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PALESTRA: Marketing Pesquisa e Segmentação de Mercado Estudo de Mercado/ Segmentação de Mercado / Pesquisa de Marketing Por: Edmilson Molina Diretor do.

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1 PALESTRA: Marketing Pesquisa e Segmentação de Mercado Estudo de Mercado/ Segmentação de Mercado / Pesquisa de Marketing Por: Edmilson Molina Diretor do Marketing Club de Presidente Prudente

2 Marketing? Market = Mercado + ing (gerúndio) Marketing em português: ________ (mercado em movimento + fazendo mercado + mercado em desenvolvimento)

3 Na natureza nada se perde nada se cria tudo se copia? Criatividade: Maneira pela qual conseguimos relacionar, associar, cruzar informações de forma inusitada, na solução de problemas e transposição de obstáculos Criatividade e Marketing?

4 Como usar a criatividade em Marketing? Como usar a criatividade em Marketing? Ponto de Vista O mundo Como um Grande Sistema de Informações O Mercado como o resultado das dependências nas relações de troca, possíveis por meio do fluxo de informação

5 Onde usar a Criatividade em Marketing? Na maneira como buscamos informaçõesNa maneira como buscamos informações Na maneira como relacionamos as informaçõesNa maneira como relacionamos as informações Na maneira como usamos as informações relacionadasNa maneira como usamos as informações relacionadas Na maneira como conseguimos perceber e descobrir nichos de mercadoNa maneira como conseguimos perceber e descobrir nichos de mercado Na maneira como utilizamos todas estas informações para atrair a atenção de novos consumidores.Na maneira como utilizamos todas estas informações para atrair a atenção de novos consumidores.

6 Pesquisa? Busca sistemática de informações necessárias ao desenvolvimento de: Produtos Campanhas de Divulgação Estratégias de Vendas Sistemas de Distribuições Eficientes Novas Oportunidades de Negócios

7 Tipos de Pesquisa? Mídias :Internet / TV / Revistas / Jornais / Catálogos... Eventos : Cursos /Congressos / Feiras / Desfiles Corpo a corpo: Fornecedores / Compradores Consumidores / parentes / amigos / filhos / amigos dos filhos / vizinhos.... Sistemáticas: Planejadas por profissionais, e utiliza instrumentos como questionários e formulários / telemerketing / pesquisa de campo...

8 Informações Importantes Informações Importantes Linguagem de Mercado e Conhecimentos Gerais Balança Comercial / Taxa SELIC / Reunião do COPOM / Taxas de Juros e Inflação / Superávit Primário / Por quê a Bolsa sobe e o Dólar cai / Risco Brasil / OMC / Neoliberalismo / Associações de Classe / Custo Benefício / Fundos de Pensão / Investidores internacionais / Aquecimento Global /Tratado de Kioto / Créditos de Carbono / Informações Específicas: Lançamentos / Tendências / Feiras e Eventos / Novas Tecnologias / Sistemas de Gestão e Gerenciamento / Pesquisas e Estatísticas do Segmento de Interesse / Projetos de Leis (federais /estaduais e municipais ) / Acordos Econômicos e de Cooperação Internacional

9 Segmentação de Mercado? É a maneira como distinguimos os diferentes grupos de pessoas que podem ou não ter interesse em nossos produtos já existentes, ou para os quais podemos criar novos produtos. Resultado dos diferentes sistemas de pesquisa

10 Critérios para a Segmentação de Mercado? Pode ser levada em consideração variáveis geográficas, (localização e distribuição), de comportamento (por que compra e como compra), de perfil do consumidor (sexo, faixa etária, grau de instrução, classe sócio- econômica, religião, etc.) ou de pessoa jurídica (comércio, indústria, serviço, agronegócio, porte, etc).

11 Exemplos de Segmentos de Mercado? Gênero: Mulheres / Homens / Gays Estilos Culturais: Caubóis / Fashon / Social / Casual / Descolado / Profissionais / Funcionais / Segurança Caubóis / Fashon / Social / Casual / Descolado / Profissionais / Funcionais / Segurança Idade: Bebês / Crianças / Adolescentes / Jovens Adultos / Seniores / Idosos Bebês / Crianças / Adolescentes / Jovens Adultos / Seniores / Idosos Etnias Afro / Caucasiano / Latino / Asiático / Oriental

12 Outros Segmentos Couro e Moda? Formação Cultural e Profissional: Estudantes / Profissionais Liberais / Universitários / Esportistas / Executivos / Médicos / Advogados Localização Geográfica: Norte / Sul / São Paulo / Capital / Interior / Exterior / América / Europa / Tipos Físicos e Estilos de Vida Gordo / Magro / Alto / Baixo / Sedentário / Esportista / Em Boa Forma / Hiper-ativo Gordo / Magro / Alto / Baixo / Sedentário / Esportista / Em Boa Forma / Hiper-ativo

13 Exemplos. de Cruzamento de Informações na Segmentação de Mercado? Homens / Caubóis / Gays / Norte Americanos / Seniores / Orientais / Sedentários Mulheres / Profissionais Liberais / Interioranas / Fashion Adolescentes Masculinos / Paulistanos / Esportistas / Descolados / Adolescentes Masculinos / Paulistanos / Esportistas / Descolados /

14 O que saber sobre os públicos definidos na segmentação de mercado? O que fazem... O que fazem... O que gostam o que desprezam... O que gostam o que desprezam... O que lhes chama a atenção... O que lhes chama a atenção... O que lêem... O que lêem... O que assistem... O que assistem... Onde vão... Onde vão... Como vão... Como vão... Por que vão... Por que vão... Quem admiram... Quem admiram... O que vestem... O que vestem... Onde compram... Onde compram...

15 Preferências e Critérios? Exemplo / Sapatos: Conforto Preço Durabilidade Designer Moda Ocasião Segurança

16 Por que saber disto? Para direcionar as linhas e idéias para a criação de novos produtos Para traçar estratégias de divulgação Para definir estratégias de distribuição Para estabelecer parcerias com diferentes segmentos de interesse comum

17 O que fazer agora? Avaliar como anda o seu sistema de pesquisa e seu banco de dados Definir novos segmentos para atingir no mercado Estabelecer novas estratégias para divulgação Identificar meios criativos e econômicos de distribuição Firmar parcerias com segmentos afins ou correlatos Estudar mais, usar a criatividade ou contratar um especialista

18 Boa Sorte a Todos e Até a Próxima Edmilson Molina Diretor do Marketing Club de Presidente Prudente Tel


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