A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPM – 2012/2 CONJUNTURA ATUAL A)O curso de CSO não será abordado nessa apresentação. Ele faz sua obrigação (5 turmas com 50 alunos por ano). B)Não conseguimos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPM – 2012/2 CONJUNTURA ATUAL A)O curso de CSO não será abordado nessa apresentação. Ele faz sua obrigação (5 turmas com 50 alunos por ano). B)Não conseguimos."— Transcrição da apresentação:

1 ESPM – 2012/2 CONJUNTURA ATUAL A)O curso de CSO não será abordado nessa apresentação. Ele faz sua obrigação (5 turmas com 50 alunos por ano). B)Não conseguimos fazer turmas de: b.1-Relações Internacionais b.2-Administração para negócios C)Fizemos uma turma quase completa de Designer mas: c.1- Uma turma incompleta de jornalismo(50vagas/15 alunos); c.2-Uma turma incompleta de Administração de Entretenimento(50 vagas/28 alunos)

2 Motivos da captação fraca de alunos Pesquisa registrada no MEC – 876/2012. Período:Novembro de 2011 até maio de 2012. 27 escolas pesquisadas Exigência :Valor da mensalidade escolar acima de R$ 900,00 Baixada Fluminense = 2 colégios Zona Sul = 12 colégios Zona Oeste = 5 colégios Niterói e adjacências = 8 colégios Total de alunos que responderam a pesquisa: 1450

3 Perguntas da pesquisa: 1-Suas preferências de escolha para fazer uma universidade contemplam alguns dos cursos abaixo? ( ) SIM ( ) NÃO 1-Administração de empresas foco negócios 2-Administração de empresas foco entretenimento 3-Administração de empresas foco marketing 4-Jornalismo 5-Relações Internacionais 6-Designer Nota: todos os alunos que marcaram NÃO foram eliminados (40% ). Restaram: 870 alunos A consultoria ficou satisfeita com esse número devido aos inúmeros cursos oferecidos hoje.

4 2)Caso consiga aprovação para uma faculdade governamental (grátis) e uma privada(paga) qual seria sua escolha: 22%- com certeza a do governo 61% - caso a particular que conseguisse aprovação fosse melhor que a pública ficaria na privada 17% - não vou fazer vestibular para pública Outro ponto positivo. Estamos com um público alvo de 61+17 = 78%. Perdemos 22%. Restaram: 678 alunos

5 3)Dentre as faculdades privadas listadas abaixo cite pelo menos um ponto forte ou fraco referente ao seu curso escolhido. Nota: não foi pedido para escolher a faculdade que iria estudar. Faculdades: ESPM IBMEC PUC FGV Cursos: Adm.neg/ Adm.Ent / Adm.Mkt / RI / Jornalismo / Designer

6 Respostas dos alunos levando em consideração apenas o caso da ESPM: Adm. de negócios: Pontos fracos: 56% - Faculdade não possui foco na especialidade. 14% - Dificuldade de empregabilidade 30% - Possuir inúmeras matérias não afins. Adm. Entretenimento Pontos fortes: 83% - Grade curricular dinâmica Pontos fracos 56% - Desconhecimento Adm. Marketing Pontos fortes 47% - antenado com o mercado 22% - empregabilidade

7 Relações Internacionais Pontos fracos: 64% desconhecem 41% não possui a especialização desejada Nota: 88% querem especialização em Comércio Exterior Designer Pontos fracos: 39% desconhecem 81% não querem fazer designer ligado a propaganda Jornalismo Pontos fracos: 81% desconhecem 61% não possui especialização em área – curso geral 39% não querem trabalhar em televisão

8 Conclusões: 1-Adm. de negócios – direcionada ao fracasso. O share of mind do curso de Comunicação Social atrapalha o crescimento do curso. 2-Na Adm. focada em MKT surge um panorama favorável para captação de alunos. 3-Adm de Entretenimento possui um grau de satisfação ótimo quanto a sua grade curricular. O que atrapalha o aumento de entrantes é o desconhecimento do curso.

9 4-O curso de Relações Internacionais continua desconhecido pela maioria dos alunos e os que conhecem acham que o curso é de formação geral. Nota: A especialização em Comércio Exterior foi muito citada na pesquisa.O mercado hoje está voltado para o comércio aduaneiro, alíquotas, câmbio e negociações entre países. 5-No Designer existe um paradigma que ele é direcionado para propaganda. Muitas das respostas citaram designer de interiores e moda como os mais desejados. 6-O Jornalismo é o grande vencedor sobre o desconhecimento do público alvo. Os que conhecem possuem uma imagem equivocada do curso. Acham que é um curso de formação geral ou direcionado para a televisão.

10 ESPM -2013/1 Por enquanto: otimização de 10 disciplinas comuns aos cursos de adm neg/adm ent/desg/ri/jor. Objetivo: a)liberação de espaço físico no turno da manhã (2 salas de aula) ; b)minimizar despesas. R$ 22 mil /mês. admneg adment RI jornalism designer Disc1 X X X x x Disc2 X X X X X Disc3 X X X X Disc4 X X X X Disc5 X X X X Disc6 X X X Disc7 X X X X Disc8 X X Disc9 X X Disc10 X X

11 Estratégias para concretizar o futuro projetado a)Elaborar encartes explicativos focando as especializações que serão obtidas ao término dos cursos. Os alunos encaram como dupla certificação. Atenção maior nos cursos de RI e Jornalismo; b)Nos 2 cursos de Administração devemos incentivar o link com o curso de Comunicação Social e nos cursos de Jornalismo e Designer desvincular essa imagem.

12 c)Devemos pensar sobre a substituição da adm de negócios por adm. focada em mkt; d)O curso de RI deve focar na divulgação do seu nome e uma grade voltada para uma especialização mais concreta (se possível Comércio Exterior). O acompanhamento das exigências do mercado devem ser olhadas com muita atenção antes que a concorrência absorva as lacunas oferecidas.


Carregar ppt "ESPM – 2012/2 CONJUNTURA ATUAL A)O curso de CSO não será abordado nessa apresentação. Ele faz sua obrigação (5 turmas com 50 alunos por ano). B)Não conseguimos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google