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Ao escolher um exercício físico é importante considerar o que você gosta de fazer para se ter prazer em se exercitar e quais seus os objetivos. Existem.

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2 Ao escolher um exercício físico é importante considerar o que você gosta de fazer para se ter prazer em se exercitar e quais seus os objetivos. Existem dois caminhos distintos, com inúmeras possibilidades entre eles.

3 São eles : Aeróbicos : O exercício aeróbico é aquele que refere-se ao uso de oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Os exercícios aeróbicos típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos. Esta categoria de exercício, é a que traz mais benefícios ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando qualidade e expectativa de vida, pois somente os exercícios aeróbicos de longa duração queimam as reservas de gordura do corpo humano. Sendo eles:

4 CAMINHAR Indicado para pessoas que preferem treinar ao ar livre. Estudos realizados em centros de pesquisas do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas - caminhar - é uma forma surpreendentemente eficaz de emagrecer e tonificar o corpo. A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente. Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força e continuamente queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal.

5 CORRER Correr é uma excelente forma de queimar calorias, trabalhar o sistema cardiorrespiratório e de tonificar e dar forma às pernas e glúteos. A corrida é perfeita não só como um esporte independente, mas também para quem quer uma atividade aeróbica complementar a outros esportes. O preparo na corrida é essencial. Não tenha vergonha de parar para dar uma respirada, tomar um fôlego, dar uma esticada e dar uma bela descansada antes de voltar para o ritmo intenso da corrida.

6 PEDALAR Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada. Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo. Alem de pedalar ao ar livre e muitos terem o ciclismo como uma prática esportiva, hoje nas academias existem aulas de bicicletas, chamadas de spinning bastante eficiente, empolgante. Conhecido como o "detonador de calorias", o spinning é uma das aulas mais disputadas das academias. E não é por menos. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e, de quebra, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória. Existem em Rio preto, academias que praticam spinning na água.

7 NADAR A natação é um dos desportos mais completos e mais acessíveis a todo o gêneros de pessoas; bebês, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modalidade desportiva de reduzido impacto para a estrutura óssea. Normalmente, existem programas de trabalho dirigidos a diferentes faixas etárias, condições dos candidatos e grau de habilidade (principiante, intermédio ou avançado). Este pode ser encarado como um desporto de competição, uma modalidade associada a alguns tipos de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. É uma ótima opção para vencer o sedentarismo.

8 Benefícios: Entre os benefícios para a saúde de fazer regularmente exercícios aeróbicos estão: Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração. Fortalecimento e aumento do músculo cardíaco. Tonificação da musculatura. Diminuição da pressão arterial. Elevação do número de células vermelhas do sangue. Melhoria da circulação sanguínea. Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência. Aumento do fluxo sanguíneo nos músculos.

9 Anaeróbicos: Anaeróbico significa "sem ar", e refere-se à geração de energia no tecido vivo independente do oxigênio. Exercícios anaeróbicos são atividades breves de alta intensidade nas quais o metabolismo anaeróbico acontece nos músculos Anaeróbico é qualquer exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade. Exercícios anaeróbicos são geralmente usados por atletas para desenvolver força para construir massa muscular. Músculos que são treinados sob condições anaeróbicas desenvolvem melhor performance em atividades de curta duração e alta intensidade. São inúmeras as opções de aulas que podemos escolher. São eles:

10 MUSCULAÇÃO A musculação pode ser realizadas por diferentes grupos de indivíduos, desde adolescentes à idosos, passando por aquelas pessoas que precisam de cuidados especiais, como cardiopatas (portadores de distúrbios no coração), diabéticos, hipertensos (indivíduos com pressão arterial acima do normal), portadores de deficiência física, indivíduos que estão em fase de recuperação de lesões ou em quadro pós-operatório, liberados pelo médico para fortalecimento muscular. Quando iniciamos a pratica da musculação pela primeira vez, passamos por um período chamado período de adaptação, onde o nosso organismo sofre modificações e adaptações quanto à força, coordenação do movimento, recrutamento de fibras musculares envolvidas na atividade, entre outras. Esse período, dentro de uma pratica regular, acontece nas duas primeiras semanas, onde é visível a melhora da performance do aluno na realização dos exercícios após este período. O treinamento na musculação deve ser acompanhado por um professor, formado em educação física, especialista na área de musculação, que irá planejar a rotina de treinamento do aluno e acompanhá-lo no dia-a-dia, dentro da academia. Nos dias atuais a musculação é utilizada por seus praticantes com objetivos distintos, como aumento de força e de massa muscular, diminuição do peso corporal, massa gorda e percentual de gordura, melhora do condicionamento físico geral, aumento da performance esportiva, da potência ou da resistência muscular. Porém cada propósito exige o uso de diferentes tipos de treinamento, com diferentes intensidades, volumes, velocidade de execução dos movimentos, séries, intervalos entre as séries e os exercícios, e períodos de recuperação entre os treinos.

11 BENEFÍCIOS : Anaeróbicos: Geram energia independente do oxigênio, são atividades breves e de alta intensidade. Aumento da força Hipertrofia muscular (aumento da massa magra) Maior resistência e força nos tendões. Na musculação, ele propicia a manutenção da massa óssea e crescimento muscular.

12 COMBINAÇÃO AERÓBICO E ANAERÓBICO Existem diversas aulas na qual misturam o aeróbico e anaeróbico, mas sempre predominando mais um do que o outro. Veja quais são: BodyBalance - Aula de condicionamento postural, que utiliza movimentos adaptados da Yoga e Pilates; (Anaeróbico) BodyAttack - Combina exercícios aeróbicos de alta intensidade trabalhando a força e estabilização; ( Anaeróbico) BodyCombat - Baseado em diversas artes marciais, onde desenvolve a técnica dos golpes juntamente com o treinamento físico; (Aeróbico) BodyJam - Mistura de movimentos de vários estilos como Funk, Groove, Ritmos Latinos, Caribenhos, Street Dance, Techno, Hip-Hop, Disco; (Aeróbico) BodyPump - Treinamento com pesos sincronizado desenvolver a força, a resistência muscular, gastar muitas calorias e definir a musculatura, melhorando a postura corporal e como prevenção para a osteoporose; (Anaeróbico) BodyStep - Atividade cardiovascular que utiliza plataformas conhecidas como steps; (Aeróbico) RPM - Programa de ciclismo indoor que pode gastar 800 calorias numa única sessão, e reduz drasticamente a gordura corporal; (Aeróbico) PowerJump - Utiliza o mini-trampolim como equipamento para realizar toda a aula, executando movimentos simples pulando em uma superfície elástica; (Aeróbico)

13 LEMBRE –SE: Para a atividade física se tornar mais completa, temos que associar, exercícios aeróbicos, anaeróbicos e alongamento. ESPERO, que tenham se identificado com alguma dessas aulas e deixem de lado a vida sedentária. Claro que além dessas aulas temos as práticas esportivas como: Vôlei, Basquete, Futebol, Handebol, Tênis, Natação e etc. SEU CORPO TE AGRADECERÁ NO PRESENTE E NO FUTURO...


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