A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Queimaduras Objetivos Queimaduras Objetivos Ao final desta lição você será capaz de: 1. Classificar as queimaduras de acordo com sua profundidade e extensão;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Queimaduras Objetivos Queimaduras Objetivos Ao final desta lição você será capaz de: 1. Classificar as queimaduras de acordo com sua profundidade e extensão;"— Transcrição da apresentação:

1 Queimaduras Objetivos Queimaduras Objetivos Ao final desta lição você será capaz de: 1. Classificar as queimaduras de acordo com sua profundidade e extensão; 2. Explicar a regra dos nove para determinar a porcentagem da superfície corporal queimada; 3. Descrever o tratamento pré-hospitalar para uma vítima com queimadura térmica, química ou elétrica.

2 QUEIMADURAS Queimadura é uma lesão produzida nos tecidos de revestimento do organismo e causada por agentes térmicos, produtos químicos, eletricidade, etc. Queimadura é uma lesão produzida nos tecidos de revestimento do organismo e causada por agentes térmicos, produtos químicos, eletricidade, etc. As queimaduras podem lesar a pele, os músculos, os vasos sanguíneos, os nervos e os ossos. As queimaduras podem lesar a pele, os músculos, os vasos sanguíneos, os nervos e os ossos.

3 CAUSAS Térmicas – por calor (fogo, vapor quente, objetos quentes )e por frio (objetos congelados, gelo ). Térmicas – por calor (fogo, vapor quente, objetos quentes )e por frio (objetos congelados, gelo ). Químicas – inclui vários cáusticos, tais como substância ácidas e álcalis. Químicas – inclui vários cáusticos, tais como substância ácidas e álcalis. Elétricas – materiais energizados e descargas atmosféricas. Elétricas – materiais energizados e descargas atmosféricas. Substâncias Radioativas – materiais radioativos e ultravioletas ( incluindo a luz solar ), etc. Substâncias Radioativas – materiais radioativos e ultravioletas ( incluindo a luz solar ), etc.

4 CLASSIFICAÇÃO, SINAIS E SINTOMAS CLASSIFICAÇÃO, SINAIS E SINTOMAS De acordo com sua profundidade, as queimaduras classificam-se: De acordo com sua profundidade, as queimaduras classificam-se: 1° GRAU; 1° GRAU; 2° GRAU; 2° GRAU; 3° GRAU. 3° GRAU.

5 QUEIMADURA DE 1º GRAU QUEIMADURA DE 1º GRAU Atinge somente a epiderme (camada mais superficial da pele). Atinge somente a epiderme (camada mais superficial da pele). Caracteriza-se por dor e vermelhidão da área atingida. Caracteriza-se por dor e vermelhidão da área atingida.

6 QUEIMADURA DE 2º GRAU QUEIMADURA DE 2º GRAU Atinge a epiderme e a derme. Atinge a epiderme e a derme. Caracteriza-se por muita dor, vermelhidão e formação de bolhas. Caracteriza-se por muita dor, vermelhidão e formação de bolhas.

7 Queimadura de 3º Grau Queimadura de 3º Grau Atinge todas as camadas ( tecidos ) de revestimento do corpo, incluindo o tecido gorduroso, os músculos, vasos e nervos, podendo chegar até os ossos. É a mais grave quanto à profundidade da lesão. Atinge todas as camadas ( tecidos ) de revestimento do corpo, incluindo o tecido gorduroso, os músculos, vasos e nervos, podendo chegar até os ossos. É a mais grave quanto à profundidade da lesão. Caracteriza-se por pouca dor, devido à destruição das terminações nervosas da sensibilidade, pele seca, dura e escurecida ou esbranquiçada. Caracteriza-se por pouca dor, devido à destruição das terminações nervosas da sensibilidade, pele seca, dura e escurecida ou esbranquiçada.

8 DE ACORDO COM SUA EXTENSÃO Adulto Criança Cabeça e pescoço9%18% MMSS9% cada 9% cada Tronco anterior18%18% Tronco posterior18%18% MMII18% cada14% cada Genitais1% incluído TOTAL100%100%

9 GRAVIDADE DAS QUEIMADURAS GRAVIDADE DAS QUEIMADURAS Grau da queimadura; Grau da queimadura; Percentagem da extensão corporal queimada; Percentagem da extensão corporal queimada; Localização da queimadura; Localização da queimadura; Complicações que a acompanham; Complicações que a acompanham; Idade da vítima; Idade da vítima; Enfermidades anteriores da vítima. Enfermidades anteriores da vítima.

10 QUEIMADURAS MENORES: Atinge até 9% da superfície corporal, sem danos ao sistema respiratório, face, mãos e pés, genitálias e nádegas. Atinge até 9% da superfície corporal, sem danos ao sistema respiratório, face, mãos e pés, genitálias e nádegas.

11 QUEIMADURAS MAIORES: QUEIMADURAS MAIORES: Qualquer queimadura acima de 9% ou as com danos ao sistema respiratório, face, mãos e pés, genitálias e nádegas. Qualquer queimadura acima de 9% ou as com danos ao sistema respiratório, face, mãos e pés, genitálias e nádegas.

12 TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR causas térmicas ou por radiação TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR causas térmicas ou por radiação Expor o local da lesão e resfriar a área queimada com água fria ou usar água corrente por vários minutos para resfriar o local. O melhor é submergir a área queimada; Expor o local da lesão e resfriar a área queimada com água fria ou usar água corrente por vários minutos para resfriar o local. O melhor é submergir a área queimada; Cobrir o ferimento com um curativo úmido solto (estéril); Cobrir o ferimento com um curativo úmido solto (estéril); Retirar anéis, braceletes, cintos de couro, sapatos, etc; Retirar anéis, braceletes, cintos de couro, sapatos, etc; Conduzir a vítima e transmitir calma. Conduzir a vítima e transmitir calma.

13 TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR causas térmicas ou por irradiação TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR causas térmicas ou por irradiação Inicialmente deter o processo da lesão (se for fogo na roupa, usar a técnica PARE, DEITE e ROLE); Inicialmente deter o processo da lesão (se for fogo na roupa, usar a técnica PARE, DEITE e ROLE); Avaliar o paciente e manter as vias aéreas permeáveis, observando a freqüência e qualidade da respiração; Avaliar o paciente e manter as vias aéreas permeáveis, observando a freqüência e qualidade da respiração; Não se deve retirar os tecidos aderidos à pele, deve apenas recortar as partes soltas sobre as áreas queimadas; Não se deve retirar os tecidos aderidos à pele, deve apenas recortar as partes soltas sobre as áreas queimadas; Cobrir toda área queimada, após expo-la; Cobrir toda área queimada, após expo-la; Usar curativo estéril; Usar curativo estéril; Não obstruir boca e o nariz; Não obstruir boca e o nariz; Não aplicar nenhuma creme ou pomada; Não aplicar nenhuma creme ou pomada;

14 TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR: TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR: Providenciar cuidados especiais para queimadura nos olhos, cobrindo-os com curativo estéril úmido; Providenciar cuidados especiais para queimadura nos olhos, cobrindo-os com curativo estéril úmido; Cuidado para não juntar dedos queimados sem separa-los com curativos estéreis; Cuidado para não juntar dedos queimados sem separa-los com curativos estéreis; Retirar anéis, braceletes, cinto de couro, sapato, etc., da área atingida; Retirar anéis, braceletes, cinto de couro, sapato, etc., da área atingida; Prevenir o choque. Prevenir o choque.

15 TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR causas químicas TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR causas químicas Limpar e remover substâncias químicas da pele do paciente e das roupas antes de iniciar a lavação; Limpar e remover substâncias químicas da pele do paciente e das roupas antes de iniciar a lavação; Lavar o local queimado com água limpa corrente por no mínimo 15 minutos. Usar EPIs apropriados; Lavar o local queimado com água limpa corrente por no mínimo 15 minutos. Usar EPIs apropriados; Cobrir com curativo estéril toda a área de lesão; Cobrir com curativo estéril toda a área de lesão;

16 TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR causas químicas TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR causas químicas Prevenir o choque e transporte; Prevenir o choque e transporte; Se possível, conduzir amostra da substância em invólucro plástico; Se possível, conduzir amostra da substância em invólucro plástico; Se a lesão for nos olhos, lavá-los bem (mínimo 15 minutos) com água corrente e depois cobrir com curativo úmido estéril. Voltar a umedecer o curativo a cada 5 minutos. Se a lesão for nos olhos, lavá-los bem (mínimo 15 minutos) com água corrente e depois cobrir com curativo úmido estéril. Voltar a umedecer o curativo a cada 5 minutos.

17 QUEIMADURAS ELÉTRICAS QUEIMADURAS ELÉTRICAS Os problemas mais graves produzidos por uma descarga elétrica são: parada respiratória ou cardiorespiratória, dano no SNC e lesões em órgãos internos. Os problemas mais graves produzidos por uma descarga elétrica são: parada respiratória ou cardiorespiratória, dano no SNC e lesões em órgãos internos.

18 TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR queimaduras elétricas TRATAMENTO PRÉ-HOSPITALAR queimaduras elétricas Reconhecer a cena; Reconhecer a cena; Realizar a avaliação inicial e iniciar manobra de reanimação, se necessário; Realizar a avaliação inicial e iniciar manobra de reanimação, se necessário; Identificar o local das queimaduras no mínimo dois pontos, um de entrada e um de saída da fonte de energia; Identificar o local das queimaduras no mínimo dois pontos, um de entrada e um de saída da fonte de energia; Aplicar curativo estéril sobre as áreas queimadas; Aplicar curativo estéril sobre as áreas queimadas; Prevenir o choque transporte. Prevenir o choque transporte.

19 GRUPAMENTO DE SOCORROS DE EMERGÊNCIA OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA DISQUE 193


Carregar ppt "Queimaduras Objetivos Queimaduras Objetivos Ao final desta lição você será capaz de: 1. Classificar as queimaduras de acordo com sua profundidade e extensão;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google