A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUNICIPAL DE LAZER, TURISMO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO COMTUR ATIVIDADES TURÍSTICAS / 2013 ROTEIRO PARA A COPA DE 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE LAZER, TURISMO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO COMTUR ATIVIDADES TURÍSTICAS / 2013 ROTEIRO PARA A COPA DE 2014."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE LAZER, TURISMO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO COMTUR ATIVIDADES TURÍSTICAS / 2013 ROTEIRO PARA A COPA DE 2014

2 RESPONSABILIDADES Departamento de Cultura Casa da Cultura Godofredo Rangel Biblioteca Municipal Darcy Brasil Setor do Patrimônio Histórico e Cultural Departamento de Turismo e Lazer: o Auxiliar no planejamento e na estruturação das políticas públicas do turismo no município. o Realizar os planos, programas, atividades e eventos relacionados às políticas públicas do turismo no município. o Realizar planos, eventos e atividades relacionados ao lazer no município. o Articular junto à comunidade parcerias para a expansão do turismo do município. o Assessorar e atuar junto ao Conselho Municipal de Turismo.

3 TRÊS CORAÇÕES ROTEIRO TURÍSTICO PARA A COPA DE 2014

4 DEMANDA TURÍSTICA 1 - CASA PELÉ

5 Reconstruída, baseada nas memórias de Dona Celeste Arantes do Nascimento e seu irmão Jorge, respectivamente mãe e tio do Pelé, num projeto em parceria com o Ministério do Turismo. A Inauguração contou com a presença do Rei e seus familiares e milhares de tricordianos e visitantes. Envelhecida e mostrando cenários da década de 1940, a Casa Pelé se transformou num importante atrativo turístico e recebe em média dois mil visitantes por mês.

6

7 TOTAL DE VISITANTES SETEMBRO/2012 A MARÇO/2014 ORIGEM DOS VISITANTESTOTAL TRÊS CORAÇÕES OUTRAS CIDADES DE MINAS GERAIS7.519 OUTROS ESTADOS7.963 OUTROS PAÍSES556 TOTAL GERAL DE VISITANTES31.564

8 35 países diferentes, a saber: Austrália, Grécia, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália, China, Peru, França, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Portugal, Argentina, Chile, Turquia, Suíça, Canadá, Dinamarca, Bolívia, Holanda, Síria, Bélgica, Paraguai, México, Áustria, Japão, Iraque, Líbano, Senegal, Equador, Nova Zelândia, Índia e Cingapura. Foram gerados, desde a inauguração da Casa Pelé, mais de 1h e 20 minutos de mídia televisiva na ESPN, TV FIFA, EPTV, GLOBO, ALTEROSA, SBT, RECORD, além de toda a mídia impressa e em ambiente virtual.

9

10 No início de 2013, uma equipe de TV da Federação Internacional de Futebol Associado/FIFA visitou Três Corações para a gravação de uma matéria sobre Pelé, o Rei do Futebol. Todo o material coletado está sendo utilizado em um documentário sobre o roteiro turístico para a Copa do Mundo de 2014, disponível no site da FIFA e enviado para todos os países.

11

12 Organização e estruturação do atendimento na Casa Pelé. A Casa Pelé, em 2013, foi palco de várias atividades que têm por finalidade transformá-la em um equipamento turístico cada vez mais atraente: Café com escritores; 11ª Semana de Modernização de Museus na Casa Pelé; Colônia de Férias; Inauguração do monumento Mãe Celeste confeccionado pelo artista tricordiano Afonso Barra que presta uma homenagem, através de Dona Celeste, a todas as mães brasileiras. O monumento se encontra às sombras de uma jabuticabeira, localizada no quintal da casa, e retrata Dona Celeste grávida de Pelé, sentada em um tronco, pensando na vida, como ela gosta de contar. Em 2014, atividades como 12ª Semana de Museus, café com personalidades, Colônia de Férias, entre outras, serão realizadas na Casa.

13

14 2 - PRAÇA PELÉ Praça central que abriga o Monumento ao Tri, inaugurado em 1971, conjunto paisagístico que marca o Tricampeonato de Futebol no México e homenageia o Rei. A Praça também abriga eventos alusivos ao Rei.

15 Em 2013, em comemoração ao aniversário de nosso tricordiano mais ilustre, Pelé, foi montada uma exposição com várias imagens da vida e da carreira do Atleta do Século. Em 2014, faremos novamente a semana do Rei e a Praça será revitalizada.

16 3 – PARQUE MUNICIPAL DONDINHO O Parque Municipal Dondinho, muito frequentado pelos tricordianos, ostenta um monumento que reverencia o pai de Pelé, também jogador, João Ramos do Nascimento e a ele, quando menino.

17 Em 2013, vários eventos aconteceram no Parque, para divulgá-lo e aumentar o fluxo e a frequência das pessoas: Domingo no Parque, Festival de Balonismo, Arena do Rei e Festa do Trabalhador.

18 4 – SALA PELÉ A Sala Pelé está organizada em uma das salas da Casa da Cultura Godofredo Rangel, no Parque Dondinho, e está aberta à visitação das 8h às 17h, de segunda à sexta.

19 PROJETO EM ANDAMENTO CASA DE ARTES REI PELÉ – CARP Obras de implantação em imóvel cedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Projeto executado em parceria com o Ministério do Turismo. Todo o espaço está sendo adequado, transformando aos poucos o antigo casarão em mais um importante equipamento turístico em homenagem ao Rei do Futebol. O local terá exposições itinerantes, divulgando uma coleção de objetos e tecnologia transmídia. O espaço se constituirá em mais um importante polo turístico para a cidade, simbolizando o agradecimento dos tricordianos às inúmeras alegrias que Pelé já nos proporcionou.

20

21 PROJETOS EXECUTADOS EM PIA BATISMAL Em 2013, revitalização da Pia Batismal da Igreja Matriz Sagrada Família onde foi batizado o Rei Pelé e transformação da mesma em mais um ponto turístico da cidade.

22

23 2 - 1º CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DE TRÊS CORAÇÕES Instalado na Biblioteca Municipal Darcy Brasil, cuja porta foi adesivada com uma linda imagem de Três Corações, o CIT irá funcionar como uma importante fonte de informação turística e de utilidade pública, direcionada para os nossos visitantes, de todas as nacionalidades, que visitarão Três Corações durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de No local, os visitantes poderão obter todas as informações sobre os pontos turísticos da cidade, suas localizações e acesso, bem como guias turísticos, culturais e de compras.

24

25 3 - INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO EM HOMENAGEM AOS 95 ANOS DA PRESENÇA DO EXÉRCITO EM TRÊS CORAÇÕES A Prefeitura, através das Secretarias de Lazer, Turismo e Cultura, Obras e Meio Ambiente, inaugura monumento feito pelo artista plástico Afonso Barra, em homenagem aos 95 anos do Exército Brasileiro em nossa cidade.

26

27 AÇÕES IMPORTANTES 1 – PRESENÇA NO V SALÃO MINEIRO DE TURISMO Salão Mineiro do Turismo: o objetivo do Salão é promover e incentivar a comercialização e a divulgação dos destinos turísticos de Minas, através do Circuito Turístico das Águas; Três Corações teve um stand para a divulgação de seus produtos e equipamentos turísticos. Em 2014, participaremos do VI Salão Mineiro de Turismo.

28

29 2 – CONVÊNIO COM O CIRCUITO TURÍSTICO DAS ÁGUAS Representantes da Secretaria de Lazer, Turismo e Cultura tomam posse na Diretoria do Circuito Turístico das Águas, o que é de fundamental importância, pois sendo o Circuito das Águas parte da Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais, Três Corações estará fortalecendo sua Política de Turismo. Em 2014, renovação do Convênio com o Circuito das Águas.

30

31 3 – CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO (COMTUR) EM FUNCIONAMENTO Posse do Conselho de Lazer e Turismo de Três Corações (COMTUR), item obrigatório para pontuação no ICMS Turístico. O conselho foi formado por membros do poder público e da sociedade civil do trade turístico (agências, hotéis, restaurantes e afins) e tem como objetivo de maior repasse de verbas para o desenvolvimento das ações turísticas em nossa cidade.

32

33 4 – INVENTÁRIO TURÍSTICO DE TRÊS CORAÇÕES O inventário da oferta turística de Três Corações está sendo realizado para cumprir uma exigência da Secretaria de Estado de Turismo (SETUR/SETES) com vistas a fazer um levantamento das potencialidades turísticas do município, tais como: hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, postos de gasolina, bancos, correios, sistemas de comunicação, pontos turísticos, além do levantamento histórico e geográfico da cidade. Em 2014, revisão e ampliação do inventário.

34 5 – EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Planejamento e organização do Projeto de Educação Patrimonial nas Escolas 2013 – exposição de folders nas escolas, palestras sobre Patrimônio Histórico e visitas aos patrimônios tombados no município. Em 2013, a Educação Patrimonial também esteve voltada para o Rei Pelé e o roteiro turístico do Pelé. Em 2014, a Educação Patrimonial está sendo organizada também para o estudo de diversas personalidades tricordianas, além de Pelé.

35

36 6 – ICMS TURÍSTICO Organização, montagem do dossiê e encaminhamento de toda a documentação necessária para que o município possa se habilitar no critério Turismo e passar a receber verba específica do Governo Federal para desenvolver as ações de turismo no município.

37 EVENTOS RELACIONADOS 1 - ARENA DO REI Transmissão dos Jogos da Seleção Brasileira na Copa das Confederações na Arena do Rei – Estrutura no Parque Dondinho, para transmissão dos jogos do Brasil. Com um espaço denominado Arena do Rei, os jogos foram transmitidos em um Super Telão de Led de 24m², música ao vivo após os jogos, brinquedos e Praça de Alimentação, com concentração a partir das 14h. Mais de 3 mil pessoas se concentraram na Arena do Rei e puderam comemorar a vitória do Brasil em grande estilo. Muito animados, os torcedores vestiram suas camisas amarelas, fantasias e, enrolados na bandeira, torceram e vibraram em cada lance e em cada gol. Enquanto os pais assistiam ao jogo, as crianças brincaram animadamente no Parque.

38

39 2 – 1º FESTIVAL DE BALONISMO DE TRÊS CORAÇÕES O 1º Festival de Balonismo de Três Corações reuniu praticantes do balonismo filiados à Federação de Balonismo de Minas Gerais (FBEMG), tendo como palco o Parque Municipal Dondinho. Durante todos os quatro dias, graças à estrutura montada pela Prefeitura, o público presente contou com shows que agitaram ainda mais o evento. A programação incluiu ainda uma Praça de Alimentação, tendas de artesanato, exposição com material militar da Escola de Sargento das Armas, brinquedos, exposição com materiais relativos ao evento. O Festival de Balonismo mobilizou toda a cidade e entrou para o calendário esportivo de Três Corações.

40


Carregar ppt "SECRETARIA MUNICIPAL DE LAZER, TURISMO E CULTURA CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO COMTUR ATIVIDADES TURÍSTICAS / 2013 ROTEIRO PARA A COPA DE 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google