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SEMANA DAS INCUBADORAS PORTUGUESAS Ecossistema alemão de I NCUBAÇÃO DE EMPRESAS Dr. Simeon Ries, Frankfurt 24 de AbrilAbril, 2013.

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1 SEMANA DAS INCUBADORAS PORTUGUESAS Ecossistema alemão de I NCUBAÇÃO DE EMPRESAS Dr. Simeon Ries, Frankfurt 24 de AbrilAbril, 2013

2 O Histórico do ecossistema alemão Plano Marshall: financiamento do sistema actual – Institucionalização de instrumentos de financiamento para a reconstrução da infraestrutura do país: KfW Estrutura federal – Tutela dividida das tarefas publicas Tradição forte de sindicatos, câmaras de comércio e associações empresariais Mercado laboral completamente organizado e controlado Agenda 2010: reestruturação do mercado laboral

3 Órgãos e organismos Incubadoras públicas (estático) – Freguesias – Associações empresarias – Outras entidades, como bancos locais Incubadoras privadas (crescendo) – Plano de negócio/ capital de risco – Ministério de trabalho – Serviços e infraestrutura oferecida

4 Enfoques das ca. 400 incubadoras alemãs Local: Sem limitação sectorial Regional: Centros tecnológicos Clusters: Centros de inovação AcadémicosSpin-offs de universidades

5 ADT – ASSOCIAÇÃO ALEMÃ PARA A TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CENTROS DE INCUBAÇÃO A ADT é a Associação Alemã de Inovação, Tecnologia e Centros de Incubação de Empresas, englobando ainda Parques de Ciência e Tecnologia. A ADT foi fundada em 1988 na antiga Berlim Ocidental, resultado da primeira iniciativa Centros Inovação e Startup na Alemanha. Desde então, o número de Centros de Inovação tem crescido continuamente, juntamente com o número de membros da associação - em particular nos novos estados federais após a reunificação alemã. Até à data, a ADT é a única instituição alemã que se especializou em iniciar, apoiar e supervisionar de forma organizada empresas startups na forma de Centros de Inovação. A ADT apoia os seus centros membros no cumprimento da sua tarefa de iniciar e supervisionar startups inovadoras orientadas para a tecnologia. Ao perseguir essa abordagem, a ADT promove o crescimento das PMES, bem como uma mudança estrutural orientada para a inovação em todas as regiões da Alemanha. O objetivo da ADT é promover a transferência de tecnologia e inovação, bem como a criação de empresas e o desenvolvimento empresarial. Procura desenvolver ainda mais a importância e competência dos Centros de Inovação, a fim de apoiar os empreendedores inovadores e orientá-los de forma adequada no domínio público.

6 SEMANA DAS INCUBADORAS ALEMÃS

7 FORMAS DE FINANCIAMENTO DE START UPs

8 BUSINESS ANGEL BETEILIGUNGS AG Este clube de BA constituiu-se como sociedade anónima em que cada membro tem que investir euros para aderir. Os seus membros formam uma espécie de Seed Fund que é gerido por um CEO. Atualmente recebem cerca de 25 projetos /mês e têm 3 elementos a fazer o screening das propostas de 1 página que chegam através do portal. No processo de seleção intervêm também os membros especializados em áreas temáticas. Com a validação da proposta e a adesão do clube de BA ao projeto, os promotores da empresa podem aceder à duplicação do valor investido através da entrada de fundos públicos como por exemplo os geridos pelo KFW (lógica de co-investimento). O acompanhamento do projeto por parte dos BA é pago (entre a /mês).

9 12| METODOLOGIA BUSINESS ANGEL BETEILIGUNGS AG Empreendedor Preenchimento Formulário Clube BA CEO BA expert na Área Entrevista ao Empreendedor CEO faz recomendação ao Clube para entrar no projeto Due Diligence Análise Participação 1ª Análise 2ª Análise USP Projeto; Análise e avaliação perfil empreendedor Análise Final 25 a 50% do capital KFW só investe com OK do Clube de BA

10 BA NETWORK GERMANY O BA Network Germany existe há 15 anos e representa um network de business angels. Na Alemanha existem 40 networks regionais com cerca de Business Angels – BA, contando com cerca de 25 a 100 membros cada clube. Berlim e Frankfurt são as cidades com maior número de BA. No BA Network Germany a metodologia de seleção inicia-se com o preenchimento de um formulário que está on line no Portal e que regista os seguintes dados: empreendedor, gestão, projeto, business plan, procura de projeto. Tudo concentrado numa página. Atualmente recebem cerca de 25 projetos /mês e têm 3 elementos a fazer o screening.

11 Alemanha: médio desempenho de incubação de start ups Criação das primeiras incubadoras só na década de 1980 Burocracia complicada/ formalismo Legislação não favorável/ barreira de entrada Poucas ofertas de informação e consultoria Fraca comunicação e reconhecimento Mercado maduro, Gründerzeit fim séc. XIX

12 KOMPASS CENTRO DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS

13 Iniciativa local para promover jovens empresas e startups em Frankfurt, Alemanha. ENQUADRAMENTO FRANKFURT PARCEIROS KOMPASS

14 A NECESSIDADE... Não havia nenhuma base de coordenação para as atividades empreendedoras em Frankfurt, Rhein Main. A base de coordenação para as atividades empreendedoras na REGIÃO

15 KOMPASS: VISÃO REALIZADA DA REDE RHEIN-MAIN - PARCEIROS FIZ RKW ConCap Micro- finance ConCap Micro- finance Banks Of guarantees Banks Of guarantees Planning Association Hessen Planning Association Hessen Universities JUMPP Chambers of crafts & commerce Frankfurt Economic Develop. GmbH Kompass Job Center Town of Frankfurt Government ministery of Hessen Employers & Trade Association AER HAT e.V. SWAK Department for Creative Economy

16 O PROCESSO – MODELO Orientação e Informação identificar parceiros que apoiam o empreendedorismo identificar boas práticas para a promoção do empreendedorismo em cada região parceira identificar fundos disponíveis para a realização das atividades Processo de aprendizagem Dia de orientação Help Desk Workshops tranferência Visitas técnicas Intercâmbio de pessoal Elaboração de abordagem Holística Análise SWOT Comunicação e disseminação para outras regiões Seleção de GPS Networking para os parceiros regionais Construção de consensos regionais Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 4 Passo 4+1 Processo de transferência Plano Implementação Proposta individual para adaptação Construção do Plano de Ação Medidas Financiamento para implementação do PAR Road-map para promoção da diversidade empresarial Responsabilidade Mecanismo de coordenação Compromisso político Efetivo e eficiente uso de Fundos Espírito empresarial

17 06| A METODOLOGIA – MODELO Abordagem & Admissão Orientação & Informação Planeamento & Qualificação Início & Implementação Sucesso & Crescimento Obter informação Usar o Conhecimento Conhecer a equipa Informação Procura (mercado) Registo de Receita Formação Contínua com assessor empresarial Obter qualificação Formação Contínua Planeamento Estratégico Avaliação das competências empresariais FASE PRÉ-STARTUP FASE PÓS-STARTUP Cálculo de oportunidades & riscos Desenvolvimento Plano Negócio Conceitos Orçamento & Financiamento Startup -Registo da empresa -Registo para efeitos de IVA receitas

18 KOMPASS: UMA HISTÓRIA DE SUCESSO Desde 2000, as atividades da Kompass contribuíram para um crescimento regional de 15% (contra 8% a nível nacional), colocando Frankfurt no top das cidades empresariais alemãs. Kompass tem prestado serviços de empreendedorismo a mais de 20 mil clientes. Mais de empresas fundadas na Kompass foram sujeitas a uma abordagem socioeconómica individualizada que contribuiu de forma positiva para a taxa de sobrevivência das startups. Hoje, 42% das fundadoras são do sexo feminino versus, em 2.000, cerca de 20%. 85% das startups incubadas na Kompass encontram-se ativas e crescendo, cinco anos após a sua fundação. (vs % das startups que sobrevivem além de três anos a nível nacional em toda a Alemanha).

19 Kompass: factores de successo Equipa profissional, rede de apoio Desenvolvimento de projetos europeus/ INTERREG Desenvolvimento de abordagens inovadoras Trabalho explicitamente intercultural Comunicação e lobbyismo local, regional Associativismo nacional

20 IESF // 2010 // SMM //20 enodo management // sparring Dr. Simeon Ries mba Hanauer Landstr Frankfurt t

21 OBRIGADO


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