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APRESENTAÇÃO DO CHILE.

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Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DO CHILE."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DO CHILE

2 CHILE INDICE 1 - Situação Geografica – Demografica
2 - Situação Socio – Politica 3 - Situação Económica 4 - Comercio Exterior 5 – Aspectos Relevantes

3 SANTIAGO DE CHILE

4 1 - Situação Geográfica e Demográfica
Território : km2 População : habitantes Distribuição Política : 13 regiões Principaies Cidades : Santiago (Capital - 40% da população do País) Concepción (ao sul - 12,3% da população) Valparaíso (centro - 10,2% da população) Fronteiras: : Argentina, Perú y Bolivia Norte : Região Desértica Sul : Antartica Oeste : Oceano Pacífico

5 2 - Situación Socio-Política
Governo : Democratico, Presidencial Presidente : Ricardo Lagos Escobar Principais Organismos Públicos Relacionados com o Comércio Exterior Chileno: Banco Central : Politica Monetária Superintendencia de Bancos : Fiscalizador do Sistema Financeiro Servicio de Impuestos Internos(SII) : Autoridade Tributaria Dirección de Aduanas : Fiscalização Aduaneira Superintendencia de Valores : Regulador/Fiscalizador das empresas de capital aberto e sociedades de valores e seguros

6 3 - Situação Econômica 3.1 - Infra-estrutura 3.2 – Macroeconomia

7 3.1 - Infra-estrutura Telecomunicações:
Chile é um dos países mas avançados a nivel Latinoaméricano em infra-estrutura de telecomunicações de alta tecnología (telefonía nacional e internacional, telefonía celular, Internet banda ancha, etc). Transportes de Carga : Chile conta um sistema integrado de rodovias e portos que agilizam a movimentação e o transporte de cargas. Rodovias: A rodovia Panamericana atravessa todo o país, de norte a sul, cobrindo cerca de 85% do território nacional. Aduanas: Modernas e ágeis, permitem um rápido escoamento dos produtos importados ou exportados.

8 3.1 - Infra-estrutura Portos :
Os principais portos são: San Antonio e Valparaíso (Reg.Central), Antofagasta, Arica, Iquique (Reg.Norte), San Vicente, Talcahuano y Punta Arenas (Reg.Sul). San Antonio é o principal porto da zona oeste da América Latina em movimento de carga internacional, principalmente destinados a Asia e costa oeste americana. Aduanas de Fronteira: Chile tem vários passos fronteiriços terrestres, por onde transita a maior parte dos produtos destinados ao Brasil. Os principais são: Zona Centro : Sistema Cristo Redentor (maior volume) Zona Norte : Arica, Paso Jama, Paso Sico, Paso Socompa, Paso San Francisco Zona Sul : Pichachen, Pino Hachado, Samoré.

9 3.2 - Macroeconomia

10 4 – Comércio Exterior 4.1 - Principais Produtos de Exportação e Importação 4.2 – Intercambio Comercial Tributação das importações Importação Chilena de Calçados – Potencial de Mercado Importação Chilena de Móveis – Potencial de Mercado

11 4.1 - Principais Produtos de Exportação e Importação
Exportação – Total 2003 – USD 20, 576 bilhões Cobre e Derivados (36% do total ) Peixes (Salmões) e derivados (11 % do total) Celulosa e derivados de madeira (pastas).(8% do total) Frutas Frescas (7% do total) Vinhos (3 % do total) Principais Acumulados – 66% Importação – Total 2003 – USD 17,664 bilhões Oleo cru de Petróleo e Gas natural (18% do total ) Veículos motorizados, partes e peças.(15% do total) Equipamentos de telefonía e computação(4 % do total) Calçados (1 % do total) Principais Acumulados – 38 %

12 4.1 - Principais Produtos Exportados

13 4.1 - Principais Produtos Importados

14 4.2 Intercambio Comercial
As exportações chilenas ao Brasil, a junho de 2004, foram de US$644,9 milhões, representando 4,3% do total exportado pelo País nesse periodo. As importações chilenas provenientes do Brasil, a junio del 2004, foram de US$1.110,7 milhões, representando 10,8% do total importado pelo País no periodo.

15 4.2 Intercambio Comercial Intercambio por Bloco e Variação % 2004-2003

16 4.3 - Tributação das importações
Os produtos importados estão sujeitos aos seguintes tributos: Impostos Aduaneiro – Máximo 6% - Mercosul – Preferencial 92% dos produtos com aliquota de 0% ao final de 2004. I.V.A. – "Impuesto al Valor Agregado“ 19 % sobre o valor CIF acrescido do imposto aduaneiro.

17 4.4 - Importação Chilena de Calçados Potencial de Mercado
Atualmente 13,8% dos calçados importados pelo Chile provêm do Brasil. o principal provedor é a China.

18 4.5 - Importação Chilena de Móveis Potencial de Mercado
25,2% dos móveis importados pelo Chile provem do Brasil. Os outros principais provedores desse produto são USA, Canadá, Espanha e Italia.

19 5 – Aspectos Relevantes 5.1 - Principais Características Negociais
5.2 - Vantagens Competitivas 5.3 – Tratados de Livre Comércio e Acordos de complementação econômica 5.4 – Sites de Interesse

20 5.1 - Principais Características Negociais
Formais Discretos Desconfiados Preço sobre a qualidade Poucos atores importantes em cada ramo Mercado Aberto - Muito assediados Buscar parceria local

21 5.2 - Vantagens Competitivas
Baixo Risco País – Inferior a 80 bp (unico País com - Investment Grade da América do Sul) Segurança Pública Estabilidade Política Marco Regulatório Estável Instituições Confiáveis Baixo Indice de Corrupção (ONG Transp.Internacional – Total países. USA – 17/Chile – 20 / Brasil – 59 / Argentina – 108) Solidez Sistema Financeiro Liquidez – Amplo acesso a financiamentos com taxas de niveis internacionais.

22 5.3 Tratados de Livre Comercio VIGENTES
                       2003 2004 2003 México 2002 Canadá 2002

23 5.3 Acordos de Complementacão Econômica
Bolívia Colômbia Cuba Equador Mercosul Peru Venezuela

24 5.4 Sites de Interesse CONTATO
CONTATO CÂMARA DE COM. E IND. BRASIL CHILE DO PR. MSN: Site: Tel : (41) / Curitiba – Paraná - Brasil

25 FIM


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