A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO DE INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA. FICA VIVO! Decreto 43334/2003 Programa de controle de homicídios do Estado de Minas Gerais; Voltado para jovens de 12.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO DE INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA. FICA VIVO! Decreto 43334/2003 Programa de controle de homicídios do Estado de Minas Gerais; Voltado para jovens de 12."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO DE INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA

2 FICA VIVO! Decreto 43334/2003 Programa de controle de homicídios do Estado de Minas Gerais; Voltado para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social nas regiões com alto índice de criminalidade; Oferece oportunidade de lazer, cultura, educação, esporte e profissionalização aos jovens por meio de oficinas realizadas dentro das comunidades, de acordo com as necessidades locais.

3 OBJETIVO Redução da incidência de homicídios dolosos mediantes ações de prevenção e repressão nas áreas de risco, cujos indicadores de criminalidade violenta os justifiquem.

4 IMPLEMENTA Ç ÃO Entre os anos de 1997 e 2001 foi realizado um diagnóstico pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais – CRISP que detectou: Aumento de 100% no número de homicídios; Concentração desses homicídios nos aglomerados urbanos. Com base nesse diagnóstico foi elaborado um plano de intervenção que compreendia ações repressivas qualificadas e de mobilização social.

5 PASSO A PASSO

6 NÚCLEOS DE PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE Cada núcleo recebe ainda os programas de: Atendimento ao egresso; Atendimento ao egresso; Mediação de conflitos; Mediação de conflitos; Central de apoio às penas alternativas (CEAPA). Central de apoio às penas alternativas (CEAPA).

7 N Ú CLEOS DE PREVEN Ç ÃO À CRIMINALIDADE BELO HORIZONTE

8 N Ú CLEOS DE PREVEN Ç ÃO À CRIMINALIDADE REGIÃO METROPOLITANA

9 N Ú CLEOS DE PREVEN Ç ÃO À CRIMINALIDADE INTERIOR Juiz de Fora: Central de Apoio às Penas Alternativas e Atendimento ao Egresso.

10

11 COORDENA Ç ÃO GERAL Secretarias de Estado de Defesa Social, Desenvolvimento Social e Esportes e de Educação; Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública – CRISP; Ministério Público; Polícia Militar; Polícia Civil; Poder Judiciário; Poder Legislativo Estadual.

12 PROTE Ç ÃO SOCIAL Construir uma rede de prevenção à violência e a criminalidade, fortalecendo os laços existentes na comunidade, bem como implantando novas propostas de acordo com a demanda local; Mobilização da comunidade para a implantação de programas culturais e sociais que reduzam a ociosidade e exposição dos jovens à criminalidade buscando o desenvolvimento de habilidades profissionais e culturais que permitam renda e um futuro melhor para os jovens, bem como o acesso à saúde, educação e lazer.

13 PROTEÇÃO SOCIAL ANONUCLEOSTECNICOSJOVENSOFICINAS

14 PROTEÇÃO SOCIAL EVENTOS Olimpíadas Fica Vivo! 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010; Exposição de fotografias no Museu Abílio Barreto; Seminário Fica Vivo! Encontro anual da Proteção Social com a Intervenção Estratégica; Encontro de oficineiros com Afro Reagge; Participação nas conferências Municipais, Estaduais e Nacionais da Juventude; Mostra Cultural nos núcleos, com apresentação das oficinas de cultura do Programa; Parcerias com SENAI e CDL para encaminhamento de jovens para cursos de Formação Profissional.

15 INTERVEN Ç ÃO ESTRAT É GICA COMPOSI Ç ÃO Secretaria de Estado de Defesa Social; Minist é rio P ú blico; Pol í cia Militar; Pol í cia Civil; Poder Judici á rio; Eventualmente convidados (Per í cia, Provita, Prefeituras).

16 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA OBJETIVO Estabelecer ações repressivas qualificadas e integradas dos órgãos de defesa com o fim de anular os atos daqueles considerados criminosos contumazes na comunidade; Possibilitar a atuação da Proteção Social.

17 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA PARTICIPANTES Polícia Militar: Grupo Especializado em Policiamento de Áreas de Risco – GEPAR; Comando de Policiamento da Capital - CPC; Comando de Policiamento Especializado - CPE; Diretoria de Inteligência.

18 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA PARTICIPANTES Polícia Civil: Delegacias de Polícia; Divisão de Crimes Contra a Vida; Divisão de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente; Departamento Antidrogas; Chefia do 1° Departamento de Polícia.

19 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA PARTICIPANTES SEDS – Secretaria Estadual de Defesa Social: Superintendência de Administração Prisional - SUAPI; Subsecretaria de Atendimento a Medidas Socioeducativas - SUASE; Diretoria de Prevenção Social da Juventude; Gerência de Intervenção Estratégica; Superintendência de Prevenção à Criminalidade; Superintendência de Integração do Sistema de Defesa Social;

20 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA PARTICIPANTES Ministério Público do Estado de Minas Gerais: Promotoria de Tóxicos; Promotoria de Combate às Organizações Criminosas; Promotoria Criminal; Promotoria do Tribunal do Juri; Promotoria de Execuções Criminais (*); Promotoria do Juizado Especial Criminal; Promotoria de Infância e Juventude.

21 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA PARTICIPANTES JUDICIÁRIO: Juizado da Infância e Juventude; Tribunal do Juri.

22

23 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA METODOLOGIA Levantamento de dados por parte das instituições participantes. Identificação, mapeamento e monitoramento das quadrilhas e suas lideranças; Identificação de homicidas contumazes.

24 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA METODOLOGIA Análise e tratamento dos dados obtidos para verificação da possibilidade de adoção de medidas administrativas e processuais; Elaboração de relatórios contendo informações processuais, situação do alvo, existência de mandados em aberto e etc.; Acompanhamento após realização da prisão e execução.

25 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA METODOLOGIA Tratamento diferenciado; Antecipação de Audiências; Mandados de Busca e Apreensão.

26 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA METODOLOGIA Realização de reuniões mensais ordinárias com a participação de todos os componentes do grupo, para análise dos relatórios possibilitando: Redução da formalidade; Comprometimento das instituições no que se refere a resolução dos casos; Fluxo de informações; Acompanhamento dos casos.

27 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA FATORES ESSENCIAIS Equipe de analistas habilitados para a elaboração e manutenção de informações atualizadas sobre os alvos; Garantia de permanência da metodologia de trabalho, independente da mudança dos participantes do grupo; Cada profissional deve ter a percepção acertada da função que desempenha, considerando a importância de seu trabalho na comunidade;

28 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA FATORES ESSENCIAIS Mudança de rotina na atuação, estar atento ao monitoramento que a criminalidade realiza com relação ao trabalho das instituições; Inovar e manter o próprio grupo; Atualização constante de dados.

29 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA FATORES ESSENCIAIS Proteção Social não possui função investigativa; A Intervenção não é órgão correicional; A Intervenção não é fórum para discussão das dificuldades logísticas e de pessoal; SiGIE – Sistema de Informação do Grupo de Intervenção Estratégica.

30 AGLOMERADOS13 QUADRILHAS/ GRUPOS130 ALVOS865 ADOLESCENTES68 FALECIDOS32 MANDADOS EM ABERTO/ FORAGIDOS60 MANDADOS DE PRISÃO EMITIDOS183 PRISÕES REALIZADAS237 INTERVENÇÕES1174 RESULTADOS 2011 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA TOTAL DE ALVOS CADASTRADOS ATÉ ABRIL DE 2012: 1465

31 INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA PROTEÇÃO SOCIAL

32 M Aasdru A CHAVE PARA LIDERANÇA É EXECUTAR AS TAREFAS ENQUANTO SE CONSTROEM OS RELACIONAMENTOS

33 M Aasdru VILA SITUADA NA ÁREA CENTRAL DE BELO HORIZONTE, MARCADA PELA FORTE ESTIGMA DA VIOLÊNCIA, MAS SEGUNDO UMA MORADORA: SOMOS MAIS QUE UM LUGAR CERCADO DE VIOLÊNCIA E TRÁFICO DE DROGAS...

34 É IMPORTANTE QUE DESAFIEMOS CONTINUAMENTE OS PARADIGMAS A RESPEITO DE NÓS MESMOS, DO MUNDO EM TORNO DE NÓS, DE NOSSAS ORGANIZAÇÕES E DAS OUTRAS PESSOAS.

35 JUNTOS SOMOS MUITO MAIS SÁBIOS DO QUE CADA UM SOZINHO

36 CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO (31) TELEFONE (31) – FAX


Carregar ppt "GRUPO DE INTERVENÇÃO ESTRATÉGICA. FICA VIVO! Decreto 43334/2003 Programa de controle de homicídios do Estado de Minas Gerais; Voltado para jovens de 12."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google