A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eduardo Afonso Viana. Eduardo Viana Nascido em Lisboa a 1881, Eduardo Viana fez o curso das Belas-Artes, onde se matriculou em 1896, tendo como mestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eduardo Afonso Viana. Eduardo Viana Nascido em Lisboa a 1881, Eduardo Viana fez o curso das Belas-Artes, onde se matriculou em 1896, tendo como mestre."— Transcrição da apresentação:

1 Eduardo Afonso Viana

2 Eduardo Viana Nascido em Lisboa a 1881, Eduardo Viana fez o curso das Belas-Artes, onde se matriculou em 1896, tendo como mestre Veloso Salgado. Colabora artisticamente na revista Contemporânea ( ). Em 1925 organiza o I Salão de Outono, exposição importante no quadro da afirmação do modernismo em Portugal e que reuniu, entre os trinta nomes apresentados, "o mais interessante de toda uma geração". Nessa exposição apresenta 8 trabalhos de sua autoria, entre os quais as telas para o café «A Brasileira». Faleceu a 1967.

3 Suas Obras Os primeiros trabalhos da maturidade de Eduardo Viana situam-se "numa charneira entre vagas sugestões de cariz oitocentista e um sentido pré- construtivo característico da transição do século", fundindo valores herdados do naturalismo (ou mesmo das tendências simbolistas). Trabalhando de forma lenta, refletida, o pintor detém-se sobre cada tema, "explorando-o como um gozo sensual isento de sentimentalismo, como acontece nos quadros de nus da década de 1920, "que oferecem o significado maior da sua arte essencialmente sensual e que nenhuma comparação sofrem com obras eventualmente naturalistas da pintura portuguesa anterior".

4 Nu, 1925,óleo sobre tela Natureza morta

5 "Paisagem - Figuras ao portão" As três abóboras

6 Rapaz das louças, 1919 Ponte de D. Luiz

7 Perguntas Quem foi seu mestre? R: Veloso Salgado Como se chama o nome desta arte? R: Rapaz das louças Que tipo de tendências usava? R: Tendências simbolistas

8 Bibliografia _Viana _Viana

9 Fim


Carregar ppt "Eduardo Afonso Viana. Eduardo Viana Nascido em Lisboa a 1881, Eduardo Viana fez o curso das Belas-Artes, onde se matriculou em 1896, tendo como mestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google