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2/49 NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 1: Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do.

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2 2/49 NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 1: Fornecer informações e orientações para empreendedores que pretendem iniciar um negócio, sobretudo na elaboração do Plano de Negócio. Foto: Stock.Schng

3 3/49 NASCER BEM OBJETIVOS: Fase 2: Identificar a necessidade de melhorias nos processos de gestão e produção, construindo conjuntamente, soluções que visem o crescimento e sustentabilidade dos pequenos empreendimentos. Foto: Stock.Schng

4 4/49 Aconselhamento Atendimento InicialPalestrasTreinamento Monitoramento do Sebrae Visita Consultor (diagnóstico) Plano de Ação Nascer Bem – FASE 1 Nascer Bem – FASE 2 Consultoria/ Capacitação

5 5/39 Palestra: Comece Certo

6 6/39 OBJETIVO DO DEBATE Apresentar os principais aspectos a considerar na criação de um novo negócio. Foto: Stock.Schng

7 7/49 Lápis... papel... A hora é de PLANEJAR! PLANEJANDO SEU NEGÓCIO Foto: Stock.Schng

8 8/49 Para fazer um CHURRASCO, o que é necessário planejar? Quanto tempo, em média, dura um churrasco? De 04 a 06 horas? Planejando um Churrasco... Se faltar algum dos itens planejados pode atrapalhar o churrasco? Foto: Stock.Schng

9 9/49 Qual o documento que o Empreendedor tem para Planejar seu Empreendimento? Planejando um Churrasco... Quanto tempo você quer que dure sua empresa? Portanto, para isso, o que você deverá planejar? Se faltar algum dos itens planejados pode atrapalhar sua empresa? Foto: Stock.Schng

10 10/49 PLANO DE NEGÓCIOS Documento usado para descrever seu negócio e organizar as informações em seções, mantendo uma seqüência lógica que permita ao leitor entender como a empresa é organizada, seus objetivos, produtos e serviços, mercado, estratégia de marketing e situação financeira. Foto: Stock.Schng

11 11/49 Através do Plano de Negócios você consegue planejar e decidir a respeito do futuro de sua empresa. Porque escrever um Plano de Negócios Foto: Stock.Schng

12 12/49 Porque escrever um Plano de Negócios Foto: Stock.Schng identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e evitá-los; identificar seus pontos fortes e fracos em relação a concorrência e o ambiente de negócio em que você atua;

13 13/49 Porque escrever um Plano de Negócios Foto: Stock.Schng conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; analisar o desempenho financeiro de seu negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido;

14 14/49 Porque escrever um Plano de Negócios Foto: Stock.Schng O Plano de Negócios é um poderoso guia que norteará todas as ações de sua empresa, tornando a oportunidade mais clara.

15 15/49 1.Capa 2.Sumário Executivo 3.Descrição da Empresa, Missão 4.Aspectos Jurídicos e Tributários da Empresa 5.Análise de Mercado 6.Plano de Marketing 7.Plano Operacional 8.Plano Financeiro e Construção de Cenários 9.Matriz F.O.F.A. (Forças/Oportunidades/Fraquezas/ Ameaças) 10. Anexos Estrutura Básica de um Plano de Negócios

16 16/49 Empreendedor: para ter um plano das ações a implementar no negócio. Sócios potenciais: para estabelecer acordos e direção. Empresa: para comunicação interna com os colaboradores. Parceiros: para estabelecimento de estratégias conjuntas. Franqueados: para entendimento do empreendimento. Públicos para o seu Plano de Negócios

17 17/49 Bancos: para liberar financiamentos. Fornecedores: para liberar crédito para compra de mercadorias e matéria prima. Incubadoras de empresas: com o objetivo de se tornar uma empresa incubada. Investidores: empresas de capital de risco, pessoas jurídicas e outros interessados. Públicos para o seu Plano de Negócios

18 18/39 PERGUNTAS QUE PRECISAM DE RESPOSTAS PARA A ELABORAÇÃO DO SEU PLANO DE NEGÓCIOS e PISTAS PARA A BUSCA DAS INFORMAÇÕES Foto: Stock.Schng

19 19/39 SOBRE O CLIENTE... Quem comprará os produtos e serviços? Por quê? Onde estão localizados? Qual será o volume de compras? Com que freqüência comprarão? Como influenciar na decisão de compra dos clientes? Foto: Stock.Schng

20 20/39 Clientes - Onde buscar? Converse com pessoas com o mesmo perfil do seu público-alvo. Faça uma pesquisa com essas pessoas nas proximidades do seu empreendimento e concorrentes. Busque informações em entidades, como: IBGE, Universidades, etc. Foto: Stock.Schng

21 21/39 SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS... Quais são os produtos e serviços a oferecer? Que quantidade de produtos e serviços deve estar disponível aos clientes? Quais necessidades dos clientes serão atendidas pelos produtos e serviços? Foto: Stock.Schng

22 22/39 Produtos e Serviços - Onde buscar? Converse com seu público-alvo Participe de cursos e treinamentos técnicos para aprender como desenvolver este produto ou serviço. Converse com fornecedores, buscando extrair as experiências com o mercado. Converse com especialistas do ramo. Foto: Stock.Schng

23 23/39 SOBRE A CONCORRÊNCIA... Quem são seus concorrentes? Onde se localizam? Quais os seus pontos fortes e fracos? Podem existir novos concorrentes? Como fazer com que os clientes comprem de você? Quais os diferenciais oferecidos ao mercado por seu novo negócio? Foto: Stock.Schng

24 24/39 Concorrência - Onde buscar? Visite e consuma na empresa de seu concorrente Converse com o proprietário concorrente Converse com funcionários do concorrente Converse com clientes do concorrente Foto: Stock.Schng

25 25/39 Concorrência - Onde buscar? Observe o movimento do concorrente Participe de entidades de classe (associações, sindicato, conselhos, etc) Kit Nascer Bem (Sebrae-MS) e Geonegócio. Foto: Stock.Schng

26 26/39 SOBRE OS FORNECEDORES... Quem são os fornecedores? Onde se localizam? Como serão obtidos os produtos e serviços? Quais as suas condições de comercialização? Foto: Stock.Schng

27 27/39 Fornecedores - Onde buscar? Pesquise na Internet Converse com concorrentes sobre seus fornecedores Converse diretamente com os fornecedores para saber suas condições de negócio Kit Nascer Bem (Sebrae-MS) Foto: Stock.Schng

28 28/39 SOBRE OS PROCESSOS E EQUIPAMENTOS... Quais processos deverão existir? Como funciona cada processo? Que equipamentos deverão fazer parte dos processos? Como funcionam? Quais são os fornecedores dos equipamentos? Foto: Stock.Schng

29 29/39 Processos e Equipamentos - Onde buscar? Consulte especialistas no seu ramo de atividade Visite Concorrentes em sua área ou em outras regiões Pesquise na Internet ou com concorrentes quais são os fornecedores dos equipamentos Converse com os fornecedores para saber informações de potencia e capacidade dos equipamentos, e demais informações técnicas.

30 30/39 SOBRE SUA EQUIPE... Qual o perfil de pessoal para cada atividade do negócio? Qual a quantidade necessária de pessoas no momento da abertura da empresa? Como identificar e selecionar a equipe de trabalho? Foto: Stock.Schng

31 31/39 Equipe – Onde Buscar? Primeiro descubra qual o perfil adequado para cada função: Que Conhecimentos, Habilidades e Atitudes são necessários? Foto: Stock.Schng

32 32/39 Equipe – Onde Buscar? Para recrutar e selecionar você pode utilizar: Empresas especializadas de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos. Anúncio no jornal. Placas na frente da sua empresa... Foto: Stock.Schng

33 33/39 Equipe – Onde Buscar? Depois é necessário capacitar sua equipe: O SEBRAE possui diversos treinamentos para a capacitação de sua equipe. Acesse o site (www.ms.sebrae.com.br) ou faça uma visita. Outras empresas do Sistema S oferecem excelentes cursos técnicos.

34 34/39 SOBRE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO... Quais os meios adequados de comunicação com o mercado? Quais os custos? Qual o retorno esperado? Com que freqüência deverão ser utilizados? Foto: Stock.Schng

35 35/39 SOBRE LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO... Como fazer com que os produtos ou serviços cheguem aos clientes? Qual o local adequado para a instalação do negócio? Por quê? Existem aspectos legais que influenciam a localização? Quais os custos? Foto: Stock.Schng

36 36/39 Localização e Distribuição - Onde buscar? Pesquise os aspectos legais que influenciam a localização na Prefeitura, Vigilância Sanitária, IBAMA, etc. Informe-se na Prefeitura sobre projetos de doação de terrenos e demais benefícios de localização. Visite os locais potenciais para instalação do seu negócio em diferentes dias e horários. Visite imobiliárias e veja quais as opções existentes.

37 37/39 SOBRE AS FINANÇAS... Como saber os resultados financeiros da empresa? Qual o lucro líquido esperado? Qual a taxa de Rentabilidade do Negócio? Em quanto tempo o investimento retornará? Qual o Ponto de Equilíbrio do Empreendimento? As necessidades dos sócios foram atendidas? Foto: Stock.Schng

38 38/39 Finanças - Onde buscar? Você pode participar de treinamentos específicos desta área: Controles Financeiros Formação de Preço de Venda Dentre outros... Consulte programação no site do Sebrae-MS (www.ms.sebrae.com.br) Busque informações com seu contador Consulte um especialista em finanças

39 39/39 SOBRE O INVESTIMENTO... Qual a previsão de gasto inicial? Qual a previsão de gastos com Capital de Giro, depois de todo investimento inicial? Existe disponibilidade de todos os recursos? Será necessário investimento extra? Será uma sociedade? Qual o perfil, o papel e as necessidades dos sócios?

40 40/39 Investimento - Onde buscar? Avalie corretamente a necessidade total de investimento (Fixo + Capital de giro). Avalie o montante de sua disponibilidade de recursos. Pesquise nas instituições financeiras. Foto: Stock.Schng

41 41/39 Investimento - Onde buscar? Avalie a possibilidade de buscar recursos em outras fontes: Sócios, investidores, fornecedores, etc. Foto: Stock.Schng

42 42/39 SOBRE DECISÕES A TOMAR... Como estabelecer os preços dos produtos e serviços? Qual a quantidade mínima de produtos ou serviços que deverá ser comercializada? Por quê? Quais os gastos existentes no negócio? Como organizar a entrada e a saída do Dinheiro?

43 43/39 FORMALIZAÇÃO DO NEGÓCIO Que aspectos legais devem ser considerados? Classificação (Sociedade Simples, Empresária, etc.) Objetivo Social da Empresa / Contrato Social Onde formalizar (Junta Comercial, Receita Federal, Prefeitura, etc.) Que impostos e contribuições incidem sobre o meu negócio? Quais as obrigações fiscais do empresário e da empresa? Quem realizará os procedimentos legais do negócio?

44 44/39 Formalização - Onde buscar? Consulte profissionais especialistas: Contabilista Advogado Tributarista Economista Administrador de Empresas Profissionais especialistas do seu segmento (Nutricionista, Farmacêutico, Engenheiro...) Busque informações na JUCEMS, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Prefeitura, entidades de classe, etc.

45 45/49 PLANEJANDO A ABERTURA DO SEU NEGÓCIO Ninguém planeja fracassar... Normalmente os negócios fracassam justamente por falta do planejamento! Reflexão

46 46/49 Produtos Sebrae Como o Sebrae pode auxiliá-los na Busca de Informações: Resposta Técnica - Balcão Sebrae e Internet: (Sistema Brasileiro de Resposta Tecnica) Geonegócios Ferramenta de geoprocessamento do Sebrae/MS para auxiliar o empreendedor a tomar decisões corretas na hora de abrir e expandir seu negócio.

47 47/49 Produtos Sebrae Como o Sebrae pode auxiliá-los na Busca de Informações: Biblioteca On Line – Sebrae Veja as Coleções COMECE CERTO e PONTO DE PARTIDA Cursos e Treinamentos - Sebrae Presenciais: Veja programação no site Internet:

48 48/49 Mais informações... Software Como elaborar um Plano de Negócios Download disponível no site: Análise do Plano de Negócios online, após realizar o download e preencher todos os itens do software o empreendedor tem a oportunidade de encaminhar o seu plano para um consultor para análise da viabilidade do negócio. Em caso de dúvida, por favor, consulte o SEBRAE/MS através da Central de Relacionamento ( )

49 49/49 Sugestão: Foto: Stock.Schng Palestra: Planejando a abertura da sua empresa: Importância e conceitos da constituição da empresa, as necessidades do empreendedor, do empreendimento e parte legal. A importância de uma análise prévia e planejamento adequado antes de constituir a empresa.


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