A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Aplicada à Gestão (2013-2014) UBI - Dep. de Informática 34 Sistema Operativo Sistema Operativo Aplicações Utilizador Máquina Processador Memória(s)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Aplicada à Gestão (2013-2014) UBI - Dep. de Informática 34 Sistema Operativo Sistema Operativo Aplicações Utilizador Máquina Processador Memória(s)"— Transcrição da apresentação:

1 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 34 Sistema Operativo Sistema Operativo Aplicações Utilizador Máquina Processador Memória(s) Disco(s) Periféricos Programas

2 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 35 Sistema Operativo É um conjunto de programas de controle do hardware e software Objectivo: –Transformar o hardware numa máquina abstracta simples de utilizar (cada vez mais simples de usar…) –Obter o máximo rendimento do hardware através da sua utilização para o processamento de um grande conjunto de actividades

3 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 36 Sistema Operativo É a primeira camada de software indispensável a um sistema informático Actua como intermediário entre o hardware e o utilizador ou os seus programas de aplicação –Isola ambos de detalhes desnecessários É concebido tendo em conta a estrutura do processador, bus, memórias e dispositivos de I/O de forma a conseguir controla-los e a que eles funcionem e comuniquem uns com os outros.

4 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 37 Sistema Operativo No essencial, os utilizadores (e as aplicações!) têm do computador a visão que o S.O. lhes dá. Computador = Écran + Impressora + Rato + Sistema de Ficheiros + Programas + … e não… Movimento do rato: 1 cm para a esquerda; calcular e mostrar deslocação do cursor no écran; registar a nova posição do cursor em relação à imagem do écran... Arrancar com um novo programa: Verificar qual o espaço livre na memória RAM; ir ao disco procurar o ponto onde está guardado o ficheiro de arranque do programa; carregar o código desse ficheiro na RAM; parar a execução dos programas que estão a correr, guardar a sua situação do momento; começar a executar o novo programa...

5 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 38 Sistema Operativo - Funções Principais Gestão do Hardware –Isolamento dos detalhes de funcionamento dos dispositivos físicos –Partilha eficaz de recursos (tempo do processador, espaço em memória, etc.) Gestão das Aplicações –Arranque –Execução –Instalação, desinstalação Segurança –Controle de acesso ao computador ou a programas ou ficheiros –Manutenção da integridade dos espaços em memória e em disco

6 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 39 Sistema Operativo - Funções Principais Sistema de ficheiros –Fornece aos utilizadores (e às aplicações!) serviços de armazenamento e gestão de tarefas com ficheiros. Operações típicas sobre ficheiros: –Criar e armazenar ficheiros –Apagar ficheiros –Copiar ou mover ficheiros entre unidades (físicas ou lógicas) –Desencadear a execução de ficheiros (de programas ou de dados) Operações típicas sobre espaços de armazenamento: –Visualizar o conteúdo de discos ou de sectores lógicos (directorias/pastas) –Estruturar discos lógicos. Criar, apagar, copiar ou mover pastas.

7 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 40 Sistema Operativo - Funções Principais Sistema de ficheiros Árvore de pastas (Estrutura lógica) raíz windowsprogramsdocuments informática Trab1Carta_Tom wordsystem excel

8 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 41 Sistema Operativo - Funções Principais Sistema de ficheiros Unidades físicas de armazenamento muito diferentes aparecem ao utilizador com estruturas lógicas amigáveis e semelhantes. (Isola-se o utilizador da estrutura de endereçamento e de armazenamento real dos ficheiros em cada unidade…)

9 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 42 Sistemas Operativos Um pouco de história: 1) Os primeiros computadores não tinham sistema operativo. (Também não precisavam muito…) 2) Ao longo da década de 1950 (quando os computadores passaram a ser produzidos em série e a ser vendidos comercialmente) generalizou-se a utilização de sistemas operativos: - Usualmente muito simples - Processamento em batch - Sistemas dedicados, proprietários, fechados.

10 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 43 Sistemas Operativos 3) Na década de 1970 surgiram os primeiros microcomputadores (Também não tinham sistema operativo…) Abril de Aparece o microprocessador 8080 da Intel Dezembro de Aparece o microcomputador Altair –Processador Intel 8080 –Memória de 256 bytes –Preço: $400 (dollars da época, 1900 agora…) ( )http://stats.areppim.com/calc/calc_usdlrxdeflxcpi.php –Não tinha: teclado, écran, disco rígido, disquetes… –Era programado com interruptores e mostrava o resultado em LEDs…

11 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 44 Sistemas Operativos 4) Entre 1975 e 1980 generalizam-se os microcomputadores Surge o Basic (primeira linguagem de programação disponível para microcomputadores), para os Altair. Foi o primeiro trabalho realizado pela Microsoft Surge o Apple II. Na altura já eram usados teclados, écrans e disquetes… Por isso o sistema operativo já tinha de estar lá! Primeiros microprocessadores comerciais de 16 bits (Intel 8086) Em 1980 o S.O. mais divulgado era o CP/M

12 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 45 Sistemas Operativos 5) Em 1980 a IBM ataca os microcomputadores Surge o IBM-PC (Vendido a cerca de $3000) Utiliza o MS-DOS, da Microsoft, como sistema operativo Foi o primeiro S.O. da Microsoft (comprado e adaptado) A partir do IBM-PC (que é adoptado como standard e clonado) dá-se a explosão dos microcomputadores Surge o Macintosh, da Apple. É o primeiro computador realmente divulgado que usa um S.O. com interface tipo GUI, com rato.

13 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 46 Sistemas Operativos 6) Surge o Windows 3.0, da Microsoft, baseado numa GUI. Este S.O. corre sobre o DOS torna-se o primeiro capaz de fazer multi-tasking com divulgação mundial (o OS/2 da IBM e da Microsoft, lançado em 1987, falhou em termos comerciais) Surge a versão 1.0 do Linux Uma versão aberta, gratuita, do UNIX. ( Hoje em dia é o 3º. S.O. mais utilizado, depois do Windows e dos da Apple.) Surge o Windows 95, da Microsoft Já funciona a 32 bits. Inicia a série actual de S.O. da Microsoft.

14 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 47 Sistemas Operativos Baseados em linha de comandos: São S.O. que recebem as ordens do utilizador através de instruções em texto, escritas sempre adiante da prompt do sistema. O exemplo mais conhecido deste tipo de S.O. é o DOS. Hoje em dia já são muito pouco utilizados, (apenas por gestores de sistemas, hackers, e outros especialistas hardcore). Actualmente são mais comunmente utilizados no contexto de sistemas Linux, embora ainda existam sistemas DOS, e os sistemas Windows tenham também disponível uma interface em linha de comandos.

15 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 48 Sistemas Operativos Baseados em linha de comandos: Exemplos de ordens na linha de comandos do DOS: c:/> dir *.txt c:/> cd windows c:/> cd.. c:/> wordstar c:/> format c: (!!!)

16 Informática Aplicada à Gestão ( ) UBI - Dep. de Informática 49 Sistemas Operativos Baseados em interface gráfica: São os sistemas operativos actuais, tipo Windows, com os quais se interactua predominantemente através do rato. Estes sistemas chamam-se muitas vezes tipo GUI (Graphical User Interface). No principio chamaram-lhes por vezes tipo WIMP (Windows, Icons, Menus and Pointers - para além do significado directo da palavra...), mas actualmente isso não faria sentido, porque são mais de 99.9%…


Carregar ppt "Informática Aplicada à Gestão (2013-2014) UBI - Dep. de Informática 34 Sistema Operativo Sistema Operativo Aplicações Utilizador Máquina Processador Memória(s)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google