A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-Modernismo (1902-1922).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-Modernismo (1902-1922)."— Transcrição da apresentação:

1 Pré-Modernismo ( )

2 Características Momento da literatura brasileira em que houve uma mistura de romancistas naturalistas, poetas parnasianos e simbolistas, cronistas e contistas sociais; Não se caracteriza como escola literária, pois não possui ideário estético ou tema específico; Os autores procuravam representar o cotidiano dos brasileiros, ao contrário do universalismo característico dos movimentos literários anteriores; A literatura deixou de ser apenas diversão para ser instrumento de crítica social e política.

3 Contexto histórico Proclamação da República; Guerra de Canudos;
Revolta da Vacina; Revolta da Chibata; Primeira Guerra Mundial.

4 19 de janeiro de 1915 As enchentes (Lima Barreto)
As chuvaradas de verão, quase todos os anos, causam, no nosso Rio de Janeiro, inundações desastrosas. Além da suspensão total do tráfego, com uma prejudicial interrupção das comunicações entre os vários pontos da cidade, essas inundações causam desastres pessoais lamentáveis, muitas perdas de haveres e destruição de imóveis. De há muito que a nossa engenharia municipal se devia ter compenetrado do dever de evitar tais acidentes urbanos. Uma arte tão ousada e quase tão perfeita, como é a engenharia, não deve julgar irresolvível tão simples problema. O Rio de Janeiro, da avenida, dos squares, dos freios elétricos, não pode estar à mercê de chuvaradas, mais ou menos violentas, para viver a sua vida integral. Como está acontecendo atualmente, ele é função da chuva. Uma vergonha! Não sei nada de engenharia, mas, pelo que me dizem os entendidos, o problema não é tão difícil de resolver como parece fazerem constar os engenheiros municipais, procrastinando a solução da questão. O Prefeito Passos, que tanto se interessou pelo embelezamento da cidade, descurou completamente de solucionar esse defeito do nosso Rio. Cidade cercada de montanhas e entre montanhas, que recebe violentamente grandes precipitações atmosféricas, o seu principal defeito a vencer era esse acidente das inundações. Infelizmente, porém, nos preocupamos muito com os aspectos externos, com as fachadas, e não com o que há de essencial nos problemas da nossa vida urbana, econômica, financeira e social. haveres: bens, posses, fortuna; square: praça procrastinar: transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar; descurar: desamparar, descuidar. 19 de janeiro de 1915

5 Euclides da Cunha ( )

6 Vida Foi militar e entusiasta da República, chegando a ser punido por sua militância; Após escrever dois artigos sobre a Guerra de Canudos, foi convidado pelo jornal O Estado de S. Paulo para acompanhar e relatar os momentos finais do conflito; Foi assassinado pelo amante de sua esposa.

7 Obra Os Sertões, que retrata a Guerra de Canudos, é sua principal obra; Nessa obra, critica o descaso do governo em relação aos sertanejos revelando um regionalismo crítico; Seu texto tem várias faces: jornalística, científica, história etc.; Foi influenciado pela teoria determinista, de Hippolyte Taine, aproximando sua literatura do Naturalismo.

8 Trecho de Os Sertões, de Euclides da Cunha
“[...] Os soldados impunham invariavelmente à vítima um viva à República, que era poucas vezes satisfeito. Era o prólogo invariável de uma cena cruel. Agarravam-na pelos cabelos, dobrando-lhe a cabeça, esgargalando-lhe o pescoço; e, francamente exposta a garganta, degolavam-na. Não raro a sofreguidão do assassino repulsava esses preparativos lúgubres. O processo era, então, mais expedito: varavam-na, prestes, a facão. Um golpe único, entrando pelo baixo ventre. Um destripamento rápido...” esgargalar: deixar a descoberto (o pescoço); francamente: de modo livre; expedito: que desempenha tarefas com presteza, rapidez; prestes: sem demora; rapidamente; destripamento: ato ou efeito de estripar, de retirar as tripas.

9 Trecho de Guerra de Canudos, de Sérgio Rezende


Carregar ppt "Pré-Modernismo (1902-1922)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google