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Sejam Bem-Vindos à segunda palestra do projeto Nascer Bem...

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Apresentação em tema: "Sejam Bem-Vindos à segunda palestra do projeto Nascer Bem..."— Transcrição da apresentação:

1 Sejam Bem-Vindos à segunda palestra do projeto Nascer Bem...

2 NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 1:
Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano de Negócio. Foto: Stock.Schng O Projeto Nascer Bem é composto por 02 fases distintas: Fase 01: O empreendedor está buscando as informações iniciais antes de abrir suas portas. Nesta fase o objetivo é: “Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano de Negócio.” Fase 02: O empreendimento já está em funcionamento e o empreendedor busca melhorias, ajustes e apoio. Nesta fase o objetivo é: “Identificar a necessidade de melhorias nos processos de gestão e produção, construindo conjuntamente, soluções que visem o crescimento e sustentabilidade dos pequenos empreendimentos.”

3 NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 2:
Identificar a necessidade de melhorias nos processos de gestão e produção, construindo conjuntamente, soluções que visem o crescimento e sustentabilidade dos pequenos empreendimentos . Foto: Stock.Schng O Projeto Nascer Bem é composto por 02 fases distintas: Fase 01: O empreendedor está buscando as informações iniciais antes de abrir suas portas. Nesta fase o objetivo é: “Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano de Negócio.” Fase 02: O empreendimento já está em funcionamento e o empreendedor busca melhorias, ajustes e apoio. Nesta fase o objetivo é: “Identificar a necessidade de melhorias nos processos de gestão e produção, construindo conjuntamente, soluções que visem o crescimento e sustentabilidade dos pequenos empreendimentos.”

4 Nascer Bem – FASE 1 Nascer Bem – FASE 2 Visita Consultor
Atendimento Inicial Visita Consultor (diagnóstico) Palestras Plano de Ação Consultoria/ Capacitação Treinamento Aconselhamento Cada uma das 02 fases apresentadas seguem este fluxo: Fase 1: 1º. Atendimento Inicial – quando o cliente vem até o Sebrae buscando informações e é direcionado para o Projeto Nascer Bem 2º. Palestras – São 05 temas de palestras englobando os temas: - “Empreendedorismo” – Que fala dos Comportamentos e Competências do Empreendedor - “Comece Certo” – Aborda a importância de desenvolver um Plano de Negócios e como. - “Planejando a Abertura de sua empresa” – Como, onde, com quais instrumentos o empreendedor busca suas informações no mercado, para entender melhor seu negócio e tomar decisões. - “Buscando Recursos Financeiros” – Com a presença de parceiros de instituições financeiras, aborda a necessidade e a forma de preparar-se antes de buscar recursos de terceiros. - “Boas Práticas na Produção de Alimentos” – Higiene e manipulação dos alimentos. 3º. Treinamento – Aborda a prática dos Comportamentos Empreendedores, o estudo do Mercado, da Viabilidade Financeira, com tarefas diárias para colaborar na confecção do seu Plano de Negócios. 4º. Aconselhamento – 01 hora disponível com Consultor credenciado do Sebrae para aconselhamento e tirar suas dúvidas sobre seu empreendimento e o Plano de Negócios. Fase 2: 1º. Visita do Consultor – Consultor vai ate a empresa. 2º. Plano de Ação – Busca informações e elabora um Plano de Ação especifico. 3º. Consultoria / Capacitação – Este Plano de Ação pode englobar soluções de Consultoria e/ou Capacitação 4º. Monitoramento do Sebrae – Todo o processo e monitorado pelo Sebrae. Monitoramento do Sebrae

5 Comece Certo Palestra:
Esta palestra aborda o tema “COMECE CERTO – PLANEJAMENTO E ANÁLISE DO SEU NEGÓCIO”

6 Apresentar os principais aspectos
OBJETIVO DO DEBATE Apresentar os principais aspectos a considerar na criação de um novo negócio. Foto: Stock.Schng O objetivo desta Palestra é “Apresentar os principais aspectos a considerar na criação de um novo negócio”. Serão apresentados todos os principais itens que devem ser avaliados no desenvolvimento de seu empreendimento. ANTES DE INICIAR OS PRÓXIMOS SLIDES DA PALESTRA, MOSTRAR O DVD COM O VÍDEO CORRESPONDENTE À PALESTRA “COMECE CERTO”.

7 Lápis... papel... A hora é de PLANEJAR!
PLANEJANDO SEU NEGÓCIO Lápis... papel... A hora é de PLANEJAR! Foto: Stock.Schng

8 Se faltar algum dos itens planejados pode atrapalhar o churrasco?
Planejando um Churrasco... Para fazer um CHURRASCO, o que é necessário planejar? Quanto tempo, em média, dura um churrasco? De 04 a 06 horas? Foto: Stock.Schng Se faltar algum dos itens planejados pode atrapalhar o churrasco?

9 Planejando um Churrasco...
Quanto tempo você quer que dure sua empresa? Portanto, para isso, o que você deverá planejar? Se faltar algum dos itens planejados pode atrapalhar sua empresa? Foto: Stock.Schng Qual o documento que o Empreendedor tem para Planejar seu Empreendimento?

10 PLANO DE NEGÓCIOS Documento usado para descrever seu negócio e organizar as informações em seções, mantendo uma seqüência lógica que permita ao leitor entender como a empresa é organizada, seus objetivos, produtos e serviços, mercado, estratégia de marketing e situação financeira. Foto: Stock.Schng

11 Porque escrever um Plano de Negócios
Através do Plano de Negócios você consegue planejar e decidir a respeito do futuro de sua empresa. Foto: Stock.Schng

12 Porque escrever um Plano de Negócios
identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e evitá-los; identificar seus pontos fortes e fracos em relação a concorrência e o ambiente de negócio em que você atua; Foto: Stock.Schng

13 Porque escrever um Plano de Negócios
conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro de seu negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido; Foto: Stock.Schng

14 Porque escrever um Plano de Negócios
Foto: Stock.Schng O Plano de Negócios é um poderoso guia que norteará todas as ações de sua empresa, tornando a oportunidade mais clara.

15 Estrutura Básica de um Plano de Negócios
Capa Sumário Executivo Descrição da Empresa, Missão Aspectos Jurídicos e Tributários da Empresa Análise de Mercado Plano de Marketing Plano Operacional Plano Financeiro e Construção de Cenários Matriz F.O.F.A. (Forças/Oportunidades/Fraquezas/ Ameaças) Anexos

16 Públicos para o seu Plano de Negócios
Empreendedor: para ter um plano das ações a implementar no negócio. Sócios potenciais: para estabelecer acordos e direção. Empresa: para comunicação interna com os colaboradores. Parceiros: para estabelecimento de estratégias conjuntas. Franqueados: para entendimento do empreendimento.

17 Públicos para o seu Plano de Negócios
Bancos: para liberar financiamentos. Fornecedores: para liberar crédito para compra de mercadorias e matéria prima. Incubadoras de empresas: com o objetivo de se tornar uma empresa incubada. Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas e outros interessados.

18 PERGUNTAS QUE PRECISAM DE RESPOSTAS PARA
A ELABORAÇÃO DO SEU PLANO DE NEGÓCIOS e PISTAS PARA A BUSCA DAS INFORMAÇÕES Foto: Stock.Schng

19 SOBRE O CLIENTE... Quem comprará os produtos e serviços? Por quê?
Onde estão localizados? Qual será o volume de compras? Com que freqüência comprarão? Como influenciar na decisão de compra dos clientes? Foto: Stock.Schng

20 Clientes - Onde buscar? Converse com pessoas com o mesmo perfil do seu público-alvo. Faça uma pesquisa com essas pessoas nas proximidades do seu empreendimento e concorrentes. Busque informações em entidades, como: IBGE, Universidades, etc. Foto: Stock.Schng

21 SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS...
Quais são os produtos e serviços a oferecer? Que quantidade de produtos e serviços deve estar disponível aos clientes? Quais necessidades dos clientes serão atendidas pelos produtos e serviços? Foto: Stock.Schng

22 Produtos e Serviços - Onde buscar?
Converse com seu público-alvo Participe de cursos e treinamentos técnicos para aprender como desenvolver este produto ou serviço. Converse com fornecedores, buscando extrair as experiências com o mercado. Converse com especialistas do ramo. Foto: Stock.Schng

23 SOBRE A CONCORRÊNCIA... Quem são seus concorrentes? Onde se localizam?
Quais os seus pontos fortes e fracos? Podem existir novos concorrentes? Como fazer com que os clientes comprem de você? Quais os diferenciais oferecidos ao mercado por seu novo negócio? Foto: Stock.Schng

24 Concorrência - Onde buscar?
Visite e consuma na empresa de seu concorrente Converse com o proprietário concorrente Converse com funcionários do concorrente Converse com clientes do concorrente Foto: Stock.Schng

25 Concorrência - Onde buscar?
Foto: Stock.Schng Observe o movimento do concorrente Participe de entidades de classe (associações, sindicato, conselhos, etc) Kit Nascer Bem (Sebrae-MS) e Geonegócio.

26 SOBRE OS FORNECEDORES... Quem são os fornecedores? Onde se localizam?
Como serão obtidos os produtos e serviços? Quais as suas condições de comercialização? Foto: Stock.Schng

27 Fornecedores - Onde buscar?
Pesquise na Internet Converse com concorrentes sobre seus fornecedores Converse diretamente com os fornecedores para saber suas condições de negócio Kit Nascer Bem (Sebrae-MS) Foto: Stock.Schng

28 Quais processos deverão existir? Como funciona cada processo?
SOBRE OS PROCESSOS E EQUIPAMENTOS... Quais processos deverão existir? Como funciona cada processo? Que equipamentos deverão fazer parte dos processos? Como funcionam? Quais são os fornecedores dos equipamentos? Foto: Stock.Schng

29 Processos e Equipamentos - Onde buscar?
Consulte especialistas no seu ramo de atividade Visite Concorrentes em sua área ou em outras regiões Pesquise na Internet ou com concorrentes quais são os fornecedores dos equipamentos Converse com os fornecedores para saber informações de potencia e capacidade dos equipamentos, e demais informações técnicas.

30 SOBRE SUA EQUIPE... Qual o perfil de pessoal para cada atividade do negócio? Qual a quantidade necessária de pessoas no momento da abertura da empresa? Como identificar e selecionar a equipe de trabalho? Foto: Stock.Schng

31 Equipe – Onde Buscar? Foto: Stock.Schng Primeiro descubra qual o perfil adequado para cada função: Que Conhecimentos, Habilidades e Atitudes são necessários?

32 Equipe – Onde Buscar? Para recrutar e selecionar você pode utilizar:
Empresas especializadas de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos. Anúncio no jornal. Placas na frente da sua empresa... Foto: Stock.Schng

33 Equipe – Onde Buscar? Depois é necessário capacitar sua equipe:
O SEBRAE possui diversos treinamentos para a capacitação de sua equipe. Acesse o site (www.ms.sebrae.com.br) ou faça uma visita. Outras empresas do Sistema S oferecem excelentes cursos técnicos.

34 SOBRE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO...
Foto: Stock.Schng Quais os meios adequados de comunicação com o mercado? Quais os custos? Qual o retorno esperado? Com que freqüência deverão ser utilizados?

35 SOBRE LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO...
Como fazer com que os produtos ou serviços cheguem aos clientes? Qual o local adequado para a instalação do negócio? Por quê? Existem aspectos legais que influenciam a localização? Quais os custos? Foto: Stock.Schng

36 Localização e Distribuição - Onde buscar?
Pesquise os aspectos legais que influenciam a localização na Prefeitura, Vigilância Sanitária, IBAMA, etc. Informe-se na Prefeitura sobre projetos de doação de terrenos e demais benefícios de localização. Visite os locais potenciais para instalação do seu negócio em diferentes dias e horários. Visite imobiliárias e veja quais as opções existentes.

37 SOBRE AS FINANÇAS... Como saber os resultados financeiros da empresa?
Qual o lucro líquido esperado? Qual a taxa de Rentabilidade do Negócio? Em quanto tempo o investimento retornará? Qual o Ponto de Equilíbrio do Empreendimento? As necessidades dos sócios foram atendidas? Foto: Stock.Schng

38 Finanças - Onde buscar? Você pode participar de treinamentos específicos desta área: Controles Financeiros Formação de Preço de Venda Dentre outros... Consulte programação no site do Sebrae-MS (www.ms.sebrae.com.br) Busque informações com seu contador Consulte um especialista em finanças

39 SOBRE O INVESTIMENTO... Qual a previsão de gasto inicial?
Qual a previsão de gastos com Capital de Giro, depois de todo investimento inicial? Existe disponibilidade de todos os recursos? Será necessário investimento extra? Será uma sociedade? Qual o perfil, o papel e as necessidades dos sócios?

40 Investimento - Onde buscar?
Avalie corretamente a necessidade total de investimento (Fixo + Capital de giro). Avalie o montante de sua disponibilidade de recursos. Pesquise nas instituições financeiras. Foto: Stock.Schng

41 Investimento - Onde buscar?
Avalie a possibilidade de buscar recursos em outras fontes: Sócios, investidores, fornecedores, etc. Foto: Stock.Schng

42 SOBRE DECISÕES A TOMAR... Como estabelecer os preços dos produtos e serviços? Qual a quantidade mínima de produtos ou serviços que deverá ser comercializada? Por quê? Quais os gastos existentes no negócio? Como organizar a entrada e a saída do Dinheiro?

43 FORMALIZAÇÃO DO NEGÓCIO
Que aspectos legais devem ser considerados? Classificação (Sociedade Simples, Empresária, etc.) Objetivo Social da Empresa / Contrato Social Onde formalizar (Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura, etc.) Que impostos e contribuições incidem sobre o meu negócio? Quais as obrigações fiscais do empresário e da empresa? Quem realizará os procedimentos legais do negócio?

44 Formalização - Onde buscar?
Consulte profissionais especialistas: Contabilista Advogado Tributarista Economista Administrador de Empresas Profissionais especialistas do seu segmento (Nutricionista, Farmacêutico, Engenheiro...) Busque informações na JUCEMS, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Prefeitura, entidades de classe, etc.

45 Reflexão PLANEJANDO A ABERTURA DO SEU NEGÓCIO
“Ninguém planeja fracassar... Normalmente os negócios fracassam justamente por falta do planejamento!”

46 Produtos Sebrae Como o Sebrae pode auxiliá-los na Busca de Informações: Resposta Técnica - Balcão Sebrae e Internet: (Sistema Brasileiro de Resposta Tecnica) Geonegócios Ferramenta de geoprocessamento do Sebrae/MS para auxiliar o empreendedor a tomar decisões corretas na hora de abrir e expandir seu negócio.

47 Produtos Sebrae Como o Sebrae pode auxiliá-los na Busca de Informações: Biblioteca On Line – Sebrae Veja as Coleções COMECE CERTO e PONTO DE PARTIDA Cursos e Treinamentos - Sebrae Presenciais: Veja programação no site Internet:

48 Mais informações... Software “Como elaborar um Plano de Negócios”
Download disponível no site: Análise do Plano de Negócios online, após realizar o download e preencher todos os itens do software o empreendedor tem a oportunidade de encaminhar o seu plano para um consultor para análise da viabilidade do negócio. Em caso de dúvida, por favor, consulte o SEBRAE/MS  através da Central de Relacionamento ( )

49 Sugestão: Palestra: Planejando a abertura da sua empresa:
Importância e conceitos da constituição da empresa, as necessidades do empreendedor, do empreendimento e parte legal. A importância de uma análise prévia e planejamento adequado antes de constituir a empresa. Foto: Stock.Schng


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