A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A PROPAGANDA COM USO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL. OBJETIVO GERAL Integrar as tecnologias e mídias existentes na escola visando levar a uma aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A PROPAGANDA COM USO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL. OBJETIVO GERAL Integrar as tecnologias e mídias existentes na escola visando levar a uma aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 A PROPAGANDA COM USO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL

2 OBJETIVO GERAL Integrar as tecnologias e mídias existentes na escola visando levar a uma aprendizagem significativa. Integrar as tecnologias e mídias existentes na escola visando levar a uma aprendizagem significativa.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Elaborar uma seqüência didática que permita o diálogo entre as formas de linguagem do livro didático, TV aberta, vídeo da TV Escola, Internet; Elaborar uma seqüência didática que permita o diálogo entre as formas de linguagem do livro didático, TV aberta, vídeo da TV Escola, Internet; Produzir textos publicitários utilizando os recursos do Paint e do Word; Produzir textos publicitários utilizando os recursos do Paint e do Word;

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar os tipos de lugares, as mudanças e permanências históricas em propagandas veiculadas pela Coca-cola nos últimos cem anos; Analisar os tipos de lugares, as mudanças e permanências históricas em propagandas veiculadas pela Coca-cola nos últimos cem anos; Utilizar site da Internet relacionado ao consumo da Coca- Cola para leitura informativa; Utilizar site da Internet relacionado ao consumo da Coca- Cola para leitura informativa;

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Utilizar site da Internet relacionado ao consumo da Coca- Cola para leitura informativa; Utilizar site da Internet relacionado ao consumo da Coca- Cola para leitura informativa; Utilizar as informações obtidas no site sobre Coca-Cola e livro didático de Ciências para elaboração de gráficos no Excel sobre a quantidade de carboidratos, lipídeos, proteínas de uma dieta equilibrada do adolescente. Utilizar as informações obtidas no site sobre Coca-Cola e livro didático de Ciências para elaboração de gráficos no Excel sobre a quantidade de carboidratos, lipídeos, proteínas de uma dieta equilibrada do adolescente.

6 JUSTIFICATIVA Presença de recursos tecnológicos e mídias na escola subutilizados; Presença de recursos tecnológicos e mídias na escola subutilizados; A escola perde a oportunidade de aproveitar o potencial que os jovens já trazem e que é resultante do contato íntimo e envolvente com os recursos audiovisuais. A escola perde a oportunidade de aproveitar o potencial que os jovens já trazem e que é resultante do contato íntimo e envolvente com os recursos audiovisuais.

7 JUSTIFICATIVA Reflexão sobre as mudanças que a integração das mídias pode propiciar na prática pedagógica do professor. Reflexão sobre as mudanças que a integração das mídias pode propiciar na prática pedagógica do professor.

8 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Etapas/ações realizadas Etapas/ações realizadas 1. Preparação da atividade Pesquisa realizada pela professora multiplicadora sobre textos publicitários veiculados em livros didáticos; Pesquisa realizada pela professora multiplicadora sobre textos publicitários veiculados em livros didáticos;

9 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Estudo prévio da professora multiplicadora sobre as características texto publicitário relacionado à Coca- cola, veiculado em livro didático; Estudo prévio da professora multiplicadora sobre as características texto publicitário relacionado à Coca- cola, veiculado em livro didático;

10 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Pesquisa preliminar efetuada pela professora multiplicadora sobre sites relacionados às propagandas da Coca-cola e características da linguagem publicitária; Pesquisa preliminar efetuada pela professora multiplicadora sobre sites relacionados às propagandas da Coca-cola e características da linguagem publicitária;

11 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Elaboração de fichas de análise sobre a propaganda da Coca-cola a partir do texto do livro didático e do site sobre as características da linguagem publicitária; Elaboração de fichas de análise sobre a propaganda da Coca-cola a partir do texto do livro didático e do site sobre as características da linguagem publicitária; Elaboração de slides no Power Point de propagandas da Coca- Cola veiculadas de 1896 até 2003; Elaboração de slides no Power Point de propagandas da Coca- Cola veiculadas de 1896 até 2003;

12 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Gravação de fragmentos de propagandas veiculadas da Petrobrás, TIM, Sandálias Havaianas, Chevrolet pela TV aberta; Gravação de fragmentos de propagandas veiculadas da Petrobrás, TIM, Sandálias Havaianas, Chevrolet pela TV aberta; Gravação do vídeo Moda e Vestuário da TV Escola; Gravação do vídeo Moda e Vestuário da TV Escola; Elaboração de uma seqüência didática. Elaboração de uma seqüência didática.

13 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA 2. Execução da Atividade Identificação pelos professores, em grupos de três, das características do texto publicitário veiculado pelo livro didático escolhido pela multiplicadora através da ficha de análise previamente elaborada; Identificação pelos professores, em grupos de três, das características do texto publicitário veiculado pelo livro didático escolhido pela multiplicadora através da ficha de análise previamente elaborada;

14 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Mediação da professora multiplicadora através de esclarecimentos de dúvidas surgidas nos grupos; Mediação da professora multiplicadora através de esclarecimentos de dúvidas surgidas nos grupos; Exibição do vídeo sobre as propagandas veiculadas pela TV aberta; Exibição do vídeo sobre as propagandas veiculadas pela TV aberta;

15 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Discussão sobre aspectos conotativos, denotativos, slogan, logotipo e outras características da linguagem publicitária entre os professores e a multiplicadora; Discussão sobre aspectos conotativos, denotativos, slogan, logotipo e outras características da linguagem publicitária entre os professores e a multiplicadora; Discussão sobre as características da linguagem audiovisual veiculada pela televisão; Discussão sobre as características da linguagem audiovisual veiculada pela televisão;

16

17

18

19

20 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Produção de textos publicitários, em grupos, no Paint e Microsoft Word; Produção de textos publicitários, em grupos, no Paint e Microsoft Word; Exibição do vídeo Moda e Vestuário da TV Escola; Exibição do vídeo Moda e Vestuário da TV Escola; Discussão e apresentação dos professores sobre os aspectos relevantes e interessantes sobre o vídeo exibido; Discussão e apresentação dos professores sobre os aspectos relevantes e interessantes sobre o vídeo exibido;

21 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Exibição dos slides do Power Point sobre as propagandas da Coca-Cola e concomitantemente discussão sobre as características dos locais, das pessoas, as permanências e mudanças históricas e tecnológicas, utilizando as informações veiculadas pelo vídeo Moda e Vestuário. Exibição dos slides do Power Point sobre as propagandas da Coca-Cola e concomitantemente discussão sobre as características dos locais, das pessoas, as permanências e mudanças históricas e tecnológicas, utilizando as informações veiculadas pelo vídeo Moda e Vestuário.

22

23

24

25

26

27

28 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Produção de gráficos em pizza e colunas no Excel sobre uma dieta apropriada para adolescentes. Produção de gráficos em pizza e colunas no Excel sobre uma dieta apropriada para adolescentes.

29 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA 3. Avaliação da Seqüência Didática Produção de logotipos e textos publicitários criativos pelos professores; Produção de logotipos e textos publicitários criativos pelos professores; Participação dos professores nas discussões sobre os conteúdos veiculados pelos vídeos da TV Aberta e TV Escola; Participação dos professores nas discussões sobre os conteúdos veiculados pelos vídeos da TV Aberta e TV Escola;

30 DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Elevação da auto-estima dos professores diante da elaboração dos textos publicitários nos computadores. Elevação da auto-estima dos professores diante da elaboração dos textos publicitários nos computadores.

31 ENVOLVIDOS NO PROCESSO Gestores e coordenadores das Centrais de Tecnologias das escolas participantes – organização dos espaços escolares, horários, das tecnologias e mídias existências, dos lanches e almoços oferecidos. Gestores e coordenadores das Centrais de Tecnologias das escolas participantes – organização dos espaços escolares, horários, das tecnologias e mídias existências, dos lanches e almoços oferecidos.

32 ENVOLVIDOS NO PROCESSO Gestor da Gerência Regional de Educação – GRE Arcoverde – disponibilização de transporte para deslocamento da multiplicadora para as cidades jurisdicionadas ao NTE. Gestor da Gerência Regional de Educação – GRE Arcoverde – disponibilização de transporte para deslocamento da multiplicadora para as cidades jurisdicionadas ao NTE.

33 ENVOLVIDOS NO PROCESSO MEC – promoção do Curso de Mídias na Educação que possibilitou o aprofundamento do referencial didático-pedagógico da multiplicadora. MEC – promoção do Curso de Mídias na Educação que possibilitou o aprofundamento do referencial didático-pedagógico da multiplicadora.

34 RESULTADOS ALCANÇADOS Elaboração de uma representação pessoal do conteúdo cujo objeto foi o texto publicitário, materializada através da produção dos textos solicitados; Elaboração de uma representação pessoal do conteúdo cujo objeto foi o texto publicitário, materializada através da produção dos textos solicitados;

35 RESULTADOS ALCANÇADOS A exibição dos vídeos, a discussão em grupos, com o grupo classe e com a professora multiplicadora reorganizaram e enriqueceram de todos os envolvidos mediante uma participação ativa e prazerosa. A exibição dos vídeos, a discussão em grupos, com o grupo classe e com a professora multiplicadora reorganizaram e enriqueceram de todos os envolvidos mediante uma participação ativa e prazerosa.

36 ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES DATA MARGARIDA FALCÃO – PESQUEIRA – PE 14MAI/2007 NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – SANHARÓ – PE 19JUL/2007

37 ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO AMARO LAFAYETTE – SERTÂNIA – PE 16SET/2007 CÔNEGO EMANUEL – VENTUROSA – PE 16SET/2007

38 ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO CRISTO REI – PESQUEIRA – PE 46AGO/2007 CARLOS RIOS – ARCOVERDE – PE 30OUT/2007

39 ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO ÉDSON RÉGIS – ARCOVERDE – PE 29OUT/2007 JOSÉ EMÍLIO DE MELO – TUPANATIN GA – PE 30FEV/2008

40 ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO INDUSTRIAL – ARCOVERDE – PE 30FEV/2008 CÍCERO AUGUSTO – IBIMIRIM – PE 11FEV/2008

41 ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO PRESIDENTE MÉDICI – ARCOVERDE – PE 20MAR/2008 JOSÉ PEREIRA BURGOS – CUSTÓDIA – PE 21MAR/2008

42 ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO OLAVO BILAC – SERTÂNIA – PE 30MAR/2008 ANTÔNIO GUILHERME – INAJÁ – PE 33ABR/2008

43 ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO INOCÊNCIO CORREIA LIMA – IBIMIRIM – PE 17ABR/2008 DUQUE DE CAXIAS – BUÍQUE – PE 25JUN/2008

44 TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES

45

46

47

48

49 CRISTO REI - PESQUEIRA

50 OLAVO BILAC - SERTÂNIA

51 INOCÊNCIO CORREIA – IBIMIRIM

52 INDUSTRIAL DE ARCOVERDE

53 CÍCERO AUGUSTO – IBIMIRIM

54 PRESIDENTE MÉDICI – ARCOVERDE


Carregar ppt "A PROPAGANDA COM USO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL. OBJETIVO GERAL Integrar as tecnologias e mídias existentes na escola visando levar a uma aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google