A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,"— Transcrição da apresentação:

1 A PAISAGEM RURAL E A PAISAGEM URBANA: VAMOS PERCEBER AS SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

2 O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo, turismo rural, silvicultura ou conservação ambiental. É no espaço rural onde se produz grande parte dos alimentos consumidos no espaço urbano. Muitas vezes as áreas rurais e urbanas não são facilmente identificáveis, em razão da grande integração que tem ocorrido entre elas. Entretanto algumas características sobressaem em cada paisagem. Na zona rural há grandes áreas verdes, que podem ser naturais ou cultivadas. É nessa região que são desenvolvidas sobretudo as atividades do setor primário de produção: agricultura, pecuária e extrativismo. Em geral nas zona rural há pouca concentração de pessoas e de construções, sendo marcante a presença de elementos naturais como rio e vegetação.

3 O que é Zona Urbana: Zona urbana é o espaço ocupado por uma cidade, caracterizado pela edificação contínua e pela existência de infraestrutura urbana, que compreende ao conjunto de serviços públicos que possibilitam a vida da população. A infraestrutura urbana é composta de vários elementos, como o abastecimento de água, serviços de esgoto, fornecimento de energia elétrica, escolas, hospitais, sistema viário, policiamento, locais de lazer etc.

4 As cidades desenvolvem-se normalmente a partir de um núcleo que forma o centro da cidade. Além dele, surgem os bairros residenciais, as áreas industriais etc. A zona urbana não é igual em todas as cidades. Cada uma tem a aparência própria e diferem das outras pelo tamanho, relevo, traçado de ruas, atividades desempenhadas, progresso alcançado, quantidade de pessoas que nela residem etc. Algumas zonas urbanas surgiram junto a portos marítimos, marcando o início da exploração de uma área. No Brasil, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e outras cidades antigas marcaram os locais onde os portugueses começaram a explorar o território brasileiro.

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 E agora??? O campo ou a cidade???

16

17 Espaço rural próximo ao espaço urbano

18 Para concluirmos nossos estudos, vamos construir um texto coletivo abordando a temática do CAMPO e da CIDADE, apontando as características de cada um e os aspectos positivos e negativos desses lugares.


Carregar ppt "O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google