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O PLANO DE NEGÓCIOS Planejamento rural

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Apresentação em tema: "O PLANO DE NEGÓCIOS Planejamento rural"— Transcrição da apresentação:

1 O PLANO DE NEGÓCIOS Planejamento rural
Conteúdo do Plano de Negócio - O Plano de Marketing (PN5.ppt)

2 Estrutura do Plano de Negócios
Carta de encaminhamento Acordo de Confidencialidade (opcional) Índice Sumário Executivo A Empresa Plano de Marketing ¡ Plano Financeiro Anexos

3 Conteúdo do Plano de Marketing
Basicamente, o Plano de Marketing possui os seguintes tópicos: Análise ou pesquisa do mercado Estratégias de Marketing

4 Pesquisa de Mercado Mecanismo para se conhecer o seu público alvo;
Coleta, análise e interpretação sistemática de dados importantes sobre o cliente para o planejamento das ações de Marketing; Quem faz ? -Empresas especializadas; departamentos de grandes empresas; ou o próprio interessado.

5 Uma boa bibliografia: “ faca sua própria PESQUISA DE MERCADO”
Paul Hague Peter Jackson Editora Nobel

6 Um bom exemplo . . . “ uma pesquisa para se estudar o
mercado para a implantação de uma PET SHOP ...“

7 Objetivos da Pesquisa de Mercado
Avaliar os produtos ou serviços; Segmentar o mercado; Dimensionar o mercado; Detectar novas tendências; Avaliar os concorrentes.

8 Tipos de pesquisa Quantitativa: Qualitativa
Preocupa-se com a mensuração do mercado; Tamanho do mercado; tamanho da faixa de cada concorrente; frequencia das compras, etc. Qualitativa Mais no entendimento do mercado do que na sua medição; Avalia percepções do consumidor; Atitudes, etc.

9 Formatos de pesquisa Quantitativa: Qualitativa
Realizada através de questionários a serem respondidos por pessoal com o perfil do mercado Brindes, sorteios, etc. Qualitativa Reune-se uma grupo de pessoas com perfil do mercado alvo para emitirem opinião sobre o produto ou serviço - discussão em grupo. O pesquisador oferece brindes, jantar, etc.

10 Etapas de uma pequisa de mercado
Identificar com clareza o(s) objetivo(s) da pesquisa; Listar as informações a serem pesquisadas; Definir a precisão desejada ou necessária; Definir o método de pesquisa; Elaborar o question’ario ou entrevista; Definir o orçamento e o cronograma; Aplicar a pesquisa; Tabular e analisar os dados.

11 Dados primários X dados secundários
levantados pelo próprio pesquisador; Dados secundários: fontes já levantadas, IBGE, Institutos, estatísticas, internet, etc. Uso combinado de ambas as fontes.

12 Amostragem Tipificação da amostra deve representar o universo;
Tamanho da amostra influencia a precisão da pesquisa; Custo e tamanho da amostra não são proporcionais à precisão.

13 Formas de pesquisa de campo
Observação; Pesquisa por correio; Entrevistas por telefone; Pesquisa por internet; Entrevistas face a face; Entrevistas em grupo, etc.

14 Tipos de questionários
Estruturados: perguntas objetivas, opções de resposta Semi estruturados: questões objetivas e abertas; Não estruturados: questões abertas.

15 Fatores importantes na elaboração do questionário
Faça um teste piloto do questionário; Faça uma redação simples e objetiva; Cuidado com o tamanho do questionário! Uso de incentivos; Uso do anonimato; A mensagem e motivação e de agradecimento;

16 Pesquisas por telefone
Estímulo; Agendamento; Custo; Tempo de entrevista; Dificuldade de usar material visual; Principal vantagem: custo

17 Pesquisas por internet
Elabore um questionário eletrônico; Envie convidando a responder; Motive o entrevistado Conheca:

18 Analise dos dados Tabulação dos dados; Cruzamentos;
Analises e conclusões; Relatório; Indicações para a tomada de decisão.

19 Conteúdo do Plano de Marketing
Basicamente, o Plano de Marketing possui os seguintes tópicos: Análise ou pesquisa do mercado Plano ou estratégia de Marketing

20 Marketing - algumas definições
Marketing pode ser definido como o conjunto de ferramentas que possibilitam que os seus produtos ou serviços sejam apropriadamente colocados no mercado; É o que se tem que fazer para que algo seja comprado; Fazer Marketing não é apenas fazer venda; Fazer Marketing é provocar um desejo de compra no cliente;

21 Marketing - breve histórico de evolução
FOCO NA PRODUÇÃO: O objetivo era a produção - gerar escala para se reduzir custos; FOCO NAS VENDAS: O excesso de estoque levou a um aumento no esforço de venda para se colocar a produção no mercado - empurrar no cliente;

22 Marketing - breve histórico de evolução
FOCO NO CLIENTE 1: Conhecer as necessidades e desejos do cliente e do mercado como estratégia para a colocação dos produtos; FOCO NO CLIENTE 2: Antecipar os desejos e necessidades do cliente, desenvolver e oferecer produtos e serviços que agreguem valor ao negócio do seu cliente - o produto sob a ótica do cliente.

23 Foco nos clientes nos traz as seguintes questões:
O que quer o consumidor? Que produtos ou serviços podemos criar para atender às necessidades do nosso público alvo ? Quem é o nosso cliente? Qual é o nosso mercado? Qual é o nosso diferencial ? Quais são os nosso concorrentes ?

24 Foco no produto X Foco no cliente - alguns exemplos
XEROX Nós fazemos copiadoras; Nós ajudamos a promover a produtividade nos escritórios. UNIMED Nós vendemos plano de assistência médica; Nós garantimos a sua saúde. AVON Nós fazemos cosméticos; Nós vendemos beleza.

25 Todo Planejamento de Marketing está apoiado nos seguintes pilares:
Marketing - os 4 Ps... Todo Planejamento de Marketing está apoiado nos seguintes pilares: PRODUTO PREÇO PROMOÇÃO PONTO DE VENDA - “Placement” - colocação no mercado

26 PRODUTO Variedade; Qualidade; Design; Nome da Marca; Embalagem;
Tamanhos; Serviços; Garantias.

27 PREÇO Lista de preços; Descontos; Subsídios; Condições; Créditos;
Prazo de pagamento.

28 PROMOÇÃO Promoção de vendas; Propaganda; Relações públicas;
Merchandising; Força de vendas; Marketing direto.

29 PONTO DE VENDA “placement”
Canais de distribuição; Cobertura do distribuidor; Localização; Estoques; Transporte

30 Segmentação de mercado
É a divisão do mercado em grandes grupos de forma a se definir o publico alvo; Objetiva o direcionamento das ações de marketing; Reduz custos e esforços de marketing; Foco no mercado alvo Mass Marketing X One to One Marketing

31 Segmentação do mercado de computadores
INDUSTRIAL SOHO CORPORATIVO GAMES SERVIDORES

32 Exemplo de segmentação -> perfil do cliente
Comprador de carro esporte: sexo masculino; idade de 30 a 45 anos; classe AA; moradores da região sudeste; possui hábito de viagem no final de semana.

33 Exemplo de segmentação - mercado potencial de produtos
Mulheres preocupadas em construir uma carreira: possuem alto nível de escolaridade; possuem dinheiro; são compradoras de automóveis caros, serviços financeiros diferenciados e viagens; estão na vanguarda da moda e dos cosméticos; São perspicazes e céticas.

34 Exemplo de segmentação - mercado potencial de produtos
Estudantes Universitários nos USA são consumidores cultos; reconhecem marcar e são fiéis a elas; estão concentrados em poucos locais- facil aborda-los; Segmento de mercado extremamente atraente para diversos produtos e serviços

35 Tipos de segmentação de mercado
Segmentação geográfica: por região; por tamanho de município; por clima, etc. Segmentação demográfica: por idade, sexo, ocupação, religião; por raça, nacionalidade, tamanho familiar, etc

36 Tipos de segmentação de mercado
Segmentação psicográfica: por classe social; por estilo de vida; por personalidade, etc. Segmentação comportamental: índice de uso; grau de lealdade; atitude emocional com relação ao produto.

37 Nicho de mercado É uma segmentação de mercado para um determinado produto ou serviço; Compradores possuem uma combinação especial de características; Ex.: Produtores de software; Pessoas com alta estatura; 3% da população > 1,90 m; Hotel Bergere - UK - portas, camas, vasos, ...

38 Mercados de nicho São mercados com oportunidade que podem ser bastante lucrativas; Deve ser grande o suficiente para gerar lucros; Exige alta especialização; É em geral mais protegido da concorrência.

39 3 etapas chave na formulação do plano de marketing :
Segmentação: identificação dos mercados Ex.: Carros populares Carros de luxo Carros para transporte de cargas leves . . .

40 3 etapas chave na formulação do marketing de produtos:
“Targeting” : seleção do público alvo - escolha do segmento. Carros de luxo Posicionamento: estratégia de marketing para identificação do nosso produto de forma única. Carros seguros.

41 Exemplos de posicionamento:
Carros Volvo : segurança; Carrefour: sempre o menor preço; Casas Bahia: crediário fácil e rápido; Reposicionamento: Sandálias havaianas. Não venda o bife mas o chiado que ele faz na chapa... Pizza com guaraná antártica - bebida simples e gostosa ...

42 Exemplos de marcas bem posicionadas
Exaustor é SUGGAR; Palha de aço é BOMBRIL; Absorvente é MODESS; Refrigerante cola é COCA COLA; Lâmina de barbear é GILETTE; INTELIG é mais barato no horário comercial;

43 Exemplo de posicionamento paralelo
Mercado de sabão em pó: GESSI-LEVER PROCTER&GAMBLE Omo Ariel Minerva Bold Brilhante Ace

44 O Plano de Marketing . . . O Plano de Marketing apresenta os principais enfoques relacionados ao mercado pretendido pela empresa e às estratégias de marketing que devem ser adotadas no sentido de otimizar o desempenho organizacional. Basicamente, o Plano de Marketing possui os seguintes tópicos: Análise do mercado Estratégias de Marketing

45 Análise do mercado Incluir no seu plano os seguintes ítens:
Avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos P&S; Estudo de segmentação do mercado alvo; Dimensionamento do mercado ; Avaliação dos pontos fortes e ameaças dos P&S em relação ao mercado; Análise da concorrência - identificação e comparação;

46 Estratégias de Marketing
A descrição das estratégias de marketing do seu plano deve se orientar nos 4 Ps. : PRODUTO - Descrição completa do(s) produto(s) e serviços - P&S; Ressaltar diferenciais competitivos, mercado alvo e posicionamento; PREÇO PROMOÇÃO PONTO DE VENDA - distribuição.


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