A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA:"— Transcrição da apresentação:

1 ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA:
Conceito e Objeto Patrick Pires da Costa

2 (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
“Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

3 (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
“Os vocábulos espiritual, espiritualista e espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

4 (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
“Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo invisível.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

5

6 (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
“Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos referir-nos, os termos espírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, apresentam a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

7 (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
“Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)

8

9

10 NÃO É ESPIRITISMO

11 UMBANDA NÃO É ESPIRITISMO

12 NÃO É ESPIRITISMO CANDOMBLÉ

13 NÃO É ESPIRITISMO VALE DO AMANHECER

14 Também é errado dizer: Espírita kardecista Espírita chiquista
Espírita divaldista Espírita ramatiista Espiritismo de mesa branca Baixo espiritismo Alto espiritismo...

15 (Allan Kardec, in O Que é o Espiritismo, preâmbulo)
“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos... ...como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.” (Allan Kardec, in O Que é o Espiritismo, preâmbulo)

16 (Allan Kardec, in O Que é o Espiritismo, preâmbulo)
“Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” (Allan Kardec, in O Que é o Espiritismo, preâmbulo)

17 “Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual.” (Allan Kardec, in A Gênese, cap. I)

18 ...ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação.”
“O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria... ...ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação.” (Allan Kardec, in A Gênese, cap. I)

19

20 MORTES COLETIVAS Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios? (Pergunta endereçada a Emmanuel por algumas dezenas de pessoas em reunião pública, na noite de , em Uberaba, Minas – Livro: Chico Xavier Pede Licença)

21 NITERÓI

22 “Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente. É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redenção múltipla.“

23 “Invasores ilaqueados pela própria ambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontro marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.”

24 “Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.”

25 GRIPE ESPANHOLA

26 “Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de sangue e lágrimas.”

27 “Corsários que ateávamos fogo a embarcações e cidade na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação.”

28 “Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extinguir-lhe as consequências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própria segurança.”

29 “É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.”

30 (Allan Kardec, in O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. I)
“O Espiritismo é a chave com o auxílio da qual tudo se explica de modo fácil.” (Allan Kardec, in O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. I)


Carregar ppt "ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google