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SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO WORKSHOP MARKETING PESSOAL Professora Adriana Cabral Setembro de 2005.

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1 SEMANA DA ADMINISTRAÇÃO WORKSHOP MARKETING PESSOAL Professora Adriana Cabral Setembro de 2005

2 O que é marketing? Atividade humana dirigida para à satisfação das necessidades e desejos dos consumidores, através de processos de troca (Kotler); Processo de atrair e manter clientes (Levitt).

3 Marketing pessoal Ao invés de deixar que a carreira evolua ao sabor dos acontecimentos, de modo espontâneo e incerto, por que não aplicar o instrumental de marketing para tornar o sucesso profissional mais certo e previsível?

4 Marketing pessoal É o conjunto de esforços que se realizam para facilitar e tornar mais eficiente a relação de um profissional com sua clientela potencial. Ricardo Xavier, (1997) Análise, planejamento, implementação e controle da carreira de um indivíduo. Conjunto de estratégias para construção e valorização da imagem de um indivíduo.

5 Sua carreira deve ser administrada como um negócio – PLANEJAMENTO Antecipar acontecimentos; Definir o que podemos fazer – limitações; Definir o que queremos fazer – objetivos viáveis; Definir como vamos agir para atingir nossos objetivos; Definir as atividades básica e organizar um cronograma.

6 Roteiro do plano de carreira Análise de mercado – oportunidades e ameaças Análise de si mesmo – pontos fortes e fracos Definição da missão profissional Definição da visão profissional Definição das atividade de impacto Definição de planos de ação

7 Para planejar bem Seja disciplinado; Envolva outras pessoas no planejamento de sua carreira – recorra a um tutor; Faça seus planos por escrito; Use sua intuição no processo de planejamento; Assuma riscos planejados; Comprometa-se com seus planos.

8 ORGANIZANDO-SE PARA IR MAIS LONGE- Fatores críticos Responsabilidades; Atividades; Tempo; Informações; Documentos; Equipamentos; Recursos; Local.

9 AS PESSOAS E VOCÊ - APOIO Evites confrontos desnecessários; Seja cooperativo; Estabeleça laços de parcerias; Trate TODOS com absoluto respeito e cordialidade; Peça opiniões, sugestões;

10 AS PESSOAS E VOCÊ - APOIO Recorra aos colegas mais experientes; Seja claro quantos seus objetivos para as pessoas confiáveis; ÉTICA; Participe nos projetos de outros; Bom humor; Controle a inveja; Cultive relações duradouras.

11 DICAS PARA PROMOVER SUA CARREIRA – Invista na sua Saúde Alimente-se bem; Pratique exercícios físicos regularmente; Durma o necessário; Evite abusos.

12 Invista no seu VISUAL Cabelos, barbas e unhas sempre cortados ou bem feitos; Não abuse dos perfumes nem da maquiagem; Cuide dos dentes; Use roupas apropriadas para cada ocasião; Óculos e canetas de primeira linha; Sapatos e bolsas bem cuidados.

13 Invista no seu currículo; Engraçado, costumam dizer que tenho sorte. Só sei que quanto mais eu me preparo, mais sorte eu tenho. Anthony Robbins

14 Invista no seu currículo; Currículo personalizado – evite cópias; Não dê entrevistas despreparado; Formação acima da média; Domine dois idiomas; Continue sempre aprendendo; Leia muito; Viaje sempre que puder; Freqüente shows, teatro, cinema, exposições...

15 VALORIZE SUA PESSOA De nada vale tentar ajudar aqueles que não ajudam a si mesmo. Confúcio

16 Comportamentos que valorizam a sua pessoa Seja organizado; Esteja sempre de bom humor; Não se aborreça de graça; Pratique o otimismo e nunca se lamente; Cumprimente todo mundo; Pague suas contas em dias;

17 Comportamentos que valorizam a sua pessoa Aprenda a dizer não; Se prometer cumpra; Retorne sempre as ligações; Prefira o contato pessoal; Trate todos bem, principalmente amigos e familiares; Dê sempre boas gorjetas;

18 Comportamentos que valorizam a sua pessoa Seja rigorosamente pontual e se tiver que se atrasar avise; Decore nomes de bons vinhos; Ao tomar emprestado um carro, devolva- o com o tanque cheio; Se tomar emprestado alguma coisa, devolva-a o quanto antes;

19 Comportamentos que valorizam a sua pessoa Não conte vantagens; Seja e pareça honesto; Não pense em voz alta; Dê bons exemplos; Faça tudo da melhor forma possível e termine o que começou;

20 Comportamentos que valorizam a sua pessoa Não perca a humildade e quando errar admita; Quando apontar um problema sugira soluções; Não dê respostas evasivas; Não fale mal da concorrência; Case;

21 Comportamentos que valorizam a sua pessoa Nunca abandone um trabalho sem mais nem menos; Evite pedir favores; Não fale mal da vida alheia; Seja sincero, mas nunca indelicado.

22 PARA REFLETIR Somos o que repetidamente fazemos, portanto a excelência não é um feito, mas um hábito. Aristóteles

23 Comunique-se Adequação da mensagem ao interlocutor; Conheça bem o assunto o qual você irá conversar com seu interlocutor (o que, como, por que, quando, quem, onde, quanto); Organize as idéias antes de apresenta-las; Faça perguntas (elas é que qualificam as reais necessidades do seu interlocutor); Peça feedback;

24 Comunique-se Usar as palavras corretamente; Atenuar termos regionais; Criar uma imagem acústica; Evite jargão (descrições técnicas, abreviações); Seja conciso, objetivo.

25 Comunique-se ouvindo as pessoas Pare de falar; Usar com eficácia o tempo excedente de pensamento; O ouvinte deve pensar à frente do interlocutor, tentando prever aonde o discurso oral vai chegar; O ouvinte faz perguntas a si mesmo, fazendo ponderações sobre as colocações do interlocutor; O ouvinte faz um resumo periódico do que está sendo dito;

26 Comunique-se ouvindo as pessoas Não ficar inquieto ou ansioso; Olhar para o emissor todo tempo; Observar as entrelinhas e prestar atenção a comunicação não verbal; Utilizar a linguagem corporal para fornecer feedback periodicamente; Dizer uma palavra aqui e ali para encorajar o interlocutor; Ouvir sob o ponto de vista do emissor.

27 COMUNIQUE-SE COM SEU CORPO Linguagem Corporal: A linguagens corporais são úteis, mas como são ambíguas, é necessário interpretar seus significados dentro do contexto. Para muitos o rosto é o emissor mais óbvio dos sentimentos, de fato tão óbvio que existe a expressão: estava escrito no seu rosto. ( McCaskey, 2001)

28 DIVULGUE SUA MARCA Cartão de apresentação sempre à mão; Diga sempre quem você é e o que você faz; Distribua brindes, jornais e revistas; Divulgue suas realizações profissionais; Divulgue sua participação em congressos; Envie cartões de natal e aniversário, s e postais; Participe de concursos; Saia de casa.

29 VALORIZE-SE O Homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio. François Rabelais

30 Bibliografia: Bordin, Sady. Marketing Pessoal. Editora Record: Rio de Janeiro, McCaskey, Michael B. As mensagens ocultas que os gerentes enviam em Comunicação nas Empresas/Harvard Business Review; Tradução Marylene Pinto Maciel. Rio de Janeiro; Campus, Kotler, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. Ed. São Paulo: Atlas, Xavier, Ricardo. Você S.A. como administrar sua carreira como se fosse um negócio. Editora STS –Publicações e Serviços: São Paulo, 1997.

31 OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Telefone Fortaleza- (85) Telefone Curitiba – (41) S O L U Ç Õ E S


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