A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos."— Transcrição da apresentação:

1 Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos

2 LIÇÃO 05 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 02 de Fevereiro de 2014 Igreja: Igreja: Professor: Professor:

3 Lição 05 Mormonismo, a mais anticristã das seitas Texto Áureo Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. G1 1.8 Verdade Aplicada Nenhuma visão angelical ou sobrenatural sobrepõe os ensinos das Sagradas Escrituras.

4 Lição 05 Mormonismo, a mais anticristã das seitas Objetivos da Lição Conhecer a origem do Mormonismo; Apresentar os Livros que os mórmons consideram sagrados; Refutar as heresias do Mormonismo.

5 Lição 05 Mormonismo, a mais anticristã das seitas Textos de Referência G1 1.6 G1 1.6Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, G1 1.7 G1 1.7O qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. G1 1.8 G1 1.8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. G1 1.9 G1 1.9Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

6 Lição 05 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 02 de Fevereiro de 2014 Igreja: Igreja: Professor: Professor:

7 Mormonismo, a mais anticristã das seitas

8 Introdução O Mormonismo é uma das seitas mais anticristãs, pois sua doutrina é repleta de orientações e revelações angelicais. Os Mórmons ou a Igreja dos Santos dos Últimos Dias, é uma das seitas que mais crescem no mundo, especialmente no Brasil. Élders

9 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 1. O Surgimento do Mormonismo Teve início com o norte americano Joseph Smith Jr. Teve início com o norte americano Joseph Smith Jr. Começou com seis membros em 1830 e em 1836 já contava com membros. Começou com seis membros em 1830 e em 1836 já contava com membros. No mundo todo, atualmente, há mais de 13 milhões de Mórmons. No mundo todo, atualmente, há mais de 13 milhões de Mórmons.

10 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 1. O Surgimento do Mormonismo Em 1820, segundo Smith, Deus apareceu a ele. Nessa visão, chamada pelos Mórmons de A 1° Visão, Smith pergunta a Deus quais as igrejas verdadeiras e em qual ele devia congregar. Deus responde a ele que todas as igrejas da época estavam desviadas. Em 1823, recebeu a visita de um anjo, chamado Moroni, que lhe revelou a existência de um livro escrito em placas de ouro, (que veio a ser o Livro Mórmon.) 1.1 Origem da seita

11 Mormonismo, a mais anticristã das seitas Em 1829, Smith diz ter recebido de João Batista, por meio de uma visão, o sacerdócio de Arão, e pouco depois recebido, também por visão, dos Apóstolos Pedro, Tiago e João, o sacerdócio de Melquisedeque. Em 1830, Smith abriu na cidade de Fayette (EUA) esta seita. 1. O Surgimento do Mormonismo 1.2 Fundação da Seita Mórmon

12 - Teve 27 esposas e 44 filhos, adotando a poligamia. - Comandou um incêndio contra um jornal que havia publica matéria com denúncias contra ele. - Foi preso duas vezes: 1° - Pelo referido incêndio. 2° - Acusado de traição e insubordinação às leis estaduais. - Foi morto em 1944, na prisão de Cartage (EUA) por uma multidão furiosa que invadiu o cárcere onde se encontrava cumprindo pena. Mormonismo, a mais anticristã das seitas 1. O Surgimento do Mormonismo 1.3 A vida de Joseph Smith Jr.

13 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 2. Livros sagrados dos Mórmons Acreditam que Deus continuamente traz novas informações á igreja, não acreditando na existência de um Cânon Bíblico encerrado. Assim ele possuem muitos livros que são considerados novas inspirações para sua igrejas.

14 Mormonismo, a mais anticristã das seitas Segundo eles, foi escrito originalmente em placas de ouro por um profeta chamado Mórmon e dado ao seu filho Morôni, que por sua vez enterrou no monte Cumorah (Palmyra – Nova York). Foram encontradas por Smith, após suposta revelação e orientação de Morôni. Essa obra é composta por 15 livros, divididos em capítulos e versículos, e relata a história dos primeiros habilitantes da América e citações de textos bíblicos. 2.1 O Livro Mórmon 2. Livros sagrados dos Mórmons

15 Mormonismo, a mais anticristã das seitas Existem teorias quanto à verdadeira origem do Livro Mórmon. Para muitos, o livro mórmon é apenas plágio das obras: a)Visão dos Hebreus – publicado 7 anos do Livro Mórmon. b)As Maravilhas da Natureza – escrito por Josiah Priest, publicado 5 anos do Livro Mórmon. c)A versão autorizada da Bíblia Inglesa, King James, publica em d)Os Evangelhos Apócrifos 2.1 O Livro Mórmon 2. Livros sagrados dos Mórmons

16 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 2.2 A Pérola de Grande Valor Contém o Livro de Moisés, o Livro de Abraão e alguns escritos inspirados de Joseph Smith. 2. Livros sagrados dos Mórmons Livro de Moisés: Contém narrativas e escritos de Moisés revelados ao Profeta Joseph Smith, e, segundo os Mórmons, esclarece doutrinas que se haviam perdido da Bíblia. Livro de Moisés: Contém narrativas e escritos de Moisés revelados ao Profeta Joseph Smith, e, segundo os Mórmons, esclarece doutrinas que se haviam perdido da Bíblia. Livro de Abraão: Contém informações sobre a criação, o evangelho, a natureza de Deus e o Sacerdócio.

17 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 2.3 Doutrina e Convênios Para os Mórmons, contêm revelações sobre a Igreja de Jesus Cristo, conforme foi restaurada nestes últimos dias. 2. Livros sagrados dos Mórmons - Contêm seções que explicam a organização da Igreja e definem os ofícios do sacerdócio e suas funções. - Contêm seções que explicam a organização da Igreja e definem os ofícios do sacerdócio e suas funções. - Contêm tentativas de esclarecer ensinamentos bíblicos. - Contêm profecias de acontecimentos futuros.

18 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons A doutrina Mórmon é extensa, pois possuem várias escrituras consideradas por ele como inspiradas.

19 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons I – Declaram a existência de outros livros como inspirados juntamente com a Bíblia.

20 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons I – Declaram a existência de outros livros como inspirados juntamente com a Bíblia. Resposta: 1° – A Escritura Sagrada condena a existência de outro Evangelho (Gl 1.9) 2° – Inerrância Bíblia (Sl ) (Sl 19.7) 3° – A Bíblia é inspirada por Deus (2Tm 3.16)

21 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons II – Nos livros de Smith, Deus é apresentado como um ser de carne e osso, além de afirmar a existência de outros deuses.

22 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons II – Nos livros de Smith, Deus é apresentado como um ser de carne e osso, além de afirmar a existência de outros deuses. Resposta: 1° – Deus é Espírito (Jo 4.24) 2° – Há um só Deus (Dt 6.4)

23 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons III – Afirmam que Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo, mas pelo Deus-Adão.

24 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons III – Afirmam que Jesus não foi gerado pelo Espírito Santo, mas pelo Deus-Adão. Resposta: 1° – A Bíblia afirma o contrário (Mt 1.18)

25 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons IV– Afirmam que todos, após o castigo, serão salvos. Afirmam que a salvação acontece em dois níveis: 1)Salvação Geral – concedida a todas a pessoas pela ressurreição de Jesus Cristo. 2) Salvação Individual – acontece por meio da fé em Cristo, pelo batismo por imersão e pela prática de boas obras.

26 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons IV– Afirmam que todos, após o castigo, serão salvos. Resposta: 1° – A Bíblia afirma que o castigo será eterno (Mt 25.46), sem a possibilidade de salvação 2° – A Palavra de Deus é enfática ao afirmar que mesmo os que não ouviram falar de Jesus serão julgados conforme os critérios criados por Deus (Rm ) 3° - Em relação às boas obras, as Escrituras Sagradas ensinam que o cristão deve ter boas obras, porém, não são elas produzem salvação (Ef 2.8-9)

27 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons V – Acreditam e ensinam a prática do batismo pelos mortos.

28 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons V – Acreditam e ensinam a prática do batismo pelos mortos. Resposta: 1° – Usam fora de contexto 1Co 15.29, quando Paula usa o próprio argumento dos que negavam a ressurreição, e pergunta: se eles não acreditam na ressurreição, então porque batizam pelos mortos? Existe neste texto bíblico uma interrogação como forma de argumento e não uma doutrina. 2° – Após a morte resta o juízo, não há subterfúgio (Hb 9.27)

29 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons VI – Casamento para eternidade. Pregam que na viuvez não se pode casar novamente, para ter um novo encontro com o cônjuge nos céus, e desfrutar de um casamento eterno. Afirma que os casais ao reencontrarem na eternidade, se transformaram em deuses.

30 Mormonismo, a mais anticristã das seitas 3. Principais ensinos Mórmons VI – Casamento para eternidade. Resposta: 1° - Em Lucas , Jesus ensina que o casamento existe só nesta vida. 2° - A Palavra de Deus afirma que no céu os salvos serão como os anjos e não como deuses (Mt 22.30)

31 Mormonismo, a mais anticristã das seitas Conclusão A visão de Joseph Smith contradiz os ensinos das Escrituras Sagradas que condena outro evangelho, mesmo sendo dado por um anjo (Gl 1.8). Por este motivo e tantos outros, como os apresentados neste capítulo, o mormonismo é enquadrado como uma seita. Está recheada de falsos ensinos e deve ser refutada à luz da Palavra de Deus.

32 Mormonismo, a mais anticristã das seitas Leituras Bíblicas Recomendadas Jo 4.24; Is 34.16; Lc ; 2co 11.4; Dt 17.17; 1 T 1.3-4

33 Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos


Carregar ppt "Religiões, Seitas e Heresias - Como Identificar e Refutar os Falsos Profetas e seus Ensinos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google