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Reunião de Análise Crítica Sistema de Gestão da Qualidade

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Apresentação em tema: "Reunião de Análise Crítica Sistema de Gestão da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião de Análise Crítica Sistema de Gestão da Qualidade
Departamento de Gestão de Suprimentos JULHO/AGOSTO 2010

2 O Sistema de Gestão da Qualidade Departamento de Gestão de Suprimentos
AGENDA DA REUNIÃO DE AC HORÁRIO RESPONSÁVEL TEMA COMENTÁRIO 09:00-09:05 DGS Introdução O Compromisso com a Qualidade A Política e Objetivos 09:05-09:30 RAUL O Sistema de Gestão da Qualidade 09:30 – 10:00 DVLC INDICADORES SISTEMA DA QUALIDADE AS APRESENTAÇÕES DEVEM CONTEMPLAR A SITUAÇÃO DOS ROI. 10:00 – 10:15 DGCC 10:15 – 10:30 COFFEE-BREAK 10: 30 – 10: 45 SISTEMA DA QUALIDADE 10: :00 DVAQ 11:00 – 11:15 DATA: 10/09/2010 LOCAL: SALA DO PREGÃO INICIO: 09:00 HORAS Departamento de Gestão de Suprimentos

3 Departamento de Gestão de Suprimentos
AGENDA RD 1- O Programa de treinamento dos novos empregados no Sistema da qualidade. 2- O Projeto : A Sustentabilidade e os Fornecedores 3- A Reavaliação da Política da Qualidade 4- Recomendações para Melhoria do SGQ 1- Ação gerencial 2- Apresentação dos ROI 5- Pesquisa de Satisfação. Departamento de Gestão de Suprimentos

4 CRONOGRAMA DE TREINAMENTO PARA QUALIDADE
EVENTO CARGA HORÁRIA PERÍODO STATUS Formação de Auditores Internos ISO 9001 20 HORAS 28 a 30 de Junho concluído Interpretação dos requisitos das Normas ISO e OHSAS 18001 16 HORAS 12 a 15 de Julho Concluído Formação Auditor Líder ISO 9001 40 horas 23 a 27 de agosto

5 Para nunca esquecer...

6 Nossa Missão Suprir as necessidades de bens e serviços contribuindo para o desenvolvimento, crescimento e o alcance dos objetivos empresariais

7 Nossa Visão Ser ,até 2020, o órgão padrão de excelência no suprimento de bens e serviços entre as empresas do Sistema Eletrobrás

8 Nossa Política Buscar o atendimento das expectativas dos clientes e a melhoria constante dos nossos processos

9 NOVA POLÍTICA DA QUALIDADE
Buscar a satisfação dos nossos clientes no suprimento das necessidades de bens e serviços e a melhoria contínua dos nossos processos, por meio do desenvolvimento dos nossos colaboradores e fornecedores, atendimento aos requisitos legais, de qualidade, de prazo, de custos, de controle e inovação dos processos.

10 Objetivo da Reunião A Alta Direção deve analisar criticamente o Sistema de Gestão da Qualidade, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua pertinência, adequação e eficácia. Essa análise crítica deve incluir: a avaliação de oportunidades para melhoria e necessidade de mudanças do Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo a Política da Qualidade e Objetivos da Qualidade.

11 AGENDA DA REUNIÃO Resultados de Auditoria Realimentação de Cliente Desempenho de processo e conformidade do produto Situação das ações preventivas e corretivas Acompanhamento das ações oriundas de análises críticas anteriores pela direção Mudanças que possam afetar o SGQ e Recomendações para melhoria.

12 Nosso Processo

13 PENDÊNCIAS DO SGQ

14 PENDÊNCIAS DO SGQ Descrição Prazo Responsável Tipo
Recados automáticos do sistema, lembrando a importância do consumo consciente de papel. Contínuo/ Semanal Daiany/Raul Melhoria Revisão da Política da Qualidade Próxima Reunião Comitê da Qualidade Sugestão da auditora interna Reavaliar o pouco uso do sistema de registro de preços DVLC Sugestão p/ avaliação Correspondência para as áreas sobre planilha de custos e orçamento básico, disciplinando o processo. DGS Computar o nº de requisições que estão aguardando abertura de processo para se ter a situação real do atendimento aos clientes. Dimensionamento da capacidade de atendimento do pregoeiro para a execução dos processos. Os valores devem ser separados por setor para poder se trabalhar as áreas com maiores necessidades em relação a orçamento e contratação. DLVC Na devolução, o processo de cadastro deveria ser encaminhado também para uma esfera superior a que solicitou o cadastro. DGCC/SECAF Todos registrem as ocorrências nas licitações e as não conformidades para análise e providências. Divisões do DGS Apresentação do tempo total de processamento, a partir da liberação da análise crítica. Apresentar a descrição das não-conformidades no recebimento de materiais DVAQ/SEQAL Contribuições das divisões para o programa do Encontro de Fornecedores. DVLC, DVAQ e DGS

15 Indicadores da Qualidade
Equipe DGS-Suprimentos DGS/DVAQ DGS/DVLC DGS/DGCC

16 SETOR DE CADASTRO DE FORNECEDORES
JULHO/AGOSTO de 2010 DGS / DGCC

17 Indicador

18 Documento SQ-PR-54-001 está em análise de necessidade de alteração.
Proposta de troca da Meta de 06 dias para Meta de 10 dias Documento SQ-PR está em análise de necessidade de alteração. Métrica do Indicador: razão entre processos analisados em até 06 dias e total de processos com análise concluída Métrica do Indicador: razão entre processos analisados em até 10 dias e total de processos com análise concluída Justificativa: 10 dias é o prazo informado ao fornecedor para análise do seu processo cadastral. Com o quadro de pessoal atual, esta meta reflete o tempo de atendimento real.

19 Monitoramentos

20 Prazo de análise dos processos

21 Cadastros Vencidos X Renovados

22 Fornecedores Cadastrados X Registrados
O monitoramento referente ao mês de Março/2010 não foi registrado.

23 Atividades realizadas no mês

24 CENTRAL DE ATENDIMENTO AO FORNECEDOR
Dados de AGOSTO/2010

25 Pendências e Compromissos

26 Compromissos com a Ata anterior
Item Manual do Fornecedor O que? Elaboração do Manual do Fornecedor, para ser enviado para aprovação das áreas envolvidas e instâncias superiores Por que? Facilidade na comunicação com o Fornecedor; atendimento de solicitações elencadas na Pesquisa de Fornecedores Como? Finalizar a minuta com a participação das divisões do DGS envolvidas Onde? Quem? DGS Quando? 2010 Status Sem resposta à CI enviada às áreas de apoio (ASG, ACS, AJU e ARS). Revisão Ortográfica + Encadernação

27 Registros de Ocorrência
Número Ocorrência Status c No momento da análise técnica dos fornecedores que solicitam CRC, não está sendo verificado quais os CCMs ou CCSs que aquele fornecedor já possui, nem se há CCMs pendentes, para analisar ou solicitar documento que possa tirar essas pendências. Ação em Execução pela DVAQ.

28 Participações no Período

29 Participações no período SEG TER QUA QUI SEX
2 de agosto 3 de agosto 4 de agosto 5 de agosto 6 de agosto 9 de agosto 10 de agosto 11 de agosto 12 de agosto Treinamento Informais SIG 13 de agosto 16 de agosto Tomada de Preços DGS (Lourival) 17 de agosto Reunião Formulário On-line 18 de agosto Reunião Comitê Qualidade Reunião DGCC 19 de agosto Treinamento para o CAF 20 de agosto Encontro Fornecedores Petrobras Lourival/Mariana Reunião Comissão de Penalização 23 de agosto Entrada em Produção SIG 24 de agosto 25 de agosto 26 de agosto 27 de agosto 30 de agosto 31 de agosto

30 OBRIGADO! Responsável: Lourival da Silva
Telefone para contato: (48)

31 Gestão de Contratos Avaliação de Desempenho e Orçamento
Junho de 2010 DGS / DGCC

32 Monitoramentos

33 Monitoramento Gestão de Contratos - Prazos de entregas
Meta: 60% dos contratos entregues no prazo Métrica: relação entre as entregas no prazo nos últimos doze meses e o total de entregas dos últimos doze meses

34 Ocorrências com Fornecedores
Monitoramento Ocorrências com Fornecedores Registros Jul 2009 Ago 2009 Set Out Nov Dez Jan 2010 Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ocorrências 16 12 22 20 25 19 11 46 48 Advertências 2 1 5 Suspensão TOTAL 15 23 27 49 24 50

35 Orçamentos analisados
Monitoramento Outras atividades Jul 2009 Ago 2009 Set Out Nov Dez Jan 2010 Fev Mar Abr Maio Jun Jul Atestados Técnicos 24 17 29 41 09 22 26 07 20 27 Termos aditivos - 2 3 1 5 Orçamentos analisados 7 16 Editais analisados 9

36 Participações no Período

37 Participações no período
Julho Implantação/treinamento CAF; Reuniões semanais com DTL - Novo aplicativo Orçamento Básico; Reuniões quinzenais Comitê Penalização; Reuniões com ACS e palestrante - 1º Encontro de Fornecedores; Participação do treinamento “Cálculos Trabalhistas”(Filipe); Participação no Projeto “Conhecendo a Eletrosul – Sertão” (Ana / Filipe); Reunião do Comitê de Qualidade; Reunião GT Administração de Contratos: Manual de Gestão de Contratos.

38 Participações no período
Agosto Implantação/treinamento CAF; Reuniões semanais com DTL - Novo aplicativo Orçamento Básico; Reuniões quinzenais Comitê Penalização; Reuniões com ACS e palestrante - 1º Encontro de Fornecedores; Site DGS - Bancos de Preços da Eletrosul, Eletrobras e SINAPI (http://wservnotes.eletrosul.gov.br/dsp/dsp01.html); Reunião do Comitê de Qualidade - “Pesquisa de Clientes Internos” (Filipe); Organização e participação - Treinamento Aditivos Contratuais.

39 Pendências e Compromissos

40 Compromissos com a ata anterior:
Item Banco de Preços Orçamento Básico Avaliação de Desempenho Encontro Fornecedores O que? Implantar e divulgar o Banco de Preços da ELETROSUL Capacitar gestores de contratos na elaboração do Orçamento Básico Realizar a Avaliação de Desempenho dos Fornecedores 1º Encontro da ELETROSUL com seus Fornecedores Por que? Pesquisar preços maior confiabilidade no orçamento Melhorar a qualidade do fornecimento Melhorar relaciona-mento Como? SIG Desenvolvimento aplicativo Notes Contratação serviços Onde? ELETROSUL Quem? DGS e DGI DGS e DTL DGS e ACS Quando? Conforme cronograma do SIG Até dezembro de 2010 2011 11 de Novembro Status Aguardando carga de dados e Implantação do SIG Em desenvolvimento Especificação do Sistema Em fase de organização Preencher este plano de ação se houver meta não atingida

41 Obrigado Responsáveis: Simone Angélica Alves, Ana Lucia Schveitzer
Filipe da Silva Piovesan Sadi Luiz Schoeler Telefone para contato: (48)

42 Indicadores da Qualidade
DVLC Julho-Agosto/2010

43 Indicadores de Desempenho DVLC Julho e Agosto/2010
Rodrigo de Oliveira Fernandes DGS - Departamento de Gestão de Suprimentos DVLC - Divisão de Licitação e Contratos

44 Objetivo Com esta apresentação os Setores de Contratação da DVLC demonstram a mensuração de seus processos, bem como as ações necessárias para que a Política da Qualidade seja satisfeita. “Buscar o atendimento das expectativas dos clientes e a melhoria contínua dos nossos processos”

45 Tempo Médio de Processamento
Julho/2010 MODALIDADE META (DIAS) JUL/2010 12 MESES DISP. VLR. 18 8 12 PREGÃO ELET. 60 55

46 Tempo Médio de Processamento
Agosto/2010 MODALIDADE META (DIAS) AGO/2010 12 MESES DISP. VLR. 18 17 12 PREGÃO ELET. 60 54

47 Evolução Tempo de Processamento

48 Evolução Tempo de Processamento

49 Relação Orçamento x Contratação
MODALIDADE VLR. CONTRATADO VLR. ORÇADO VARIAÇÃO DESCONTO DISP. VLR. R$ ,46 R$ ,19 95,98 % 4,02 % P. E. R$ ,94 R$ ,79 80,17 % 19,83 % TOTAL R$ ,40 R$ ,98 80,33 % 19,67 %

50 Relação Orçamento x Contratação
MODALIDADE VLR. CONTRATADO VLR. ORÇADO VARIAÇÃO DESCONTO DISP. VLR. R$ ,95 R$ ,64 90,91 % 9,09 % P. E. R$ ,40 R$ ,97 80,46 % 19,54 % TOTAL R$ ,35 R$ ,61 81,44 % 18,56 %

51 Distribuição do Trabalho

52 Distribuição do Trabalho

53 PISO ESCRITÓRIO DE BRASÍLIA SWITCH DE BORDA – ESC. DE BRASÍLIA
Licitações não Concluídas – Julho/2010 Nº Licitação RC Objeto Area Requisit. Tipo de Processo Motivo PISO ESCRITÓRIO DE BRASÍLIA PRE Pregão Elet. FRACASSADA – ORÇAMENTO INSUFICIENTE SWITCH DE BORDA – ESC. DE BRASÍLIA DTL TRANSP. EM MICRO ÔNIBUS DGI TRANSP. INTERNACIONAL DEG DESERTA

54 Licitações não Concluídas – Agosto/2010
Nº Licitação RC\RS Objeto Area Requisit Tipo de Processo Motivo MAN. PREV. EQUIP. SUB-URUGUAIANA RMRS Pregão Elet. DESERTA LOC. DE INFRA. P\ EVENTOS DGP FRACASSADA – TODAS AS PROPOSTAS DESCLASSIFICADAS MONIT. CONT. DOS PROC. EROSIVOS - PCHJB DPM Disp. Por valor LIMP. REMANESCENTES 36 PROPRIEDADES UHPJ DEG TRANSP. INTERNACIONAL FRACASSADA – ORÇAMENTO E PRAZO DE EXECUÇÃO INSUFICIENTES

55 Índice de Eficiência Aproveitamento em Julho foi de 93,22%.
De 59 processos iniciados 4 não foram concluídos. Aproveitamento em Agosto foi de 85,29%. De 34 processos iniciados 5 não foram concluídos.

56 Treinamentos Realizados
QUANDO? QUEM? ONDE? ASSUNTO? PROMOTORA? DE 14/07 a 15/07 Rafael Curitiba Formação de Pregoeiros Adjuvare DE 21/07 a 23/07 Luciana Zeni e Rafael Rio de Janeiro Curso Prático de Licitações de Obras e Serviços de Engenharia Consultre DE 10/08 a 12/08 Luciana Zeni, Rafael, Luciana B, Jane, Graciela Sede Alterações e aditivos aos contratos administrativos Zênite Nauana Florianópolis Qualidade de vida Eletrosul

57 Obrigado Divisão de Licitação e Contratos: Rodrigo de Oliveira Fernandes Elaboração: Israel Quint de Souza, Valdemir Rosado Goulart Apresentação: Rodrigo de Oliveira Fernandes Telefone para contato: (48)

58

59 Indicadores da Qualidade
DVAQ JULHO/ AGOSTO/2010

60 Indicadores da Qualidade
SETAM Julho e Agosto/2010

61 A partir da análise dos Indicadores, relatamos o status do SETAM buscando atingir os Objetivos da Qualidade nos meses de Julho e Agosto de 2010.

62 Índice de atendimento IA = n° requisições atendidas
nº requisições efetuadas Indica quão eficaz foi a gestão de estoque para atender às solicitações dos usuários.

63 Gráfico Índice Atendimento

64 Gráfico Movimentações de Material Almoxarifado 876

65 Gráfico Movimentações de Material Almoxarifado 876 - Valor

66 SANEAMENTO DO ESTOQUE LOCAL PREVISÃO REALIZADO RMSC MARÇO
Negociação com DMS RMRS/URUGUAIANA SETEMBRO ABLU/CAPIVARI EM ANDAMENTO RMMS JULHO JUNHO RMRO/SANTO ANGELO OUTUBRO

67 ALIENAÇÃO LOCAL PREVISÃO REALIZADO RMPR SETEMBRO EM ANDAMENTO
RMRS/URUGUAIANA OUTUBRO RMSC/CAPIVARI RMMS AGOSTO Não será realizado. RMRO/SANTO ANGELO

68 SEG TER QUA QUI SEX SAB Formação de lotes no SMCAP
16 de Agosto Formação de lotes no SMCAP 17 de Agosto 19 de Agosto Formação de lotes no ABLU 20 de Agosto 30 de Agosto Formação de lotes na RMRO 31 de Agosto

69 Registros de Ocorrência
Número Ocorrência Status G Revisar o procedimento de recebimento de material no AFLO. Análise de causa G Cartuchos com validade vencida ainda em utilização. G Não verificação dos prazos de inspeção constantes no documento contratual. Em execução G Atraso na abertura de RM, podendo impactar nos prazos de pagamento.

70 Leandro Beirão de Miranda
OBRIGADO Leandro Beirão de Miranda RAMAL 7523

71 Indicadores da Qualidade DVAQ/SEQAL Julho-Agosto/2010

72 Indicadores

73 Indicador de Conformidade - 2010

74 Indicador Conformidade Julho de 2010
Indicadores ENTRADAS NC JUL 45 1 Descrição: TRANSCEPTORES ÓPTICOS(MGBIC) PARA 40KM Entregue: NÃO POSSUEM OU APRESENTARAM DEFEITO NA MEDIÇÃO DE VALORES DE POTÊNCIA OPTICA (DDM)

75 Indicador Conformidade Agosto de 2010
Indicadores ENTRADAS NC AGO 54 3 Descrição: CAFÉ SUPERIOR PÓ HOMOGÊNEO NC: FALTA DE VáCUO NAS EMBALAGENS Descrição: QUADRO CORREDIÇO PARA PASTA OFÍCIO ESPECIFICADO: MODELO A COR PRATA NC: MODELO A COR BEGE Descrição: FORNECIMENTO DE QUADROS ELÉTRICOS NC: PDU´S APRESENTAM NÚMERO DE DISJUNTORES INFERIOR AO SOLICITADO (1 DISJUNTOR A MESNOS EM 2 PAINÉIS)

76 Indicador Conformidade 2010

77 Indicador de Conformidade - Agosto/2010
PERÍODO QTDE RECEBIDA REPROVADOS % jan/10 42 100,00% fev/10 50 3 94,00% mar/10 63 95,24% abr/10 32 1 96,88% mai/10 37 2 94,59% jun/10 60 98,33% jul/10 45 97,78% ago/10 54 94,44%

78 Valor e quantidade de materiais analisados.
Índices SEQAL Valor e quantidade de materiais analisados. Mês 2007 Recebidos Mês 2008 Mês 2009 Mês 2010 jan/07 52 jan/08 69 jan/09 44 jan/10 42 fev/07 fev/08 50 fev/09 26 fev/10 mar/07 46 mar/08 58 mar/09 71 mar/10 63  abr/07 55 abr/08 84 abr/09 86 abr/10 32  mai/07 93 mai/08 45 mai/09 107 mai/10 37  jun/07 70 jun/08 30 jun/09 54 jun/10 60 jul/07 85 jul/08 127 jul/09 jul/10 45  ago/07 ago/08 56 ago/09 28 ago/10 set/07 89 set/08 96 set/09 95 set/10 out/07 67 out/08 out/09 out/010 nov/07 68 nov/08 79 nov/09 nov/10 dez/07 64 dez/08 104 dez/09 66 dez/10 TOTAL 787 884 725 383 média mensal 65,58 73,67 60,42 47,88 Valor Recebido ,81 ,05 ,79 ,49 Média R$ /item 8.008,22 9.460,60 17.413,46 10.541,26

79 Índices SEQAL-Análise Crítica de Requisição
Periodo Nº de Requisições Tempo de Processamento jan/10 87 1,26 fev/10 18 0,44 mar/10 34 0,88 abr/10 39 0,79 mai/10 20 1,35 jun/10 19 0,52 jul/10 64 2,14 ago/10 74 2,54

80 Registros de Ocorrência
Número Ocorrência Status Q A Requisição de Compra , aprovada na análise crítica em 20/04/2010 e, após alteração do orçamento, em 02/06/2010, cujo objeto é INEXIGIBILIDADE (art 25, inciuso I) não constava assinatura do Diretor Responsável – obrigatória. Em análise de causa (reabertura) Q RS – ET-DSI-0029/2009 e 0030/2009 Não consta o local de ínicio e fim das locações que é o areoporto de Porto Velho/RO. No item 12 consta que os veiculos deverão ser entregues nos aeroportos e/ou regional da Eletrosul. Que regionais??? Concluído Q RS – não constou as seguintes informações: -local de entrega dos cartões e instalações dos softwares. –prazo de entrega dos cartões e da instalação. –prorrogação do contrato. – local de realização dos treinamentos Em andamento

81 Registros de Ocorrência
Número Ocorrência Status Q RS nº – Contratação do palestrante que ministrará palestra nos eventos dos “Programas de Qualidade de Vida” e “Saúde e Vida”. Por ser uma contratação por notório conhecimento (Inexigibilidade) ficou faltando o Curriculo do Prof. Steven Dubner que já foi solicitado a Sra. Marta do DGP. Concluído Q Diversos códigos de cartucho com validade vencida ainda em utilização e, em alguns casos, sendo consumidos regularmente. Exemplo: Cód – Vencimento – 2004, último consumo – Julho/2009 Em Andamento Q Na RC – Água mineral, faltaram as seguintes informações: prazo inicio entregas. Laudo de análise microbiológica. Estoque mínimo de água mineral com gás.

82 Registros de Ocorrência
Número Ocorrência Status Q Nenhuma das propostas apresentadas ao atendimento da RC é valida. As mesmas não atendem a RC nos quesitos prazo de entrega, condições de pagamento, modalidade de entrega. Além disso as mesmas não estavam válidas. Observamos que a licitação foi montada no dia seguinte a aprovação da análise crítica. Em andamento Q Houveram diversas reclamações de empregados sobre a qualidade do café servido na Sede após a utilização de um lote da marca Odebrecht. Q Na RS – (Contratação de 2 (duas) recepcionistas para o centro de treinamento. Contrato de 12 meses prorrogável por mais 4 anos.) consta: Quantidade 1,00. O correto é: 12 e a unidade Mês e não UM. Concluído

83 PARTICIPAÇÕES NO PERÍODO - JULHO/AGOSTO
Projeto de reorganização física do pátio de torres da RMRS Inventário Anual e Inspeção de armazenamento - RMSC/ACAP Reunião com GT - Administração Almoxarifados - Eletrobras Projeto de ampliação da sala climatizada da RMSC Inventário Anual e inspeção de Armazenamento - RMRO - AROE/ASAN Curso de Avaliação de fornecedores - Fpolis Visita laboratório LAFITE Visita Aradefe Malhas Brusque Inspeção de material em Fábrica e auditoria NBR vedações para disjuntores – I.Olivo

84 OBRIGADO! Responsável: Raul Sabatini E-mail: seqal@eletrosul.gov.br
Telefone para contato: (48)

85 Atividades realizadas no Setor
Outras Atividades do Setor Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Análise de Requisições 111 26 61 65 64 50 71 68 Análise de Amostras Inspeção e recebimento Análise Especificações Técnicas

86 Compromissos com a Ata Anterior
Item Descrição de não-conformidades O que? Apresentar as não-conformidades no recebimento de materiais Por que? Realizar ações corretivas, quando aplicável. Como? Apresentação de Análise Crítica Onde? DGS Quem? DVAQ/SEQAL Quando? Contínuo Status Em andamento


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