A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família"— Transcrição da apresentação:

1 NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Compromisso com a Integralidade! Lilian Gomes Machado Coordenadora do Projeto NASF

2 Diretrizes do NASF - Angra dos Reis
Acolher, Traçar linha de cuidado, Realizar atendimento individual, Orientar a família, Capacitar a ESF, Efetivar a intersetorialidade, Qualificar indicadores, Promover cidadania...entre tantas outras.

3 Área estratégica: Atividades Físicas e corporais
Educadores Físicos cedidos e gerenciados pela Secretaria de Esporte realizam trabalhos com usuários no NASF I, II e IV, colaborando com a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.

4

5 Área estratégica : Reabilitação
No primeiro ano do NASF em Angra dos Reis foram realizadas VD pelos fisioterapeutas, atingindo 88,98% do programado para o ano. No mesmo período a equipe de reabilitação realizou 781 grupos terapêuticos no Município. Aumentar o quantitativo de fonoaudiólogos é imperativo para qualificar as ações dessa área.

6

7

8 Área Estratégica : Ações de Alimentação e Nutrição
O NASF de Angra tem um nº muito reduzido na especialidade, o que dificulta sua ação, Trabalhando junto com a ATAN/CAP esse profissional desenvolve ações de capacitação, orientação familiar, atendimento individual entre outras.

9 Área estratégica : Serviço Social
Com nº reduzido da categoria as ações de grupos, atendimentos ao usuário, orientação ao bolsa família, planejamento familiar e acompanhamento de processos são realizadas diariamente, bem como as orientações para notificações de maus tratos e violência intra-familiar. Este profissional ainda representa o NASF nas reuniões no CAPS II e atua diretamente com o Comen tanto no Fórum de Saúde Mental,

10 como no curso de prevenção ao uso do CRACK, sendo responsável pelo grupo de ACS capacitados no mesmo, Atualmente na Formação em Terapia Comunitária é o primeiro profissional do NASF a realizar o curso no Município, colaborando com a redução da demanda na Saúde Mental, nó crítico do NASF.

11

12 Área Estratégica : Saúde da Criança
Os pediatras do NASF já traçaram a linha de cuidado para as crianças de 0 a 2 anos junto com o Programa da Saúde da Criança, Realizam atendimentos nas unidades com deficit de médico da ESF, Acompanha a Saúde da Criança Indígena, Participa de ações como Gol Social e Outras ações com as Creches Municipais e Casa Abrigo estão em fase de implantação.

13

14 Área Estratégica : Saúde da Mulher
As ginecologistas do NASF, em conjunto com o Programa da Saúde da Mulher prepararam a Rotina de Pré-Natal e estão fase de elaboração do protocolo de atendimento á Gestante e Ginecologia, Fazem ações educativas na comunidade, Realizam o Planejamento familiar descentralizado, Acompanham Gestante de Risco em seus territórios, Avaliam a qualidade de resultados dos exames alterados dos preventivos, bem como controle para Toxo etc.

15

16 Área Estratégica : Saúde do Homem
Embora tenha sido introduzido no NASF para trabalhar diretamente com a Saúde do Homem e com o HIPERDIA, o Médico clínico tem sido um fiel escudeiro da Atenção Básica atendendo toda a demanda das unidades sem médico da ESF, seja em consultas, VDs, renovação de receita, avaliação de exames alterados e algumas vezes assumindo efetivamente unidades como nos casos de Nova Angra, Morro da cruz e Perequê(s).

17 Área estratégica : Medicina Veterinária
A inserção do Médico Veterinário no NASF tem sido muito gratificante, uma experiência inovadora que leva o nome do NASF Angra a diversas discussões acadêmicas e Congressos científicos, Atuando diretamente com as famílias estes profissionais trabalham no cuidado com o ambiente, diagnosticando o território para as doenças zoonóticas e priorizando as necessidades das comunidades,

18 Possibilitam o trabalho com a Vigilância em Saúde,
Detectam situações de graves riscos á saúde, Capacitam as equipes das ESFs, Realizam Educação em Saúde com a população, Amantes da Natureza nos ensinam a viver harmonicamente na BIOSFERA.

19

20 Intersetorialidade “Carro chefe” do NASF, a ação integral e integrada do cuidado faz com que busquemos parceiras para avançar nas diversas face que a saúde do indivíduo e da coletividade necessita, Tendo início com a Ação Social, ampliamos nossas ações quando buscamos a Secretaria de Esporte, Secretaria de Meio Ambiente, Subsecretaria de Comunicação, os diversos setores da FuSAR, Comen etc Acreditamos que dessa forma, em TEIAS, estaremos alcançando a eficácia do cuidado.

21 Intersetorialidade

22

23

24

25 Finalmente... Gostaria de dizer que se chegamos até aqui foi porque seguimos juntos nessa caminhada pelo NASF, ainda que com traumas, com alguns desânimos, algumas perdas...Mas quantas coisas fizemos neste último ano e que com certeza foi importante não só para nós mas principalmente para cada usuário que nos encontrou. Agradeço a cada um de vocês, que mesmo sem querer, vivenciou a experiência de implantar o NASF em Angra dos Reis.

26 Obrigado!!! “Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las.” (Augusto Cury)


Carregar ppt "NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google