A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância
Olá turma! Eis o último tópico da nossa disciplina. Escrita na Internet

2 Para refletir... Há regras para se escrever na internet?
Quando falamos em escrita na internet, será que estamos tratando de algo homogêneo, isto é, de um estilo de escrita único? Haveria um padrão único de escrita para toda a internet?

3 Considerações Iniciais
Para início de conversa Considerações Iniciais Para escrever na internet, assim como em qualquer outro ambiente, é necessário pensar em dois pontos principais: Para quem escrevemos (público); Com que finalidade escrevemos (objetivo). Em outras palavras, precisamos ter em mente em qual gênero estamos escrevendo. Porém, algo que gera dúvidas é o fato de quem alguns ambientes da internet se usa uma linguagem própria: o internetês.

4 Uma linguagem peculiar...
O internetês Uma linguagem peculiar... A maioria de nós deve conhecer ou pelo menos identificar esse código peculiar à internet; Alguns pesquisadores, como Xavier (2012), consideram o internetês como mais uma variante do Português. Logo, se é uma variante significa que é mais uma possiblidade de uso da língua. Portanto, não pode e nem deve ser aplicada a todas as situações.

5 FaceBook, Twitter, Whatsapp...
Redes Sociais FaceBook, Twitter, Whatsapp... Essa linguagem é muito frequente em alguns espaços das redes sociais e entre alguns usuários. Inclusive para interagir nessas redes há também um conjunto de regras chamado de Netiqueta ou etiqueta da internet. Vejamos algumas dessas regras (acho que nem precisava dizer isso, mas vamos lá!)

6

7 Mas o que tudo isso tem a ver conosco que interagimos e estudamos no Moodle?
Muitas vezes, por interagirmos em diferentes espaços da internet, acabamos por trazer hábitos de escrita desses outros lugares. Contudo, não podemos perder de vista que agora estamos num ambiente acadêmico que pressupõe uma certa formalidade e, por conseguinte, a observância da norma culta da língua. É esperado também que os textos produzidos, nos fóruns, por exemplo, sejam claros e concisos. Já no chat, que é uma interação mais imediatista, a escrita pode ser menos cuidada, mas ainda sim precisa ser compreensível; deve-se usar um código que todos entendam.

8 Em Resumo... Premissa: A maior parte da interação na plataforma de ensino se dá por meio da modalidade escrita. Questão: Escrevemos da mesma forma nos diferentes espaços na plataforma? (Ex: Fórum, Chat, trabalhos acadêmicos...) Portanto, é importante considerar: Registro de linguagem (níveis de formalidade) Peculiaridades das ferramentas e dos gêneros Quando se escreve, onde, para quem, com que objetivos...

9 Algumas regras gerais...

10 Material para estudo Sobre Gêneros Digitais
Para saber mais... Sobre Gêneros Digitais %20da%20escrita%20nos%20novos%20generos%20digitais- Xavier.pdf

11 Então a gente se encontra no fórum da semana.


Carregar ppt "Unidade 4 Interação Online e Educação à Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google