A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância Andréa Pereira de Castro Adriana Pereira Cocco Universidade de Cruz Alta Departamento de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância Andréa Pereira de Castro Adriana Pereira Cocco Universidade de Cruz Alta Departamento de."— Transcrição da apresentação:

1 Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância Andréa Pereira de Castro Adriana Pereira Cocco Universidade de Cruz Alta Departamento de Informática – UNICRUZ Cruz Alta - RS / Brasil

2 2 Estrutura da Apresentação Introdução Motivação Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

3 3 Introdução O presente trabalho concentra-se nas seguintes áreas: Inteligência Artificial Sistemas Multiagentes Educação à Distância Ferramentas de Suporte Ambientes Educacionais

4 4 Objetivos Construção de uma ferramenta que auxiliará o docente no ensino a distância Orientando-o a respeito de determinadas operações que o sistema realiza, Integração em ambiente educacional

5 5 Estrutura da Apresentação Introdução Motivação Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

6 6 Popularização da internet e educação Tecnologias de comunicação Síncronas ou assíncronas Construção de cenários inovadores Sistemas de autoria Intensificação do processo de EAD Melhoria do ensino/aprendizagem

7 7 Sistemas de autoria para cursos a distância Facilitam a passagem de professores e alunos do ambiente presencial para virtual Diferentes recursos de apoio ao trabalho docente Possuem espaço para comunicação Contato entre alunos e professores Cursos em formato hipertexto

8 8 O Professor na EAD Deve criar um ambiente motivador de comunicação: Diferentes formas de apresentação (texto, figuras, animações...) Vários recursos didáticos (exemplos, conceitos, exercícios) Conhecer o ambiente onde serão ministradas suas aulas

9 9 O Professor na EAD Preocupação Velocidade do crescimento dos avanços tecnológicos impedem os professores de se adaptarem as mudanças

10 10 Trabalhos Relacionados Exemplos de sistemas de autoria que usam as tecnologias de Internet: Aulanet: usa transparências, textos de aulas, vídeos e imagens WebCT: cria cursos em HTML, chat, trilha do progresso do aluno, controle de acesso... TopClass, LearningSpace, Classe Virtual, TelEduc

11 11 Trabalhos Relacionados AME-A (Ambiente Multiagente de Ensino/Aprendizagem): sociedade de agentes responsáveis por parte do processo de ensino ou aprendizagem UNICRUZ – Virtual Fórum de discussão, chat, , lista, controle de acesso, banco de questões automática, vídeo e imagens.. Integração do protótipo no UNICRUZ - Virtual

12 12 Trabalhos Relacionados Não contém informações detalhadas a respeito das operações do sistema Não fornecem orientações sobre o desenvolvimento de material didático Em sua maioria são pagos ou oferecem acesso restrito A diversidade de informação os torna complexos Sistema?Chat?Hipertexto?$$$?Login? Carência em alguns sistemas

13 13 Estrutura da Apresentação Introdução Motivação Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

14 14 Características Orientar o professor na distribuição de seu material didático na Internet: Orientação sobre inserção ou modificação de conteúdos Sugestão de metodologias a serem utilizadas Dicas para a elaboração do material didático Importância da motivação e interatividade Fornecer informações detalhadas sobre as operações do sistema É um software livre

15 15 Características Através de um link em forma de figura chamada Como a ferramenta ajuda o professor?

16 16 Modelo Funcional Ferramentas para o Professor Interface Para o Professor Auxilia o professor a inserir seu material didático Orienta sobre interatividade e motivação Armazenamento do conteúdos no banco de dados

17 17 Arquitetura da Ferramenta Servidor Web SERVLET HTML Banco Dados Cliente Servlet faz a comunicação entre cliente e servidor via protocolo HTTP Servlet faz a comunicação com o banco de dados via protocolo JDBC Navegador Web página web

18 18 Tecnologias utilizadas Desenvolvido na linguagem Java Utilizada na construção de ambientes multiagentes Independe de plataforma Interface em linguagem HTML, Java Banco de Dados Access Recursos relacionados à Internet para criar documentos HTML

19 19 Interface dos Procedimentos da Ferramenta Ferramentas Para o Professor Interface para o Professor Identificação do professor Senha Cadastrar Novo Professor Tarefas Agendadas Biblioteca Virtual Interação Professor e Aluno Perguntas Mais Freqüentes Troca de Mensagens Temas de Ensino Menu de Opções

20 20 Interface dos Procedimentos da Ferramenta Temas de Ensino : especificação do que ensinar Selecionar área Inserir nova área Temas Inseridos Visualizar Nome do tema Alterar Excluir Inserir novo Súmula do tema Conteúdo da aula Metodologia aula lista

21 21 Interface dos Procedimentos da Ferramenta Tarefas Agendadas : o sistema armazena o endereço possíveis tarefas inseridas pelo professor Selecionar Tema Temas Inseridos Tema 1 Tema 2 Tema n Inserir/Alterar/Excluir

22 22 Interface dos Procedimentos da Ferramenta Biblioteca Virtual: o professor tem a opção de inserir links complementares a sua aula Selecionar Tema Inserir/Alterar/Excluir link complementar

23 23 Interface dos Procedimentos da Ferramenta Interação Professor e Aluno: o professor fornece o endereço de localização da tecnologia de comunicação utilizada Selecionar Tema Inserir/Alterar/Excluir tecnologia

24 24 Interface dos Procedimentos da Ferramenta Perguntas Mais Freqüentes: perguntas e respostas sobre o sistema Troca de Mensagens: lista os professores cadastrados com sua respectiva área de atuação

25 25 Estrutura da Apresentação Introdução Motivação Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

26 26 Validação Cadastro do professor Desenvolvimento de um material que fala sobre Análise de Complexidade Pessimista

27 27 Protótipo Exemplo de Interface

28 28

29 29 Estrutura da Apresentação Introdução Motivação O Docente na EAD Descrição da Ferramenta Protótipo Conclusões e Trabalhos Futuros

30 30 Conclusões Contribuições para o professor Assistência quando trabalhar a distância Orientar na distribuição de material didático Armazenar as informações e atualizá-las quando necessário Orientar sobre as operações do sistema

31 31 Conclusões Contribuições para o Unicruz – Virtual Adaptação desta ferramenta neste sistema

32 32 Trabalhos Futuros Desenvolvimento de uma interface gráfica para o aluno, Adaptação e integração em outros ambiente educacionais, Aperfeiçoar a interface gráfica do sistema.

33 33 Bibliografia [AMA 97] Amandi, A. A. Programação de Agentes Orientada a Objetos.1997 Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. [DAM 99] D'amico, C. B. Aprendizagem estática e Dinâmica em Ambientes Multiagentes de Ensino-Aprendizagem. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. [LAN 97] Landin, C. M. M. Educação à Distância: algumas considerações. Rio de Janeiro:[s.n.], [LEI 2000] Leite, L. S.; Silva, C. M. T. A Educação à Distância Capacitando Professores: em Busca de Novos Espaços para a Aprendizagem. Disponível em. Acesso em: mar http://www.intelecto.net/ead/ligia-cris.htm

34 34 Bibliografia [LUC 2000] Lucena, C.; Fucks, H. Professores e Aprendizes na Web: a educação na era da internet. Rio de Janeiro: Clube do futuro, [PER 2001] Pereira, A.; D'amico, C. B., Toscani, L. V. Ferramenta para dar Suporte ao Professor no Ensino Síncrono e Assíncrono. In: Conferência Internacional sobre Novas tecnologias, CINTEC, 2001, Aveiro, Portugal. Proceedings... Aveiro: CINTEC, [SCH 2001] Scherer, A. P. Z. Administração de Banco de Dados via Web. Disponível em:. Acesso em: mar http://nina.inf.ufrgs.br/Seminarios/AdrianaScherer.pdf

35 35 Bibliografia ]SIL 2001]Silveira, R. A. Modelagem Orientada a Agentes Aplicada a Ambientes Inteligentes Distribuídos de Ensino – JADE – Java Agen framework for Distance Learning Environments Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. [TOS 2001]Toscani, L. V.; Veloso, P. A. S. Complexidade de Algoritmos: análise, projeto e métodos. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, p.:il.

36 36 Endereços para Contatos Andréa Pereira de Castro Adriana Pereira Cocco Universidade de Cruz Alta Departamento de Informática - UNICRUZ Cruz Alta - RS / Brasil


Carregar ppt "Uma Ferramenta Para Auxiliar o Professor no Ensino a Distância Andréa Pereira de Castro Adriana Pereira Cocco Universidade de Cruz Alta Departamento de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google