A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O DESENHO DO SAPATO © 2012 antónio de campos. O desenho é o resultado da nossa vontade em representar tudo aquilo que nos rodeia e o que nos sensibiliza,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O DESENHO DO SAPATO © 2012 antónio de campos. O desenho é o resultado da nossa vontade em representar tudo aquilo que nos rodeia e o que nos sensibiliza,"— Transcrição da apresentação:

1 O DESENHO DO SAPATO © 2012 antónio de campos

2 O desenho é o resultado da nossa vontade em representar tudo aquilo que nos rodeia e o que nos sensibiliza, quando queremos transmitir algo, uma ideia ou uma mensagem. É a maneira de ver, de uma forma diferente, uma realidade. 1

3 Saber desenhar é, principalmente, uma questão de prática e de observação.

4 Duas das técnicas mais básicas de desenhar passam pelos seguintes processos: desenhar a partir da simplificação da forma ou desenhar a partir de uma parte da forma.

5 Com o sapato como modelo da forma a desenhar, eis o início da primeira técnica: desenhar a partir da simplificação da forma. Para começar, um par de sapatos desportivos foram simplificados em formas muito básicas. Inicialmente, os traços são muito leves, pois na maioria dos casos, serão apagados para dar lugar a traços definitivos.

6 A seguir, a simplificação foi rectificada, aproximando-se da realidade, com os traços a serem cada vez mais fortes, e definitivos.

7 Segue-se a introdução dos elementos mais significativos.

8 Nesta fase, a forma está praticamente definida, com a inclusão da variação de tonalidades.

9 Na parte final do desenho, os traços são mais fortes, os pormenores mais completos, as sombras e as texturas mais definidas. Depois dos últimos toques, o desenho está completo e pronto.

10 Umas sandálias são o modelo da forma a desenhar, para a segunda técnica: desenhar a partir de uma parte da forma. Para começar, o desenho começa com uma parte de um par de sandálias. Inicialmente, os traços são leves, para poderem ser corrigídos ou aperfeiçoados e no fim, dar lugar a traços definitivos.

11 Mais da primeira sandália é desenhada, ainda com traços não muito fortes.

12 O desenho da primeira sandália está completo com os traços principais.

13 Começa a ser desenhada a segunda sandália.

14 Agora é a segunda sandália que está desenhada com os traços principais.

15 Na parte final do desenho, os traços são mais fortes, os pormenores mais completos, as sombras e as texturas mais definidas. Depois dos últimos toques, o desenho está completo e pronto.

16 Exemplo de um desenho de umas sapatilhas. 2

17 Outro exemplo, um desenho de uns sapatos de dança irlandesa. 3

18 Sapatos de mulher, tipo salto-alto. 4

19 Exemplo de um desenho executado por um aluno do 7.º ano. 5

20 Trabalho n. º 1 – Desenho Representativo de um Sapato Faz um desenho representativo e objetivo de um sapato. Na folha de papel, desenha uma margem de 2 centímetros, em esquadria. Desenha o sapato com todos os pormenores vistos. Materiais a utilizar: Papel de desenho em tamanho A4; Lápis de grafite: HB e 3B; Borracha; Régua de pelo menos 40 cm; Revistas e jornais; Sapato.

21 NOTAS 1.Lund, Ingeborg (2008). 2.Flixya. 3.Allen, Jennifer. 4.Lizaart. 5.Lobo, André (2011).

22 REFERÊNCIAS Allen, Jennifer. «step it out», lápis branco sobre papel preto, 25 x 20 cm. página visitada em 17 de outubro de Flixya. página visitada em 17 de outubro de Lizaart. Flickr, Yahoo. Lápis, 28 x 33 cm. página visitada em 17 de outubro de Lobo, André (2011). Lápis sobre papel, 30 x 21 cm. Lund, Ingeborg (2008). «Shoes», lápis sobre papel, A3. página visitada em 17 de outubro de 2012.


Carregar ppt "O DESENHO DO SAPATO © 2012 antónio de campos. O desenho é o resultado da nossa vontade em representar tudo aquilo que nos rodeia e o que nos sensibiliza,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google