A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA VIAGEM QUE DURA... 9 MESES Assim como as plantas e os outros animais, as pessoas também são diferentes umas das outras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA VIAGEM QUE DURA... 9 MESES Assim como as plantas e os outros animais, as pessoas também são diferentes umas das outras."— Transcrição da apresentação:

1

2 UMA VIAGEM QUE DURA... 9 MESES

3 Assim como as plantas e os outros animais, as pessoas também são diferentes umas das outras.

4 Mas, o corpo de todas as pessoas é formado de três partes: Cabeça Tronco Membros Superiores Membros Inferiores

5 O momento mais especial de nossas vidas são aqueles em......FAMÍLIA

6 Quando crianças temos... curiosidade...

7 Vamos crescendo......e a medida que isso acontece, procuramos nossa outra metade.

8 Claro, nem sempre nossas experiências são positivas. O coração, não se importa nem um pouco com isso. Ele precisa Amar e ser Amado!

9 Então, quando encontramos nossa outra metade... Na maioria das vezes começamos a constituição de um L A R.

10 A felicidade de todo casal são os filhos. Aqui começa a nossa viagem que dura exatamente: 9 M MM MESES

11 Exceto em algumas raras exceções, toda fêmea de cada uma das espécies existentes sobre a face da Terra, tem a Graça de Gerar Vida.

12 VOCÊ SABE O QUE É GRAVIDEZ? VOCÊ SABE O QUE É GRAVIDEZ?

13 Tanto o Homem como a Mulher possuem Aparelho Reprodutor...

14 No Homem...

15

16 Na Mulher... Na Mulher...

17 Tubas uterinasOvidutos Ovário Útero Colo do útero Vagina Aparelho reprodutor feminino

18

19

20

21

22 Óvulo Óvulo rodeado de espermatozóide Espermatozóide tentando penetrar Zigoto

23 OBSERVE A EVOLUÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ

24

25 A P PP Perpetuação da nossa E EE Espécie, acontece através de mudanças que ocorrem em nosso corpo, durante a A AA Adolescência Vejamos no H HH Homem... Aumento de pelos faciais e corporais. Aumento da musculatura e alargamento dos ombros. Engrossamento da voz. Produção de espermatozóide.

26 Na Mulher... As mamas desenvolvem. Aumento da camada de gordura. Alargamento dos quadris, Ocorre a ovulação, Ocorre a menstruação.

27 Como ocorre a M MM Menstruação:

28

29 Gráfico Menstrual

30

31

32 Quando a felicidade vem em dobro: GEMELIDADEGEMELIDADE

33

34 CLASSIFICAÇÃO GÊMEOS FRATERNOS - DIZIGÓTICOS - BIOVULARES - BIVITELINOS FECUNDAÇÃO DE DOIS ÓVULOS POR DOIS SPTZ SEMPRE DICORIÔNICOS DIAMNIÓTICOS GÊMEOS VERDADEIROS - MONOZIGÓTICOS – UNIVITELINOS FECUNDAÇÃO DE UM ÓVULO POR UM SPTZ. UM ZIGOTO. SEXOS IGUAIS DEPENDE DA ÉPOCA DA DIVISÃO

35 Dicionário Dicionário Sistema Reprodutor Masculino - Compõe-se da genitália externa (pênis e bolsa escrotal) e órgãos internos (testículos, dutos condutores de espermatozóides e as glândulas acesssórias). Testículo - Gônada masculina dos animais onde são produzidos os espermatozóides (gametas masculinos). Epidídimo - Local onde os espermatozóides completam a fase de maturação. Bolsa Escrotal - Bolsa revestida de pele onde se alojam as gônadas masculinas (testículos). Próstata - Glândula do sistema reprodutor masculino de mamíferos responsável pela produção de uma secreção alcalina e viscosa, lançada na base da uretra durante a ejaculação. Vesícula Seminal - Órgão do sistema reprodutor masculino de certos animais que armazena e nutre os espermatozóides antes da ejaculação. Nos mamíferos, existe um par de vesículas seminais. Canal Deferente - Conduto do sistema reprodutor de certos animais que conduz os espermatozóides produzidos no testículo para fora do corpo.

36 Uretra - Conduto através do qual ocorre a eliminação da urina acumulada na bexiga urinária. Nos machos de mamíferos, a uretra é também o canal de saída do esperma. Corpos cavernosos e corpos esponjosos - São tecidos que se enchem de sangue na ereção. Pênis - Órgão copulados dos machos de certas espécies animais. (FSH) - Hormônio trófico da adenoipófise que promove o amadurecimento das gônadas e a produção de gametas. Testosterona - Hormônio sexual masculino produzido pelos testículos de vertebrados. É responsável pelo impulso sexual e pelo aparecimento de características sexuais secundárias masculinas. Sêmen ou Esperma - Secreção que contém espermatozóides (gametas masculinos) e um líquido nutritivo (fluido ou líquido seminal). O ato de eliminar esperma no clímax da excitação sexual é chamado ejaculação.

37 Dicionário Dicionário Sistema Reprodutor Feminino - Compõe-se de órgãos externos ao corpo da mulher (genitália externa ou vulva) e órgãos internos (ovários, tubas uterinas, útero e vagina). Ovário - Gônada feminina, onde são produzidos os óvulos (gametas femininos). Útero - Órgão em que ocorre o desenvolvimento do embrião. Nos mamíferos, o útero é um órgão musculoso e revestido internamente por uma camada mucosa (endométrio), que se desenvolve e se vasculariza em preparação para a gravidez. Endométrio - Camada interna do útero rica em vasos sangüíneos. Uretra - Conduto através do qual ocorre a eliminação da urina acumulada na bexiga urinária. Nos machos de mamíferos, a uretra é também o canal de saída do esperma.

38 Clitóris - Órgão do sistema genital feminino humano, que tem mesma origem embrionária que o pênis. É um local de alta excitabilidade sexual. Vulva - Região em torno da abertura da vagina das fêmeas de mamíferos, formada pelos grandes e pequenos lábios vaginais. Vagina - Canal do sistema reprodutor feminino presente em diversas espécies de animal. Recebe o pênis durante a cópula. Estrógeno - Hormônio sexual feminino produzido pelos ovários de vertebrados. É responsável pelo impulso sexual e pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas. Progesterona - Hormônio sexual feminino de vertebrados, produzido pelos ovários e pela placenta. Nos mamíferos, estimula o crescimento da mucosa do útero (endométrio) e sua manutenção durante a gravidez. Ver também

39 Hormônio Luteinizante (LH) - Hormônio da adenoipófise que atua na indução da ruptura do folículo ovariano (ovulação) e na formação do corpo lúteo (ou corpo amarelo). Corpo Lúteo ou Corpo Amarelo - Estrutura resultante do desenvolvimento do folículo ovariano rompido, sob a ação do hormônio luteinizante (LH) produzido pela hipófise. Hipófise - Glândula endócrina localizada na base do encéfalo. Divide-se em duas partes: neuroipófise, que secreta hormônios produzidos por células neurossecretoras do encéfalo, e adenoipófise, que produz e secreta hormônios controladores do funcionamento de outras glândulas (hormônios tróficos). Ovulação - Liberação do óvulo pelo ovário. Menstruação - Descamação do endométrio, acompanhada de sangramento, que marca o início de um ciclo menstrual. Na espécie humana, se não há gravidez, a menstruação acontece a cada 28 dias, aproximadamente. Em caso de gravidez, o endométrio não se descama e a menstruação não ocorre.

40 Placenta - Anexo embrionário presente apenas nos mamíferos da subclasse Eutheria (placentários). A placenta liga o embrião ao útero materno e sua função é realizar o intercâmbio de substâncias (nutrientes, gases e excreções) entre a circulação materna e a circulação do feto. Bolsa Amniótica - Anexo embrionário presente em répteis, aves e mamíferos. Consiste em uma bolsa membranosa cheia de líquido que envolve o embrião. Sua função é absorver choques mecânicos e manter um ambiente aquoso e quimicamente adequado. Cordão Umbilical - Órgão pelo qual a placenta se comunica com o embrião. Nele existem duas artérias e uma veia (na espécie humana). Saco Vitelínico - Anexo embrionário presente em peixes, répteis, aves e mamíferos que consiste em uma bolsa membranosa cheia de vitelo, ligada à região ventral do embrião. Sua função é a nutrição. Nos mamíferos placentários o saco vitelínico é muito reduzido, e a nutrição está a cargo da placenta.

41 Tipos de P PP Parto:

42

43

44

45

46 Parto N NN Normal

47

48

49 Um poeta descreveu um recém- nascido como a maneira pela qual Deus nos deixa saber que o mundo deve continuar. A verdade é que você completou uma viagem surpreendente e está começando outra. Junto às responsabilidades virão gratificações além do que se pode imaginar. Ao criar uma vida, você e o seu companheiro entram numa relação com um novo indivíduo que vai durar o resto de suas vidas e de alguma forma, fora dos limites de suas vidas.

50 Sistema Reprodutor – Corpo Humano a máquina da Vida – O sonho de Sofia – (Editora Brasileitura – 2000) LUZ, Maria de Lá & Santos, Magaly Terezinha dos. Vivendo Ciências, 7º Série 1º edição São Paulo – 2002 Passos, Lucina; Fonseca, Albane & Chaves, Marta – Alegria de Saber – Ciências, Programas de Saúde e Educação Ambiental. Vol. 1 Editora Scipione, São Paulo – 1995.

51 Tordjman, Gilbert & Morand, Claude – Uma Vivencia de Amor – Falando de Sexo – 6 a 9 Anos Editora Scipione, São Paulo – Tordjman, Gilbert & Morand, Claude – Primeiras Emoções Amorosas – Falando de Sexo – 10 a 13 Anos Editora Scipione, São Paulo – O Corpo Humano visto por dentro – Editora Eko. Centro Educacional Católica de Brasília - Profº Vicente Crivellaro (Biologia-CECB). SARGIMARA GOMES DOS SANTOSEducadora:


Carregar ppt "UMA VIAGEM QUE DURA... 9 MESES Assim como as plantas e os outros animais, as pessoas também são diferentes umas das outras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google