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CURSO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO ECONOMIA2007/2008.

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Apresentação em tema: "CURSO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO ECONOMIA2007/2008."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO ECONOMIA2007/2008

2 Compreender os conceitos de mercado de concorrência perfeita, de procura e de oferta e de equilíbrio. Compreender os conceitos de mercado de concorrência perfeita, de procura e de oferta e de equilíbrio. Distinguir procura de quantidade procurada e oferta de quantidade oferecida. Distinguir procura de quantidade procurada e oferta de quantidade oferecida. Conseguir utilizar o raciocínio marginal. Conseguir utilizar o raciocínio marginal. Utilizar o gráfico de procura e da oferta para estudar variações nos preços de equilíbrio. Utilizar o gráfico de procura e da oferta para estudar variações nos preços de equilíbrio. Utilizar o conceito de elasticidade Utilizar o conceito de elasticidade O que o aluno deve conseguir fazer depois de estudar esta aula

3 O mercado de concorrência perfeita Mercado - Mecanismo através do qual os compradores e os vendedores podem determinar preços e trocar bens e serviços.Mercado - Mecanismo através do qual os compradores e os vendedores podem determinar preços e trocar bens e serviços. Mercado de concorrência perfeita – existem muitos compradores e vendedores logo nenhum individualmente tem influência sobre o preço.Mercado de concorrência perfeita – existem muitos compradores e vendedores logo nenhum individualmente tem influência sobre o preço.

4 A Curva da Procura Variáveis que afectam a quantidade procurada por um consumidor. O preço do produto O preço do produto O rendimento do consumidor O rendimento do consumidor O preço dos bens substitutos O preço dos bens substitutos O preço dos bens complementares O preço dos bens complementares Os gostos dos consumidor e a publicidade Os gostos dos consumidor e a publicidade As expectativas sobre os preços futuros As expectativas sobre os preços futuros ….. …..

5 Vamos considerar como fixo (constante) O rendimento do consumidor O rendimento do consumidor O preço dos bens substitutos O preço dos bens substitutos O preço dos bens complementares O preço dos bens complementares Os gostos dos consumidor e a publicidade Os gostos dos consumidor e a publicidade As expectativas sobre os preços futuros As expectativas sobre os preços futuros E tudo o resto excepto o preço do bem E tudo o resto excepto o preço do bem

6 A Procura individual e a Lei da Procura Lei da procura – o preço e a quantidade procurada variam em sentidos opostos, ceteris paribus (tudo o resto constante).Lei da procura – o preço e a quantidade procurada variam em sentidos opostos, ceteris paribus (tudo o resto constante). Procura do João por pizzas Preço () Quantidade de pizzas por mês

7 A procura individual e a sua representação gráfica A procura individual é normalmente representada por uma recta de inclinação negativa.A procura individual é normalmente representada por uma recta de inclinação negativa.

8 Como a quantidade procurada se comporta quando variamos os preços No exemplo ao lado vemos variações na quantidade procurada quando o preço varia.No exemplo ao lado vemos variações na quantidade procurada quando o preço varia.

9 Existem dois efeitos O efeito substituição – devido à variação do preço.O efeito substituição – devido à variação do preço. O efeito rendimento – devido à variação do rendimento real resultante da variação do preço.O efeito rendimento – devido à variação do rendimento real resultante da variação do preço.

10 Não confundir variações na quantidade procurada e variações na procura Variações na quantidade procuradaVariações na quantidade procurada O preço do bem varia O preço do bem varia Tudo o resto permanece constante Tudo o resto permanece constante Variações na procura Variações na procura Algum dos outros factores que influenciam a quantidade procurada varia Algum dos outros factores que influenciam a quantidade procurada varia Para o mesmo preço, a quantidade procurada vem diferente Para o mesmo preço, a quantidade procurada vem diferente

11 Exemplos: Quando o preço subiu de 8 para 12 unidades monetárias (por exemplo: euros), a quantidade procurada diminuiu de 200 para 150 unidades (por exemplo: toneladas).

12 Pensemos no caso da doença das vacas loucas. O que aconteceu à procura de carne de vaca? Para o mesmo preço, a quantidade procurada é menor – houve uma diminuição da procura.Para o mesmo preço, a quantidade procurada é menor – houve uma diminuição da procura.

13 Da procura individual à procura no mercado A procura de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade procurada no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).A procura de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade procurada no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

14 Passagem da procura individual à procura de mercado

15 A curva da oferta Variáveis que afectam a quantidade oferecida:Variáveis que afectam a quantidade oferecida: O preço do produto O preço do produto O preço dos factores de produção usados, como os salários, o preço da electricidade, entre outros. O preço dos factores de produção usados, como os salários, o preço da electricidade, entre outros. O estado da tecnologia. O estado da tecnologia. Impostos e subsídios Impostos e subsídios Expectativas Expectativas …. ….

16 Temos que distinguir Variações da quantidade oferecidaVariações da quantidade oferecida Variações da ofertaVariações da oferta

17 A análise custo-benefício em acção A decisão de produzir de mais uma unidade está baseada no raciocínio marginalA decisão de produzir de mais uma unidade está baseada no raciocínio marginal Raciocínio marginal Aumento a produção se o benefício marginal é superior ao custo marginal. Diminuo no caso contrário. Se possível escolho um nível de produção onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

18 Análise gráfica O benefício marginal é igual ao preço.O benefício marginal é igual ao preço. A escolha é onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.A escolha é onde o benefício marginal é igual ao custo marginal.

19 O que acontece quando o preço aumenta? A quantidade oferecida aumenta.A quantidade oferecida aumenta.

20 Oferta individual e lei da oferta A quantidade oferecida e o preço variam no mesmo sentido, ceteris paribus (tudo o resto constante).A quantidade oferecida e o preço variam no mesmo sentido, ceteris paribus (tudo o resto constante). Noras Schedule for Pizza Price ($) Quantity of pizzas per month

21 A oferta individual e a sua representação gráfica A oferta individual é normalmente representada por uma recta de inclinação positiva.A oferta individual é normalmente representada por uma recta de inclinação positiva.

22 O que acontece à quantidade oferecida quando o preço aumenta, aparece na figuraO que acontece à quantidade oferecida quando o preço aumenta, aparece na figura Como a quantidade oferecida se comporta quando variamos os preços

23 Da oferta individual à oferta no mercado A oferta de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade oferecida no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).A oferta de mercado mostra a relação entre o preço e a quantidade oferecida no mercado, ceteris paribus (tudo resto constante).

24 Da oferta individual à oferta de mercado Se houver 100 firmas idênticas, a quantidade oferecida no mercado é 100 a quantidade individual.Se houver 100 firmas idênticas, a quantidade oferecida no mercado é 100 a quantidade individual.

25 O Equilíbrio de Mercado O equilíbrio no mercado é uma situação em que a quantidade procurada é igual à oferecida não se alterando o preço.O equilíbrio no mercado é uma situação em que a quantidade procurada é igual à oferecida não se alterando o preço.

26 Excesso da Procura O preço tende a subir.O preço tende a subir. A quantidade transaccionada é igual à quantidade oferecidaA quantidade transaccionada é igual à quantidade oferecida As variações das quantidades são ao longo das curvas.As variações das quantidades são ao longo das curvas.

27 Excesso da oferta O preço tende a descer.O preço tende a descer. A quantidade transaccionada é igual à quantidade procurada – pizzas por mêsA quantidade transaccionada é igual à quantidade procurada – pizzas por mês

28 Efeitos no mercado de uma variação da Procura - aumento Uma variação da procura resulta de uma variação de algo que não o preço.Uma variação da procura resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da procura desloca-se para a direita e para cima, quando há um aumento de procura.A curva da procura desloca-se para a direita e para cima, quando há um aumento de procura.

29 Causas de um aumento da procura Um aumento de rendimento no caso dos bens normais.Um aumento de rendimento no caso dos bens normais. Aumento de preço dos bens substitutos.Aumento de preço dos bens substitutos. Aumento de populaçãoAumento de população Expectativas de aumentos futuros de preçoExpectativas de aumentos futuros de preço …

30 Efeitos no mercado de um aumento de procura Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de procura. O preço sob.Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de procura. O preço sob. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais alto e maior quantidade transaccionada.O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais alto e maior quantidade transaccionada.

31 Efeitos no mercado de uma variação da Oferta - aumento Uma variação da oferta resulta de uma variação de algo que não o preço.Uma variação da oferta resulta de uma variação de algo que não o preço. A curva da oferta desloca-se para a direita e para baixo, quando há um aumento da oferta.A curva da oferta desloca-se para a direita e para baixo, quando há um aumento da oferta.

32 Causas de um aumento de oferta O custo de um factor de produção diminui.O custo de um factor de produção diminui. Um avanço tecnológico diminui os custos.Um avanço tecnológico diminui os custos. O número de firmas aumenta.O número de firmas aumenta. Os produtores esperam um preço mais baixo no futuro.Os produtores esperam um preço mais baixo no futuro. Subsídios.Subsídios.

33 Efeitos de um aumento de oferta Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de oferta. O preço desce.Ao preço (8$) de equilíbrio inicial existe um excesso de oferta. O preço desce. O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais baixo e maior quantidade.O equilíbrio é restabelecido em n, com um preço de equilíbrio mais baixo e maior quantidade.

34 Efeitos no mercado de variações na oferta e procura O resultado depende da magnitudes das variações.O resultado depende da magnitudes das variações.

35 Os efeitos no mercado de variações da oferta e da procura Neste caso o preço desce e a quantidade aumenta.Neste caso o preço desce e a quantidade aumenta. Represente um caso onde o preço aumente e a quantidade aumente.Represente um caso onde o preço aumente e a quantidade aumente.

36 Revisão dos efeitos de variações da Procura e da Oferta Variações na Procura ou na Oferta Variação no preço Variação na quantidade Aumento na procuraAumenta Diminuição na procuraDiminui Aumento na ofertaDiminuiAumenta Diminuição na ofertaAumentaDiminui

37 Vejamos novamente o caso do salário mínimo Pensemos que o mercado de trabalho está em equilíbrioPensemos que o mercado de trabalho está em equilíbrio

38 Agora fixemos um salário mínimo Sm (em Portugal , cerca de trabalhadores) A quantidade procurada é menor do que a oferecida – há desemprego igual a qs-qmA quantidade procurada é menor do que a oferecida – há desemprego igual a qs-qm

39 Mas será que os trabalhadores estão pior? Inicialmente recebiam Se vezes qe (massa salarial) ou seja a área a verde claro abaixoInicialmente recebiam Se vezes qe (massa salarial) ou seja a área a verde claro abaixo

40 Agora recebem Sm vezes qm ou seja a área verde escuro abaixo

41 Qual é maior? Tudo depende da variação dos salários e da variação da quantidade procurada.Tudo depende da variação dos salários e da variação da quantidade procurada. Se ao aumento de salários, a procura quase não diminuir (procura rígida) então a massa salarial aumenta.Se ao aumento de salários, a procura quase não diminuir (procura rígida) então a massa salarial aumenta. Nas aulas práticas irão trabalhar o conceito de elasticidade.Nas aulas práticas irão trabalhar o conceito de elasticidade.

42 Para quem gosta de Matemática! Sm x qm = [Se + (Sm-Se)] x [qe + (qm-qe)] =Sm x qm = [Se + (Sm-Se)] x [qe + (qm-qe)] = = Se x qe + Se x (qm-qe) + (Sm-Se) x qe + (Sm-Se) x (qm-qe)= Se x qe + Se x (qm-qe) + (Sm-Se) x qe + (Sm-Se) x (qm-qe) Aproximadamente igual aAproximadamente igual a Se x qe + Se x (qm-qe) + (Sm-Se) x qeSe x qe + Se x (qm-qe) + (Sm-Se) x qe Será que este valor é maior do que Se x qe?Será que este valor é maior do que Se x qe? Sim se Se x (qm-qe) + (Sm-Se) x qe for maior que zeroSim se Se x (qm-qe) + (Sm-Se) x qe for maior que zero Se x (qm-qe) + (Sm-Se) x qe > 0Se x (qm-qe) + (Sm-Se) x qe > 0 OuOu Se x (qm-qe) / (Sm-Se) x qe + 1 > 0Se x (qm-qe) / (Sm-Se) x qe + 1 > 0 Se x (qm-qe) / (Sm-Se) x qe > -1Se x (qm-qe) / (Sm-Se) x qe > -1 E finalmenteE finalmente (qm-qe) (qm-qe) _ qe______ < 1 _ qe______ < 1 (Sm-Se) (Sm-Se) Se Se

43 Elasticidade da procura de trabalho parece ser menor que 1 (qm-qe) (qm-qe) _ qe______ - elasticidade da procura de trabalho _ qe______ - elasticidade da procura de trabalho (Sm-Se) (Sm-Se) Se Se Variação percentual da quantidade a dividir pela variação percentual do preço A massa salarial aumenta com o aumento do salário mínimo.


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