A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE SOFTWARE PROFº Luiz Fernando de Oliveira Nunes Aula 03: Conceitos e Princípios de Engenharia de Software.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE SOFTWARE PROFº Luiz Fernando de Oliveira Nunes Aula 03: Conceitos e Princípios de Engenharia de Software."— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE SOFTWARE PROFº Luiz Fernando de Oliveira Nunes Aula 03: Conceitos e Princípios de Engenharia de Software

2 O que é Engenharia? Engenharia do latim ingeniu = faculdade inventiva, talento.

3 O que é Engenharia? Seria a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma dada área do saber com a sua viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas e em observância à preservação e conservação ambiental, na escala que se fizer necessária

4 O que é Software? Alguma definição da sala? Alguma definição da sala?

5 O que é Software? Conjunto de instruções, programas e dados a eles associados, empregados durante a utilização do computador Conjunto de instruções, programas e dados a eles associados, empregados durante a utilização do computador Programas de computador, entidade abstrata e ferramentas que exploramos recursos de hardware, resolução de problemas, interação com a máquina tornando o computador operacional Programas de computador, entidade abstrata e ferramentas que exploramos recursos de hardware, resolução de problemas, interação com a máquina tornando o computador operacional

6 Mais amplamente inclui também: Instruções que executam uma função desejada. Instruções que executam uma função desejada. Estrutura de dados para manipular informações. Estrutura de dados para manipular informações. Documentos para desenvolver, operar e manter os programas. Documentos para desenvolver, operar e manter os programas.

7 O que é Engenharia de Software? Desenvolvimento multi-versional de software multi-pessoal Desenvolvimento multi-versional de software multi-pessoal Abordagem sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação e manutenção de software. Abordagem sistemática, disciplinada e quantificada ao desenvolvimento, operação e manutenção de software.

8 O que é Engenharia de Software? Tem por objetivo definir e exercitar processos, métodos (planos de processo), ferramentas e ambientes (máquinas apoiando processos e métodos) para construção de software que satisfaça necessidades de cliente e usuário dentro de prazos e custos previsíveis. Tem por objetivo definir e exercitar processos, métodos (planos de processo), ferramentas e ambientes (máquinas apoiando processos e métodos) para construção de software que satisfaça necessidades de cliente e usuário dentro de prazos e custos previsíveis.

9 Visão Macro da Engenharia de Software

10 Dificuldades para desenvolvimento de Software Saber o que o software deve fazer: requisitos Saber o que o software deve fazer: requisitos Ferramentas, linguagem, SO Ferramentas, linguagem, SO Tempo e custo elevado para desenvolvimento Tempo e custo elevado para desenvolvimento

11 Dificuldades para desenvolvimento de Software Prever falhas Prever falhas Tratar versões e manutenções Tratar versões e manutenções Produtividade não cresce com a demanda de serviços Produtividade não cresce com a demanda de serviços

12 Características do Software não é manufaturado não é manufaturado custos estão relacionados ao desenvolvimento e não à manufatura custos estão relacionados ao desenvolvimento e não à manufatura não é um elemento físico e sim lógico ( não visualizamos, medimos, etc) não é um elemento físico e sim lógico ( não visualizamos, medimos, etc)

13 Características do Software o processo de gerenciamento é diferente, pois o relacionamento entre pessoas é diferente o processo de gerenciamento é diferente, pois o relacionamento entre pessoas é diferente não há peças de reserva para manutenção, correção e aperfeiçoamento não há peças de reserva para manutenção, correção e aperfeiçoamento não se utiliza componentes prontos em sua construção não se utiliza componentes prontos em sua construção

14 Características do Software existem abordagens distintas para se chegar no produto final existem abordagens distintas para se chegar no produto final Por fim, o software não se desgasta com o uso, mas sim deteriora-se o software não se desgasta com o uso, mas sim deteriora-se

15 Fundamentos de Engenharia de Software: Objetivos: Melhorar a qualidade do software Objetivos: Melhorar a qualidade do software Como? Como? Utilizando um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, projetar e gerenciar o desenvolvimento e manutenção de software. Utilizando um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, projetar e gerenciar o desenvolvimento e manutenção de software.

16 Fundamentos de Engenharia de Software: Em suma: Engenharia de Software seria: Princípios

17 Fundamentos de Engenharia de Software: Métodos e Técnicas: como fazer Métodos e Técnicas: como fazer Metodologia: como aplicar Metodologia: como aplicar Ferramentas: automatizam os métodos, dando apoio à utilização dos mesmos Ferramentas: automatizam os métodos, dando apoio à utilização dos mesmos

18 Princípios da Engenharia de Software: - Formalidade: reduz inconsistências - Formalidade: reduz inconsistências - Abstração: aspectos importantes, ignorar detalhes - Abstração: aspectos importantes, ignorar detalhes - Decomposição: lidar com complexidade - Decomposição: lidar com complexidade - Generalização: reutilização, custo - Generalização: reutilização, custo - Flexibilidade: mudanças, processo incremental - Flexibilidade: mudanças, processo incremental

19 Engenharia de Software para que?

20 Quadrinhos sobre desenvolvimento de Software O cliente queria isto:

21 Isso foi como ele explicou para o lider de projeto

22 O analista especificou assim

23 O programador entendeu assim

24 E desenvolveu o aplicativo assim

25 Resultado do teste de carga

26 Os beta testers receberam isso

27 O suporte instalou isso no cliente

28 E cobrou isso

29 Como os patches devem ser aplicados

30 O projeto foi todo documentado assim

31 Os consultores em marketing descreveram assim

32 E o software foi anunciado assim

33 Quando ele foi entregue

34 Solução do suporte para alguns problemas

35 Resultado do efeito Digg no site do aplicativo

36 A versão Open Source


Carregar ppt "ENGENHARIA DE SOFTWARE PROFº Luiz Fernando de Oliveira Nunes Aula 03: Conceitos e Princípios de Engenharia de Software."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google