A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 – O MUNDO DIVIDIDO SEGUNDO O CRITÉRIO IDEOLÓGICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 – O MUNDO DIVIDIDO SEGUNDO O CRITÉRIO IDEOLÓGICO."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 – O MUNDO DIVIDIDO SEGUNDO O CRITÉRIO IDEOLÓGICO

2 CAPITALISMO E SOCIALISMO APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL O MUNDO FICOU COMPLETAMENTE DIVIDIDO ENTRE SOCIALISMO E CAPITALISMO. CAPITALISMO OU ECONOMIA DE MERCADO É UM SISTEMA POLÍTICO E ECONÔMICO ONDE AS REGRAS ECONÔMICAS SÃO DETERMINADAS POR EMPRESAS PRIVADAS REGIDAS PELAS LEIS DA OFERTA E DA PROCURA, LIVRE CONCORRÊNCIA, LUCROS ABUSIVOS, SOCIEDADE DIVIDIDA EM CLASSES ONDE A BURGUESIA (ELITE FINANCEIRA) POSSUI OS MEIOS DE PRODUÇÃO.

3 CAPITALISMO E SOCIALISMO O SISTEMA SOCIALISTA OU ECONOMIA PLANIFICADA É UM SISTEMA POLÍTICO E ECONÔMICO ONDE AS REGRAS ECONÔMICAS SÃO DETERMINADAS POR EMPRESAS ESTATAIS (ESTADO) PROPONDO UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA CONTROLADA POR UM ESTADO CENTRALIZADOR, MUITAS VEZES EM FORMA DE DITADURA. A CHINA É UM EXEMPLO DE SOCIALISMO. NO CAPITALISMO AS EMPRESAS SÃO CONCORRENTES FORMADAS POR CONGLOMERADOS E MARCADAS PELO NEOLIBERALISMO.

4 ORIGENS DO SISTEMA CAPITALISTA COM A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO SURGIRAM FEUDOS (ESPAÇOS AUTOSSUFICIENTES DE FAIXAS DE TERRA ONDE EXISTIA UMA RELAÇÃO DE PRODUÇÃO E SUBSERVIÊNCIA ENTRE O SENHOR FEUDAL E OS SERVOS). COM O AUMENTO DA POPULAÇÃO DOS FEUDOS NA EUROPA, OS ALIMENTOS FICARAM MAIS ESCASSOS. ASSIM, MUITOS SERVOS SE DESLOCARAM PARA AS VILAS FORA DOS FEUDOS E SE TORNARAM ARTESÃOS E COMERCIANTES. NESSES NOVOS ESPAÇOS PASSARAM A SER REALIZADAS ATIVIDADES COMO O COMÉRCIO, FEIRAS ETC.

5 CAPITALISMO COMERCIAL A CLASSE COMERCIAL QUE SURGIA, TAMBÉM CHAMADA DE BURGUESIA, CRESCIA E DESENVOLVIA ESPAÇOS PARA AUMENTAR SUA PRODUÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE MERCADORIAS. OS GOVERNOS PASSARAM A COBRAR PESADOS IMPOSTOS NA TENTATIVA DE CONTROLAR ESSA NOVA CLASSE QUE SURGIA, A BURGUESIA. COM O DECORRER DO TEMPO, HOUVE UMA GRANDE CONCORRÊNCIA ENTRE OS BURGUESES, FATO QUE DESEMBOCOU NOVAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO E DIMINUIÇÃO DOS PREÇOS DAS MERCADORIAS.

6 ESSA CONCORRÊNCIA FEZ OS COMERCIANTES BUSCAREM MATÉRIAS-PRIMAS E MÃO DE OBRA MAIS BARATAS. ASSIM, FORAM CRIADAS ROTAS MARÍTIMAS QUE CONFIGURARAM AS GRANDES NAVEGAÇÕES PARA A ÁFRICA, ÁSIA E AMÉRICA. ESSA FASE DA EXPANSÃO COMERCIAL FICOU CONHECIDA COMO COLONIALISMO. ESSA FASE FOI MARCADA POR MÃO DE OBRA ESCRAVA, PACTO COLONIAL E ECONOMIA AGROPECUÁRIA E EXTRATIVISTA NA COLÔNIA. ESSA DIVISÃO DE FUNÇÕES ENTRE OS PAÍSES COLONIZADORES (METRÓPOLES) E OS PAÍSES COLONIZADOS FICOU CONHECIDA COMO DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO.

7 O CAPITALISMO INDUSTRIAL IMPERIALISTA A CONCENTRAÇÃO DE CAPITAL PELAS METRÓPOLES DURANTE O COLONIALISMO, PROPORCIONOU O DESENVOLVIMENTO DOS PAÍSES RICOS. ESSES PASSARAM A DESENVOLVER TÉCNICAS MAIS SOFISTICADAS DE PRODUÇÃO DE MERCADORIAS, UTILIZANDO MÁQUINAS. ESSE PERÍODO FICOU CONHECIDO COMO PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (FINAL DO SÉCULO XVIII E INÍCIO DO SÉCULO XIX NA INGLATERRA COM O DESENVOLVIMENTO DAS INDÚSTRIAS TÊXTIL, SIDERÚRGICO, NAVAL ETC).

8 NA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TAMBÉM HOUVE UM AVANÇO NO DESENVOLVIMENTO DOS TRANSPORTES COMO LOCOMOTIVAS E NAVIOS A VAPOR. AS PESSOAS COMEÇARAM A SAIR DO CAMPO E PASSARAM A MORAR EM GRANDES CIDADES. HOUVE TAMBÉM A POPULARIZAÇÃO DA MEDICINA E SANEAMENO BÁSICO. COM O CRESCIMENTO POPULACIONAL E UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS MORANDO E TRABALHANDO EM CIDADES, HOUVE UMA MAIOR NECESSIDADE DE CONSUMO DE PRODUTOS. ESSE FATO, FEZ HAVER UMA NOVA E MAIOR BUSCA DE MATÉRIAS-PRIMAS E MERCADOS CONSUMIDORES CARACTERIZANDO UMA NOVA FASE DO CAPITALISMO, CONHECIDA COMO IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO.

9 CAPITALISMO FINANCEIRO ESSA NOVA FASE DO CAPITALISMO CARACTERIZOU-SE POR UM GRANDE ACÚMULO DE CAPITAL DEPOSITADOS EM BANCOS. HOUVE TAMBÉM EMPRÉSTIMOS DE DINHEIRO A JUROS PARA INDÚSTRIAS (ISSO TORNAVA O BANCO SÓCIO DA INDÚSTRIA) E PARA PESSOAS. FOI MARCADO TAMBÉM PELA ABERTURA DE EMPRESAS E INDÚSTRIAS EM VÁRIAS PARTES DO GLOBO (MULTINACIONAIS). ESSA ASSOCIAÇÃO DE EMPRESAS, OU SEJA, AS MULTINACIONAIS, PROPORCIONARAM O SURGIMENTO DE TRUSTES, CARTÉIS E MONOPÓLIOS.

10 TRUSTES: ASSOCIAÇÃO DE INÚMERAS EMPRESAS DO MESMO RAMO OU DE RAMOS DIFERENTES. CARTÉIS: É QUANDO VÁRIAS EMPRESAS FORMAM UM ACORDO PARA MANTER O MESMO PREÇO OU PREÇOS PARECIDOS DE PRODUTOS PARA EVITAR CONCORRÊNCIA. MONOPÓLIOS: É QUANDO UMA EMPRESA COMPRA OUTRA OU QUANDO EXISTEM JUNÇÕES NA TENTATIVA DE EVITAR A CONCORRÊNCIA DE PRODUTOS. HOJE EXISTEM LEIS QUE PROIBEM A PRÁTICA DE MONOPÓLIOS, CARTÉIS E TRUSTES, PORÉM O PODER DAS MULTINACIONAIS É MUITO GRANDE.

11 O CAPITALISMO GEROU BAIXOS SALÁRIOS E BAIXA NA QUALIDADE DE VIDA. O CAPITALISMO TAMBÉM SE CARACTERIZA PELOS INVESTIMENTOS EM BOLSA DE VALORES, PAPÉIS QUE REPRESENTAM CRÉDITOS (AÇÕES) FINANCEIROS. A CRISE DA BOLSA DE NOVA IORQUE EM 1929 ACONTECEU PELA VENDA EXAGERADA DE AÇÕES E UMA PROCURA MENOR, OCASIONANDO A DESVALORIZAÇÃO DA MESMA. ISSO CAUSOU A FALÊNCIA DE MUITAS EMPRESAS PROPORCIONANDO DESEMPREGO.

12 A ECONOMIA E AS GUERRAS MUNDIAIS A CONFERÊNCIA DE BERLIM EM 1884 NA ALEMANHA, FOI UM ENCONTRO ONDE PAÍSES EUROPEUS DIVIDIRAM O CONTINENTE AFRICANO PARA EXPLORAR SEUS RECURSOS. ESSA DIVISÃO DO CONTINENTE AFRICANO GEROU INSATISFAÇÃO NA ALEMANHA. A ALEMANHA SE ATRASOU NO NEOCOLONIALISMO E ESSE PAÍS TENTOU CORRER ATRÁS DO PREJUIZO. DISPUTOU COM A FRANÇA A REGIÃO DA ALÁSCIA-LORENA, REGIÃO RICA EM CARVÃO MINERAL E MINÉRIO DE FERRO.

13 COM A CONQUISTA DESSE TERRITÓRIO A ALEMNAHA ALIOU-SE AOS IMPÉRIO AUSTRO- HUNGARO E TURCO-OTOMANO FORMANDO A TRÍPLICE ALIANÇA. NA TENTATIVA DE EVITAR O AVANÇO DO IMPÉRIO ALEMÃO, INCLUSIVE PARA O ORIENTE MÉDIO, INGLATERRA, FRANÇA E RÚSSIA FORMARAM A TRÍPLICE ENTENTE. NESSE CONTEXTO ECLODIU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ) ONDE A ALEMANHA FOI PERDEDORA. OS PAÍSES VENCEDORES SE REUNIRAM NO TRATADO DE VERSALHES IMPONDO UMA SÉRIE DE RESTRIÇÕES E MULTAS PARA A ALEMANHA.

14 REVOLTADOS OS ALEMÃES CULPAVAM OUTROS PAÍSES EUROPEUS PELOS SEUS PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS. EM 1930, O LÍDER DO PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA DOS TRABALHADORES, CONHECIDO POR PARTIDO NAZISTA, ADOLF HITLER ORGANIZOU O POVO ALEMÃO PARA SE VINGAR DOS PAÍSES EUROPEUS. BASEADO EM DIVERSAS IDEOLOGIAS, INCLUSIVE A DE UMA RAÇA PURA OU ARIANISMO, ELE DESEMBOCOU E PROTAGONIZOU A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ).

15 O FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FOI MARCADO PELO LANÇAMENTO DAS BOMBAS ATÔMICAS DE HIROSHIMA E NAGASAKI. APÓS ESSE EPISÓDIO DA SEGUNDA GUERRA, URSS – UNIÃO SOVIÉTICA E EUA INICIARAM UM CONFLITO IDEOLÓGICO CHAMADO GUERRA FRIA QUE ESTUDAREMOS EM SEGUIDA. OS EUA AMEAÇDOS PELO AVANÇO DO SOCIALISMO SOVIÉTICO PASSARAM A INVESTIR CAPITAL POR MEIO DE EMPRÉSTIMOS PARA OS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, CRIANDO ASSIM ZONAS DE INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO. O BANCO RESPONSÁVEL POR ESSES EMPRÉSTIMOS FOI O FMI – FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL.

16 SISTEMA SOCIALISTA – DA FASE UTÓPICA À EXPERIÊNCIA RUSSA SAINT-SIMON: PROPÔS REFORMAS POLÍTICAS DEVIDO AOS ABUSOS COMETIDOS POR CAPITALISTAS EUROPEUS. ROBERT OWEN: TAMBÉM CONTRÁRIO AO CAPITALISMO, REDUZIU A CARGA HORÁRIA DE TRABALHO EM SUAS FÁBRICAS CRIANDO PEQUENAS COOPERATIVAS QUE NÃO TIVERAM ÊXITO. O SOCIALISMO FOI IMPLANTADO NA RÚSSIA EM 1917 DIANTE DE UMA SITUAÇÃO EXPLORAÇÃO DA MONARQUIA ABSOLUTISTA RAMANOV E DE FOME, MISÉRIA, DESEMPREGO ETC, DEVIDO A CRISE INSTAURADA PELA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

17 KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS A ESTATIZAÇÃO DA ECONOMIA QUE BASEIA AS IDEIAS SOCIALISTAS, FORAM CRIADAS POR ESSES DOIS PENSADORES. TAMBÉM PROPÕE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA. ESSAS IDEIAS INCENTIVARAM LÊNIN A PÔR UM FIM NA PROPRIEDADE PRIVADA NA RÚSSIA, ORGANIZANDO UMA REVOLUÇÃO SOCIALISTA EM 1917 JUNTAMENTE COM CAMPONESES E OPERÁRIOS, CRIANDO UMA NOVA CONSTITUIÇÃO E A URSS – UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS.

18 ESSE NOVO GOVERNO NA RÚSSIA PRIORIZOU A INDÚSTRIA DE BASE COMO SIDERÚRGICAS EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS, MÁQUINAS AGRÍCOLAS, MEIOS DE TRANSPORTE ETC. MESMO COM ESSES INVESTIMENTOS O SETOR AGRÁRIO FICOU MUITO CARENTE E ISSO GEROU SÉRIOS PROBLEMAS ALIMENTARES. ALIADOS COM OS EUA, A URSS CONSEGUE AJUDAR NA DERROTA DA ALEMANHA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, PODENDO EXERCER INFLUÊNCIA POLÍTICA E ECONÔMICA SOBRE ALGUNS TERRITÓRIOS.

19 APÓS A SEGUNDA GUERRA, BIPOLARIDADE E GUERRA FRIA COM O TÉRMINO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, O MUNDO PASSA A SER BIPOLAR EM SEU ASPECTO POLÍTICO E ECONOMICO. MUNDO BIPOLAR: SIGNIFICA DIZER QUE O MUNDO ESTÁ DIVIDIDO EM DOIS BLOCOS. UM BLOCO SOCIALISTA LIDERADO PELA URSS CRIANDO ZONAS DE INFLUÊNCIA. E OUTRO BLOCO LIDERADO PELOS EUA CRIANDO ZONAS DE INFLUÊNCIA CAPITALISTA. ESSES DOIS PAÍSES PROTAGONIZARAM A GUERRA FRIA.

20 O MUNDO BIPOLAR

21 PLANO MARSHALL: PROJETO CRIADO POR PAÍSES CAPITALISTAS PARA RECUPERAR A ECONOMIA DA EUROPA APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. OTAN – ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE: ALIANÇA MILITAR DAS ZONAS DE INFLUÊNCIA CAPITALISTA COMO EUROPA OCIDENTAL, EUA E CANADÁ. PACTO DE VARSÓVIA: NAÇÕES DO LESTE EUROPEU – COMECON – CONSELHO DE AJUDA ECONÔMICA MÚTUA: ALÉM DE SER UMA RESPOSTA À OTAN ERA UMA ALIANÇA ECONÔMICA ENTRE OS PAÍSES SOCIALISTAS.

22 A GUERRA FRIA ALÉM DE SER UMA DISPUTA POR ZONAS DE INFLUÊNCIA DO CAPITALISMO E SOCIALISMO, ERA TAMBÉM UMA DISPUTA ARMAMENTISTA E AEROESPACIAL. POSSÍVEL GUERRA NUCLEAR. DIVISÃO ENTRE COREIA DO NORTE E COREIA DO SUL, ALEMANHA OCIDENTAL E ALEMANHA ORIENTAL ETC. EUA E URSS INCENTIVARAM A INDEPENDÊNCIA DE ALGUNS PAÍSES E DE ALGUMAS REGIÕES. NA AMÉRICA LATINA CUBA FOI O ÚNICO PAÍS SOCIALISTA, POIS PASSOU POR UMA REVOLUÇÃO EM 1959 LIDERADA POR FIDEL CASTRO.

23 NO SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO HOUVE UM GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO DEVIDO AS DISPUTAS COMERCIAIS ENTRE AS EMPRESAS QUE DESENVOLVIAM MAIS E MAIS PRODUTOS. NO SOCIALISMO NÃO HOUVE ESSE AVANÇO TECNOLÓGICO, POIS TUDO ERA ESTATIZADO, OU SEJA, CONTROLADO PELO ESTADO. ASSIM, AS POUCAS EMPRESAS EXISTENTES NÃO INVESTIAM EM TECNOLOGIA. A INDÚSTRIA SOVIÉTICA ERA EFICIENTE SOMENTE NOS SETORES BÉLICO, SIDERÚRGICO E AEROESPACIAL. SEM PODER CONCORRER COM AS INDÚSTRIAS DE BENS DE CONSUMO DOS EUA, A ECONOMIA DA URSS ENTROU EM COLAPSO.

24 CARRO DOS ESTADOS UNIDOS EM 1990

25 CARRO DA URSS EM 1990

26 A CRISE E O FIM DO MODELO SOCIALISTA SOVIÉTICO A URSS E O LESTE EUROPEU NÃO CONSEGUAM MANTER UMA SATISFAÇÃO POPULAR. O ENTÃO PRESIDENTE MIKHAIL GORBACHEV ELEITO EM 1985, INICIOU MUDANÇAS NA POLÍTICA E NA ECONOMIA DA URSS. GLASNOST: PALAVRA RUSSA QUE SIGNIFICA TRANSPARÊNCIA E REPRESENTOU MUDANÇAS POLÍTICAS. PERESTROIKA: PALAVRA RUSSA QUE SIGNIFICA REESTRUTURAÇÃO E REPRESENTOU MUDANÇAS ECONÔMICAS MA TENTATIVA DE MODERNIZAR A ECONOMIA. NESSE PERÍODO, HOUVE UMA REDUÇÃO DO ARSENAL NUCLEAR DA URSS E DOS EUA.

27 CONSEQUÊNCIAS DO FIM DA GUERRA FRIA HOUVE A QUEDA DO MURO DE BERLIM NO FINAL DE FRAGMENTAÇÃO DA URSS EM 15 NOVOS ESTADOS FORMANDO-SE A CEI – COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES. OS PAÍSES DO LESTE EUROPEU QUE ERAM SOCIALISTAS, ADERIRAM A ECONOMIA DE MERCADO (CAPITALISMO). HOUVERAM PRIVATIZAÇÕES DE VÁRIOS SETORES E EMPRÉSTIMOS DE DINHEIRO A JUROS PELO FMI. ESSA POLÍTICA GLOBALIZADA FEZ AUMENTAR A MISÉRIA, DESEMPREGO, CRIMINALIDADE, FOME, COMÉRCIO AMBULANTE (MERCADO INFORMAL), MORTALIDADE INFANTIL ETC.

28 ALGUNS PAÍSES TIRARAM PROVEITO DESSA TRANSIÇÃO COMO POLÔNIA, HUNGRIA, REP. TCHECA E ESLOVÊNIA. A TRNASIÇÃO FOI MAIS TRANQUILA POR TEREM ECONOMIAS UM POUCO MAIS AVANÇADAS. ESFACELAMENTO DA IUGOSLÁVIA DANDO ORIGEM A BÓSNIA-HERZEGÓVINA, SÉRVIA, MONTENEGRO, MACEDÔNIA E CROÁCIA. CONFLITOS NA GEÓRGIA, ARMÊNIA, AZERBAIJÃO ETC. A POLÍTICA NEOLIBERAL IMPLANTADA PELO CAPITALISMO APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FEZ O MUNDO PASSAR DE BIPOLAR PARA MULTIPOLAR.


Carregar ppt "PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 – O MUNDO DIVIDIDO SEGUNDO O CRITÉRIO IDEOLÓGICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google