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1º SIMPÓSIO DA ETADECARP

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Apresentação em tema: "1º SIMPÓSIO DA ETADECARP"— Transcrição da apresentação:

1 1º SIMPÓSIO DA ETADECARP
BUSCANDO A EXCELÊNCIA COMO EDUCADOR

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3 A educação formação do cidadão /diferentes formas;
agentes participativos e responsáveis; Libâneo (1998) intervenções e ações; pedagógicas em toda sociedade; papel do pedagogo.

4 A EXCELÊNCIA COMO EDUCADOR (busca, de crescimento diante do objetivo almejado)

5 Subsídios, para reflexões sobre suas práticas pedagógicas;
Só os cursos de formação e capacitação são suficientes?

6 CAMINHOS PERCORRIDOS E METAS
Grécia Antiga por Homero/ depois incorporada Platão; idéia preconizada /cinco séculos antes de Cristo; classes privilegiadas; escrita /conhecimentos /memorização; século V a. C, iniciou a escola do alfabeto; Aristóteles (384 a. C – 322 a. C), Platão, acrescentou educação com finalidade prática não era de direito ao cidadão; sociedade escravista /ensinar por dinheiro; Aristóteles, escola de Estado /finalidade cívica; Século V a.C ,aprendizagem dos direitos e deveres do cidadão; Na idade Média/ formar o Cristão e não mais o Cidadão, pedagogia cristã;

7 Algumas contribuições de pesquisadores na área da educação:
Aristóteles – Filósofo grego a.C “educação única e igual para todos...”. Rousseau – Filósofo suíço Séc. XVIII deveria ensinar coisas úteis”. Pestallozzi - suíço Escola Especial, -reforço dos conteúdos; . Froebel – Educador alemão Criador do Jardim da Infância. Atividades espontâneas e lúdicas Dewey – Filósofo americano Séc. XX Brasil: Escola Nova Aluno é o centro do processo. Experiência Educativa / interesse do aluno. Dècroly – médico belga -Crianças especiais. Educação e sociedade = interação constante, Cousinet – francês formado em Letras Escola Nova -Psicologia Experimental -Jogo “... aprende-se a ler para conhecer o pensamento escrito, aprende-se a escrever para expressar o pensamento.” Rogers- Psicólogo e historiador americano - Psicologia Clínica: -professor.+aluno= co-responsáveis aprendizagem -não há avaliação, Makarenko – Professor ucraniano Pedagogia marxista - Homens conscientes da sua real situação. -Trabalho produtivo e não lúdico. Homens de ação. Maria Montessori – médica e antropóloga italiana Pedagogia científica -Material auto- corretivo e -Metodologia Paulo Freire – educador brasileiro “Pedagogia bancária” -Construir o conhecimento com o aluno. Freire+Freinet -Pedagogia da Felicidade, necessidades vitais do ser humano: criar, expressar, Comunicar, viver em grupos, ter sucesso, agir-descobrir, se organizar.

8 Séc.XVII reformas religiosas /fratura na igreja católica;
Didática Magna, de Comenius; João Amós Comenius (28 /03/ 1592 a, 15 /11/1670) Empirismo; “ensinar tudo a todos”, cristão na sabedoria, temor e fé em Deus ; práticas virtuosas se estendendo aos ricos, pobres, deficientes e mulheres; teoria de educação /fundamentada /na Palavra de Deus, um pensar pedagógico baseado na Bíblia; pedagogia moderna, a mesma pedagogia de Comenius, inspirada na religião, com elementos inovadores como o aprendizado pela observação das coisas;

9 Citações interessantes da didática magna:
“Tudo aquilo em que instruir-nos a juventude cristã depois das Sagradas Escrituras (ciências, artes, línguas, etc.....), devemos ensina-lo, subordinando as Sagradas Escrituras , para que se possa advertir e ver claramente que tudo é vaidade se não se encaminha para Deus” “A fé , a caridade e a esperança serão facilmente ensinadas a prática se acostumarmos as crianças (e a todos) a crer com firmeza o que Deus nos revela , a executar o que nos manda e a espera o que nos promete.” “ A verdadeira filosofia não é outra coisa senão o conhecimento de Deus e de suas obras, que não se pode aprender com maior pureza do que na boca do próprio Deus”

10 Pedagogia & Didática Pedagogia, ciência vai-se diferenciando/histórico, da Teologia e da Filosofia; ato educativo, ingredientes básicos atividade humana; didática /opção pedagógica /ação de ensinar; didática /atividade do professor; Didática é a disciplina curricular /ensinar e aprender em diferentes contextos; ensino /objeto de vários enfoques concomitantes: psicológico, sociológico, filosófico, ideológico e histórico; Didática é fundamental na formação do educador;

11 Currículo, planejamento, plano de aula.
Latim: currere – o currículo serve como um trajeto escolar; conjunto das matérias ou disciplinas de um curso; amplo de conhecimentos e saberes, Currículo prescrito; Apresentado aos professores; Em ação (a pratica); Realização; Avaliação.

12 Critérios de seleção de conteúdos;
Conceituais; Procedimentais; Atitudinais; Factuais;

13 Reflexões: O que ensinamos?/ Qualidade/quantidade
O que os alunos devem aprender? conhecimento ou saber,importante/essencial? prioriza condições do educando prosseguir nos estudos? O que as pessoas devem ser?

14 EDUCADOR CONTEÚDO EDUCANDO
DE QUE MANEIRA VAI ATINGIR CURRICULO EIXO DO PROJETO PEDAGOGICO JUSTIFICADOR DO ACESSO E DA FREQUÊNCIA DO EDUCANDO E DE SEU INTERESSE

15 Abrem passagem para a montagem
afetivos morais Efeitos cognitivos sociais Abrem passagem para a montagem PLANEJAMENTO Caracteriza-se de acordo com a proposta curricular, adaptando-o as necessidades e objetivo proposto.

16 ESTRATÉGIAS OU PRÁTICAS ADEQUAÇÕES, ENVOLVIMENTO
ATIVIDADES PERMANENTES; PROJETOS; SEQUENCIA DIDÁTICA; ATIVIDADES EXTRACLASSE ETC... ANUAL BIMESTRAL TRIMESTRAL AVALIAÇÃO PERIODICA DE SUA PRÁTICA E EFICÁCIA

17 AVALIAÇÃO tema participantes objetivos estratégias Produção recursos
PLANO DE AULA ELABORADO PELO PROFESSOR tema participantes objetivos estratégias Produção recursos AVALIAÇÃO DA PRATICA O QUE DEU CERTO? O QUE PODE SER MELHORADO? DO EDUCANDO PELA PRODUÇÃO AUTO-AVALIAÇÃO NÃO MENCIONADA

18 Entendendo o conceito de educador

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20 Multidisciplinaridade
Troca de papel, família (escola, igreja, sociedade), aproximação e vinculo afetivo, Sobrecarga, desencadeadores de fatores. Para trás o compromisso de tutor, incentivador, durante o processo de formação do educando . Apoio ao educador. Dilemas que levam o educando a mudanças. professor papel de facilitador (Beatriz Scoz, 1996) profissional competente: sabe fazer bem o que é necessário, sua práxis cotidiana /convivências /troca de experiências com o outro interação com seus pares

21 Ex: O médico e o cozinheiro: Práxis x Prática

22 Possibilidade de influências, no processo educacional (oriundas do Educador)
atitudes autoconceitos valores preconceitos

23 Origem social dos educadores:
formas de pensar e agir valores mecanismos de aceitação e rejeição

24 Formação de subgrupos no corpo docente:
Riqueza dos processos sociais internos e externos à sala de aula: Pressão Cooperação Competição Conflitos

25 Aspectos políticos hierarquia estrutura de poder
atitudes e formas de dominação

26 Cuidados nos relacionamentos:
o ideal do educador(“no momento em que semearmos boas sementes nesse solo fértil, a colheita será de bons frutos”.

27 Conteúdo processo de aprendizagem / \ compreensão Especifico \
Professor é um mediador → grande responsabilidade → precisa conhecer seus educandos ¦ ¦ entre / \ realidade, formação Conteúdo processo de aprendizagem / \ compreensão Especifico \ / assimilação (retenção) transformação Ter objetivo / justificativa

28 Como mediador ele é também um “modelo”
\ vocabulário (acessível –significativo) Preocupação Posturas Amplo de fácil compreensão, não elitizado, nem xucro Amplo conhecimento domínio do conteúdo ¦ Exagerado(palavras Frases Objetivas , claras

29 Importância de se planejar a aula;
Com objetivo; conteúdos, (estratégias); Começo; Meio; Fim. avaliação;(retenção,compreensão)não a uma resposta pronta

30 Aula em si: Qualidade não quantidade

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32 O educando de hoje [...] O mundo desses alunos é polifônico e policrômico. É cheio de cores, imagens e sons, muito distante do espaço quase que exclusivamente monótono monofônico e monocromático que a escola costuma lhes oferecer. (Kenski  in Libâneo, 2002).

33 Polifônico → discursos de vozes ( familiares,escolar, igreja, de seus pares,internet,etc.);
→ conseqüentemente percebemos as influências das vozes polifônicas em sua fala, em seus textos; Policrômico → uma variedade de luz,colorido,imagens. → imagens que se fundam ( o pintor busca em outro pintor a essência de seu trabalho e traz para o seu e o transforma); Monofônico → mesmos sons ,prolongado, falta de variedade; Monocromático → único,de uma só cor;

34 A evolução do aprendizado
educando conhecimento prévio novo ( acomodação ) entendimento ( acomodação )

35 A comunicação no ponto de vista pedagógico e social
Processo de comunicação; educador/educando e educando com seus pares; relacionamento harmonioso / interação articulando ações/ gerenciando momentos de troca / prazerosa; Envolve;

36 Ex; Lucas Quem tem ouvidos ouça! Jesus ouviu o que Zaqueu tinha para dizer; O olhar diz tudo! Jesus olhou para Zaqueu de um modo diferente; ___ interação ____ Jesus falou com Zaqueu,chamou-o! Jesus comeu na casa de Zaqueu;__________ resultado a salvação

37 Material de apoio pedagógico,mensagem clara.

38 Como enobrecer minha pedagogia
REFLEXÃO, fazer pedagógico. A avaliação da ação pedagógica /todos os envolvidos/ olhar direcionado aos objetivos propostos /papéis desempenhados Auto-avaliação do educador Avaliação atitudinal do educando

39 RESGATE DA HISTORIA DO ALUNO
Mapa com a sala de aula e com os alunos: Exemplos: Onde morava? Onde estudou? Lembranças do melhor professor? Por quê? Lembranças do pior professor? Por quê? O que você lembra-se do seu 1º dia de aula?

40 PLANO DE AULA Tema; Objetivo; Participantes; Recursos; Estratégias;
Produção; Avaliação da prática; (o que deu certo, o que pode ser melhorado?). Avaliação do aluno: (participação, aquisição e transformação de novos conhecimentos)

41 tanto alunos, quanto professores
terão a possibilidade de trabalhar em equipe, podendo: Compreender, rever e ampliar conceitos. Comunicar-se com desenvoltura Formular e resolver problemas Tomar decisões Desenvolver habilidades estratégicas e conceituais Incorporar novas tecnologias

42 Projeto Turma a que se destina (faixa etária) Duração
Justificativa (por que escolheu o tema) Objetivos Conteúdos trabalhados (disciplinas e assuntos que serão abordados) Estratégias/procedimentos (como alcançar os objetivos) Material necessário (relacione os recursos necessários) Avaliação (como pretende avaliar os alunos)

43 TRABALHANDO COM TEXTOS .Como explorar?
Ler não é um ato mecânico de decodificação estabelecimento de relações dentro de contextos, de vivências de mundo; não são frases ou palavras soltas, ato complexo que exige sacrifício, é ir e voltar pelo texto. é descobrir e descobrir-se palavra tenha vida, significado, emoção e prazer. formação de leitores para toda a vida e não somente leitores escolares, leitores de momento, leitores da moda, leitores da Palavra de Deus. discutidos e refletidos o papel da leitura

44 Interpretação: Seqüência lógica Síntese de textos Distribuição de falas (frases) Idéia central do texto Caça-palavras Transformar o texto em historias em quadrinhos Relacionar /realidade atual

45 Ex: música; Daniel. Fala Daniel Fala Daniel, o que aconteceu.
Eu tenho uma cova para entrar Conta Daniel, o que vai fazer. Eu também não sei o jeito é só orar. Se eu orar o céu vai mover Se eu orar Deus vai responder Se eu orar Deus vai agir, Vai entrar na cova, e o leão vai dormir. Durante aquela noite o Rei não descansou Por causa de Daniel até os músicos dispensou A população pensou vamos ver Daniel na cova Moído morrer Mas se eu orar... Daniel caiu na cova o povo se espantou Passaram horas e minutos Nem um grito se escutou. De manhã bem cedinho o Reio foi lá para ver Voltou maravilhado com Daniel a dizer: Naquela noite eu pude ver, a presença de Deus. A me envolver, Em cada volta, que o leão dava em mim. Eu ouvia uma voz dizendo assim: Calma Daniel eu sou o Senhor não tenha medo não O leão me escutou, Eu ordenei a ele pra que fosse se deitar Durante esta prova o leão vai jejuar Calma Daniel Eu estou aqui, se você tiver sono. Daniel pode dormir, ai tem travesseiro, Deita em cima do leão, durante aquela noite. Foi só gloria e unção Foi o Senhor Jesus que estava lá

46 Ex: - Explorando a letra:
Acontecimento em si; Relato da seqüência dos fatos pelos alunos Orientação tempo-espacial Causa /motivos desencadeadores das ações Conseqüências das ações Moral da historia Construção de opiniões Real /irreal

47 Ex: Atividade sistemática implica em rotina: Escolar, de aula, do culto, diária do educando/ seqüência lógica planejadas com (antecedência)plano de aula. educando /personagem coadjuvante

48 MATERIAIS DE APOIO PEDAGÓGICO: CONCLUSÃO


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