A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna
A ÁGUA Usos e poluição da água Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna

2 O que determina se a água é própria para o consumo?

3 Água potável Para que possa ser consumida pelo ser humano a água deve reunir qualidades visuais como ser incolor ou transparente, ser inodora (sem cheiro), e insípida (sem gosto de outras substâncias) sendo então considerada água potável. A presença de sais minerais dissolvidos caracteriza a água mineral que geralmente é potável.

4 Como a água chega até nossas casas? Estações de tratamento
São locais onde a água é tratada para que possa ser consumida. As etapas do tratamento são semelhantes aos processos que ocorrem na natureza, embora sejam usadas substâncias que acelerem a purificação.

5 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO

6 POR QUE A ÁGUA FERVIDA DEVE SER AGITADA?!?!?!?
A água usada para beber deve ser filtrada ou fervida, diminuindo assim o risco de contaminação por doenças. Caso a água não venha de uma estação de tratamento, além de filtrar ou ferver, deve-se clorar. Para clorar, pingue uma gota de cloro para cada litro de água, agite e deixe descansar por 20 minutos POR QUE A ÁGUA FERVIDA DEVE SER AGITADA?!?!?!?

7 USOS DA ÁGUA

8 USOS DA ÁGUA

9 BALNEABILIDADE É a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada. Para sua avaliação é necessário o estabelecimento de critérios objetivos. Estes critérios devem se basear em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padrões pré estabelecidos, para que se possa identificar se as condições de balneabilidade em um determinado local são favoráveis ou não; pode-se definir, inclusive, classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários.

10 Fatores que influem na balneabilidade
O parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais. Diversos são os fatores que condicionam a presença de esgotos nas praias: Existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades. Existência de córregos afluindo ao mar. Condições de maré

11 USOS DA ÁGUA

12 USOS DA ÁGUA

13 POLUIÇÃO DA ÁGUA

14 TRATAMENTO DO ESGOTO

15 POLUENTES Agentes patogênicos Resíduos agrícolas Resíduos industriais
Metais pesados

16


Carregar ppt "Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google