A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO MARKETING– PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO MARKETING– PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO MARKETING– PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2011

2 OBJETIVO DESTA AULA Ao final desta aula, o aluno será capaz de : 1. Conhecer os conceitos de um plano de empreendimento. 2. Compreender um plano de empreendimento.

3 DEFINIÇÃO O Plano de empreendimento ou Plano de Negócio é um documento que tem o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor analisará para decidir quanto à viabilidade da empresa a ser criada. Também é utilizado para solicitar empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, bem como para expansão de sua empresa.

4 OBJETIVO DO PLANO DE EMPREENDIMENTO A oportunidade vislumbrada - inserção desta oportunidade no mercado/para o público-alvo. Caracterização do empreendimento (ou da unidade de negócio que será criada em uma empresa existente).

5 ITENS IMPORTANTES DO BUSINESS PLAN Introdução Caracterização do empreendimento (implantação, expansão/modernização ou relocalização) Síntese do tipo de empreendimento Análise de mercado e competitividade ( oportunidades e ameaças) Localização e instalação Tipo de consumidor – Mercado potencial Dimensão do mercado – Tamanho do mercado – Raio de atuação.

6 ITENS IMPORTANTES DO BUSINESS PLAN Sazonalidade no consumo Fornecedor Sazonalidade no fornecimento Concorrente Pessoal da equipe Produtos e serviços Estratégia competitiva Plano de Marketing e comercialização Definição da Marca.

7 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO O Plano de Empreendimento deve ser apresentado por escrito, e seus proponentes deverão estar preparados para "defendê-lo" oralmente.

8 PRINCIPAIS LEITORES DO PLANO

9 PRINCIPAIS QUESTIONAMENTOS

10 SETE CAPÍTULOS

11 PE – MAIOR INTERAÇÃO E CONHECIMENTO DO FUTURO EMPREENDIMENTO

12 PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS PELO SUMÁRIO Quais são os produtos/serviços oferecidos? Como abordar os clientes ou beneficiários potenciais? Como serão vendidos os produtos ou oferecidos os benefícios? Se houver, qual é o nível de inovação tecnológica necessário?

13 O PE. AJUDA NA REALIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS


Carregar ppt "AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO MARKETING– PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google