A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE ECONÓMICA E AGENTES ECONÓMICOS POR: CAROLINA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE ECONÓMICA E AGENTES ECONÓMICOS POR: CAROLINA."— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE ECONÓMICA E AGENTES ECONÓMICOS POR: CAROLINA

2 O QUE É A ATIVIDADE ECONÓMICA? Basicamente, a atividade económica é tudo o que temos de realizar para produzir um bem que nos satisfaça as necessidades. Exemplo: A Débora quer comer um bolo de chocolate numa pastelaria. Para isso acontecer, houve a produção dos ingredientes como leite, ovos, cacau, farinha e fermento. Em segundo, houve a distribuição dos ingredientes por fábricas que os embalaram e distribuíram pelas lojas, onde foram compradas pelo dono da pastelaria, que, ao produzir o bolo, teve em atenção o preço, que teria de lhe dar lucro. Por fim, houve o consumo, que foi o facto de a Débora estar a consumir o bolo.

3 O QUE É O CONSUMO? Ato económico que consiste na satisfação das nossas necessidades. Para isso é necessária a utilização de bens, ou seja, o consumo de bens. É um ato económico porque temos escolhas a fazer, como: O que consumo? Compro a mala ou os sapatos? Para isto existe o princípio da racionalidade económica, que se traduz na procura pela obtenção do máximo de resultados com o que há. Também é um ato social, porque, de acordo com o que escolhemos, somo olhados de outra forma, ajudamos o planeta, contribuimos para certas causas…

4 Produção é o ato de obter os bens necessários à produção de bens que nos satisfaçam as necessidades. Distribuição é o conjunto de atividades que fazem chegar o bem do sítio de produção ao de consumo. A acumulação é toda ela um conjunto de operações que fazem com que as nossas poupanças sejam transportadas para um local onde estejam seguras e sejam utilizadas pela economia. A repartição dos rendimentos cabe às empresas e ao estado. No Estado, sob a forma de Segurança Social, o dinheiro dos impostos e taxas que pagamos reverte a favor da instituição, transformando-se em pensões, reformas, subsídios,… Nas empresas o rendimento é distribuído em forma de salário, acumulação de rendimentos e pagamento de empréstimos.

5 Agentes Económicos Famílias(consomem) Empresas Não Financeiras (produção de bens para prestação de serviços) Resto do Mundo Administrações Públicas (satisfação de necessidades coletivas e repartição de rendimentos) Instituições Financeiras (trabalham apenas com dinheiro, prestando serviços financeiros) Todo o agente económico é aquele que consegue tomar decisões, fazendo operações económicas.


Carregar ppt "ATIVIDADE ECONÓMICA E AGENTES ECONÓMICOS POR: CAROLINA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google