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SISTEMA DE QUALIDADE - EAD MÓDULO VI – FUNDAMENTOS DO MARKETING ESPORTIVO MÓDULO VI – FUNDAMENTOS DO MARKETING ESPORTIVO.

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1 SISTEMA DE QUALIDADE - EAD MÓDULO VI – FUNDAMENTOS DO MARKETING ESPORTIVO MÓDULO VI – FUNDAMENTOS DO MARKETING ESPORTIVO

2 ORIGEM DO MARKETING ESPORTIVO Iniciou-se no século XIX e se tornou conhecido mundialmente quando o fabricante de taco de beisebol da empresa Hillerich & Bradoby – H&B criou um planejamento de marketing se tornando líder e único no mercado de tacos de beisebol. Já no Brasil, a ascensão se deu nos anos 70 e 80, quando o futebol de Pelé atraiu as diversas organizações para o investimento em esportes e na busca da rentabilidade nas áreas de publicidade e mercadológica.

3 CONCEITO DE MARKETING ESPORTIVO De acordo com Contursi (2002, p.37): o marketing esportivo é um segmento do marketing devidamente aplicado ao segmento de esportes, e como tal, o marketing esportivo envolve uma série de atividades que compõe o tradicional mix de marketing, ou seja, produto, preço, promoção e ponto de venda.

4 CONCEITO DE MARKETING ESPORTIVO Já Bertoldo (2000, p. 27): marketing esportivo é um conjunto de ações voltadas à prática e à divulgação de modalidades esportivas, clubes e associações, seja pela promoção de eventos e torneios ou pelo patrocínio de equipes e clubes esportivos.

5 FORMAS DE OCORRÊNCIA DOS MARKETING ESPORTIVO Estratégia como forma de divulgação de produtos/serviços, sem que os patrocinadores não possuam nenhuma ligação com atividades esportivas. Ex: Patrocinadores em geral. Estratégia através do marketing de produtos e serviços voltados aos consumidores e que, de alguma forma, se relacionam com o esporte. Ex: Camisas de time oficial.

6 VANTAGEM DO MARKETING ESPORTIVO Envolver aspectos sentimentais e comportamentais, tais como: alegria, conquista, superação, emoção, adrenalina, dentre outros. Objetivo: Atingimento de resultados favoráveis para as organizações.

7 UTILIZAÇÃO DO MARKETING ESPORTIVO Manter e conquistar mercados novos; Utilizar estrategicamente a ferramenta da comunicação; Analisar os consumidores, concorrentes; Avaliar o mercado; Criar estratégias promocionais; Dar credibilidade a imagem e a marca; Expandir os serviços relacionados ao esporte; Elevar o número de atividades esportivas em nível profissional; Aumentar a qualidade de vida dos indivíduos; Aumentar a quantidade de eventos, instalações e participações esportivas etc.

8 CADEIA DE VALOR DA INDÚSTRIA ESPORTIVA Segundo Contursi (2002, p.89): É importante para a classificação de produtos e consumidores, como os segmentos nesta indústria são diversificados, a indústria de esportes apresenta uma grande quantidade e variedade de produtos e serviços para atender os mais diferentes consumidores e/ou praticantes de esportes, assim como os mais diversos ramos empresariais. Exemplo: Coca-Cola (patrocinador da Copa do Mundo), Parmalat (patrocinador do time Palmeiras), Grupo Excell (patrocinador do time Corinthians) etc.


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