A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos do Projeto de Aplicativos de Banco de Dados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos do Projeto de Aplicativos de Banco de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos do Projeto de Aplicativos de Banco de Dados
Capítulo 8 Fundamentos do Projeto de Aplicativos de Banco de Dados

2 Mecanismo de acesso a banco de dados
Delphi possui uma grande capacidade de se criar uma aplicação capaz de acessar diferentes tipos de bancos de dados, com praticamente nenhuma alteração na sua interface. Uma mesma aplicação poderia ser desenvolvida para acessar tabelas Paradox e, com pequenas alterações, acessar tabelas do Interbase, do Access, SQL Server ou qualquer outro dos principais bancos de dados disponíveis no mercado. Isso se deve ao fato de, desde o lançamento da sua primeira versão, uma aplicação desenvolvida em Delphi não acessa diretamente um banco de dados, e sim através de uma camada intermediária, denominada mecanismo de acesso.

3 Mecanismo de acesso a banco de dados
Inicialmente, o único mecanismo de acesso disponível era o Borland Database Engine – BDE. Um conjunto de DLLs desenvolvido pela própria Borland. A aplicação acessava o BDE e este acessava o banco de dados. A partir da versão 5, o Delphi incluiu o ADO (Activex Data Objects) da Microsoft, facilitando o acesso aos banco de dados SqlServer. Além disso, foram também incluídos componentes para acesso nativo (e exclusivo) ao interbase (denominados Interbase Express).

4 Mecanismo de acesso a banco de dados
Uma outra alternativa, e as vezes melhores que alternativas apresentadas anteriormente, são acesso ao banco através de componentes de terceiros, segue opções: ZeosLib url: The ZeosLib is a set of database components for MySQL, PostgreSQL, Interbase, Firebird, MS SQL, Sybase, Oracle and SQLite for Delphi, FreePascal/Lazarus, Kylix and C++ Builder.

5 Mecanismo de acesso a banco de dados
O mecanismo que iremos utilizar para acessar o banco de dados será o dbExpress. Vantagens  Multi-plataforma: O dbExpress atua tanto nas plataformas Windows, quanto nas inúmeras versões Linux (coincidentemente as duas versões suportadas pela linguagem: Delphi para Windows e Kylix para Linux).  Baixo overhead: O dbExpress é uma camada extremamente fina sobre a API de banco de dados subjacente. Por este motivo adiciona pouco overhead às operações do banco, entre outras

6 Configurando o dbexpress para acessar o banco
Para acessar o banco de dados através do DBExpress, siga os seguintes passos: Baixe o drive do mysql para o dbExpress Descompacte o arquivo em um diretório Copie o arquivo dbxopenmysql50.dll para a pasta "C:\Arquivos de programas\Borland\Delphi7\Bin\". Pasta destino onde o delphi foi instalado na sua aplicação Slide seguinte

7 Configurando o dbexpress para acessar o banco
Abra o arquivo dbxdrivers.ini localizado na pasta "C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\DBExpress” Na seção [Installed Drivers] adicione a seguinte linha. MySQL50=1 E logo após esta seção adicione o seguinte conteúdo: Salve e feche o arquivo. Slide seguinte [MySQL50]   GetDriverFunc=getSQLDriverMYSQL50   LibraryName=dbxopenmysql50.dll   VendorLib=libmysql.dll   HostName=ServerName   Database=DBNAME   User_Name=user   Password=password   BlobSize=-1   ErrorResourceFile=   LocaleCode=0000

8 Configurando o dbexpress para acessar o banco
Copie o arquivo libmySQL.dll localizando em "C:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Server 5.0\bin" para a pasta  "C:\Windows". Arquivo libmySQL.dll está localizado no diretório onde está instalado o mysql.

9 Configurando o dbexpress para acessar o banco
Pronto, o dbExpress está configurado para trabalhar com mysql.

10 DataBase Desktop O DataBase Desktop é um aplicativo independente que é instalado junto com o Delphi. Ele pode ser acessado diretamente, através do menu Iniciar, ou mesmo de dentro do Delphi. Com o Database Desktop você pode criar tabelas de bancos de dados do tipo Paradox. Essas tabelas são muito úteis para a criação de aplicativos com bancos de dados pequenos ou médios, usados por um ou poucos computadores. Para entrar no Database Desktop, realize uma das seguintes operações: De fora do Delphi, clique no botão Iniciar e escolha Programas > Borland Delphi 4 > DataBase Desktop. De dentro do Delphi, escolha o comando Tools | DataBase Desktop.

11 Leitura recomendada Capítulo 8 e Capítulo 9 Livro Base da disciplina


Carregar ppt "Fundamentos do Projeto de Aplicativos de Banco de Dados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google