios. Que distância percorri de avião?

12 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Perímetros, áreas e volumes Perímetros, áreas e volumes Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. Se correr à volta de casa que distância faço? Quanto gasto se quiser colocar tijoleira no chão da cozinha? Qual a capacidade do hall?

13 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Juros Juros Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas. 1º mês: 4% (TANB); Restantes meses: 2,85% (TANB) Taxa garantida de 3,00% (TANB)

14 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. Unidade de competência C

15 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. Notação cientifica Notação cientifica Quanto pesa a Lua? 7,4×10 24 kg 4,5×10 3 = 4500 kg Quanto pesa um elefante? Quanto pesas?

16 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Figuras geométricas e sólidos geométricos Figuras geométricas e sólidos geométricos Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. Paralelepípedo Esfera Pirâmide Cilindro Hexágono Círculo

17 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Proporcionalidades directa e inversa Proporcionalidades directa e inversa Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida. Trinta pedreiros gastaram 150 horas para fazer metade de um muro. Para completar o muro, quantas horas serão necessárias, se trabalharem 50 pedreiros, com o mesmo ritmo? O negativo de uma fotografia mede 25mm de comprimento e 37,5 de largura. Fiz com ele uma fotografia com 15 cm de largura. Qual o comprimento da fotografia?

18 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. Unidade de competência D

19 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Sequências Sequências Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. 1, 2, 6, 24, 120, 720,... 2, 4, 6, 8, 10, 12,... U, D, T, Q, C, S,... Quantos pares de coelhos serão produzidos num ano, começando com um só par, se em cada mês cada par gera um novo par que se torna produtivo a partir do segundo mês? 1, 1, 2, 3, 5,…

20 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Raciocínio indutivo/dedutivo Raciocínio indutivo/dedutivo Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. O ferro conduz electricidade. O ouro conduz electricidade. O cobre conduz electricidade. Logo, todos os metais conduzem electricidade. Todos os Homens são falíveis. Einstein é um Homem. Logo, Einstein é falível. Numa pequena vila, um barbeiro faz a barba de todos que não fazem a própria barba. Quem faz a barba do barbeiro?

21 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Jogo do 24 Jogo do 24 Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. Em cada um dos cartões tens de obter resultado 24, usando as operações!

22 Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador Unidade de competência Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Sudoku Sudoku Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva. Regras: 1.Colocar um algarismo de 1 a 9 em cada espaço vazio; 2.Cada linha, coluna e quadrado 3*3 deve conter os algarismos de 1 a 9.

23 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Actividades a desenvolver para a área de MV Actividade de investigação As 24 horas de um dia Estudo estatístico Sugestões… Atenção: Todas as actividades devem estar relacionadas com a sua vida profissional, pessoal e social.

24 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Endereço de para contacto com o formador mmmm vvvv rrrr vvvv cccc cccc gggg mmmm aaaa iiii llll.... cccc oooo mmmmAtenção: No texto da mensagem coloque o seu nome e o número do seu grupo.

25 Referencial de competências de MV Matemática para a Vida Página de internet de apoio à área de Matemática wwww wwww wwww.... mmmm aaaa tttt eeee mmmm aaaa tttt iiii cccc aaaa rrrr vvvv cccc cccc.... ssss iiii tttt eeee.... vvvv uuuu


Carregar ppt "Referencial de competências de MV Matemática para a Vida MV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google