A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB."— Transcrição da apresentação:

1 Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB

2 Teatro Em 1925, foi fundado o "Cine Teatro Apolo", o que acarretou no surgimento do primeiro grupo teatral campinense, "O Corpo Cênico do Grêmio Renascença". Em 1962, o Teatro Municipal Severino Cabral foi fundado, de grandes dimensões para a época, impulsionando o teatro campinense. O Festival de Inverno de Campina Grande surgiu em 1975, divulgando e apresentando muitas peças e shows teatrais. Em 1980 a crise econômica brasileira, afetou o teatro e sua decadência física, reduziram o número de grupo teatrais, sendo esta época de poucos acontecimentos no campo das artes cênicas, a não ser pelo Festival de Inverno.

3 Construção do Teatro Municipal Severino Cabral.
Década de 20 do século passado (Detalhe para o Cine-Theatro Apolo) O Teatro Municipal Severino Cabral em 1962. Teatro Municipal Severino Cabral atualmente.

4 Museus O acervo do Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande dedica-se ao desenvolvimento histórico, social e cultural de Campina Grande. Possui Fotografias, artigo, mapas, móveis, armas, veículos, jóias, bonecos e ferramentas organizados de forma a contar a história da cidade. O Museu de Artes Assis Chateaubriand, podem ser encontradas várias técnicas e procedimentos de artes, incluindo desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, colagens e outros métodos. Apresenta a arte em diversos momentos do cenário brasileiro. Um dos museus mais famosos é o Museu de Luiz Gonzaga, que é dedicado ao compositor popular Luiz Gonzaga. O acervo é composto de fotos, discos, jornais, gravações sobre o Rei do Baião Luiz Gonzaga; mas está momentaneamente desativado. Na década de 1970 no prédio onde funcionava a velha estação ferroviária de Campina Grande, foi fundado o  Museu de História e Tecnologia do Algodão, que visa principalmente guardar a memória da cultura do algodão no estado da Paraíba.

5 Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande.
 Museu de História e Tecnologia do Algodão. Interior do Museu Luiz Gonzaga. Museu “Casa de Gonzagão”

6 Artesanato e Culinária
A Vila do artesão foi Inaugurada em 22 de dezembro de 2010, constituindo-se num espaço destinado à comercialização de produtos artesanais. A iniciativa incentiva o artesanato local e resgata a cultura de trabalho e desenvolvimento do município, além de incentivar o turismo fortalecendo a economia local e fomentando a geração de emprego e renda. Na Praça de Alimentação da Vila do Artesão,ocorre projetos de Samba e forró na vila. A feira livre de Campina Grande é bastante famosa, com temperos fortes, comuns ao cardápio nordestino. A gastronomia da época, apresenta um cardápio farto à base de milho, até porque a festa tem origem rural e está associada à colheita. No mês de junho, devido ao São João, a culinária é farta de comidas típicas, como: Tapioca, pamonha, milho, etc.

7 Um dos stands de venda na vila do artesão.
Comidas típicas, com destaque para o milho. Temperos, comuns a feira central.

8 O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO
O Maior São João do Mundo é um evento anual realizado pela prefeitura de Campina Grande, durante o mês de junho, com 30 dias de festa. As festas juninas mantêm a inspiração que vem das tradições católicas e somam a fervorosa adoração aos três santos do mês, São João, Santo Antônio e São Pedro No São João, o Parque do Povo vira palco de casamento, durante o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, quando são realizadas dezenas de casamentos conjuntos, no Casamento Coletivo. Muitas pessoas sem poder aquisitivo realizam o sonho do casamento em festas com tudo pago pela Prefeitura da cidade. A Pirâmide é o espaço coberto, que durante as festas juninas onde ocorre campeonato das quadrilhas das cidades próximas de Campina Grande e onde forrozeiros podem dançar.

9 Pirâmide, onde ocorre o casamento coletivo.
O Sítio São João é um ponto turístico na época de Junho. Maior São João do Mundo. Quadrilha, dança típica do São João.

10 Música Forró é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste.
Elba Ramalho, natural de Campina Grande, é conhecida nacionalmente através de sua música, com o ritmo de forró e MPB. Luiz Gonzaga, Rei do Baião, natural de Pernambuco, exerce forte influencia com sua música em Campina Grande, sendo um dos artistas mais aclamados da região. Jackson do Pandeiro, natural da Paraíba, cantor e compositor de forró e samba, apresenta grande destaque na região e em todo o Brasil. O baião assim como o forró, é muito influente em Campina Grande, onde compositores como Dominguinhos, exerce grande influencia na região.

11 Estátuas em homenagem a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, ás margens do açude velho em Campina Grande. Elba Ramalho, no Maior São João do Mundo. Luiz Gonzaga, Rei do Baião. Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, trabalhando juntos.

12 Equipe: Mayra Fernanda Ana Luisa Rodrigues Juliana Tomaz Luciana Macêdo Marcela Rebeca Raquel Luna Ivila Araújo 2°Ano “D”


Carregar ppt "Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google