A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan. CONCORDÂNCIA NOMINAL 1)Regra geral: as palavras adjetivas concordam em gênero e número com o nome a que se referem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan. CONCORDÂNCIA NOMINAL 1)Regra geral: as palavras adjetivas concordam em gênero e número com o nome a que se referem."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan

2 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1)Regra geral: as palavras adjetivas concordam em gênero e número com o nome a que se referem. Homem alto. / Mulheres lindas. 2) Adjetivo referente a dois ou mais substantivos, quando posposto a estes, deverá ir para o plural ou concordar com o mais próximo. Soldado e marinheiro dedicado. Soldado e marinheiro dedicados. Homem e mulher simpática / simpáticos.

3 3) Adjetivo referente a dois ou mais substantivos, quando anteposto a estes, deverá concordar com o mais próximo; exceto quando se tratar de substantivos próprios. Tinha grande nariz e orelha. Conheci os esforçados Mário e Pedro. 4) Adjetivo em função de predicativo concorda com o sujeito. A mulher e o homem estavam felizes. CONCORDÂNCIA NOMINAL

4 5) ALERTA e MENOS são invariáveis. Eles ficaram alerta. Estavam com menos disposição. 6) OBRIGADO, ANEXO, QUITE, INCLUSO e LESO são variáveis. Muito obrigados, disseram eles. As cartas anexas. Eles estão quites com o colégio. Os selos estão inclusos. Cometeu crime de leso-patriotismo.

5 CONCORDÂNCIA NOMINAL 7) BASTANTE como advérbio é invariável, como pronome indefinido é variável. Estavam bastante cansados. Tenho bastantes livros. 8) MEIO pode ser advérbio ou numeral. Comeu meia melancia. Ela estava meio triste.

6 CONCORDÂNCIA NOMINAL 9) TODO é variável, exceto na expressão TODO- PODEROSO. Ela voltou toda molhada. Eis a todo-poderosa. 10) UM E OUTRO e NEM UM NEM OUTRO têm seu adjetivo no plural. Um e outro menino esforçados. Nem um nem outro menino estudiosos fizeram o trabalho.

7 CONCORDÂNCIA NOMINAL 11) CARO e BARATO só variam quando têm valor de adjetivo. Ele sempre usou roupas caras. Ela só frequenta diversões baratas. Estas roupas custam caro ou barato?

8 CONCORDÂNCIA NOMINAL 12) Se o sujeito não vier determinado por artigo ou pronome, o adjetivo permanecerá invariável. Cerveja é gostoso. Dieta é bom para manter a forma. É proibido entrada. A cerveja daquela região é boa. Esta dieta é boa para manter a forma. É proibida a entrada.

9 CONCORDÂNCIA NOMINAL 13) Como regra geral, os adjetivos compostos variam somente o último elemento; exceção cores comparadas (variáveis), AZUL MARINHO, AZUL CELESTE, VERDE GAIO e similares e SURDO- MUDO (invariáveis). Tratados greco-romanos. Olhos verde-claros. Cortinas verde-esmeralda Uniformes azul-marinho. Meninos surdos-mudos.

10 CONCORDÂNCIA NOMINAL 14) Palavras que indicam cor são variáveis, exceto se for substantivo, neste caso fica invariável. Nuvens negras prenunciavam a tempestade. Sapatos creme.

11 CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan. CONCORDÂNCIA NOMINAL 1)Regra geral: as palavras adjetivas concordam em gênero e número com o nome a que se referem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google