A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

em Português e em Italiano António Pereira/Ricardo Mota Leite

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "em Português e em Italiano António Pereira/Ricardo Mota Leite"— Transcrição da apresentação:

1 em Português e em Italiano António Pereira/Ricardo Mota Leite
Jornada “Boas Práticas em Línguas” Universidade do Minho, 12-13/04/2013 BabeliUM - ILCH Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano António Pereira/Ricardo Mota Leite

2 em Português e em Italiano
Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano Índice I. Apresentação e Resultados Gerais do Projeto II. Curso de Língua Portuguesa III. Conclusões

3 I Apresentação e Resultados Gerais do Projeto
Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano I Apresentação e Resultados Gerais do Projeto

4 Contextualização do Projeto CUORE
No âmbito do Programa Comenius Em 2008/2009 e 2009/2010 Intercâmbio entre duas escolas, E.B. 2,3 Trigal de Santa Maria – Braga, Portugal e Istituto Comprensivo Papanice – Crotone, Itália Envolveu 15 rapazes, 30 raparigas, 2 professores, 5 professoras

5 Resumo do projeto CUORE (I)
O projeto teve como objetivo a elaboração de um estudo comparativo dos rituais do namoro e do casamento em Itália e em Portugal. Os alunos portugueses, sob a coordenação dos professores, recolheram informações através de entrevistas a idosos da localidade. De cada aspeto recolhido, foi elaborado um painel com comentários históricos, ícones e elementos gráficos.

6 Resumo do projeto CUORE (II)
Foi elaborado um trabalho de síntese durante as visitas de intercâmbio para descrever as semelhanças e diferenças relativas aos diferentes aspetos abordados. Os estudantes portugueses fizeram um estudo exploratório da Língua Italiana de forma a praticá-la de modo natural e fecundo. Disponibilizou-se aos estudantes Italianos um curso de Língua Portuguesa.

7 Desenvolvimento do projeto
1 ano: O Namoro Analisaram os ritos populares relacionados com o namoro. Realizaram um estudo histórico dos diferentes aspetos. Recolheram testemunhos a partir de encontros com anciãos da localidade. Comunicaram via em língua italiana. Prepararam as visitas aos países parceiros. Realizaram uma exposição nas línguas dos países parceiros. Os produtos fabricados foram exibidos nas duas escolas. O percurso total foi apresentado no site construído para o projeto.

8 Desenvolvimento do projeto
2 anos: O Casamento No segundo ano, o processo foi em tudo análogo ao do primeiro, agora versando o Casamento. Realização das visitas aos países parceiros.

9 Alguns dos resultados alcançados
Aumentou-se o potencial de aprendizagem autónoma; Aprofundou-se a consciência europeia; Fomentou-se um maior respeito pelos costumes, cultura e condições de vida de um país estrangeiro; Explorou-se uma nova língua (Italiano); Promoveu-se a educação digital; Produziu-se um estudo comparativo dos rituais do namoro e casamento em ambos os países da parceria.

10 II Curso de Língua Portuguesa
Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano II Curso de Língua Portuguesa

11 Enquadramento Teórico
Princípios Gerais: “Psicolinguística Positiva” 1. “Ninguém ama o que não conhece” (Santo Agostinho, séc. IV-V) 2. “Muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa” (Rui Veloso, “Primeiro beijo”) 3. “Yes we can!” (Barack Obama, Presidente dos EUA, 2008)

12 Preparação Prévia: Namorar as Palavras (I)
Progetto LLP Comenius “Costumi Usanze Origini Riti in Europa” “Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano”

13 Preparação Prévia: Namorar as Palavras (II) (Fonte: Dicionário Português-Italiano/Ital.-Port., Porto Editora, 2009) cuore n.m. 1 coração; una persona di buon cuore uma pessoa de bom coração; avere, non avere cuore ter, não ter coração; avere un cuore d’oro, ter um coração de ouro; avere un cuore di pietra ter um coração de pedra; leggere nel cuore ler no coração; amare di tutto cuore amar de todo o coração; aprire il cuore a qualcuno abrir o seu coração a alguém; mani fredde, cuore caldo mãos frias, coração quente; chi dice «ma» cuore contento non ha coração que suspira não tem o que deseja.

14 fazer o namoro a alguém corteggiare qualcuno; 2 innamoramento;
Preparação Prévia: Namorar as Palavras (III) (Fonte: Dicionário Português-Italiano/Ital.-Port., Porto Editora, 2009) namoro n.m. 1 corte, corteggiamento; fazer o namoro a alguém corteggiare qualcuno; 2 innamoramento; 3 amoreggiamento, flirt; estar de namoro com flirtare con; romper o namoro cessare di flirtare, rompere il fidanzamento; 4 innamorato, innamorata, ragazzo, ragazza, fiamma.

15 Preparação Prévia: Namorar as Palavras (IV) (Fonte: Dicionário Português-Italiano/Ital.-Port., Porto Editora, 2009) casamento n.m. 1 matrimonio, nozze, sposalizio; casamento civil, religioso matrimonio civile, religioso; casamento de conveniência matrimonio di convenienza, d’interesse; casamento de inclinação matrimonio d’amore; aliança de casamento anello matrimoniale, anello nuziale; bolo de casamento torta di, delle nozze; convidar para o casamento invitare a nozze; vestido de casamento abito nuziale.

16 Curso de Língua Portuguesa: Atividades
Atividade 1: “A Música Portuguesa e os Afetos” (Do primeiro beijo ao namoro) Atividade 2: “A Música Portuguesa e os Afetos” (Do namoro ao casamento) Atividade 3: “Nós e os Outros”

17 em Português e em Italiano
Projeto CUORE: O Namoro e o Casamento em Português e em Italiano III Conclusões

18 Projeto CUORE: Conclusões
O Projeto CUORE, no âmbito do Programa Comenius, promoveu: 1. o reforço da dimensão europeia no ensino escolar; 2. o estudo comparativo dos rituais do namoro e do casamento em Portugal e na Itália; 3. a aprendizagem de línguas e a consciência intercultural, em contextos formais e informais.

19 Projeto CUORE: Fontes Consultadas
1. Portal da Juventude: Educação e Formação - Programa Comenius, em 2. “Italianos recebidos em Tadim”, em Correio do Minho, 22 de Julho de 2010, 6.


Carregar ppt "em Português e em Italiano António Pereira/Ricardo Mota Leite"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google