A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Industrial A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Industrial A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Industrial A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para Contemporânea.

2 O PROCESSO DE PRODUÇÃO ARTESANAL O artesanato, foi a forma de produção característica da Baixa Idade Média, sendo representado por uma produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão), possuía os meios de produção (era o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalhava com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final.

3 George Walker, Woman Spinning (1814)

4 É importante lembrarmos que nesse período a produção artesanal estava sob controle das corporações de ofício, assim como o comércio também encontrava- se sob controle de associações, limitando o desenvolvimento da produção.

5 Revolução Industrial na Inglaterra A Inglaterra industrializou-se cerca de um século antes de outras nações, por possuir uma série de condições históricas favoráveis dentre as quais, destacaram-se: a grande quantidade de capital acumulado durante a fase do mercantilismo; o vasto império colonial consumidor e fornecedor de matérias-primas, especialmente o algodão; a mudança na organização fundiária, com a aprovação dos cercamentos (enclousures) responsável por um grande êxodo no campo, e conseqüentemente pela disponibilidade de mão- de-obra abundante e barata nas cidades.

6 1) a supremacia naval inglesa: desde o ano de 1651, quando Oliver Cromwell decretou os Atos de Navegação e Comércio, que asseguraram exclusividade aos navios ingleses para o transporte de mercadorias para o seu país, que a Inglaterra passou a controlar o comércio mundial de larga escala. Isso permitiu a organização de um vasto império colonial que, ao mesmo tempo, será seu mercado consumidor de produtos manufaturados e fornecedor de matérias primas.

7 2) a disponibilidade de mão-de-obra: o estabelecimento do absolutismo na Inglaterra no século XVI levou a burguesia em aliança com a nobreza a promover um processo de expulsão dos camponeses de suas terras. Estas terras foram cercadas e transformadas em áreas de pastagens para ovelhas que ofereciam a matéria-prima básica para o tecido: lã. Houve, portanto, um intenso êxodo rural, que tornou as grandes cidades um lugar onde se encontrava uma grande disponibilidade de mão-de-obra. Dessa maneira, os salários sofreram um rebaixamento, fato que contribuiu para a elevação da produtividade na indústria.

8 3) a disponibilidade de matérias-primas: a Inglaterra não tinha dificuldades de acesso às matérias- primas básicas para seu desenvolvimento industrial. Era rica em minério de carvão, lã, algodão (obtido nos EUA) etc. 4) a Monarquia Parlamentar: a Revolução Gloriosa de 1688/89 estabeleceu na Inglaterra a Declaração dos Direitos (Bill of Rights) que permitiu a supremacia do parlamento sobre a monarquia, surgindo, portanto, o parlamentarismo. Isso significou o fim do absolutismo que permitiu à burguesia uma maior participação nas decisões do governo e na vida política do país. Dessa maneira, a economia do país passou a se organizar de maneira a atender aos anseios da burguesia.

9 PRINCIPAIS AVANÇOS DA MAQUINOFATURA Em 1733, John Kay inventa a lançadeira volante. Em 1767 James Hargreaves inventa a "spinning janny", que permitia a um só artesão fiar 80 fios de uma única vez

10 Em 1768 James Watt inventa a máquina a vapor. Watt's Steam-Engine

11 Em 1769 Richard Arkwright inventa a "water frame".

12 combinação da "water frame" com a "spinning jenny" com fios finos e resistentes. Em 1779 Samuel Crompton inventa a "mule", uma

13 Em 1785 Edmond Cartwright inventa o tear mecânico.(power loom).

14 power loom

15 Invenções que contribuíram na RI 1765: Watt inventa condensador que permitirá a construção futura da máquina a vapor. 1769: Cartwright inventa a máquina de fiar. 1771: Lavoisier faz experiências sobre a composição do ar. Galvani descobre que os impulsos nervosos são de natureza eléctrica. Deluc mede altitudes com o barómetro. 1772: Lavoisier explica o papel do oxigénio na combustão.

16 1774:Lavoisier: Opúsculos Físicos e Químicos. 1782: Watt constrói um motor de dois tempos. 1784: Cavendish descobre que a água é composta por oxigênio e hidrogênio. Cartwright inventa o tear mecânico. 1785: Boulton e Watt aplicam o primeiro motor a vapor numa máquina de fiar; arranque da revolução industrial inglesa. Evans inventa o moinho automático. l Cavendish descobre a composição do ácido nítrico.

17 1787: Lavoisier e Colaboradores: Método de Nomenclatura Química 1789: Lavoisier: Tratado Elementar de Química 1790: Na Inglaterra, primeiro moinho movido a vapor. Os navios começam a ser construídos com cascos de ferro. 1792: Galvani publica o resultado das suas experiências sobre a electricidade animal e Volt discorre sobre os fenómenos eléctricos. 1798: Murdock promove a primeira instalação de gás de iluminação.

18 1799: Laplace: Mecânica Celeste (início) 1801: O francês José-Marie Jacquard inventa o tear automático ou de Jacquard. 1807: Na América, Fulton navega pelo Hudson num barco a vapor. l Na América, Fulton navega pelo Hudson num barco a vapor. 1819: H. C. Oersted descobre o electromagnetismo. l O vapor «Savannah» cruza o Atlântico. 1833: Surge a primeira máquina de escrever moderna.

19 Divisão do Trabalho

20 DESDOBRAMENTOS SOCIAIS A Revolução Industrial alterou profundamente as condições de vida do trabalhador braçal, provocando inicialmente um intenso deslocamento da população rural para as cidades, com enormes concentrações urbanas. A produção em larga escala e dividida em etapas irá distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores irá dominar apenas uma etapa da produção.

21 Na esfera social, o principal desdobramento da revolução foi o surgimento do proletariado urbano. (classe operária), como classe social definida Vivendo em condições deploráveis, tendo o cortiço como moradia e submetido a salários irrisórios com longas jornadas de trabalho, a operariado nascente era facilmente explorado, devido também, à inexistência de leis trabalhistas Habitação popular em Londres, de Gustave Doré

22 O desenvolvimento das ferrovias irá absorver grande parte da mão-de-obra masculina adulta, provocando em escala crescente a utilização de mulheres a e crianças como trabalhadores nas fábricas têxteis e nas minas. O agravamento dos problemas sócio-econômicos com o desemprego e a fome, foram acompanhados de outros problemas, como a prostituição e o alcoolismo.

23 As mulheres constituíram importante mão- de-obra desde o início da RI

24 Reação dos Trabalhadores Os trabalhadores reagiam das mais diferentes formas, destacando-se o movimento "ludista" (o nome vem de Ned Ludlan), caracterizado pela destruição das máquinas por operários, e o movimento "cartista", organizado pela "Associação dos Operários", que exigia melhores condições de trabalho e o fim do voto censitário. Destaca-se ainda a formação de associações denominadas "trade-unions", que evoluíram lentamente em suas reivindicações, originando os primeiros sindicatos modernos. O divórcio entre capital e trabalho resultante da Revolução Industrial, é representado socialmente pela polarização entre burguesia e proletariado. Esse antagonismo define a luta de classes típica do capitalismo, consolidando esse sistema no contexto da crise do Antigo


Carregar ppt "Revolução Industrial A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google