A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS."— Transcrição da apresentação:

1 CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS

2 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Os casos suspeitos de lavagem de dinheiro devem ser informados ao COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Lembrar que em nível internacional as informações são dirigidas às Unidades Financeiras de Inteligência (FIU – Financial Inteligence Unit). ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 152.

3 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: A autorregulação bancária tem o controle efetuado pelo BCB. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? São as próprias IF, associadas à Febraban, que exercem esse controle, seja editando normas, seja julgando casos correlatos. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 164.

4 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Atuar em conformidade com a legislação vigente e com as normas de autorregulação é princípio geral referente à ética e à legalidade. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É uma das definições desse princípio. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 165.

5 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Os princípios do Código de Defesa do Consumidor foram considerados na elaboração das regras de autorregulação bancária. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? O CDC também pauta as regras de autorregulação das IF. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 166.

6 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Consumidor (cliente) vítima de fraude pela internet, em seu computador pessoal, não tem direito ao apoio da IF Signatária do Código de Autorregulação na realização da investigação. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Pode, além do apoio na investigação, ser ressarcido do prejuízo. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 167.

7 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Os serviços prestados pelos bancos são remunerados mediante taxas. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? O preço dos serviços bancários é remunerado mediante tarifas. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 168.

8 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Para abrir uma conta corrente basta a apresentação de carteira de identidade, que pode ser, inclusive, a CTPS. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Além desse documento, é necessário o CPF e comprovante de residência (e outros documentos que a legislação em vigor exigir). ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 169.

9 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: O DOC pode ser compensado em até um dia útil. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? O TED é que é compensado no próprio dia. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 170.

10 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Um banco pode transferir a cobrança de dívidas a uma empresa de cobrança que poderá, caso haja dificuldade de contatar com o devedor, telefonar a ele em dias e horários alternativos. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Normalmente é de segunda à sexta. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 171.

11 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Para que uma instituição financeira possa atuar no mercado financeiro é necessário ter uma carta patente do BCB. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Atualmente são analisados os requisitos técnicos para tanto pelo BCB. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 3.

12 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: O COPOM sempre decide a taxa básica de juros (taxa SELIC) em patamar fixo, sem possibilidade de alteração pelo presidente do BCB antes da próxima reunião. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Pode haver viés de baixa ou de alta. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 14.

13 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: São consideradas instituições financeiras as distribuidoras de valores mobiliários. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Está no rol das instituições consideradas financeiras. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 33.

14 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Empréstimo a prazo mínimo de um ano é considerada uma operação ativa de um banco de investimento. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Ativa, porque o banco fica credor do mercado. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 37.

15 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: O SELIC é um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com os referidos títulos. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É o que define o SELIC. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 41.

16 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: A CETIP S/A é uma sociedade administradora de mercados de balcão organizados, ou seja, de ambiente de negociação e registro de valores mobiliários, títulos públicos e privados de renda fixa e derivativos de balcão. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? É o que define a CETIP. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 42.

17 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: A PREVIC é uma autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Tem a competência de fiscalizar as atividades das entidades fechadas de previdência complementar. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 47.

18 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Factoring é atividade fiscalizada pelo BCB. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Tem apenas como pré-requisito o registro na Junta Comercial. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 50.

19 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Na cobrança simples sem registro o banco atua apenas como mandatário da empresa vendedora. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? Não é registrada no sistema e nem admite instruções. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 55.

20 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Vendor Finance é operação de financiamento baseada na cessão de crédito. RESPOSTA: Correta! POR QUÊ? A empresa vende seu produto a prazo e recebe o pagamento à vista. ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 67.

21 DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
AFIRMAÇÃO: Lease-back é modalidade de leasing em que o arrendador adquire um bem de terceiro e o arrenda ao arrendatário. RESPOSTA: Incorreta! POR QUÊ? Nessa modalidade o arrendatário vende o seu bem ao arrendador (financiador). Em seguida, a empresa compradora o arrenda ao vendedor (retorno). ONDE ESTÁ ESCRITO: Página 73.


Carregar ppt "CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google