A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Q U A L I P E D Qualificação de Professores da Escola Dominical Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Q U A L I P E D Qualificação de Professores da Escola Dominical Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Q U A L I P E D Qualificação de Professores da Escola Dominical Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento. Provérbios 9:9

3 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos2 Facilitador Valmir Nascimento Milomem Santos Advogado e educador cristão

4 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos3 Fontes do Ensino Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, conhecimento e de pedir que sejais cheios do conhecimento sabedoria da sua vontade, em toda sabedoria inteligência espiritual e inteligência espiritual; andar dignamente agradando-lhefrutificando crescendo no conhecimento Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus. Col. 1:9,10.

5 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos4 Abrindo a porta da Palavra Orando também juntamente por nós, abra a porta da palavra para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pela qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convêm falar. Col. 4:3,4

6 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos5 & Temas: PLANEJAMENTO DE AULA & ENCANTANDO O ALUNO

7 Planejamento

8 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos7 Planejamento O que é Planejamento? Motivos para Planejar uma aula Fases do Planejamento Objetivos do Planejamento Vantagens do Plano de Aulas Resultados do Não-Planejamento Execução do Plano de Aula Avaliação do Plano de Aula

9 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos8 Palavras de Jesus sobre Planejamento Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Lucas 14:28-30

10 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos9 Planejamento Conceito Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar. Definição Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada. Planejamento é a pré-determinação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas.

11 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos10 Planejamento Quem utiliza? Engenheiros Projeto Administradores Planejamento Estratégico Exército Tática de Guerra Equipes Esporte Treinam antecipadamente Orquestra Ensaia Governo Orçamento Professores Plano de Aula

12 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos11 Planejamento de Ensino Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino. Marcos Tuler

13 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos12 Motivos para Planejar Organiza Dá senso de direção Ajuda a progredir Ajuda na seleção do material e atividades Ajuda a avaliar o grau de aprendizagem Motiva os alunos a estabelecerem alvos Encoraja o professor

14 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos13 Plano de Aula Plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização.

15 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos14 Preparação do Professor GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento da Bíblia, capacidade de domínio das leis do ensino e da aprendizagem.(I Pe. 3:15) ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado da lição bíblica a ser conduzida. (Rom. 12:7)

16 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos15 Fases do Planejamento L.I.D.E.R.A.R Acróstico 1.L 1.Leitura da Lição 2.I 2.Identificação do tipo da lição (Teórica ou Prática); 3.D 3.Definição dos objetivos e metas a serem atingidas; 4.Escolha do Método (Seminário, preleção, debates, grupos, etc.) e materiais. 5.R 5.Recolhimento de Dados e informações sobre o tema. 6.A 6.Análise do tempo para cada tópico da lição 7.R 7.Resumo: Conclusão, aplicando a lição à vida do aluno.

17 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos16 Perguntas anteriores: O que pretendo alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo? O que fazer e como fazer? Como avaliar o que foi alcançado?

18 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos17 Objetivos Objetivos Gerais: 1.Educar o aluno para uma vida cristã autentica.(Não mera transmissão de conhecimento). 2.Educar o aluno para o exercício da cidadania. Objetivos Específicos 1.Referem-se ao esperado em termos de particularização sobre a compreensão da matéria de ensino.

19 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos18 Semana de Planejamento Domingo: Ler – Leia a lição da semana e faça um estudo geral de todo o texto. Segunda: Sumário – Leia novamente o texto bíblico e decore o Texto Áureo e a Verdade Prática. Leia várias vezes os objetivos Terça: Histórico – Releia toda a lição e recorde o texto bíblico. Verifique o momento histórico do texto. Quarta: Pessoas – Verifique o nome de cada pessoa inserida na lição. Quinta: Geografia – Estude os lugares mencionados da lição. Aprenda a pronunciar seus nomes corretamente. Pesquise me mapas bíblicos. Sexta: Fatos – Veja os fatos cuidadosamente. Sábado: Aplicação – Releia suas anotações sobre a lição e elabora o método de explanação. Domingo: Leia outra vez a lição e ore a Deus pedindo uma boa aula.

20 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos19 Execução do Plano de Aula Introdução Prender a atenção dos alunos Introduza o assunto e seu relacionamento com as demais lições do trimestre Aponte os objetivos da lição Fale com trabalhara o tema

21 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos20 Execução do Plano de Aula Exploração do assunto Discorra sobre o assunto tópico por tópico Pergunte, responda, verifique a aprendizagem. Faça com o aluno faça uma auto-análise diante do temaConclusão Feche o assunto

22 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos21 Avaliação do Plano de Aula O Plano foi completamente executado? Atingiu os objetivos? Seus alunos estavam interessados na aula? Onde houveram falhas? O tempo foi suficiente? Efetuar mudanças no próximo?

23 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos22 Vantagens do Plano de Aulas 1.Fixa bem a lição na mente do professor. 2.Dá ao professor um plano de operação. 3.Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada. 4.Inclui participação planejada. 5.Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista. 6.Evita surpresas.

24 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos23 Resultados do Não-Planejamento 1.Rodeios - narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a lição. 2.Lição inacabada - falta de um plano de aula, incapaz de acabar a lição. 3.Judeu errante - vagueando sem ponto de referência e direção. 4.Desmotivação do Aluno.

25 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos24 Subsídios Livros Revistas Lições da EBD Sites

26 Encantando o Aluno Motivação & Criatividade

27 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos26 Encantando o Aluno O aluno aprende: 1.Quando motivado, estimulado 2.Quando gosta 3.Quando necessita 4.Quando vê fazer 5.Quando faz 6.Quando há métodos certos Quando investiga e pesquisa independentemente Quando está interessado Quando crê, confia Quando ora Quando recebe atenção especial

28 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos27 Fatores que Encantam o Aluno M.A.C.C.E.T.E M M otivação A A tenção C C onteúdo C C riatividade E E mpatia T T estemunho E E spírito Santo deve ter Primazia

29 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos28 Tipos de Motivação a) Motivação por Retribuição Se você se comportar direitinho, ganha um picolé. Se você decorar duzentos versículos, ganha uma estadia no acampamento. O aluno faz o que lhe mandam, mas faz pelo motivo errado. b ) Motivação do sentimento de culpa Se você se comportar, a tia vai chorar e a culpa é sua. Depois que eu morrer, não adianta levar flores. Se você não orar oito horas por dia, não será um crente espiritual. O aluno não consegue fazer e se sente frustado.

30 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos29 Tipos de Motivação c-Motivação do uso da mentira Aceite Jesus e ele resolverá todos os seus problemas. Quando um aluno percebe que foi enganado, nunca mais irá confiar em você, e talvez não confie mais em ninguém: d-Motivação da gratidão Ao invés de falar o que Deus espera que façamos por Ele, mostre o que Ele fez por nós. Desperte o sentimento de gratidão. Gratidão leva ao serviço, e eles trabalharão, não por imposição, mas por entenderem e sentirem o por quê de precisarem fazer o serviço

31 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos30 A Palavra-chave do Professor R e s p o n s a b i l i d a d e Ensinar as crianças nos seus primeiros anos de vida.(Ensina a criança no caminho em que deve andar...) Educar adolescentes, em plena fase de dúvidas e indagações, onde uma resposta pode mudar o curso de sua vida espiritual. Ensinar aos jovens, cujo aprendizado será propagado. Ensinar ao novos convertidos o leite racional. Ministrar aos irmãos e irmãs que repassa tais ensinamentos aos seus familiares

32 As Sete Leis do Aprendizado

33 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos32 As sete Leis do Aprendizado 1º Lei do Professor O Professor precisa saber o que vai ensinar 2º Lei do Ensino A maneira como os alunos aprendem deve determinam a maneira como ensinamos

34 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos33 3º Lei da Atividade Quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido. 4º Lei da Comunicação Para que haja comunicação e necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.

35 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos34 5º Lei do Coração O ensino que realmente causa impacto não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro. 6 º Lei da Motivação O ensino será mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado.

36 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos35 7º Lei da Preparação 0 processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto aluno como professor estão previamente bem preparados.

37 Ótimas Aulas !!!


Carregar ppt "Q U A L I P E D Qualificação de Professores da Escola Dominical Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google