A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA

2 Tribo Tenda Xamã Espíritos Família Fazenda Chefe de Família Deus na Igreja Tribo Temático Experiência Contador de História Hierarquia Fábrica Dono do Capital Produtos Rede Escritórios Especialistas Conhecimento Caça e Extração anos Agricultura anos Indústria 200 anos Informação 25 anos Era da Criatividade Futuro LINHA DO TEMPO ERAS ECONÔMICAS V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 Fonte: Rolf Jensen, The Dream Society, 1998

3 V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 CLASSES CRIATIVAS RICHARD FLORIDA, 2002

4 V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 O QUE É ECONOMIA CRIATIVA? PRIMEIRO VIERAM AS INDÚSTRIAS CRIATIVAS, Inglaterra 1994 INDÚSTRIAS CRIATIVAS surgiu como um grande programa de desenvolvimento de políticas públicas. GRUPO DAS ARTES: literatura, artes cênicas, artes visuais, artes plásticas, patrimônio histórico e outros; GRUPO DAS MÍDIAS: música gravada, cinema, broadcasting e software; GRUPO DO DESIGN: envolve as várias manifestações do Design – desde produto, interior, exterior, gráfico etc. até a arquitetura e também a moda.

5 V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 O QUE É ECONOMIA CRIATIVA? ECONOMIA CRIATIVA: o termo foi cunhado em 2001 por John Howkins PRODUÇÃO INTELECTUAL: gera direitos na reprodução e comercialização: Marcas Patentes Direitos Autorais Modelos de Invenção Design

6 O QUE CARACTERIZA ESSA NOVA ERA – A ERA DA CRIATIVIDADE? A COLABORAÇÃO A MULTIDISCIPLINARIDADE, A DIVERSIDADE APRENDER COM A CRÍTICA PENSAMENTO GLOBAL QUALIDADE DOS TALENTOS SIMPLICIDADE VELOCIDADE DISCIPLINA V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011

7 CONTEXTO MUNDIAL ALTA DISPONIBILIDADE DE CAPITAIS ALTA VOLATILIDADE DOS MERCADOS FINANCEIROS NOVAS TECNOLOGIAS SURGEM EM RITMO ACELERADO O CONSUMIDOR ESTÁ NO COMANDO SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL FOCO NA COMPETITIVIDADE V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011

8 CONTEXTO BRASIL DEMOCRACIA JOVEM E VIBRANTE FOCO CONTÍNUO NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES FOCO EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE REFORMAS INADIÁVEIS AUMENTAR A CAPACIDADE DE POUPANÇA E INVESTIMENTO FOCO NA COMPETITIVIDADE V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011

9 CONTEXTO EMPRESAS AGILIDADE AO INVÉS DE TAMANHO DESAFIO DE CRIAR ALGO NOVO O CLIENTE É QUEM ESTÁ NO COMANDO OLHANDO PARA FORA DA EMPRESA DECISÕES DEVEM FAVORECER O LONGO PRAZO O FIM DAS ORGANIZAÇÕES HIERÁRQUICAS INOVAÇÃO IMPÕE O DESAPEGO COM O PASSADO NOVA LIDERANÇA ESTIMULA O POTENCIAL CRIATIVO COLABORADORES BUSCAM SIGNIFICADO NO TRABALHO V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011

10 POR QUE A ECONOMIA CRIATIVA NOVAS TECNOLOGIAS AO ALCANCE DE TODOS OS DIFERENCIAIS NÃO ESTÃO MAIS APENAS NO PRODUTO OU SERVIÇO OUTSOURCING NA CHINA E NA ÍNDIA ZEROU DIFERENÇAS NÃO ADIANTA COMPETIR COM FOCO NA REDUÇÃO DE VALOR NOVAS OPORTUNIDADES NA BASE DA PIRÂMIDE A CRIATIVIDADE GERANDO INOVAÇÃO PROCESSOS E TALENTOS GERAM INOVAÇÃO V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011

11 MAS ONDE ESTÃO OS DIFERENCIAIS NA CRIATIVIDADE GERANDO INOVAÇÃO NA QUALIDADE DOS TALENTOS NO DESENHO DE PROCESSOS NAS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAR TALENTOS NOS NOVOS SISTEMAS DE GESTÃO NOS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS EMPRESAS EM QUALQUER SEGMENTO DE NEGÓCIO PODEM EXERCITAR A CRIATIVIDADE E GERAR INOVAÇÃO V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011

12 E DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO DAS CHAMADAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS DO MUNDO DAS ARTES E DA CULTURA DA CRIATIVIDADE DAS MÍDIAS, DO SOFTWARE DO MUNDO DO DESIGN DA EDUCAÇÃO COM A COMPONENTE DA CRIATIVIDADE V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011

13 CONTRIBUIÇÕES PARA A GERAÇÃO DE VALOR (*) (*) Gary Hammel, The Future of Management, 2007

14 V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL 95º. Índice de Alfabetização 95º. PIB per capita 83º. Violência 80º. Esforço Melhoria Educação 75º. Corrupção 73º IDH 59º Conectividade 58ºCompetitividade 43º Índice Global de Criatividade 37º Produtividade 4º Carga Tributária 1º Taxa de Juros Real

15 CONCEITOS A arte empresta o pensamento criativo e insights do futuro para os negócios e organizações. O conceito Design se expande para abranger novos processos, modelos de negócio e modelos de gestão. Talentos são a base da nova economia. A educação precisa avançar e incluir matérias que desenvolvam a capacidade de empreender, assumir riscos e gerar novas soluções. V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011

16


Carregar ppt "V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google