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Plano de Marketing Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Definição da Marca Definição.

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1 Plano de Marketing Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

2 Plano de Marketing Sumário Executivo 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO É o resumo do Plano de Marketing Deve constar Características Principais do Negócio Situação atual Objetivos a alcançar Estratégias a serem seguidas Principais definições do projeto Relatar esforços necessários O sumário será feito por último!

3 Plano de Marketing Sumário Executivo 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Este Plano de Negócio tem como objetivo apresentar os estudos e análise de viabilidade da criação de uma indústria de doces, a Goiabadas Maria Amália Ltda. (GMA), que terá seu foco na produção de goiabada-cascão em tabletes, um produto inovador, que se diferencia da goiabada tradicional por meio da embalagem, forma e conteúdo. A estrutura da empresa será simples, dentro dos padrões modernos de racionalização, utilizando sempre que possível parcerias e terceirização, com o objetivo de aportar know how e experiência às suas atividades nascentes. A clientela alvo da GMA é constituída por estudantes na faixa etária de 4 a 23 anos, que será abastecida por uma distribuição diferenciada de seu produto, utilizando cantinas e lanchonetes que se situam dentro ou próximas aos principais estabelecimentos de ensino de Belo Horizonte e Contagem, além da distribuição nos pontos de vendas tradicionais de doces (doçarias, supermercados e padarias). Exemplo de Sumário

4 Plano de Marketing Sumário Executivo 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO O quê? Ex.: Qual o propósito do seu plano? O que você está apresentando? O que é a sua empresa? Qual é seu produto/serviço? Onde? Ex.: Onde sua empresa está localizada? Onde está seu mercado/clientes? Por quê? Ex.: Porque você precisa do dinheiro requisitado? Como? Ex.: Como você empregará o dinheiro na sua empresa? Como está a saúde financeira de seu negócio? Como está crescendo sua empresa (faturamento dos últimos 3 anos etc.)? Quanto? Ex.: De quanto dinheiro você necessita? Como se dará o retorno sobre o investimento? Quando? Ex.: Quando seu negócio foi criado? Quando você precisa dispor do capital requisitado? Quando ocorrerá o pagamento do empréstimo obtido? Dicas

5 Plano de Marketing Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

6 Plano de Marketing Análise de Ambiente 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais Fatores Políticos/Legais Fatores Tecnológicos Fatores internos Concorrência Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais Fatores Políticos/Legais Fatores Tecnológicos Fatores internos Concorrência

7 Plano de Marketing Análise de Ambiente 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Ou seja Análise Macro e Micro-Ambiental Ou seja Análise Macro e Micro-Ambiental

8 Plano de Marketing Análise de Ambiente 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais Fatores Políticos/Legais Fatores Tecnológicos Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais Fatores Políticos/Legais Fatores Tecnológicos MACRO Fatores internos Concorrência Fatores internos Concorrência MICRO NÃO CONTROLO CONTROLO

9 Plano de Marketing Análise de Ambiente 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais Fatores Políticos/Legais Fatores Tecnológicos Fatores Econômicos Fatores Sócio-Culturais Fatores Políticos/Legais Fatores Tecnológicos MACRO NÃO CONTROLO Pesquisas de campo, biblioteca, internet, institutos de pesquisa, conversas, jornais, revistas, análises, livros, entrevistas, convenções, encontros, etc. Onde encontro informação?

10 Plano de Marketing Análise de Ambiente 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Fatores internos Concorrência Fatores internos Concorrência MICRO CONTROLO Nos mesmo lugares do slide anterior mas será preciso fazer Análises, Tabulações, Gráficos etc. Além de analisar pesquisas qualitativas e quantitativas. Nos mesmo lugares do slide anterior mas será preciso fazer Análises, Tabulações, Gráficos etc. Além de analisar pesquisas qualitativas e quantitativas. Onde encontro informação?

11 Plano de Marketing Análise de Ambiente 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Fatores internos Concorrência Fatores internos Concorrência MICRO CONTROLO MERCADO PRODUTO ExistentesExistentesNovosNovos Penetração do Mercado Desenvolvimento de Mercado Diversificação Desenvolvimento de Produto ExistentesExistentes NovosNovos Novidade Tecnológicas crescente Novidade Mercadológica crescente +- Logí stica de Entr ada (forneced ores de matéria- prima) Ope raçõ es (Todas as etapas do processo) Logí stica de Saíd a (Embalag em, Etiquetag em) Mar keti ng e Ven das Serv iço de Pós- Ven das MARGEMMARGEM Infraestrutura da Empresa Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento da Tecnologia Aquisição (Dept. Compras) Pontos Fortes Strenghts Pontos Fracos weakness Oportunidadesopportunities Ameaças threats Empresas Concorrentes Automóveis populares Empresas Concorrentes Automóveis populares FORNECEDORES COMPRADORES SUBSTITUTOS ENTRANTES POTENCIAIS Atributos de PREÇO Pes o % CorreiosDHLVelogFedexMédia dos concorrentes (Σ / 3) Índice (3 / 7) Preço relação Peso/embalagem/ distância 205 = 1,003 = 0,60 0,060,86 Condições de pagamento154 = 0,805 = 1,00 1,000,92 Pagamento de indenização154 = 0,60 3 = 0,454 = 0,600,550,75 Frete a pagar no destino151 = 0,155 = 0,754 = 0,603 = 0,450,601,00 Seguros153 = 0,455 = 0,754 = 0,60 0,650,50 Serviços adicionais154 = 0,603 = 0,45 0,450,46 TOTAL DE PONTOS100%3,604,154,703,703,850,93

12 Plano de Marketing Análise de Ambiente 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Fatores internos Concorrência Fatores internos Concorrência MICRO CONTROLO Não se esqueça que: Após fazer os gráficos é preciso analisá-los Ou seja, escrever uma conclusão do que o gráfico quer dizer para nós. Não se esqueça que: Após fazer os gráficos é preciso analisá-los Ou seja, escrever uma conclusão do que o gráfico quer dizer para nós. NÃO SE ESQUEÇA

13 Plano de Marketing Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

14 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Identificar a parte da população que você deseja oferecer seus produtos/serviços. Definição de Público-Alvo Geográfico – bairro, cidade, estado, país, planeta, sistema solar, galáxia, dimensão etc... Demográfico – idade, sexo, profissão, renda, etnia, educação, ramo de atividade, tamanho da empresa, localização etc... Psicográfico – estilo de vida, atitude, grupo social Comportamental – Hábitos de consumo, frequência de consumo, sensível a preço, qualidade, prazo, atendimento, localização, segurança, etc. (Segmentação de Mercado) Geográfico – bairro, cidade, estado, país, planeta, sistema solar, galáxia, dimensão etc... Demográfico – idade, sexo, profissão, renda, etnia, educação, ramo de atividade, tamanho da empresa, localização etc... Psicográfico – estilo de vida, atitude, grupo social Comportamental – Hábitos de consumo, frequência de consumo, sensível a preço, qualidade, prazo, atendimento, localização, segurança, etc. (Segmentação de Mercado)

15 Plano de Marketing Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

16 Plano de Marketing Definição do Posicionamento de Mercado 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Como o cliente vê o seu negócio? Definir qual imagem deseja transmitir Como o cliente vê o seu negócio? Definir qual imagem deseja transmitir Essa imagem deve ser clara em relação aos concorrentes para se diferenciar. Procure se antecipar aos anseios de seus clientes

17 Plano de Marketing Definição do Posicionamento de Mercado 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Ex: Centro de Saúde para Idosos (Apostila Sebrae)

18 Plano de Marketing Definição do Posicionamento de Mercado 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Ex: Centro de Saúde para Idosos (Apostila Sebrae) Melhorar Atendimento - Equipe Especializada é um diferencial Convênio com estacionamento é uma solução Melhorar Atendimento - Equipe Especializada é um diferencial Convênio com estacionamento é uma solução

19 Plano de Marketing Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

20 Plano de Marketing Definição da Marca 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Deve traduzir a mensagem que se quer passar ao mercado NOMELOGOMARCA

21 Plano de Marketing Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

22 Plano de Marketing Definição dos Objetivos e Metas 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO São os resultados que a empresa espera alcançar Orientarão as ações São os resultados que a empresa espera alcançar Orientarão as ações Objetivos: Declaração do que deve ser feito pela estratégia Metas: Mais específicas e essenciais ao plano Objetivos: Declaração do que deve ser feito pela estratégia Metas: Mais específicas e essenciais ao plano Objetivos: onde e quando eu quero chegar Metas: O que tenho que fazer para atingir o objetivo Objetivos: onde e quando eu quero chegar Metas: O que tenho que fazer para atingir o objetivo

23 Plano de Marketing Definição dos Objetivos e Metas 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO

24 Plano de Marketing Sumário Executivo Análise de Ambiente Definição de Público-Alvo Definição do Posicionamento de Mercado Definição da Marca Definição dos Objetivos e Metas Definição das Estratégias de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE

25 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Como vamos atingir os objetivos e metas Vamos usar os 5 Ps e criar políticas para atender estes quesitos: Produto Preço Praça (Distribuição) Promoção Pessoas (funcionários) Vamos usar os 5 Ps e criar políticas para atender estes quesitos: Produto Preço Praça (Distribuição) Promoção Pessoas (funcionários)

26 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Conhecer as fases que um produto atravessa é importante, para que você possa adequar- se e estender o ciclo de vida do seu produto de acordo com as necessidades de seus clientes. Ok, AÇÃO!!!!!!! Conhecer as fases que um produto atravessa é importante, para que você possa adequar- se e estender o ciclo de vida do seu produto de acordo com as necessidades de seus clientes. Ok, AÇÃO!!!!!!!

27 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Ciclo de vida do produto Criação e desenvolviment o 2. Lançamento 3. Crescimento 4. Maturidade 5. Declínio

28 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Devemos avaliar e atribuir uma ação para cada P de acordo com a estratégias e estudos preliminares: 1) PREÇO Posicionamento: o preço pode determinar o posicionamento da empresa/produto/serviço Ex: Marabraz x Daslu Objetivos: regular o preço p/ atingir determinado mercado, enfrentar concorrência, maximizar lucro etc. Preços Promocionais: incentivo a compra Devemos avaliar e atribuir uma ação para cada P de acordo com a estratégias e estudos preliminares: 1) PREÇO Posicionamento: o preço pode determinar o posicionamento da empresa/produto/serviço Ex: Marabraz x Daslu Objetivos: regular o preço p/ atingir determinado mercado, enfrentar concorrência, maximizar lucro etc. Preços Promocionais: incentivo a compra

29 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Preço por Segmento: ex: Desconto para aposentados Preço por região geográfica: preço muda de acordo com a distância ou poder aquisitivo do público. Preço por Sazonalidade: Ex: guarda-chuva, cobertores, bronzeadores. Preços personalizados: Ex: Dell Preço por Segmento: ex: Desconto para aposentados Preço por região geográfica: preço muda de acordo com a distância ou poder aquisitivo do público. Preço por Sazonalidade: Ex: guarda-chuva, cobertores, bronzeadores. Preços personalizados: Ex: Dell

30 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing Descontos p/ pagto. à vista Desconto por volume de compra Concessões para promoções de vendas: descontos para varejistas que promovem seus produtos Descontos p/ pagto. à vista Desconto por volume de compra Concessões para promoções de vendas: descontos para varejistas que promovem seus produtos

31 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing 2) PRAÇA (DISTRIBUIÇÃO) Vendas diretas: Dell Vendas Porta-a-Porta: Yakult Vendas por Catálogo Vendas no Atacado: Para distribuidores Vendas no Varejo: Para clientes finais Deve-se criar bons relacionamentos com o distribuidor e com o fornecedor 2) PRAÇA (DISTRIBUIÇÃO) Vendas diretas: Dell Vendas Porta-a-Porta: Yakult Vendas por Catálogo Vendas no Atacado: Para distribuidores Vendas no Varejo: Para clientes finais Deve-se criar bons relacionamentos com o distribuidor e com o fornecedor

32 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing 3) PROMOÇÃO 1.Informar a existência 2.Informar onde e como obter 3.Lembrar a existência Tipos: Venda pessoal Propaganda Publicidade Promoção de Vendas Patrocínio Merchandisign Telemarketing Internet Política de Fidelização 3) PROMOÇÃO 1.Informar a existência 2.Informar onde e como obter 3.Lembrar a existência Tipos: Venda pessoal Propaganda Publicidade Promoção de Vendas Patrocínio Merchandisign Telemarketing Internet Política de Fidelização

33 Plano de Marketing 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Definição das Estratégias de Marketing 4) PESSOAS Treinamento Remuneração Avaliação Boas condições de trabalho Bom relacionamento pessoal 4) PESSOAS Treinamento Remuneração Avaliação Boas condições de trabalho Bom relacionamento pessoal

34 Plano de Marketing 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO Depois disso, é hora de por a mão nã massa 1.Ações (o que?) 2.Período (quando?) 3.Como 4.Responsável (quem?) 5.Custo Estimado (quanto) Depois disso, é hora de por a mão nã massa 1.Ações (o que?) 2.Período (quando?) 3.Como 4.Responsável (quem?) 5.Custo Estimado (quanto)

35 2ª ETAPA - IMPLEMENTAÇÃO

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38 Plano de Marketing 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE 1.Diminui a diferença entre o esperado e o real. 2.Deve ser feito antes, durante e após a campanha. 1.Diminui a diferença entre o esperado e o real. 2.Deve ser feito antes, durante e após a campanha.

39 Plano de Marketing 3ª ETAPA – AVALIAÇÃO E CONTROLE Como e quando aplicar os controles Ações antes: preparar pessoal e equipamentos Ações durante: boa comunicação interna, garantir o comprometimento da equipe Ações depois: avaliar o desempenho como: lucro x custos reclamações comparar pesquisas feitas antes, durante e depois. Como e quando aplicar os controles Ações antes: preparar pessoal e equipamentos Ações durante: boa comunicação interna, garantir o comprometimento da equipe Ações depois: avaliar o desempenho como: lucro x custos reclamações comparar pesquisas feitas antes, durante e depois.

40 Plano de Marketing Próxima parada a encarar Fazer o plano de marketing do seu PI. Próxima parada a encarar Fazer o plano de marketing do seu PI.


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